Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como estabilizar estradiol tomando Clomifeno - tenho osteoporose

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um problema um pouco complexo.

Tenho 44 anos e fui diagnosticado com osteoporose. Mediram minha testosterona e estava abaixo de 300 e o estradiol em 23.

Desconfiaram que a baixa testosterona era uma das causas da osteoporose, então entraram com Clomifeno. Até conseguirem chegar em um valor que não me deixasse suando como um porco, minha testo bateu 1100, 900, e 700, sendo o último valor com 25mg de clomifeno a cada 2 dias.

Meu LH aumentou significativamente, mas o grande problema foi o estradiol. Com 1100 meu estradiol chegou a 75, e com 700, meu estradiol estava em 45. Como todo esse período de adaptação levou mais de um ano, fiquei com ginecomastia até resolverem mexer no meu estradiol.

Contudo, como tenho osteoporose, não posso deixar o estradiol abaixo de 20. Tentei substituir o clomifeno por anastrozol e minha testo ficou em 450, mas o estradiol zerou.

O estradiol tem um efeito maior do que a própria testosterona na osteoporose, então não posso zerar.

Alguém que tenha, com sucesso, conseguido balancear o estradiol em tratamento com clomifeno de longo prazo? Eu provavelmente terei que tomar por alguns anos, ou até não querer mais ter filhos.

Aceito qualquer outra sugestão.. já tentei de tudo.. urtiga dioica, long jack, feno greno, macumba.. 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se sua testo ficou acima do normal com clomifeno seu estradiol vai subir na mesma proporção. O estradiol é importante pra manter o cálcio no ossos e usar qualquer inibidor pode atrapalhar. Tamoxifeno é um opção mas apesar da seletividade dele para mama ele ainda se liga a outros receptores e pode atrapalhar. 

A opção mais eficaz na minha opinião seria vc retirar a ginecomastia com cirurgia. Mas não sei como uma seria pra você. 

Link para o comentário

Em 05/10/2024 em 21:52, clasher disse:

uma das causas da osteoporose

Pratica algum esporte ou atividade física?

tratamento com clomifeno de longo prazo

Nunca ouvi falar em tratamento de longo prazo com clomifeno, nunca vi passar de 12 meses pra fertilidade.

Tentei substituir o clomifeno por anastrozol e minha testo ficou em 450, mas o estradiol zerou.

É o esperado.

Aceito qualquer outra sugestão

Atividade física

Dieta rica proteínas, cálcio e magnésio 

Suplementar vitamina D (se deficiente)

Sol

Perder gordura

Entrar com medicação própria pra osteoporose (bisfosfonatos)

Link para o comentário

Eu pratico musculação 5x na semana e estou suplementando Cálcio, Vitamina D, K2, etc. Também tomo whey, creatina e tenho uma alimentação balanceada e rica em proteínas.

Acompanho a osteoporose com um reumato e vimos aumento da densidade mineral óssea no último ano, quando comecei a frequentar a academia e usar o clomifeno.

Acredito que a melhor solução seria retirar a ginecomastia mesmo e abraçar os altos índices de Estradiol, já que mesmo com os efeitos colaterais ele pelo menos tem beneficiado meus ossos.

Não considero bisfosfonatos agora pelos riscos. Além do que, se eu entrar com um ácido zolendronico agora, por exemplo, terei que tomar novamente quando ficar mais velho. Ou fazer uso contínuo de prolia.. Como não tive fratura, nem os reumatos recomendam pelos riscos e acúmulo no organismo.

O importante para mim agora é conseguir subir minha testosterona e equilibrar o estradiol.. o que é bem complicado.

O clomifeno pode ser usado a longo prazo. Existem estudos nesse sentido com testes superiores a 3 anos. Há alguns efeitos colaterais mínimos, como os que estou tendo, mas é uma ótima alternativa para quem ainda quer ter filho. Quando eu tiver o meu, talvez parta para outras opções.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Pessoal, tenho um problema um pouco complexo.

Tenho 44 anos e fui diagnosticado com osteoporose. Mediram minha testosterona e estava abaixo de 300 e o estradiol em 23.

Desconfiaram que a baixa testosterona era uma das causas da osteoporose, então entraram com Clomifeno. Até conseguirem chegar em um valor que não me deixasse suando como um porco, minha testo bateu 1100, 900, e 700, sendo o último valor com 25mg de clomifeno a cada 2 dias.

Meu LH aumentou significativamente, mas o grande problema foi o estradiol. Com 1100 meu estradiol chegou a 75, e com 700, meu estradiol estava em 45. Como todo esse período de adaptação levou mais de um ano, fiquei com ginecomastia até resolverem mexer no meu estradiol.

Contudo, como tenho osteoporose, não posso deixar o estradiol abaixo de 20. Tentei substituir o clomifeno por anastrozol e minha testo ficou em 450, mas o estradiol zerou.

O estradiol tem um efeito maior do que a própria testosterona na osteoporose, então não posso zerar.

Alguém que tenha, com sucesso, conseguido balancear o estradiol em tratamento com clomifeno de longo prazo? Eu provavelmente terei que tomar por alguns anos, ou até não querer mais ter filhos.

Aceito qualquer outra sugestão.. já tentei de tudo.. urtiga dioica, long jack, feno greno, macumba.. 

Obrigado!

era so entrar com tamoxifeno pra controlar a ginecomastia não precisa ter mexido em nada, com o tempo ia diminuido porcentual de gordura e o estradiol se equilibrava

Editado por garrido_farmaceutico
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...