Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma abordagem crítica sobre o uso de EAAs: ou como não ser um idiota anabolizado

T. Wall

Posts Recomendados

Publicidade

Cara, que guia bacana! Parabéns!

Eu que comecei recentemente meu primeiro contato com eaas antes era todo perdido e o fórum ajudou e ajuda muito, e já estou abrindo aqui muitos links que tu mandou organizou, obrigado por isso! Eu fico apavorado com a galera no grupo do whatsapp pedindo ajuda para ciclos como se tivesse sei lá, perguntando qual roupa vestir, é algo bizarro demais porque a galera passa muuuuita desinformação e não ligam NADA para o que pode acontecer.

Bom demais um conteúdo desses para o fórum! ;) Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2024 em 20:46, T. Wall disse:

Saudações, Hipertrofia!

Faz um bom tempo desde que escrevi no meu último artigo aqui e, confesso, que a correria do dia a dia tem feito com que as contribuições fiquem em segundo plano, utilizando mais a sessão de diários para fazer o meu registro diário e acompanhar o progresso de algumas pessoas que acabei criando uma conexão e relação de apoio recíproco. Entretanto, como estamos nos aproximando do Verão (começa dia 21 de dezembro em 2024) é natural que os “visitantes de última hora” cheguem no fórum e comecem a abrir uma centena de tópicos semelhantes a tantos outros que lemos entra ano, sai ano, aqui dentro.

Este texto aqui não tem a menor pretensão de ter um rigor científico, nem vou perder tempo trazendo infinitas referências e querendo justificar meu ponto. Neste particular, vou sair pela tangente e referenciar ótimos tópicos que são verdadeiros pilares deste fórum. O que desejo explicar neste tópico é como não cometer o mesmo erro que 80% das pessoas que entram no fórum e aprender a entrar nos 20% que sabem aproveitar o que há de melhor aqui dentro. Sem dar muito rodeio.

Então, é preciso trazer algum contexto:

• Estou neste fórum, formalmente, desde 2013, ou seja são 11 anos vendo como é o comportamento dos usuários, seus desejos, os seus padrões e tópicos abertos;

• Não sou coach, profissional da área, nem ganho dinheiro com nada relacionado à musculação. Eu sou apenas uma pessoa apaixonada e autodidata pelo estilo de vida e que está nessa jornada e já viveu muitos ciclos – literalmente falando  ( ͡° ͜ʖ ͡°);

• O objetivo não é substituir outros conteúdos igualmente relevantes ou a capacidade de cada um construir sua própria trajetória;

• Não sou dono da verdade, melhor ou pior do que ninguém. Ah, também não sou exemplo de nada. Eu sou uma pessoa como você, que está lendo. Que erra, que acerta, que é um ser humano normal. Nada do que falo é absoluto, leia e reflita por sua conta em risco;

Antes de abrir um tópico, reflita

A criação de tópicos no fórum é uma excelente oportunidade para trocas e aprendizado, mas certos comportamentos comuns refletem falta de reflexão antes de postar. Este é um convite para quem chega com dúvidas recorrentes ou tópicos básicos para, primeiro, refletir sobre o que realmente precisa saber, e, segundo, entender que existe uma base enorme de conteúdo aqui e em outras fontes. Vamos a alguns pontos importantes:

1. Pesquisa prévia: evite o comodismo

Alguns tópicos trazem perguntas que poderiam ser facilmente resolvidas com uma simples busca no Google ou mesmo aqui no fórum. Entendo que o desejo de aprender é genuíno, mas, antes de postar, faça uma pesquisa rápida.

Há muitos tópicos e artigos já disponíveis (vamos tratar sobre eles em breve), e uma simples leitura pode trazer as respostas que você precisa sem depender de consultoria gratuita e imediata. Esse esforço inicial reflete respeito pelo tempo dos demais membros e ajuda a elevar o nível das discussões no fórum.

2. Fórum NÃO é atendimento pessoal

O fórum não é um serviço de atendimento individual para casos específicos e muito menos um espaço para consultas personalizadas gratuitas. Ninguém aqui é obrigado a oferecer orientações específicas, especialmente se o problema envolve detalhes complexos ou um nível de acompanhamento profissional. Caso precise de uma solução específica para um caso pessoal, considere a possibilidade de consultar um profissional especializado.

Outra coisa, não fique bravo se as pessoas te responderem com desdém ou de forma incisiva. Veja o outro lado da moeda, todos os anos vemos as mesmas dúvidas (em alguns casos, até das mesmas pessoas) surgindo e pessoas que não saem do lugar. No fundo, a maioria das pessoas querem ajudar, mas também já perderam o pouco de paciência com a infinidade de tópicos repetidos e pessoas cometendo os mesmos erros.

3. Seja completo e organizado: informações são essenciais

Outra situação comum são tópicos sem informações básicas, o que acaba frustrando quem está disposto a ajudar. Pense em como uma pergunta incompleta torna quase impossível fornecer uma resposta útil. Para facilitar, proponho um modelo básico com informações que ajudam a clarear o cenário e facilitam que outras pessoas possam ajudar de maneira eficiente.

Modelo para abrir um tópico:

• Nome:

• Sexo biológico:

• Altura:

• Peso:

• Treino atual: (descrição do tipo de treino, frequência semanal, etc.)

• Macros da dieta: (ou uma visão geral de proteínas, carboidratos e gorduras diárias)

• Recursos ergogênicos (EAAs): (opcional)

Seguindo essas sugestões, você aumenta suas chances de obter respostas valiosas e construtivas e ainda contribui para um fórum mais organizado e útil para todos.

Abaixo, ainda, vou detalhar a tríade de treino, dieta e EAAs.

Treinamento básico: a “Fichinha” de Lorenzo_EP

O primeiro ponto, antes de falar da tríade, é um fato: 90% do fórum não é atleta. Logo, a grande maioria não vive de (ou para a) musculação. Isto pode parecer óbvio ou trivial, mas não é. O que percebo, e isso vai permear todos os tópicos a seguir é que as pessoas querem se comparar com aquilo que veem nas redes sociais, com pessoas que possuem todos os recursos e dedicam suas vidas praticamente para a construção de um físico.

Este é um erro absurdo.

Primeiro, porque nós todos temos outras atribuições. Segundo, porque a vida é dinâmica e, por vezes, surgem outras prioridades. E terceiro, por fim, é que nada vai ser tão eficaz quanto o longo prazo. 90% não está apta ao pagar o preço, assim como 90% não tem paciência para aguentar o processo.

Vivemos uma sociedade e gerações cada vez menos tolerantes à rotina, ao trabalho duro e aos resultados contínuos. O quanto antes você entender que musculação não é uma corrida de 100m, mas uma maratona, menos frustração você vai acumular.

Para quem está começando e quer um treino simples e eficaz, o tópico “A Fichinha Básica que Serve pra 90% dos Iniciantes” de Lorenzo_EP é um guia direto ao ponto. O foco está em um treino básico e bem estruturado que atende a maioria dos iniciantes, ajudando a evitar a complexidade excessiva e permitindo uma progressão sólida.

1. Estrutura do treino

Lorenzo_EP sugere uma abordagem focada em exercícios compostos, que trabalham múltiplos grupos musculares ao mesmo tempo, o que é ideal para construir força e desenvolver uma base sólida. A ideia de fazer um AB2x na semana, numa estrutura de superiores (Upper) e inferiores (Lower) é eficaz não só para iniciantes, mas para intermediários e, pasmem, alguns usuários avançados.

A ideia é fazer com que a pessoa consiga progredir de forma consistente, ao mesmo tempo que evita a sobrecarga de detalhes e variações que podem confundir mais do que ajudar.

2. Por que funciona?

A “fichinha” busca simplificar o treino para que o iniciante possa se concentrar nos movimentos principais sem perder tempo em exercícios excessivos. A abordagem é perfeita para quem ainda está se familiarizando com a mecânica dos movimentos e construindo sua base. Além disso, foca na execução e no desenvolvimento gradual da força, fatores que são críticos para um progresso seguro e contínuo.

É um princípio básico, fazer os mesmos exercícios por mais vezes na semana vai fazer com que sua técnica evolua e sua adaptação neuromotora se aprimore ao longo do tempo. Isso aliado com a progressão de carga contínua e faixas de trabalho próximas à falha fará com que seu treino tenha um volume semanal e intensidade adequados para promover o aumento de força e, principalmente, a hipertrofia. Essa é a combinação que 90% do fórum precisa no médio/longo prazo. Esse tópico de Lorenzo_EP é uma leitura indispensável para qualquer iniciante que busca começar com o pé direito no treinamento.

Dieta e estratégias de nutrição

Montar uma dieta alinhada aos objetivos de hipertrofia ou perda de peso exige um entendimento sobre como diferentes macronutrientes impactam o corpo. Vamos explorar aqui algumas estratégias e ferramentas para isso, partindo de um método de ciclagem de carboidratos, passando pelo “If It Fits Your Macros” (IIFYM), até estratégias mais focadas em cutting e definição.

No vídeo do Monster Cast com Horse e Pinduca, o Horse explica uma abordagem prática para a ciclagem de carboidratos. Ele sugere que o ajuste na ingestão de carboidratos deve estar diretamente ligado à Taxa Metabólica Basal (TMB) de cada pessoa. A ideia é manter os carboidratos em alta nos dias de treino mais intenso e reduzir em dias de descanso, ajustando com precisão para atender às demandas energéticas sem gerar acúmulo de gordura. Esse método permite uma adaptação dinâmica da dieta, especialmente útil para quem quer controlar o peso enquanto otimiza o desempenho no treino.

1. If It Fits Your Macros (IIFYM)

O método IIFYM é uma abordagem flexível e prática para planejar a dieta, focando mais nos macronutrientes do que em alimentos específicos. Ao seguir o IIFYM, você pode ajustar a dieta com alimentos variados, desde que mantenha as quantidades corretas de proteínas, carboidratos e gorduras para atingir seus objetivos. Essa estratégia é especialmente útil para quem quer variedade sem perder o controle das calorias e macros, ideal para manter a dieta mais acessível e evitar monotonia.

2. Estratégias de cutting

Para aqueles que querem uma abordagem mais direta e estruturada para perda de peso, o guia de cutting do Vitor_Maromba traz uma visão detalhada. Ele cobre estratégias como ajustes de macronutrientes, utilização de estimulantes e o impacto de hormônios na perda de peso, oferecendo um passo a passo para estruturar uma dieta de cutting de forma segura e eficiente. Esse guia é especialmente relevante para quem busca definição muscular sem sacrificar os ganhos de massa.

3. Curadoria de Tópicos de Nutrição

Além das estratégias específicas, é importante explorar os melhores tópicos da seção de nutrição no fórum. Esse índice traz uma curadoria de materiais que abordam desde princípios básicos até estratégias avançadas, cobrindo diversos aspectos da nutrição esportiva e ajudando a montar uma base sólida de conhecimento para otimizar a dieta.

Com essas referências, você pode alinhar seu plano alimentar aos seus objetivos de hipertrofia, definição ou perda de peso, ajustando conforme suas necessidades e mantendo o controle sobre os macros.

Esteróides Anabolizantes Androgênicos (EAAs)

Eu discordo, por exemplo, de alguns coaches e até pessoas do fórum que defendem coisas como: “você precisa ter um tempo de treino, dieta para usar hormônios”; “não faz sentido usar hormônio com BF alto, é queimar cartucho”; “você nem tem massa muscular para usar hormônio, vai treinar e comer”. Aliás, se eu concordasse com as frases anteriores eu seria hipócrita, pois certamente não segui (ou seguiria) nenhum desses conselhos.

Eu parto de outra perspectiva que é o da causa e consequência.

O que isso quer dizer, T. Wall? Eu parto do princípio que estamos num local para pessoas adultas, maiores e capazes. Assim sendo, cada um é responsável por suas escolhas. O que lidamos diariamente, entretanto, aqui no fórum são pessoas que começam a usar hormônios a partir de orientações, no mínimo, duvidosas e que vem tentar consertar seus colaterais através do fórum, o que é um péssimo modus operandi.

O que eu recomendo ao invés disso? Que você, caso decida utilizar hormônios, saiba os riscos. Seja autorresponsável e não terceirize a culpa. Você é o único 100% responsável por aquilo que acontece com você.

Dito isto, para quem está começando a explorar o mundo dos esteróides anabolizantes androgênicos (EAAs), é essencial entender que esse tema exige um embasamento sólido e uma postura crítica para evitar riscos à saúde. Abaixo, destaco duas referências valiosas para aprofundar o conhecimento e refletir sobre a utilização de EAAs.

1. Curadoria de tópicos sobre EAAs

No fórum Hipertrofia.org, há uma lista de tópicos mais úteis sobre EAAs que oferecem uma curadoria abrangente. Esse índice é uma excelente referência para acessar informações organizadas e fundamentadas, indo desde tópicos básicos até discussões avançadas sobre os efeitos e o uso de hormônios para hipertrofia.

2. Guia Prático do Vitor_Maromba

O manual do Vitor_Maromba é outra recomendação indispensável, especialmente voltado para iniciantes e intermediários. Ele fornece um panorama detalhado sobre os hormônios, orientando desde os fundamentos dos ciclos até os cuidados necessários e possíveis colaterais. Este guia é organizado em uma linguagem acessível e cobre os aspectos práticos do uso responsável de EAAs, enfatizando a importância de acompanhamento e monitoramento.

Essas referências são pontos de partida recomendados para quem quer entender melhor os EAAs e suas implicações. Explore com atenção e leve em conta os riscos e a complexidade envolvidos no uso de esteroides, sempre buscando o máximo de conhecimento e prudência antes de qualquer decisão.

Conclusão: construa sua base e assuma responsabilidade

Ufa, chegamos ao final! 🤯

Este guia reuniu estratégias para quem busca avançar em musculação de forma consciente e informada. Seja para iniciantes ou para aqueles que já têm experiência, os tópicos abordados — treino básico, dieta, uso de esteroides e o comportamento no fórum — destacam a importância de uma abordagem séria, paciente e responsável.

A ideia central é clara: resultados duradouros exigem paciência e compromisso. Entenda que musculação é um processo de longo prazo, onde a consistência e a busca constante por conhecimento são mais importantes do que fórmulas rápidas. Como vimos, há uma riqueza de informações à sua disposição no fórum e em outros locais, mas o verdadeiro progresso depende da sua capacidade de aplicá-las com disciplina.

Lembre-se:

• Pesquise antes de perguntar: As respostas para dúvidas básicas muitas vezes já estão disponíveis. Isso respeita o tempo de todos.

• Siga o básico antes de buscar o avançado: Treinos simples e bem estruturados, como o proposto por Lorenzo_EP, são suficientes para a maioria.

• Planeje sua dieta de acordo com seus objetivos e ajuste com flexibilidade: Utilize métodos como ciclagem de carboidratos e IIFYM para manter o controle sem comprometer a variedade.

• Seja autorresponsável com o uso de EAAs: O uso de esteroides exige um compromisso consciente e crítico. Ninguém além de você responderá pelos resultados e colaterais.

Continue explorando, respeite os limites do seu corpo e, acima de tudo, assuma total responsabilidade por cada escolha.

Muito show cara, se 10% da turma que entra ler isso já está top demais. Obrigado pelas referências.

Link para o comentário

Em 27/10/2024 em 20:53, Marcos Silveira disse:

Cara, que guia bacana! Parabéns!

Eu que comecei recentemente meu primeiro contato com eaas antes era todo perdido e o fórum ajudou e ajuda muito, e já estou abrindo aqui muitos links que tu mandou organizou, obrigado por isso! Eu fico apavorado com a galera no grupo do whatsapp pedindo ajuda para ciclos como se tivesse sei lá, perguntando qual roupa vestir, é algo bizarro demais porque a galera passa muuuuita desinformação e não ligam NADA para o que pode acontecer.

Bom demais um conteúdo desses para o fórum! ;) Valeu!

Obrigado, mano, já tinha um tempo que queria escrever esse aqui.

Em 28/10/2024 em 06:38, Vitor_Maromba disse:

Muito show cara, se 10% da turma que entra ler isso já está top demais. Obrigado pelas referências.

Obrigado, meu caro, é impossível não citar você e seus tópicos.

Por algum motivo, bugou os markdown (negrito e formatação) que fiz no google docs, hoje consegui fazer funcionar com a ajuda do chatGPT, mas tinha perdido parte do contexto. Acabei de revisar e deixar do jeito que queria com meu toque pessoal.

Link para o comentário

Em 27/10/2024 em 20:46, T. Wall disse:

Uma abordagem crítica sobre o uso de EAAs: ou como não ser um idiota anabolizado

Saudações, Hipertrofia!

Faz um bom tempo desde que escrevi no meu último artigo aqui e, confesso, que a correria do dia a dia tem feito com que as contribuições fiquem em segundo plano, utilizando mais a sessão de diários para fazer o meu registro diário e acompanhar o progresso de algumas pessoas que acabei criando uma conexão e relação de apoio recíproco. Entretanto, como estamos nos aproximando do Verão (começa dia 21 de dezembro em 2024), é natural que os “visitantes de última hora” cheguem no fórum e comecem a abrir uma centena de tópicos semelhantes a tantos outros que lemos entra ano, sai ano, aqui dentro.

Este texto aqui não tem a menor pretensão de ter um rigor científico, nem vou perder tempo trazendo infinitas referências e querendo justificar meu ponto. Neste particular, vou sair pela tangente e referenciar ótimos tópicos que são verdadeiros pilares deste fórum. O que desejo explicar neste tópico é como não cometer o mesmo erro que 80% das pessoas que entram no fórum e aprender a entrar nos 20% que sabem aproveitar o que há de melhor aqui dentro.

Então, é preciso trazer algum contexto:

• Estou neste fórum, formalmente, desde 2013, ou seja, são 11 anos vendo como é o comportamento dos usuários, seus desejos, os seus padrões e tópicos abertos.
  • Não sou coach, profissional da área, nem ganho dinheiro com nada relacionado à musculação. Eu sou apenas uma pessoa apaixonada e autodidata pelo estilo de vida e que está nessa jornada e já viveu muitos ciclos – literalmente falando.
  • O objetivo não é substituir outros conteúdos igualmente relevantes ou a capacidade de cada um construir sua própria trajetória.
  • Não sou dono da verdade, melhor ou pior do que ninguém. Nada do que falo é absoluto; leia e reflita por sua conta em risco.

Antes de abrir um tópico, reflita

A criação de tópicos no fórum é uma excelente oportunidade para trocas e aprendizado, mas certos comportamentos comuns refletem falta de reflexão antes de postar. Este é um convite para quem chega com dúvidas recorrentes ou tópicos básicos para, primeiro, refletir sobre o que realmente precisa saber e, segundo, entender que existe uma base enorme de conteúdo aqui e em outras fontes. Vamos a alguns pontos importantes:

1. Pesquisa prévia: evite o comodismo

Alguns tópicos trazem perguntas que poderiam ser facilmente resolvidas com uma simples busca no Google ou mesmo aqui no fórum. Entendo que o desejo de aprender é genuíno, mas, antes de postar, faça uma pesquisa rápida. Há muitos tópicos e artigos já disponíveis, e uma simples leitura pode trazer as respostas que você precisa sem depender de consultoria gratuita e imediata. Esse esforço inicial reflete respeito pelo tempo dos demais membros e ajuda a elevar o nível das discussões no fórum.

2. Fórum NÃO é atendimento pessoal

O fórum não é um serviço de atendimento individual para casos específicos e muito menos um espaço para consultas personalizadas gratuitas. Ninguém aqui é obrigado a oferecer orientações específicas, especialmente se o problema envolve detalhes complexos ou um nível de acompanhamento profissional. Caso precise de uma solução específica para um caso pessoal, considere a possibilidade de consultar um profissional especializado.

💡 Dica: Não fique bravo se as pessoas responderem de forma incisiva. No fundo, a maioria das pessoas quer ajudar, mas já perdeu a paciência com a infinidade de tópicos repetidos.

3. Seja completo e organizado: informações são essenciais

Outra situação comum são tópicos sem informações básicas, o que acaba frustrando quem está disposto a ajudar. Pense em como uma pergunta incompleta torna quase impossível fornecer uma resposta útil. Para facilitar, proponho um modelo básico com informações que ajudam a clarear o cenário e facilitam que outras pessoas possam ajudar de maneira eficiente.

Modelo para abrir um tópico:

Treinamento básico: a “Fichinha” de Lorenzo_EP

O primeiro ponto, antes de falar da tríade, é um fato: 90% do fórum não é atleta. Logo, a grande maioria não vive de (ou para a) musculação. Isto pode parecer óbvio ou trivial, mas não é. O que percebo, e isso vai permear todos os tópicos a seguir é que as pessoas querem se comparar com aquilo que veem nas redes sociais, com pessoas que possuem todos os recursos e dedicam suas vidas praticamente para a construção de um físico.

Este é um erro absurdo.

Primeiro, porque nós todos temos outras atribuições. Segundo, porque a vida é dinâmica e, por vezes, surgem outras prioridades. E terceiro, por fim, é que nada vai ser tão eficaz quanto o longo prazo. 90% não está apta ao pagar o preço, assim como 90% não tem paciência para aguentar o processo.

Vivemos uma sociedade e gerações cada vez menos tolerantes à rotina, ao trabalho duro e aos resultados contínuos. O quanto antes você entender que musculação não é uma corrida de 100m, mas uma maratona, menos frustração você vai acumular.

Para quem está começando e quer um treino simples e eficaz, o tópico “A Fichinha Básica que Serve pra 90% dos Iniciantes” de Lorenzo_EP é um guia direto ao ponto.

1. Estrutura do treino:
    Lorenzo_EP sugere uma abordagem focada em exercícios compostos, que trabalham múltiplos grupos musculares ao mesmo tempo, ideal para construir força e desenvolver uma base sólida.  A ideia de fazer um AB2x na semana, numa estrutura de superiores (Upper) e inferiores (Lower) é eficaz não só para iniciantes, mas para intermediários e, pasmem, alguns usuários avançados.

2. Por que funciona?

A “fichinha” busca simplificar o treino para que o iniciante possa se concentrar nos movimentos principais sem perder tempo em exercícios excessivos. A abordagem é perfeita para quem ainda está se familiarizando com a mecânica dos movimentos e construindo sua base. Além disso, foca na execução e no desenvolvimento gradual da força, fatores que são críticos para um progresso seguro e contínuo.
É um princípio básico, fazer os mesmos exercícios por mais vezes na semana vai fazer com que sua técnica evolua e sua adaptação neuromotora se aprimore ao longo do tempo. Isso aliado com a progressão de carga contínua e faixas de trabalho próximas à falha fará com que seu treino tenha um volume semanal e intensidade adequados para promover o aumento de força e, principalmente, a hipertrofia. Essa é a combinação que 90% do fórum precisa no médio/longo prazo. Esse tópico de @lorenzo_EP é uma leitura indispensável para qualquer iniciante que busca começar com o pé direito no treinamento.

Dieta e estratégias de nutrição

Montar uma dieta alinhada aos objetivos de hipertrofia ou perda de peso exige um entendimento sobre como diferentes macronutrientes impactam o corpo. Vamos explorar aqui algumas estratégias e ferramentas para isso, partindo de um método de ciclagem de carboidratos, passando pelo “If It Fits Your Macros” (IIFYM), até estratégias mais focadas em cutting e definição.

Neste vídeo do Monster Cast com Horse e Pinduca, o Horse explica uma abordagem prática para a ciclagem de carboidratos. Ele sugere que o ajuste na ingestão de carboidratos deve estar diretamente ligado à Taxa Metabólica Basal (TMB) de cada pessoa. A ideia é manter os carboidratos em alta nos dias de treino mais intenso e reduzir em dias de descanso, ajustando com precisão para atender às demandas energéticas sem gerar acúmulo de gordura. Esse método permite uma adaptação dinâmica da dieta, especialmente útil para quem quer controlar o peso enquanto otimiza o desempenho no treino.

Montar uma dieta alinhada aos objetivos de hipertrofia ou perda de peso exige um entendimento sobre como diferentes macronutrientes impactam o corpo.

1. Ciclagem de carboidratos com base na TMB:
    No vídeo do Monster Cast com Horse e Pinduca, o atleta Horse explica como ajustar a ingestão de carboidratos conforme a TMB, ajudando a controlar o peso enquanto otimiza o desempenho.

2. If It Fits Your Macros (IIFYM):
    A abordagem IIFYM permite flexibilidade na dieta, focando em manter as quantidades corretas de macros.

3. Estratégias de cutting:
    O guia de cutting do  @Vitor_Maromba traz estratégias detalhadas para perda de peso com ajustes de macronutrientes e uso de estimulantes.

4. Curadoria de tópicos de nutrição:

Além das estratégias específicas, é importante explorar os melhores tópicos da seção de nutrição no fórum. Esse índice traz uma curadoria de materiais que abordam desde princípios básicos até estratégias avançadas, cobrindo diversos aspectos da nutrição esportiva e ajudando a montar uma base sólida de conhecimento para otimizar a dieta.
Com essas referências, você pode alinhar seu plano alimentar aos seus objetivos de hipertrofia, definição ou perda de peso, ajustando conforme suas necessidades e mantendo o controle sobre os macros.

Esteróides Anabolizantes Androgênicos (EAAs)

Eu discordo, por exemplo, de alguns coaches e até pessoas do fórum que defendem coisas como: “você precisa ter um tempo de treino, dieta para usar hormônios”; “não faz sentido usar hormônio com BF alto, é queimar cartucho”; “você nem tem massa muscular para usar hormônio, vai treinar e comer”. Aliás, se eu concordasse com as frases anteriores eu seria hipócrita, pois certamente não segui (ou seguiria) nenhum desses conselhos.

Eu parto de outra perspectiva que é o da causa e consequência.

O que isso quer dizer, T. Wall? Eu parto do princípio que estamos num local para pessoas adultas, maiores e capazes. Assim sendo, cada um é responsável por suas escolhas. O que lidamos diariamente, entretanto, aqui no fórum são pessoas que começam a usar hormônios a partir de orientações, no mínimo, duvidosas e que vem tentar consertar seus colaterais através do fórum, o que é um péssimo modus operandi.

O que eu recomendo ao invés disso? Que você, caso decida utilizar hormônios, saiba os riscos. Seja autorresponsável e não terceirize a culpa. Você é o único 100% responsável por aquilo que acontece com você.

Para quem está começando a explorar o uso de EAAs, a informação é essencial para evitar riscos à saúde. Aqui estão duas referências importantes:

1. Curadoria de tópicos sobre EAAs:
    A lista de tópicos mais úteis é uma excelente referência para acessar informações organizadas sobre o uso de hormônios.

2. Guia Prático do @Vitor_Maromba:
    O manual de hormônios para iniciantes a intermediários cobre fundamentos de ciclos e cuidados essenciais para o uso responsável de EAAs.

Conclusão: Construa sua base e assuma responsabilidade

Ufa, chegamos ao final! 🤯

Este guia reuniu estratégias para quem busca avançar em musculação de forma consciente e informada. Seja para iniciantes ou para aqueles que já têm experiência, os tópicos abordados — treino básico, dieta, uso de esteroides e o comportamento no fórum — destacam a importância de uma abordagem séria, paciente e responsável.

A ideia central é clara: resultados duradouros exigem paciência e compromisso. Entenda que musculação é um processo de longo prazo, onde a consistência e a busca constante por conhecimento são mais importantes do que fórmulas rápidas. Como vimos, há uma riqueza de informações à sua disposição no fórum e em outros locais, mas o verdadeiro progresso depende da sua capacidade de aplicá-las com disciplina.

Lembre-se:

• Pesquise antes de perguntar
  • Siga o básico antes de buscar o avançado
  • Planeje sua dieta conforme seus objetivos
  • Seja autorresponsável com o uso de EAAs

Continue explorando, respeite os limites do seu corpo e, acima de tudo, assuma total responsabilidade por cada escolha.

Como o Vitor já falou, se esse post fosse a landing page do fórum, muitos posts nem seriam criados.

Muito obrigado pelo conteúdo! 

Grande abraço!

Link para o comentário

Em 28/10/2024 em 08:22, tmz disse:

Parabéns pelo excelente conteúdo xará, mandou bem, mais mastigado e prático que isso, impossível.

Obrigado Xará, tmj!

Em 28/10/2024 em 09:20, CDR disse:

Como o Vitor já falou, se esse post fosse a landing page do fórum, muitos posts nem seriam criados.

Muito obrigado pelo conteúdo! 

Grande abraço!

Obrigado pelo comentário! 😉

Em 28/10/2024 em 10:03, projetohuck2 disse:

este tópico, deveria ser um Pop-up.
Quando o jovem merdeiro tentar criar um topico... 

Em 28/10/2024 em 14:20, Vitor_Maromba disse:

Bah, ótima ideia.

É uma boa ideia, né? Mas não vejo isso acontecendo hehehe! 😛 

@Hipertrofia.org fica à vontade para mover o tópico ou usar onde achar que faça sentido. O conteúdo é do fórum a partir do momento que publico.

(Há)braços!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...