Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atum em lata tem risco de Botulismo ou é algo superado hoje em dia ?


Ir para solução Solucionado por Bruuninho ,

Posts Recomendados

Em 07/09/2024 em 11:44, Sr. Calminho disse:

De 1979 a 2002, 100-200 pessoas morreram disso ai (https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/2008/2008_botulismo_mbpe2.pdf)

 

Agora imagina que em 2024 deve ter todo tipo de regulamentação pra isso não acontecer e a incidência deve ser ainda menor.

 

Tá procurando pelo em ovo.

 

Já te adianto pra puxar o freio de mao e parar de se preocupar assim com qualquer detalhe na musculação/nutrição. Isso só gera gasto de energia que deveria estar sendo empregado no básico que funciona (e ironicamente o iniciante evita a todo custo).

Assim você tem razão o risco é baixo, mas não inexistente, após criar o tópico pesquisei mais a fundo e achei vários casos recentes de botulismo pelo mundo com consumo de enlatados industrializados . Eu realmente vou me previnir e evitar consumir qualquer alimento enlatado, conservas tipo picles ou comida de microondas. Fiquei bem assustado com o tanto de casos que achei, bem mais que eu pensava . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Risco de Ser Alvejado no Brasil (Geral)

  1. Estatísticas de Criminalidade: O Brasil tem uma taxa de criminalidade elevada, incluindo crimes violentos, mas as taxas podem variar significativamente por região. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e outras fontes, a taxa geral de homicídios no Brasil foi de cerca de 20 por 100.000 habitantes nos últimos anos.

    Para uma estimativa aproximada do risco de estar envolvido em um crime violento (incluindo tiroteios) em todo o Brasil, podemos usar uma taxa geral de incidência de cerca de 0,02% (20 em 100.000).

Risco de Botulismo ao Consumir Atum Enlatado

  1. Estatísticas de Botulismo Alimentar: A incidência de botulismo alimentar é extremamente baixa nos EUA, com menos de 10 casos relatados anualmente entre uma população de cerca de 330 milhões. Isso resulta em um risco de aproximadamente 0,000003% (10 em 330.000.000).

    Dado que o atum enlatado comercial é sujeito a rigorosos regulamentos de segurança alimentar, o risco permanece extremamente baixo. A mesma taxa geral de incidência pode ser usada para fins ilustrativos.

Comparação

  • Risco de Ser Alvejado no Brasil (Geral): Aproximadamente 0,02%
  • Risco de Botulismo ao Consumir Atum Enlatado: Aproximadamente 0,000003%

Em resumo, o risco de estar envolvido em um crime violento no Brasil como um todo é muito maior do que o risco de contrair botulismo ao consumir atum enlatado devidamente processado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 12:15, Iniciante na Musculação disse:

Assim você tem razão o risco é baixo, mas não inexistente, após criar o tópico pesquisei mais a fundo e achei vários casos recentes de botulismo pelo mundo com consumo de enlatados industrializados . Eu realmente vou me previnir e evitar consumir qualquer alimento enlatado, conservas tipo picles ou comida de microondas. Fiquei bem assustado com o tanto de casos que achei, bem mais que eu pensava . 


Show de bola, mas tu reparou que ninguém aqui falou pra tu usar enlatados, né? Dá pra fazer dieta sem nunca precisar deles e isso é o que todo mundo já faz.

 

Você teve a ideia de usar enlatados, te ajudaram a usar enlatados e agora tu tá tentando se justificar porque não é pra usar enlatados.

 

Repito o que disse no post anterior: vai focar tua energia em outra coisa, mano. Tenho certeza que deve ter coisa muito mais importante pra tu usar teu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 12:26, shrubbles disse:

Risco de Ser Alvejado no Brasil (Geral)

  1. Estatísticas de Criminalidade: O Brasil tem uma taxa de criminalidade elevada, incluindo crimes violentos, mas as taxas podem variar significativamente por região. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e outras fontes, a taxa geral de homicídios no Brasil foi de cerca de 20 por 100.000 habitantes nos últimos anos.

    Para uma estimativa aproximada do risco de estar envolvido em um crime violento (incluindo tiroteios) em todo o Brasil, podemos usar uma taxa geral de incidência de cerca de 0,02% (20 em 100.000).

Risco de Botulismo ao Consumir Atum Enlatado

  1. Estatísticas de Botulismo Alimentar: A incidência de botulismo alimentar é extremamente baixa nos EUA, com menos de 10 casos relatados anualmente entre uma população de cerca de 330 milhões. Isso resulta em um risco de aproximadamente 0,000003% (10 em 330.000.000).

    Dado que o atum enlatado comercial é sujeito a rigorosos regulamentos de segurança alimentar, o risco permanece extremamente baixo. A mesma taxa geral de incidência pode ser usada para fins ilustrativos.

Comparação

  • Risco de Ser Alvejado no Brasil (Geral): Aproximadamente 0,02%
  • Risco de Botulismo ao Consumir Atum Enlatado: Aproximadamente 0,000003%

Em resumo, o risco de estar envolvido em um crime violento no Brasil como um todo é muito maior do que o risco de contrair botulismo ao consumir atum enlatado devidamente processado.

 

Em 07/09/2024 em 12:36, Bruuninho disse:

Eu não treino porque há risco de cair uma anilha na minha cabeça.

Melhor prevenir né? também parei de correr porque há risco de cair e quebrar o pescoço.

Parei de comer ovo porque há risco de pegar salmonela.

A lista é infinita, viver é um risco....

 

Em 07/09/2024 em 12:33, Sr. Calminho disse:


Show de bola, mas tu reparou que ninguém aqui falou pra tu usar enlatados, né? Dá pra fazer dieta sem nunca precisar deles e isso é o que todo mundo já faz.

 

Você teve a ideia de usar enlatados, te ajudaram a usar enlatados e agora tu tá tentando se justificar porque não é pra usar enlatados.

 

Repito o que disse no post anterior: vai focar tua energia em outra coisa, mano. Tenho certeza que deve ter coisa muito mais importante pra tu usar teu tempo.

Tem razão  pessoal, já desencanei aqui

 

obrigado pela ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 12:44, Iniciante na Musculação disse:

Tem razão  pessoal, já desencanei aqui

 

obrigado pela ajuda de todos

Toma cuidado com as pesquisas, é bem comum iniciarmos algo novo e procurar problemas inexistentes.

Na internet tem médico e nutricionista dizendo que até água faz mal, é muito terrorismo nutricional.

 

Calcula os macros certinho, monta uma dieta simples, prática, gostosa e segue, não tem segredo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 07:45, Iniciante na Musculação disse:

Eu estou montando minha dieta aos poucos e analisando alimento por alimento, no quesito das proteínas animais pensei em incluir as vezes um atum enlatado, mas sou meio cismado com alimentos em conserva, principalmente enlatados, hoje em dia ainda existe o risco de consumir por exemplo um atum em lata e pegar um botulismo ou isso com as normas de segurança alimentar e controle não é mais algo para se preocupar ? Basta escolher a lata sem estar amassada que o risco já não existe  mais ? Alguém poderia me ajudar com esta dúvida ? Eu também fiquei meio preocupado com isso pois vi uma matéria que na Espanha teve contaminação por consumo de atum em lata . 

Dos mesmos criadores de pegar doença de chagas tomando açaí.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 13:10, baguncinhanabolizado disse:

Dos mesmos criadores de pegar doença de chagas tomando açaí.  

Essa foi sensacional kkkkkkkkkk

 

Em 07/09/2024 em 12:51, Bruuninho disse:

Toma cuidado com as pesquisas, é bem comum iniciarmos algo novo e procurar problemas inexistentes.

Na internet tem médico e nutricionista dizendo que até água faz mal, é muito terrorismo nutricional.

 

Calcula os macros certinho, monta uma dieta simples, prática, gostosa e segue, não tem segredo.

Sim, você tem  razão, tem muita desinformação hoje em dia, na parte alimentar está terrível, nunca sabemos em quem confiar. A pessoa fica paranóica mesmo, pois muitas destas informações conflitantes vem dos próprios médicos e nutricionistas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi longe, botulismo no atum ainda mais industrializado, é tanto conservante que tem; tenho certeza que não tem nada vivo lá dentro.

Já ouvi falar em botulismo em conservas caseiras, com potes mal esterilizados. Comum em áreas rurais pouco desenvolvidas.

Mas de supermercado se a lata tiver intacta e na validade não tem risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 13:10, baguncinhanabolizado disse:

Dos mesmos criadores de pegar doença de chagas tomando açaí.  

Comparação viajada, enquanto a chance de pegar botulismo de atum é insignificante, 70% das infecções por Chagas são por transmissão oral. Em algumas referências se fala em 70% exclusivamente pelo açaí. Numa pesquisa alguns anos atrás, a Fiocruz analisou 140 amostras e encontrou DNA de T. cruzi (indício de contaminação) em 10% delas. Ou seja, não coma açaí de esquina ou marca diabo... Já atum, qualquer um tá valendo.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...