Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[GUIA PRINCIPAL] Bulking, Cutting & Manutenção: O Guia Definitivo [0/7]

HeiseN_

Posts Recomendados

Publicidade

Em 23/10/2024 em 10:52, HeiseN_ disse:

Estou criando esse tópico com o intuito de criar um guia prático e atualizado de como de fato estruturar uma dieta alinhada com seus objetivos. Todo o conteúdo aqui escrito será com base na minha experiência prática, vivência e observações ao longo de 5 anos de dieta.

HeiseN, se eu puder fazer uma recomendação, eu diria para você adicionar um objeto no tópico de número 2 sobre "Thermic Effect of Food (TEF)".

Estarei aguardando para ler seu guia. 

Grande abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2024 em 12:26, CDR disse:

HeiseN, se eu puder fazer uma recomendação, eu diria para você adicionar um objeto no tópico de número 2 sobre "Thermic Effect of Food (TEF)".

Vou cogitar mano, embora de antemão acredite que não irei incluir.

A ideia é simplificar ao máximo para não expor muitas informações de uma vez só e acabar desanimando ou confundindo a pessoa.

Como disse, o excesso de informação nesse início também é prejudicial.

Em 23/10/2024 em 12:26, CDR disse:

Estarei aguardando para ler seu guia. 

Grande abraço! 

Valeu irmão, forte abraço!

EDIT: Talvez cite ao falar de TMB e GCD.

Editado por HeiseN_
Link para o comentário

Em 23/10/2024 em 12:32, HeiseN_ disse:

A ideia é simplificar ao máximo para não expor muitas informações de uma vez só e acabar desanimando ou confundindo a pessoa.

Como disse, o excesso de informação nesse início também é prejudicial.

Você tem um bom ponto.

Link para o comentário

Em 23/10/2024 em 13:05, Lucas, o Schrödinger disse:

Nessa linha aí, se quiser incluir algo vou deixar um resuminho dos componentes do gasto calórico, incluindo TEF:

O gasto calórico diário (GCD, tem gente que chama de VET) é TDEE em inglês (Total Daily Energy Expenditure) e tem os seguintes componentes:

TDEE = BMR + NEAT + TEF + EAT, onde:

BMR = basal metabolic rate;
NEAT = non-exercise activity thermogenesis;
TEF = thermic effect of food;
EAT = exercise activity thermogenesis

BMR é TMB, taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas em total repouso, sem comer nada. É diferente do GCD, que é o gasto calórico diário total.

EAT é o gasto com exercícios, aeróbicos e com pesos. 

TEF é thermic effect of food, que é a quantidade de calorias gastas pra digerir os alimentos. Costuma ser 7-10% das calorias ingeridas (veja que aqui não tem nada a ver com atividade, é a quantidade e o tipo de comida que a gente bota pra dentro).

- Proteínas demandam 20-30%
- Carboidratos 5-10%
- Gorduras 2-3%
- Álcool 20-25%

Significa que se forem ingeridas 100kcal de proteínas, 20-30kcal serão gastas apenas para digerir essa proteína. O mesmo raciocínio vale pros outros macros.

NEAT significa non exercise activity thermogenesis. São todas as calorias gastas com atividades que não são treino, como andar, bater as pernas, ficar em pé, escovar os dentes, lavar a louça. Isso aqui é o que mais varia. Tem gente que gasta uma quantidade enorme de calorias com inquietação (ficar mexendo os pés, mãos, movimentos pequenos de gente ansiosa). Mas o mais comum é ser algo naquela faixa de 10-20% da TMB, mas pode ser mais ou menos.

A TMB não reduz muito com dietas. Raramente passa de uma redução de 5-10% e a recuperação costuma ser rápida (1-4 semanas). Aqui eu to falando de metabolismo mesmo. Tem uma parte da redução que é por conta da redução de peso (o peso cai e a TMB cai como consequência, não é um adaptação metabólica).

Já o NEAT tende a cair com dietas restritivas e a subir com dietas hipercalóricas. Mas em certas pessoas chega a acontecer exatamente o contrário! Tem um estudo que eu sempre cito, feito em câmara metabólica, se não me engano, onde deram 1000kcal acima do GCD pra um grupo de pessoas. Quase todos aumentaram o NEAT e um dos caras chegou a aumentar o NEAT em 700kcal (na base da inquietação, andando pra um lado e pro outro, etc.), ficando com um superávit de apenas 300kcal. E teve um indivíduo que reduziu o NEAT (ou seja, o coitado ficou com um superávit ainda maior que 1000kcal).

Então NEAT tem um componente mensurável que são os passos. É bom medir isso, pois a gente varia bem esses passos no dia a dia, mesmo que não façamos caminhadas como atividade mesmo, apenas nas andanças pela casa, etc. E tem outro componente que não dá pra medir, então tem que ir ajustando de tempos em tempos de acordo com as variações de peso.

Nice!!

Sucinto e bem explicado!

Link para o comentário

Nessa linha aí, se quiser incluir algo vou deixar um resuminho dos componentes do gasto calórico, incluindo TEF:

O gasto calórico diário (GCD, tem gente que chama de VET) é TDEE em inglês (Total Daily Energy Expenditure) e tem os seguintes componentes:

BMR é TMB, taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas em total repouso, sem comer nada. É diferente do GCD, que é o gasto calórico diário total.

TEF é thermic effect of food, que é a quantidade de calorias gastas pra digerir os alimentos. Costuma ser 7-10% das calorias ingeridas (veja que aqui não tem nada a ver com atividade, é a quantidade e o tipo de comida que a gente bota pra dentro).

- Carboidratos 5-10%
- Gorduras 2-3%
- Álcool 20-25%

Significa que se forem ingeridas 100kcal de proteínas, 20-30kcal serão gastas apenas para digerir essa proteína. O mesmo raciocínio vale pros outros macros.

NEAT significa non exercise activity thermogenesis. São todas as calorias gastas com atividades que não são treino, como andar, bater as pernas, ficar em pé, escovar os dentes, lavar a louça. Isso aqui é o que mais varia. Tem gente que gasta uma quantidade enorme de calorias com inquietação (ficar mexendo os pés, mãos, movimentos pequenos de gente ansiosa). Mas o mais comum é ser algo naquela faixa de 10-20% da TMB, mas pode ser mais ou menos.

A TMB não reduz muito com dietas. Raramente passa de uma redução de 5-10% e a recuperação costuma ser rápida (1-4 semanas). Aqui eu to falando de metabolismo mesmo. Tem uma parte da redução que é por conta da redução de peso (o peso cai e a TMB cai como consequência, não é um adaptação metabólica).

Já o NEAT tende a cair com dietas restritivas e a subir com dietas hipercalóricas. Mas em certas pessoas chega a acontecer exatamente o contrário! Tem um estudo que eu sempre cito, feito em câmara metabólica, se não me engano, onde deram 1000kcal acima do GCD pra um grupo de pessoas. Quase todos aumentaram o NEAT e um dos caras chegou a aumentar o NEAT em 700kcal (na base da inquietação, andando pra um lado e pro outro, etc.), ficando com um superávit de apenas 300kcal. E teve um indivíduo que reduziu o NEAT (ou seja, o coitado ficou com um superávit ainda maior que 1000kcal).

Então NEAT tem um componente mensurável que são os passos. É bom medir isso, pois a gente varia bem esses passos no dia a dia, mesmo que não façamos caminhadas como atividade mesmo, apenas nas andanças pela casa, etc. E tem outro componente que não dá pra medir, então tem que ir ajustando de tempos em tempos de acordo com as variações de peso.

Aulas! Aqui tu já me deu um belo tópico. A maior dificuldade será resumir ao máximo sem perder a essência, transportando para uma linguagem de fácil entendimento. Vou levar em consideração alguns pontos que tu citou aqui, vai enriquecer bastante!

Valeu mano s2.

Link para o comentário

Rapaz... Nunca que eu imaginava que o NEAT tinha essa variabilidade individual toda aí. Pensava que era bem mais moderada. 

Isso explica talvez a percepção de muita gente de que a "matemática não tá batendo". (Bate, mas pode estar fugindo do cálculo).

Não costumo ter problemas com isso, mas já vi gente reclamando.

Link para o comentário

Em 23/10/2024 em 17:41, vitoriacampeao2 disse:

Rapaz... Nunca que eu imaginava que o NEAT tinha essa variabilidade individual toda aí. Pensava que era bem mais moderada. 

Isso explica talvez a percepção de muita gente de que a "matemática não tá batendo". (Bate, mas pode estar fugindo do cálculo).

Não costumo ter problemas com isso, mas já vi gente reclamando.

Magia negra aí, não tem como saber. 10-20% da TMB + gasto com passos costuma ser uma boa estimativa, mas tem gente que sai totalmente disso aí.

Link para o comentário

- Carboidratos 5-10%
- Gorduras 2-3%
- Álcool 20-25%

Esse eh um material muito bom e rico, inclusive até já usei com a sua autorização,  mas de uso prático pra iniciante ( oque entendi ser a ideia do topico ) acaba complicando. 

Já imaginou alguém que acabou a aderir a uma dieta realmente pesada e calculada ficar calculando variação de tef nos macros?

Se o iniciante hoje pesar os alimentos, ter os macros bem distribuídos e uma dieta rica em vitaminas, fitoterapicos,  minerais, etc já dou como 99% do caminho andado.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...