Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo comparativo de mortalidade entre usuários de esteroides e grupo controle


Posts Recomendados

Hoje eu estava numa jornada de dermatologia onde teve uma roda de conversa sobre relação dos hormônios, “chips da beleza”, reposição mesmo que fisiológica e suas consequências fisiológicas(principalmente voltado a acne, queda de cabelo, presença indesejável de pelos e oleosidade)

 

Uma Dra em endocrinologia trouxe esse artigo(que tem um número considerável de participantes e um bom follow up) e trouxe pra vocês conhecerem e de repente discutirmos sobre

 

https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2816584

 

O artigo basicamente acompanha grupo de usuários de esteroides e um grupo controle por 11 anos, e vê número de mortes(sejam elas naturais ou não naturais) e faz comparações entre os grupos

 

traz como limitação não sabermos a dosagem e o que esses usuários estavam usando, ele destaca que geralmente usuário de esteroide muitas vezes também tem mais comportamento de risco(outras drogas, álcool, violência e etc)

 

Sei que temos muita pouca referência científica de qualidade então o pouco que temos serve para termos uma base do tamanho do risco do uso(que ha risco é certo, agora o quanto pode abreviar a vida ou causar morbidades que é algo que vale a pena ser buscado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

The HR for an unnatural death among AAS users compared with control participants was 3.64 (95% CI, 2.22-5.96; P < .001); for natural death, the HR was 2.24 (95% CI, 1.36-3.70; P = .002).

Os usuários de esteroides tiveram mais do dobro de propensão a morrer de causas "naturais", e mais do triplo de outras causas. Sinistro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é o que sempre falam... Anabolizante ceifa longevidade, não tem como dizer o contrário. 

"Ah mas é "só 1ml de testo na semana, coisa pouca"... coisa pouca que te deixa com a testo 3x mais que um natural saudável.

 

Por isso que não dá pra abandonar cardio, água, alimentação limpa e outros bons hábitos... é o preço que se paga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho esse tema um ponto bem interessante sobre o uso de esteroides, sei que o uso do mesmo encurta a longevidade, pode trazer riscos para a saúde etc etc. Mas o que eu queria saber é o "quanto" que o uso de esteroides acaba reduzindo a mortalidade e expectativa de vida, eu queria uma estimativa, por exemplo, sei lá, reduz 5 anos de vida, na hipótese. Sou natural, treino faz uns 5 anos, tenho uma quantidade de MM aceitável para a idade, peso e altura, mas não posso negar que o uso de esteroides, nem que for uma 250 de testo, me atrai para o uso frequente em um prazo mais longo. Entretanto, eu penso muito sobre todas as variáveis.

A única coisa que me pega mesmo quanto ao uso de esteroides é justamente essa redução da expectativa de vida, mas o quanto que realmente afeta ?

 

Mas o post que o madruga trouxe deu uma boa base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2024 em 14:56, 1Mtzim disse:

Eu acho esse tema um ponto bem interessante sobre o uso de esteroides, sei que o uso do mesmo encurta a longevidade, pode trazer riscos para a saúde etc etc. Mas o que eu queria saber é o "quanto" que o uso de esteroides acaba reduzindo a mortalidade e expectativa de vida, eu queria uma estimativa, por exemplo, sei lá, reduz 5 anos de vida, na hipótese. Sou natural, treino faz uns 5 anos, tenho uma quantidade de MM aceitável para a idade, peso e altura, mas não posso negar que o uso de esteroides, nem que for uma 250 de testo, me atrai para o uso frequente em um prazo mais longo. Entretanto, eu penso muito sobre todas as variáveis.

A única coisa que me pega mesmo quanto ao uso de esteroides é justamente essa redução da expectativa de vida, mas o quanto que realmente afeta ?

 

Mas o post que o madruga trouxe deu uma boa base.

Isso é algo que sonhamos!!! Problema que dentro da academia científica e pra poder fazer um estudo que realmente dissesse o quanto interfere na expectativa de vida e potencias mor idades tu teria que ter um grupo grande de pessoas, com mesmo hábito de vida, mesmo tipo de alimentação, idade, fatores estressantes, histórico familiar, e acompanhar esse grupo por um tempo relevante(e isso é algo que infelizmente nunca vamos ter)

 

Mas acho legal os que temos hoje no sentido de alerta(aqui faço uma autocrítica porque eu mesmo fui um que pensava muito mais nos benefícios da reposição do que nos malefícios).
 

Hoje ainda não vou ser hipocrita de dizer que não vejo benefícios no uso exógeno de testosterona e outros anabols(e não falo tanto de libido, disposição e etc que geralmente são as desculpas) e sim em termos de estética e dos resultados psicológicos de tu te sentir bem contigo mesmo acabam trazendo

 

Ao mesmo tempo voltando no tempo não consigo dizer com absoluta certeza se voltaria a usar quando comecei(e aqui nem tanto pelo aumento potencial de risco de morte precoce e eventuais morbidades) mas sim por todo gasto financeiro, ter que se furar, fazer exames, corrigir colaterais só para pesar 15-20kg a mais do que pesaria natural(o que é ótimo pra se ver pelado e treinar com peso mas pra vida em si, ser mais pesado acredito que mais atrapalha do que ajuda)

 

Acho muito válido essa discussão e é algo que vale muito a pena ser levantado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre me pergunto o que seria pior, um obeso que nao faz exame, não se mexe, com vários indicadores de saúde ruins ou um usuário de esteroides que se alimenta bem, treina, faz cardio e faz exames.

 

Porque eu fui uma criança obesa, há mais de 10 anos vivo num emagrece/engorda. Vivo entre momentos de foco onde consigo emagrecer, melhorar minha saúde, me sentir bem e momentos de total sedentarismo, que ignoro o espelho e acabo engordando tudo de novo.

 

Acompanho o fórum há mais de 10 anos, tenho ciência de que se manter natural é o ideal pensando em longevidade, mas sempre houve essa vontade de arrumar minha vida, seguir no foco e iniciar o uso, pra quem sabe, construir uma boa massa muscular, aderir o lifestyle e não engordar mais.

 

Porque se é pra diminuir a longevidade, que seja vivendo bem, com disposição libido e com um shape aceitável, e não sendo um gordola depressivo sen vontade de viver kkk

Editado por Ferreir4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2024 em 15:42, Ferreir4 disse:

Eu sempre me pergunto o que seria pior, um obeso que nao faz exame, não se mexe, com vários indicadores de saúde ruins ou um usuário de esteroides que se alimenta bem, treina, faz cardio e faz exames.

 

Porque eu fui uma criança obesa, há mais de 10 anos vivo num emagrece/engorda. Vivo entre momentos de foco onde consigo emagrecer, melhorar minha saúde, me sentir bem e momentos de total sedentarismo, que ignoro o espelho e acabo engordando tudo de novo.

 

Acompanho o fórum há mais de 10 anos, tenho ciência de que se manter natural é o ideal pensando em longevidade, mas sempre houve essa vontade de arrumar minha vida, seguir no foco e iniciar o uso, pra quem sabe, construir uma boa massa muscular, aderir o lifestyle e não engordar mais.

 

Porque se é pra diminuir a longevidade, que seja vivendo bem, com disposição libido e com um shape aceitável, e não sendo um gordola depressivo sen vontade de viver kkk

Irmão sobre obesidade e maus hábitos temos dados muitos sólidos sobre o quanto é zoado e quais riscos temos. Tanto isoladamente(tipo só ser obeso), só ser sedentário, ou pior ainda com associações entre esses fatores

 

Se fala que no Brasil em torno de 160-180mil pessoas morrem por ano devido a consequências da obesidade

 

E ainda clara associação entre ela e as principais doenças crônicas(diabetes tipo II, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, aterosclerose, depressão e etc)

 

Entao realmente não sei o que seria pior(mas eu tenderia a dizer que obesidade e maus hábitos são piores)

 

Entao muito aquilo de pesar sabe, fazer essa escolha baseada numa balança pesando pros e contras(e nao ter uma opinião definitiva pra tudo)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2024 em 15:56, JMadruga disse:

Irmão sobre obesidade e maus hábitos temos dados muitos sólidos sobre o quanto é zoado e quais riscos temos. Tanto isoladamente(tipo só ser obeso), só ser sedentário, ou pior ainda com associações entre esses fatores

 

Se fala que no Brasil em torno de 160-180mil pessoas morrem por ano devido a consequências da obesidade

 

E ainda clara associação entre ela e as principais doenças crônicas(diabetes tipo II, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, aterosclerose, depressão e etc)

 

Entao realmente não sei o que seria pior(mas eu tenderia a dizer que obesidade e maus hábitos são piores)

 

Entao muito aquilo de pesar sabe, fazer essa escolha baseada numa balança pesando pros e contras(e nao ter uma opinião definitiva pra tudo)

 

 

 

Em 2022 eu comecei a treinar jiu-jitsu, voltei pra musculação e em um periodo de 10 meses eu perdi quase 30kg (e ainda graduei faixa azul). Pesando comida, treinando de segunda a sabado. Naquele momento quase cai na ideia do Cariani de tomar 1 durateston por semana. O que me fez desistir foi acompanhar o fórum e saber que eu não tinha receptores suficientes e nem estava no bf ideal.

 

Porém em 2023 fui demitido, minha rotina mudou completamente, acabei parando com tudo, entrando praticamente em estado vegetativo e em 1 ano e meio engordei 40kg e fiquei pior do que estava antes.

 

Agora aqui estou novamente, pesando comida, treinando, comendo frutas, vegetais. Só que dessa vez pior do que antes, pré diabetico, com gordura no fígado e com episódios de pressão alta.

 

Ai vivo nesse questionamento, se eu emagrecer, melhorar meus indicadores, conseguir um bf aceitável, será que tomar 1 durateston por semana pro resto da vida, vai me fazer mais mal do que a obesidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...