Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

29 anos - Testosterona Baixa, Indisposição. Ajuda


Posts Recomendados

Eu sou um cara muito ansioso e isso é fato. Desde que peguei esse exame já fiquei meio neurótico. 

 

Penso sim em melhorar ainda mais minha dieta, investir em cardio... suplementação agora tem sido o que relatei: Whey, Creatina, Pré-Treino e agora, 50.000 ui de Vit D semanal e, dar um tempo ao tempo.

 

Agora no dia 15, fecho os 3 meses de treino e dieta novamente e sim, houve uma melhora. A qualidade de vida tá em torno de 80% talvez, mas sei que demanda um tempo até tudo isso normalizar.

 

Mas, inibidor de aromatase, testosterona em gel, nada disso de fato poderia ajudar de forma efetiva durante este processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 12/09/2024 em 17:11, DexterMorgan95 disse:

Eu sou um cara muito ansioso e isso é fato. Desde que peguei esse exame já fiquei meio neurótico. 

 

Penso sim em melhorar ainda mais minha dieta, investir em cardio... suplementação agora tem sido o que relatei: Whey, Creatina, Pré-Treino e agora, 50.000 ui de Vit D semanal e, dar um tempo ao tempo.

 

Agora no dia 15, fecho os 3 meses de treino e dieta novamente e sim, houve uma melhora. A qualidade de vida tá em torno de 80% talvez, mas sei que demanda um tempo até tudo isso normalizar.

 

Mas, inibidor de aromatase, testosterona em gel, nada disso de fato poderia ajudar de forma efetiva durante este processo?

 

  • Experimenta passiflora ou valeriana 200 a 400mg/dia. Pode dar uma aliviada nessa ansiedade, me ajudou uns 30%.
  • Longjack 400 a 800mg/dia costuma dar uma ajudada na disposição e libido.
  • Polissonografia também é algo bem importante, obeso normalmente tem apneia obstrutiva do sono. Sono ruim = vida de merda. E não interessa como vc se sente, privação de sono raramente é percebida pelo indivíduo.
  • Não vi seus exames mas imagino que E2 está alto, válido entrar com inibidor de aromatase? Pode ser, mas é um ajuste fino. Mas se já tá péssimo pode ajudar.
  • Hemoglobina glicada, homa-ir. Provavelmente tbm tá resistente a insulina ou pré-diabético e isso tbm influencia em tudo o que vc reclamou. Metformina pode ser um aliado de baixo risco e poderoso.

 

Aromatização acontece no tecido adiposo, quanto mais banha, mais aromatização.

Foca em eliminar a causa, não somente o sintoma.

Vai num endócrino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2024 em 20:10, Bruuninho disse:

@cadumonteiroChat GPT está em outro patamar, tu é foda.

Que a galera saiba aproveitar o conteúdo, muitos pagam caro em pseudo-coachs/nutris e não recebem 2/4 disso...

Chat gpt fdp? Kkkkkkk

 

Mas essa semana né mandaram isso sério aqui, cada um pensa o que quiser

 

Vlw a força mano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2024 em 20:14, cadumonteiro disse:

Chat gpt fdp? Kkkkkkk

 

Mas essa semana né mandaram isso sério aqui, cada um pensa o que quiser

 

Vlw a força mano

nao fale mal do chat gpt, ele montou um ciclo foda pra eu ficar igual o ramon dino em 1 ano...

 

so falta a grana pra comprar o material agora...

 

 

 

 

 

obs: não levem a serio kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2024 em 18:32, carlosfelipe.bas disse:

 

  • Experimenta passiflora ou valeriana 200 a 400mg/dia. Pode dar uma aliviada nessa ansiedade, me ajudou uns 30%.
  • Longjack 400 a 800mg/dia costuma dar uma ajudada na disposição e libido.
  • Polissonografia também é algo bem importante, obeso normalmente tem apneia obstrutiva do sono. Sono ruim = vida de merda. E não interessa como vc se sente, privação de sono raramente é percebida pelo indivíduo.
  • Não vi seus exames mas imagino que E2 está alto, válido entrar com inibidor de aromatase? Pode ser, mas é um ajuste fino. Mas se já tá péssimo pode ajudar.
  • Hemoglobina glicada, homa-ir. Provavelmente tbm tá resistente a insulina ou pré-diabético e isso tbm influencia em tudo o que vc reclamou. Metformina pode ser um aliado de baixo risco e poderoso.

 

Aromatização acontece no tecido adiposo, quanto mais banha, mais aromatização.

Foca em eliminar a causa, não somente o sintoma.

Vai num endócrino.

 

Salve meu mano, tudo na paz? Vou dar uma olhada em tudo que tu recomendou.  Sei que exames antigos não valem, mas, em 2022 tive enxaqueca e fiz um puta check-up. Nessa época, obviamente, estava obeso e medi glicemia e Hemoglobina Glicada e por incrível que pareça, não estava com glicemia alta e nem pré-diabético. Foi uma surpresa pra mim mas, na época, só tinha um discreto aumento de colesterol. Mas por estar obeso, acreditei que pudesse estar bem pior. Mas, muito obrigado pelas considerações, com certeza, vou levar essas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2024 em 19:44, cadumonteiro disse:

Cara, gostei bastante do seu texto, tem bastante coisa, bom relato.

 

Seu caso é um pouco parecido com meu, a diferença q eu tenho mais de 40 e tive uma adolescência obeso e depois uns 10 anos de sedentarismo e mais obeso ainda, isso é conhecido como fator importante pra desenvolver hipogonadismo.

Tenho alguns posts q relato mais detalhado o processo 

 

E também já comentei em inúmeros posts aqui sobre casos parecidos com o seu.

 

Mas vou comentar específico no seu, até pq pode ajudar outros também.

 

Primeiro sobre os exames 

Realmente uma testo total baixa pra idade, mas o estradiol está até baixo olhando o valor total, mas em proporção à testosterona está um pouco elevado.

Mas não se trata exame isolado (você tem a sintomatologia, vou falar melhor a frente)

Faltou os exames pra avaliar o eixo natural LH e FSH, androstenediona, pra ver o estímulo da hipófise sobre os testículos e o processo de produção da testo 

 

Vit D dá pra melhorar sim, e hoje é quase impossível manter valores ótimos de Vit D só com exposição aos sol, até pq precisamos de cerca de 2h por dia, e pessoas obesas têm o metabolismo e absorção de Vit D prejudicados.

Eu te aconselho a suplementação com 2000ui diários 

Ou uma dose de ataque de 50.0000ui a cada 15 dias, por 4 doses (4 comprimidos de 50.000, 1 a cada 15 dias)

Depois uma dose de manutenção de 10.000ui por semana, mas sou mais favorável aos 2000ui diários 

 

TSH não tá exatamente baixo, mas vale refazer esse exame, junto com T4, T3 reverso e antígenos tireoideanos e uma ultrassom da tireóide, já tem uma suspeita clínica e sintomatologia de hipotireoidismo 

 

Sobre seu relato dos sintomas, hoje é cada dia mais comum todos os sintomas relacionados com deficiência de testosterona pois eles se misturaram e se confundem com um estilo de vida desregrado na alimentação, descanso, atividade física e principalmente saúde mental. Levando à uma confusão entre depressão, hipogonadismo, hipotireoidismo, fadiga crônica e até Burnout.

 

Dando minha opinião pessoal, acho que você errou em parar os exercícios em 2019 nomseu período de dedicação aos estudos, bastava reduzir, na verdade isso te ajudaria em diversos pontos. Mas já foi feito.

 

Sobre todos esses sintomas relatados envolvendo falta de libido, disposição, ereção, desmotivação, falta de ânimo podem ser facilmente encaixados como sinais de depressão, isso aqui é clássico:

 

 

Isso eu já entro em outro ponto do seu relato: cadê seu descanso? Seu lazer?

Só falou de trabalho e estudo, exercício.

Aí a gente na minha área específica: como é sua dieta?

Mas não só nos últimos 3 meses, como era no último ano?

Antes desses 3 meses?

Como tá atualmente nas calorias, escolha os alimentos, divisão dos macros? Consumo de vegetais e frutas?

Isso é extremamente relacionado com seu relato, dieta não é só calorias e perder peso ou ganhar, é ajustar à necessidades e momento de vida da pessoa 

Por exemplo: eu poderia te prescrever uma dieta bem apertada pra vc perder 1kg por semana mas você já está num estado de desgaste enorme, a dieta seria mais um, em pouco tempo você iria largar tudo e ter um rebote absurdo.

 

Como está seu descanso?

Tempo de sono, como acorda, como fica ao longo do dia?

Quando é seu tempo livre, o que faz, possui algum hobbies ou algo q goste fora da esfera do seu trabalho e estudo?

 

Você parece estar flertando com uma leve depressão ou Burnout.

A gente não faz ideia de como é estar física e mentalmente descansados até realmente conseguir descansar.

 

E tudo isso q falei aqui até agora impacta negativamente na testosterona e todos os sintomas que você relatou.

 

Sobre possibilidade de usar testosterona 

Vou ser extremamente sincero, vai ser excelente no começo, libido, ereção, disposição, motivação, auto estima, força, recuperação 

Mas em alguns poucos meses vai passar, vai voltar tudo.

Caso as causas dos sintomas não sejam tratadas também.

Você parece dedicar tempo demais ao trabalho e estudo e nenhum tempo a você e sua namorada também parece fazer o mesmo, tomando seu relato como base.

 

Então o uso de testosterona seja em gel ou injetável vai ser como tentar iluminar a noite com uma lâmpada.

 

Mas também não vou ser hipócrita e dizer que não é um recurso extremamente valioso no seu caso 

Maaaaaaaaasss ele não deve ser o único.

Usar testo vai melhorar vários desses sintomas, vai te ajudar a se exercitar melhor, ter uma vida sexual melhor, auto estima, confiança, até concentração nos trabalho e estudo melhora, mas como disse precisa trabalhar outras coisas em paralelo.

 

Você precisa de apoio psicológico urgente, precisa se conhecer, respirar, descansar, desacelerar 

De que adianta ter 29 anos, veterinário, cursando doutorado, crescendo financeiramente e na carreira se o mais importante tá cada dia pior, não vai nesses papos de coach dizendo q você tem q ser milionário, empresário, ter mansão e Ferrari antes dos 30/35. Isso só fode sua cabeça.

 

Continuando sobre uso de testosterona.

É um recurso, mas não deve o único 

 

Sobre riscos, uma dose de TRT 100/125mg por semana não vai te dar colaterais de nada, vai te deixar em valores ótimos de natural, 600/700ng/dl.

Pode aumentar a aromatização por conta do percentual de gordura, mas isso é tranquilo de ajustar, nunca vá nas recomendações de médico, eles insistem em doses altas ou diárias de anastrozol, é uma roleta russa.

 

Procure um endócrino, nutrólogo nem deveria se meter nessa área.

Os próprios endócrino não possuem no geral, bom conhecimento do uso recreativo ou clínico de esteróides. Mas têm bons médicos, por plano esquece, mal vão te dar atenção qnd falar em baixa testosterona.

Particular é loteria, vai desde o médico que passa ciclo pesado pra todo mundo até o cara que indica TRT pra adolescente, tenta ver referências sobre os médicos que você se interessar.

 

 

Salve meu irmão !! Primeiramente, gostaria de te agradecer por ter gasto um tempo em ler e responder meu relato. Era isso que eu gostaria que alguém fizesse !! Discutir com base em experiências e trocar uma idéia, e não simplesmente vir aqui e pegar meu post e comentar ´´sério isso?´´sem ao menos ter a chance de discutir, como um pseudo-Deus fez ali,rs.

 

Mas vamos lá.

 

Eu acabei comentando ali sobre meu período de treino, né? Então, eu e minha namorada, ambos estamos obesos. Ela em menor grau, óbvio. Então, estou indo treinar apenas com ela. Mas, quando ela não vai, vou sozinho. Mas em geral, muito raramente mesmo, acabo treinando 7x. No geral, são 5 a 6 dias mesmo. Treino é aquilo, focado em exercícios compostos, progressão de cargas. Geralmente não passa de 01h e meia de treino. Cardio não tenho feito in-gym mesmo porque como comentei, treino com a dama. Então as vezes, ela chega do trampo tarde e treinamos à noite e fica tarde demais para voltar para casa. Mas, esse é um próximo passo que irei corrigir, com certeza: aumentar meu cardio.

 

Em relação ao sono, aqui vai um link com o que tu comentou sobre o burnout. Eu sou e estou completamente de acordo contigo, acredito que estou flertando seriamente com um Burnout. Depressão não sei, porque eu não me sinto triste, mas claro, depressão é um mundo à parte. Outra parte que quero corrigir, além do médico, é ir em um psicólogo/psiquiatra pra cuidar disso. Mas, sabe por que eu sei e concordo com isso? Porque em 2019, que foi quando eu parei de treinar para estudar, eu larguei os treinos. E, com todo mundo que está a minha volta, eu sempre comento que, depois de 2019, eu nunca mais fui o mesmo cara. Em algumas profissões da saúde, existe a residência médica (seja veterinário, odontologista, médico...), em que tu passa 2 anos comendo o pão que o diabo amassou em busca de conhecimento e experiência. Então, foram 2 anos MUITO estressantes pra mim. Sei que depois desses 2 anos em que me especializei, não fui mais o mesmo. E aí, juntou que emendei a residência, estudei como um louco apesar de tudo, pro meu mestrado e o mesmo agora pro meu doutorado. Ou seja, estresse/cortisol altíssimo. E tudo um em cima do outro, sem tempo de descanso entre um processo seletivo. Por isso, eu também creio e Concordo sobre o Burnout.

 

Como estou no doutorado, eu sou bolsista e pouco preciso ir ao laboratório. Ou seja, trabalho presencialmente 2x na semana em um turno, resto é em casa estudando, lendo artigos, fazendo pesquisa e etc.

 

Veja que, tenho ´´muito tempo´´ em casa. E olha, em relação a horas de sono, é BEM comum (sei que 90% da população não tem isso atualmente) que eu durma 8 - 10 horas por noite. E como eu relatei: eu durmo esse período e parece que dormi 5 horas. Acordo, tomo um café da manhã e fico em casa lendo, na maioria dos dias. 2 horas após acordar: já sinto um sono desgraçado que se, eu não parar pra cochilar, eu não rendo. Tendo como exemplo essa rotina, te cito hoje que precisei fazer os exames. Ontem dormi por volta das 2 da manhã, acordei às 09h, fiz os exames e bla bla bla. Chegou 17:30 eu estava com um sono ABSURDO. Okay, todo mundo fica cansado, se estressa, mas po, chegar 17:30 e o cara DEMANDAR UM COCHILO? É basicamente como me sinto há meses. Eu durmo a noite mas, no dia-a-dia, se eu não tirar cochilos ou até mesmo dormir por 1 hora, eu fico IMPRODUTIVO.

 

Então relacionado a sono, é isso. Dormir, eu durmo.Mas o sono parece ser improdutivo.

 

Dieta - Tu foi o primeiro cara aqui que comentou isso, por isso teu comentário foi nota 1000 !!! Eu sou um cara que estou obeso e tenho esses inúmeros problemas. Não vou fazer uma dieta com base em batata doce, ovo, frango porque se não, com certeza iria largar mão da dieta em 1 mês. Irmão, minha dieta atualmente ela consiste em 4 a 5 refeições por dia.

 

Ah, tu comentou sobre a dieta nos últimos meses/anos: era meio que um lixo. Muito carbo, gordura saturada, lanches frequentes. Então de fato, era bem desregulada.

 

Atualmente, não há uma regra de horários mas, priorizo aquela divisão de: jogar carbos antes do treino e, mais proteínas no pós treino.

 

Fica MAIS OU MENOS assim.

 

Café da manhã: 2 pães franceses (incomum) ou 2 fatias de pão de forma + 5 ovos (as vezes, 5 claras e 2 gemas, às vezes, 5 ovos inteiros, depende muito da fome e do dia) + 350mL de leite integral + café com leite.

 

Almoço: 200g de carbo (macarrão ou arroz, brócolis e 200g de proteína).

 

Lanche: Eventualmente um iogurte desnatado com 30g de Whey.

 

Pré treino: Como estou muito nesse limbo, pra ir treinar, muitas vezes é um sacrifício. Então estou utilizando AGORA, Pré Treino, mas antes utilizava MUITO ENERGÉTICO + um doce de leite pra tentar dar um up.

 

E aí, pós treino, mais uma dose de whey, ou jogava essa refeição com ovos pro pós treino, depende muito.

 

 

Mas, a base é essa. 

 

Como tu comentou, sobre questão de relacionamento. Irmão, geralmente, ficamos muito em casa no fim de semana porque minha namorada/esposa está num trampo que exige MUITO dela. Então fim de semana quando temos, ela precisa descansar kkkk. Mas claro, eventualmente saímos sim pra algum lugar, pedimos um hambúrguer, uma pizza e tal. E parte dessa questão sobre sexo está ligada a ambos: ela estar muito cansada a ponto de, quando ela chega, só quer dormir e hibernar. Por isso eu jamais a julgaria em pensar que não temos relação por falta de interesse, nossas vidas atualmente está bem bagunçada. Mas, sei que, se eu tivesse libido alta e desejo, relações seriam frequentes. Mas isso me pega muito, não ter libido. Não ter desejo nem de me masturbar. Parece que estou tipo um eunuco, o pênis morto kkkk é foda falar isso mas basicamente, é o que ocorre. Mas em geral, pra descanso, ficamos muito em casa de boas, pedimos um lanche e assistimos algo. Tenho tentado mudar isso e passear mais pra poder ´´compensar´´ a falta de relações mas, como comentei, irei buscar um auxílio psicológico;psiquiatrico pra isso. Mas, a parte da libido eu acredito fortemente que seja puramente associado ao meu quadro hormonal. Imagino eu que, não tem como, com 200 de testo, estradiol quase no limite superior, ter uma ereção com o pênis estralando kkkk muito menos, libido. Eu acredito fortemente que, com a intervenção, isso vá melhorar.

 

Mas finalizando essa bíblia, meu mano, essa questão de parar, descansar, respirar, eu concordo plenamente contigo. Meus planos nesse ano foram: voltar a treinar e cuidar da minha saúde mental que não está muito boa. Por isso voltei a treinar porque sabia que isso era fundamental. Vou procurar um médico, mas eu tenho receio disso, o cara prescrever uma testo e eu acabar utilizando e não sei, de repente, viciar.

 

Mas o fato é: não quero ser um gigante, quero voltar a ser magro, treinar bem, ter disposição. Vou obviamente buscar uma ajuda psicológica.  Então, se um médico me receitasse testosterona, não sei se teria coragem de utilizar. Mas fato é que, continuar como está, também não dá.

 

Ah, e sobre o que tu falou sobre FSH,LH. Eu acabei não incluindo nesses exames, mas vou fazer, com certeza. Eu fiz pelo particular, então foi basicamente chegar no Lab, dizer o que queria medir e pronto. Acabei não incluindo isso porque achei que pra mim, não seria TÃO importante assim visto que fiz uma RM de encéfalo pra investigar enxaqueca e tava tudo limpo na hipófise, p ex. Mas, de fato, isso é algo a ser avaliado quando se trata de síndrome metabólica/hipogonadismo e síndrome de MOSH.

 

Mas irmão @cadumonteiro, tua contribuição foi VALIOSÍSSIMA pro meu relato. 

 

Vou manter esse tópico porque acredito que, parando aqui pra escrever, consigo organizar bem melhor minhas ideias. 

Os próximos passos são: consultar com endócrino e buscar quando der (financeiramente um bolsista não consegue fazer muita coisa kkk), passar no psiquiatra/psicologo pra avaliar meu caso e tentar mudar essa percepção.

 

Como um doutorando, o objetivo de alguém que quer ser concursado, é aproveitar o tempo ´´em casa´´ e construir uma base sólida de estudos pra meter a cara nos concursos mas, estou sem conseguir aproveitar esse tempo em casa devido a esse desânimo e fadiga. Então durante a consulta, se o médico lançar a opção da testosterona, talvez pondere o uso mas, não sem antes conversar com minha parceira e falar aqui com vocês.

 

Quando sair o resultado da testo livre atualizo aqui e, quando conseguir marcar com um endócrino, também atualizo aqui. Irei tentar pesquisar um bom mas o problema é aquela roleta russa: achar um médico bom. Não vou ir no primeiro que aparecer, vou tentar pesquisar antes.

 

Mas obrigado demais à todos que estão contribuindo aqui !! Sem pseudo-Deusismo e achar que sabemos de tudo.

 

Abração !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cadu deixou tudo bem explicado acima.

 

TRT no seu caso é bem vindo, traria melhora sim dos sintomas de maneira geral, é hipocrisia falar o contrario.

 

De qualquer modo, é importante descobrir se voce nao consegue retornar essa produção de forma natural, que esta baixa e sintomatica. Lembre-se, se voce realmente tem o hipogonadismo e não é possível reverte-lo, a reposição vai ser pra sempre.. não é somente por um período, é uma vida inteira, por isso é importante descobrir se é possível reverter ou não o seu caso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2024 em 21:18, ArthurFGM disse:

O Cadu deixou tudo bem explicado acima.

 

TRT no seu caso é bem vindo, traria melhora sim dos sintomas de maneira geral, é hipocrisia falar o contrario.

 

De qualquer modo, é importante descobrir se voce nao consegue retornar essa produção de forma natural, que esta baixa e sintomatica. Lembre-se, se voce realmente tem o hipogonadismo e não é possível reverte-lo, a reposição vai ser pra sempre.. não é somente por um período, é uma vida inteira, por isso é importante descobrir se é possível reverter ou não o seu caso.

 

 

 

Fala meu querido !! Pois é mano, o Cadu foi cirúrgico hehehe. 

 

Eu estou tentando encontrar o exame que fiz em outra época. Acredito que no momento em questão eu estava magro e com boa massa muscular. Mas, sei que uma testo ajudaria, pelo menos, a me dar um boom inicial, treinar melhor, descansar melhor, aproveitar melhor a vida e depois, desmamar.

 

O medo é acabar viciando nos efeitos da testo, hehe.

 

 

 

Eu atendo inúmeros animais com doenças hormonais, mas pra eles, não utilizamos testosterona kkk, então no ponto humano, sou leigo.

 

No meu caso, buscando uma testo apenas fisiológica @cadumonteiro e demais, a testo em gel seria benéfica? Seria menos prejudicial ou teria menos colateral que a injetável? Como falei, não sou mais um cara buscando desculpa pra ciciar, busco longevidade, conseguir estudar e quem sabe um dia, ser concursado kkk. Então a meta é só ter uma vida ativa e normal. Não quero tratar uma merda depois associada ao uso dos aes. Então, digamos que numa consulta com o endócrino ele me prescreva uma testo baixa, talvez 100-250mg/semana, isso seria válido? Seria válido pedir pra trocar a testo injetável por gel, caso prescreva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...