Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TPC após TRT prolongada

Leonardo Atilio
Ir para solução Solucionado por Stallion1181 ,

Posts Recomendados

Bom dia a Todos.

Tenho dúvidas em relação a TPC e gostaria de pedir aos colegas que compartilhem seu conhecimento comigo.

Antes de mais nada gostaria de escrever um breve histórico para que os colegas possam compreender melhor minha situação.

Tenho 36 anos, diagnosticado hipogonádico aos 32 (testo endógena entre 300-340 ao longo de vários exames realizados por um ano). possuo ginecomastia desde adolescente, diagnosticada por exame de imagem aos 30 anos;

tive também vários sintomas relacionados, como ansiedade, depressão, insônia (severa), etc.

colesterol alto crônico e pré diabetico.

Fiz TRT com deposteron por 6 meses, uma ampola a cada 7 dias, no final passei a tomar a cada 10.

todos os sintomas do hipogonadismo sumiram (inclusive a ginecomastia - confirmada por exame de imagem, o colesterol regulou e a resistência a insulina melhorou (acredito que devido ao emagrecimento, fui de 75 pra 85kg e meu BF caiu de 28% pra 20%).

Quero filhos, então tive medo de ter problemas com fertilidade e interrompi a TRT. médico não receitou TPC, fiz por conta, apenas com suplementos como tribulus, maca peruana e crisina. testo voltou a 350 e espermograma tudo ok.  após isso tentei tudo quando é coisa de terapia diversa (não hormonal), me ajeitei com o clomifeno, tomei por quase um ano, mas parei em fevereiro desse ano devido a colaterais na visão. mantive os 85kg, BF foi a 28% e a gineco provavelmente voltou  (não fiz exame, mas retornou ao aspecto anterior) 

concomitantemente com isso, me divorciei, então voltei a aplicar testo em março, dessa vez por conta. utilizei deca 250mg/semana (landerlan 1ml) a qual uso até hoje, após um mês usei deca, 200mg/semana (landerlan 1ml) por 10 semanas e continuei apenas na deca. tomei tamoxifeno nos primeiros 3 meses e troquei por anastrozol 1mg/2x na semana para controlar as espinhas. exames laboratoriais ok, gineco não regrediu totalmente como da outra vez mas o aspecto dela não me incomoda visualmente e esta muito melhor do que o periodo que fiquei sem testo exógena.

vou voltar a usar a deca agora no fim do ano por 10 semanas e pretendo diminuir meu BF o máximo possível sem perder massa magra. continuo com 85kg e bf de 20%

pretendo interromper a testo em março/2025 pois tenho medo da infertilidade com uso muito prolongado, gostaria de dicas para o TPC após esse uso prolongado e concomitante com DECA, buscando engordar o mínimo possível e tentar evitar a volta  da gineco e piora da resistência a insulina. infelizmente os outros sintomas do hipogonadismo eu sei que não tenho como evitar.

pretendo restaurar o eixo e manter, se possível, o ano todo sem fazer TRT, pois arrumei uma namorada e planejamos ter filhos em 2026.

fiz tudo focado no bem estar, exceto por essa segunda aplicação de DECA que é para fins estéticos (fim do ano e tal). a primeira aplicação foi pra manter a massa magra em uma dieta hipocalórica forte que fiz para diminuir a gordura visceral altíssima que tinha (outro sintoma da testo baixo toda a vida).

desculpem o textão. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, vamos lá,

1) Você não tinha hipogodanismo. Sua testo tava ok até, principalmente pra alguém com sobrepeso. Se tivesse perdido mais gordura ela teria normalizado provavelmente.

2) Ficar fazendo ciclo + TPC tem mais chance de ferrar sua fertilidade do que a TRT em si. Você pode usar HCG durante o uso para tentar manter a fertilidade, mas o mais comum é interromper o uso e fazer TPC quando resolver ter filhos, não ficar parando toda hora. Se tem muito medo mesmo, congela esperma.

3) Porque ficou tomando 3 meses de tamoxifeno sem colateral pra isso?

4) Porque ficou tomando 2mg de anastrozol direto por semana sem colateral pra isso e sem exame? Você sabe pra que o anastrozol serve e o que essa dosagem faz?

5) Decaonato de nandrolona é a pior coisa que você pode usar se quiser fazer ciclo + TPC. Demora muito a sair do sangue. Idealmente você para ela antes, mantem testo e depois faz a TPC.

Em resumo, você não faz ideia do que tá fazendo e tá bagunçando seu eixo todo a custo de nada usando esteroide com BF alto sem necessidade.

O caminho pra você é: interrompe o uso, faz a TPC corretamente (tamox ou clomid, nada desse lance de tribulus etc) e começa um programa de treinamento / dieta para colocar seu eixo no lugar.

Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 10:55, carlos.bas disse:

aparentemente nada deu certo.

Vc só precisa de 2 coisas:

• Terapia
  • Urologista

Amigo, não é bem assim. eu fiz um texto explicando todos os caminhos, e, de fato, se estou pedindo ajuda, é porque meu conhecimento é menor comparado ao do pessoal aqui.

A falta de testosterona "natural" causa diversos  problemas físicos e psicológicos, inclusive depressão. quase todos esses problemas cessaram após começar a fazer a reposição exógena.   a questão é que eu nunca fiz questão "ficar no shape" como é o caso da maioria do pessoal aqui, apesar de ter um físico legal porque sempre treinei e me alimentei bem.  após normalizar a testo meu corpo literalmente mudou.

não fosse a questão de querer ter filhos, eu tomaria testo exógena o resto da vida, talvez numa dose um pouco menor e fim dos problemas. a questão é que parar faz os problemas causados pela falta de testo voltarem e eu quero amenizar isso.

Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 14:59, Leonardo Atilio disse:

Bom dia a Todos.

Tenho dúvidas em relação a TPC e gostaria de pedir aos colegas que compartilhem seu conhecimento comigo.

Antes de mais nada gostaria de escrever um breve histórico para que os colegas possam compreender melhor minha situação.

Tenho 36 anos, diagnosticado hipogonádico aos 32 (testo endógena entre 300-340 ao longo de vários exames realizados por um ano). possuo ginecomastia desde adolescente, diagnosticada por exame de imagem aos 30 anos;

tive também vários sintomas relacionados, como ansiedade, depressão, insônia (severa), etc.

Fiz TRT com deposteron por 6 meses, uma ampola a cada 7 dias, no final passei a tomar a cada 10.

todos os sintomas do hipogonadismo sumiram (inclusive a ginecomastia - confirmada por exame de imagem, o colesterol regulou e a resistência a insulina melhorou (acredito que devido ao emagrecimento, fui de 75 pra 85kg e meu BF caiu de 28% pra 20%).

Quero filhos, então tive medo de ter problemas com fertilidade e interrompi a TRT. médico não receitou TPC, fiz por conta, apenas com suplementos como tribulus, maca peruana e crisina. testo voltou a 350 e espermograma tudo ok.  após isso tentei tudo quando é coisa de terapia diversa (não hormonal), me ajeitei com o clomifeno, tomei por quase um ano, mas parei em fevereiro desse ano devido a colaterais na visão. mantive os 85kg, BF foi a 28% e a gineco provavelmente voltou  (não fiz exame, mas retornou ao aspecto anterior) 

concomitantemente com isso, me divorciei, então voltei a aplicar testo em março, dessa vez por conta. utilizei deca 250mg/semana (landerlan 1ml) a qual uso até hoje, após um mês usei deca, 200mg/semana (landerlan 1ml) por 10 semanas e continuei apenas na deca. tomei tamoxifeno nos primeiros 3 meses e troquei por anastrozol 1mg/2x na semana para controlar as espinhas. exames laboratoriais ok, gineco não regrediu totalmente como da outra vez mas o aspecto dela não me incomoda visualmente e esta muito melhor do que o periodo que fiquei sem testo exógena.

vou voltar a usar a deca agora no fim do ano por 10 semanas e pretendo diminuir meu BF o máximo possível sem perder massa magra. continuo com 85kg e bf de 20%

pretendo interromper a testo em março/2025 pois tenho medo da infertilidade com uso muito prolongado, gostaria de dicas para o TPC após esse uso prolongado e concomitante com DECA, buscando engordar o mínimo possível e tentar evitar a volta  da gineco e piora da resistência a insulina. infelizmente os outros sintomas do hipogonadismo eu sei que não tenho como evitar.

pretendo restaurar o eixo e manter, se possível, o ano todo sem fazer TRT, pois arrumei uma namorada e planejamos ter filhos em 2026.

fiz tudo focado no bem estar, exceto por essa segunda aplicação de DECA que é para fins estéticos (fim do ano e tal). a primeira aplicação foi pra manter a massa magra em uma dieta hipocalórica forte que fiz para diminuir a gordura visceral altíssima que tinha (outro sintoma da testo baixo toda a vida).

Primeiro, queria dizer que você compartilhou bastante informação, e isso ajuda a entender seu histórico. Porém, parece que você não tem um plano sólido em relação ao uso de farmacológicos e à sua abordagem de saúde.

Sobre a ginecomastia, ela pode sim ser genética, mas seu percentual de gordura corporal (BF) pode estar mais alto do que você imagina, e a gordura corporal elevada também contribui para agravar a ginecomastia, já que a gordura é um reservatório de aromatização (conversão de testosterona em estrogênio). Além disso, a predisposição genética à distribuição de gordura pode dificultar ainda mais o controle da gineco.

Quanto à fertilidade, não há razão para temer que o uso de testosterona exógena leve à infertilidade permanente. Existem estratégias para lidar com isso, como o uso de HCG em combinação com a testosterona, que pode ajudar a preservar a função testicular e a produção de espermatozoides. É possível manter fertilidade enquanto faz uso de hormônios, desde que seja feito de forma adequada e com o acompanhamento necessário.

Uma observação importante é que você parece estar confuso sobre seus objetivos e sobre o uso de várias substâncias sem um plano bem estruturado. O ideal seria buscar um médico do esporte ou contratar uma consultoria com um treinador qualificado, que possa te ajudar a montar um plano concreto, seja para melhorar seu BF, sua saúde, ou seus objetivos estéticos.

Você mencionou ao menos quatro substâncias diferentes sem um direcionamento claro, e isso pode trazer mais complicações do que benefícios. Um acompanhamento especializado vai garantir que você tenha um plano sólido, especialmente em relação à TPC e à restauração do eixo hormonal.

Espero que isso te ajude, e sugiro realmente considerar esse acompanhamento mais próximo para garantir que você atinja seus objetivos com segurança e de forma sustentável.

Abraço!

Editado por Stallion1181
Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 10:25, shrubbles disse:

Cara, vamos lá,

1) Você não tinha hipogodanismo. Sua testo tava ok até, principalmente pra alguém com sobrepeso. Se tivesse perdido mais gordura ela teria normalizado provavelmente.

2) Ficar fazendo ciclo + TPC tem mais chance de ferrar sua fertilidade do que a TRT em si. Você pode usar HCG durante o uso para tentar manter a fertilidade, mas o mais comum é interromper o uso e fazer TPC quando resolver ter filhos, não ficar parando toda hora. Se tem muito medo mesmo, congela esperma.

4) Porque ficou tomando 2mg de anastrozol direto por semana sem colateral pra isso e sem exame? Você sabe pra que o anastrozol serve e o que essa dosagem faz?

5) Decaonato de nandrolona é a pior coisa que você pode usar se quiser fazer ciclo + TPC. Demora muito a sair do sangue. Idealmente você para ela antes, mantem testo e depois faz a TPC.

Em resumo, você não faz ideia do que tá fazendo e tá bagunçando seu eixo todo a custo de nada usando esteroide com BF alto sem necessidade.

O caminho pra você é: interrompe o uso, faz a TPC corretamente (tamox ou clomid, nada desse lance de tribulus etc) e começa um programa de treinamento / dieta para colocar seu eixo no lugar.

Assino embaixo, faltou somente falar que 1 depo por semana não é trt nem aqui nem na casa do caralho.

Em 21/10/2024 em 09:59, Leonardo Atilio disse:

Bom dia a Todos.

Amigo, são tantos, mas tantos erros, que o melhor que vc faz eh contratar um coach. Contrate, vc tem muito a ganhar. 

Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 10:25, shrubbles disse:

Cara, vamos lá,

vou responder uma por uma porque é mais fácil.

1 - fui diagnosticado por um endocrinologista.  era magrela e barrigudo.  o sobrepeso vinha da falta de massa magra, não do excesso de gordura. especialmente considerando que praticava musculação e me alimentava bem (comparado á maioria do povo, pelo menos). me encaixava na descrição da tal síndrome metabólica.  respeito sua  opinião e de fato tem pessoas com 300 de testo que vivem normalmente, mas não é meu caso. são palavras do médico, não minhas.

2- Não sabia dessa informação, vou pesquisar sobre, inclusive sobre o congelamento.

3 e 4 - Eu tenho ginecomastia desde adolescente. ela reduziu quando passei a usar testo, mas o estradiol sobe e ela pode voltar e ficar pior. foi indicação médica para tomar junto com a DECA. após esse tempo troquei pelo anastrozol por conta das espinhas. anastrozol reduz  a aromatização e meu problema original é justamente isso ( minha proporção de testo/estradiol era de 10/1 quando deveria ser 20/1, segundo o endócrino que me receitou a TRT na época).

5 - minha intenção é tomar DECA por 10 semanas, finalizar em dezembro e descontinuar a DURA apenas em março, o que seria mais ou menos o que você falou.

Por fim, meu eixo é naturalmente desordenado, quase todos meus primos fazem TRT e vão fazer pelo resto da vida, eu não sou exceção, mas tenho medo de ter problemas com fertilidade. após ter filhos só paro de tomar se parar de vender.

Sobre o que você falou da TPC, apenas o tamox/clomid são suficientes? quanto á dieta e treinamento, estou entrando numa dieta hipocalórica e pretendo diminuir o BF o max possível durante essas 10 semanas.

Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 20:26, Stallion1181 disse:

Primeiro, queria dizer que você compartilhou bastante informação, e isso ajuda a entender seu histórico. Porém, parece que você não tem um plano sólido em relação ao uso de farmacológicos e à sua abordagem de saúde.

Sobre a ginecomastia, ela pode sim ser genética, mas seu percentual de gordura corporal (BF) pode estar mais alto do que você imagina, e a gordura corporal elevada também contribui para agravar a ginecomastia, já que a gordura é um reservatório de aromatização (conversão de testosterona em estrogênio). Além disso, a predisposição genética à distribuição de gordura pode dificultar ainda mais o controle da gineco.

Sim, de fato não tenho, por isso estou aqui, rsrs.

Quanto á gordura, tenho resistência a insulina, herança genética dos meus pais que tem diabetes tipo 2. graças à reposição consegui perder gordura sem perder massa  magra, então isso esta controlado, pelo menos por agora. mas ao interromper o uso da testo a gordura vai aumentar naturalmente, independentemente do quanto eu me esforce com dietas e exercícios . existe um limite (bem baixo) pra quem tem o metabolismo todo bagunçado como eu.

Ademais, agradeço os conselhos.

Link para o comentário

Em 21/10/2024 em 20:26, Vitor_Maromba disse:

Assino embaixo, faltou somente falar que 1 depo por semana não é trt nem aqui nem na casa do caralho.

Amigo, são tantos, mas tantos erros, que o melhor que vc faz eh contratar um coach. Contrate, vc tem muito a ganhar. 

Obrigado pelo conselho.

quando á questão da depo,  a ideia do médico era uma super dosagem para melhorar o perfil físico. ganhar massa magra e diminuir a gordura, especialmente visceral, para diminuir a resistência a insulina. uma depo por semana mantinha minha testo em 1100-1200. em poucos meses meu corpo mudou absurdamente, eu sequer tinha barba ou pelos no corpo. após isso passei a tomar a cada 10 dias e ela normalizou em 800-900, até quando eu interrompi a TRT. 

Link para o comentário

• Solução
Em 22/10/2024 em 01:56, Leonardo Atilio disse:

Sim, de fato não tenho, por isso estou aqui, rsrs.

Quanto á gordura, tenho resistência a insulina, herança genética dos meus pais que tem diabetes tipo 2. graças à reposição consegui perder gordura sem perder massa  magra, então isso esta controlado, pelo menos por agora. mas ao interromper o uso da testo a gordura vai aumentar naturalmente, independentemente do quanto eu me esforce com dietas e exercícios . existe um limite (bem baixo) pra quem tem o metabolismo todo bagunçado como eu.

Ademais, agradeço os conselhos.

Sem problemas.

Você parece estar confuso sobre o uso de várias substâncias sem um plano claro. Por isso, recomendo buscar ajuda de um médico do esporte ou contratar um treinador qualificado, que possa estruturar um plano para seu BF, saúde e objetivos estéticos. Isso evitará complicações futuras, garantindo uma TPC eficaz e restauração do eixo hormonal.

Além disso, recomendo que faça os seguintes exames para entender melhor o seu quadro atual e sair do “mundo das hipóteses”:

Hormônios:

Testosterona Total
Testosterona Livre
SHBG (Globulina Ligadora de Hormônios Sexuais)
FSH (Hormônio Folículo Estimulante)
LH (Hormônio Luteinizante)
Estradiol (E2)
Prolactina

Função Hepática e Metabólica:

TGO (Aspartato Aminotransferase)
TGP (Alanina Aminotransferase)
Gama GT (Gama Glutamiltransferase)
Colesterol Total
HDL - Colesterol
LDL - Colesterol
Triglicérides

Função Renal:

Creatinina
Ureia

Marcadores Essenciais de Tireoide:

TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide)
T4 Livre
T3 Livre

Outros Marcadores Essenciais:

Hemograma Completo
DHL (Desidrogenase Lática)

Perfil Lipídico

Dessa forma, você poderá entender melhor seu quadro de saúde atual e fazer ajustes com base em dados concretos, em vez de ficar apenas em hipóteses.

Abraço!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...