Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

BF( Percentual de gordura) é uma estimativa real ou superestimada em medições?


KauhY

Posts Recomendados

Eu estou pesquisando bastante sobre esse assunto, vejo fotos de alguns atletas ou pessoas comuns pela internet que afirmam ter 4 %, 3 % ou até 2 % de BF , mas isso não seria um número irreal? O menor número de BF para uma pessoa se manter viva não é 5 % aproximadamente ? Esse é um assunto muito conflituoso e ao mesmo tempo interessante, vejo também pessoas com BF mais alto afirmando ser mais baixo. Mas aí que está será que essas que afirmam ter BF mais baixo estão corretas, pois na verdade a medição de BF realmente seja até o limite de 2 % e não de 5 % ?

 

Vou dar alguns exemplos com fotos ou vídeos para facilitar o debate :

 

Helmut Strebl afirma ter 2 a 3 % de BF : ( Como ele ficou vivo com esse BF se for real essa medida? ) 

 

 

Esse outro Atleta  chamado Tristyn Lee por exemplo afirma estar a 2 anos com BF de 4 %  

 

 

 

Já esse rapaz com BF visivelmente superior a 4 % afirma ter 4 % 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTVQhPEANJD6X1ufTdQEuEKEQNT_o9OY8pTTg&s  

 

 

Vocês estão entendendo onde quero chegar?

 

Onde está realmente a verdade pura do BF ? Quais são os números reais ? Qual o mínimo de BF que um ser humano pode manter para se manter vivo e tendo forças para praticar atividades físicas ? 

Editado por KauhY
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não tem como saber até você morrer e separarem os tecidos em uma balança. De resto todos os métodos são falhos. 

 

Coleman afirmando que tinha 0.33%, teste de submersão. Provavelmente foi o resultado do teste mesmo e ele não tá mentindo, mas se a % de gordura fosse real ele teria morrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEXA é padrão ouro na medicão de BF. Não é tão fácil de conseguir, mas é bastante preciso.

 

7 dobras costuma subestimar DEXA em 3-6%. Então o padrão de BF que usamos como referência está subestimado. Ou seja, o que chamamos de 15% de BF está mais pra ~20%.

 

3 dobras tem um erro pequeno em relação a 7 dobras, cerca de 0,5-1%. É interessante pq permite que a própria pessoa faça as aferições.

 

E tem o BF do fórum hipertrofia. Se o cara fala no tópico que tem 10-15% de BF vc pode ajustar automaticamente pra 15-20%. Se o cara fala que tem 20-30% de BF já pode ajustar pra 30-40% sem medo de errar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2024 em 11:05, Lucas, o Schrödinger disse:

DEXA é padrão ouro na medicão de BF. Não é tão fácil de conseguir, mas é bastante preciso.

 

 

Nas capitais já está mais fácil, perto de 200 pila. Pra quem eh muito curioso e tem 200 pilas, é só agendar.

 

Em 07/10/2024 em 11:05, Lucas, o Schrödinger disse:

 

 

E tem o BF do fórum hipertrofia. Se o cara fala no tópico que tem 10-15% de BF vc pode ajustar automaticamente pra 15-20%. Se o cara fala que tem 20-30% de BF já pode ajustar pra 30-40% sem medo de errar.

 

Concordo em 100%.

 

 

Em 07/10/2024 em 02:40, KauhY disse:

Eu estou pesquisando bastante sobre esse assunto, vejo fotos de alguns atletas ou pessoas comuns pela internet que afirmam ter 4 %, 3 % ou até 2 % de BF , mas isso não seria um número irreal? O menor número de BF para uma pessoa se manter viva não é 5 % aproximadamente ? Esse é um assunto muito conflituoso e ao mesmo tempo interessante, vejo também pessoas com BF mais alto afirmando ser mais baixo. Mas aí que está será que essas que afirmam ter BF mais baixo estão corretas, pois na verdade a medição de BF realmente seja até o limite de 2 % e não de 5 % ?

 

Vou dar alguns exemplos com fotos ou vídeos para facilitar o debate :

 

Helmut Strebl afirma ter 2 a 3 % de BF : ( Como ele ficou vivo com esse BF se for real essa medida? ) 

 

 

Esse outro Atleta  chamado Tristyn Lee por exemplo afirma estar a 2 anos com BF de 4 %  

 

 

 

Já esse rapaz com BF visivelmente superior a 4 % afirma ter 4 % 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTVQhPEANJD6X1ufTdQEuEKEQNT_o9OY8pTTg&s  

 

 

Vocês estão entendendo onde quero chegar?

 

Onde está realmente a verdade pura do BF ? Quais são os números reais ? Qual o mínimo de BF que um ser humano pode manter para se manter vivo e tendo forças para praticar atividades físicas ? 

 

No fim das contas é somente mais um número que te ajuda a identificar se está no caminho certo ou não.

 

Pouquíssimas pessoas no mundo (inclusive que malham pensando em hipertrofia) irão atingir 10% de gordura, e se atingirem, manter menos ainda.

 

10% embora difícil é um número plausível e que dá pra manter com saúde, abaixo disso já são necessários outros recursos pra se chegar.

 

Abaixo de 7-6% é por pouco período de tempo, nem mesmo atletas ou influencers conseguem se manter no longo prazo sem foder muito com a saúde.

 

É como ja disseram, mais um número pra te ajudar a decidir pra onde ir, mas no fim oque importa é o espelho.

 

Por último, acreditar no que vê em rede social não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mesmo BF de 10% em atletas com musculatura super desenvolvida fica mto diferente de um iniciante tbm com 10%, mesmo bf, mas visualmente totalmente diferente.. então no fim do dia isso não faz a menor diferença se o cara ta com 2,3 ou 5, se usarem o mesmo método, a mesma pessoa e ferramenta medindo teria uma comparação justa.. mas é um detalhe meio inutil nesse nivel de competição. 
Já para quem quer emagrecer, ajuda a ter como parametro.. o cara sair de 30% e ir mensurando até chegar nos 15, 10%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2024 em 11:28, Gymrat Focado disse:

O mesmo BF de 10% em atletas com musculatura super desenvolvida fica mto diferente de um iniciante tbm com 10%, mesmo bf, mas visualmente totalmente diferente.. então no fim do dia isso não faz a menor diferença se o cara ta com 2,3 ou 5, se usarem o mesmo método, a mesma pessoa e ferramenta medindo teria uma comparação justa.. mas é um detalhe meio inutil nesse nivel de competição. 
Já para quem quer emagrecer, ajuda a ter como parametro.. o cara sair de 30% e ir mensurando até chegar nos 15, 10%.

Cara,esses 10%... Eu detesto esse número, porque pra galera que malha a muito tempo, vive em função disso (ou ao menos 80% em função disso, como já li aqui) chegar nesse número é viável e pode ser até legal. 

 Mas chega o cara que trabalha, não vive em função disso, até malha regularmente, vê o sujeito falar nesse número e pensa: vou colocar como meta. 

 

Porra, em torno dos 15% já está bem acima da média, dá pra ver a abdominal, dá pra manter sem perder muita massa muscular ou fazer sacrifícios exagerados... E ainda tem um outro grupo, que não malha como deveria e olha pro bf casa o um número mágico. E aí sim viram os aidéticos da década de 80, que o ozempic colocou na moda desde 2012 (falo da versão masculina, mas a feminina também está vindo, com aqueles horríveis peito e bunda derretidos). Eu confundo quem não malha e tem 10 ou menos de bf com uma pessoa que realmente passa fome. Aliás, nem sei se confundo ou é crença pessoal que o sujeito tem problemas alimentares, como as meninas com bulimia no final da década de 90.

 

Enfim, eu vejo a magreza excessiva como um problema sério. E acredito, honestamente, que a saúde está no meio - que eu defino como esses 15%, mas é um número mágico como qualquer outro e não quer dizer muita coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...