Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atum em lata tem risco de Botulismo ou é algo superado hoje em dia ?


Ir para solução Solucionado por Bruuninho ,

Posts Recomendados

Eu estou montando minha dieta aos poucos e analisando alimento por alimento, no quesito das proteínas animais pensei em incluir as vezes um atum enlatado, mas sou meio cismado com alimentos em conserva, principalmente enlatados, hoje em dia ainda existe o risco de consumir por exemplo um atum em lata e pegar um botulismo ou isso com as normas de segurança alimentar e controle não é mais algo para se preocupar ? Basta escolher a lata sem estar amassada que o risco já não existe  mais ? Alguém poderia me ajudar com esta dúvida ? Eu também fiquei meio preocupado com isso pois vi uma matéria que na Espanha teve contaminação por consumo de atum em lata . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 07/09/2024 em 07:45, Iniciante na Musculação disse:

Eu estou montando minha dieta aos poucos e analisando alimento por alimento, no quesito das proteínas animais pensei em incluir as vezes um atum enlatado, mas sou meio cismado com alimentos em conserva, principalmente enlatados, hoje em dia ainda existe o risco de consumir por exemplo um atum em lata e pegar um botulismo ou isso com as normas de segurança alimentar e controle não é mais algo para se preocupar ? Basta escolher a lata sem estar amassada que o risco já não existe  mais ? Alguém poderia me ajudar com esta dúvida ? Eu também fiquei meio preocupado com isso pois vi uma matéria que na Espanha teve contaminação por consumo de atum em lata . 

 

Tá te sobrando bastante tempo.

 

Já soube de algum caso de botulismo? Eu nunca.

 

Cara, sinceramente, tá viajando pra kct.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmao, 100% seguro só não comendo, mas chance deve ser menor do que tu ser atingido por um raio

 

mas como o Vitor falou, quantas vezes tu ouviu falar de caso de botulismo? Acho que deve fazer uns 10 anos e foi com palmito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até fui olhar por curiosidade o número de casos.

 

de 2006-2020 tivemos 399 casos no Brasil. Em média 26 casos por ano. Então levando em conta que a gente tenha 220 milhões de habitantes, seria 1 chance em 850000, que da 0,000001176470588%
 

obs: se tu chega a dar o azar de pegar a morte é horrível e beira 50%

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 1979 a 2002, 100-200 pessoas morreram disso ai (https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/2008/2008_botulismo_mbpe2.pdf)

 

Agora imagina que em 2024 deve ter todo tipo de regulamentação pra isso não acontecer e a incidência deve ser ainda menor.

 

Tá procurando pelo em ovo.

 

Já te adianto pra puxar o freio de mao e parar de se preocupar assim com qualquer detalhe na musculação/nutrição. Isso só gera gasto de energia que deveria estar sendo empregado no básico que funciona (e ironicamente o iniciante evita a todo custo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 11:32, Vitor_Maromba disse:

 

Tá te sobrando bastante tempo.

 

Já soube de algum caso de botulismo? Eu nunca.

 

Cara, sinceramente, tá viajando pra kct.

Casos tem vários pelo mundo, por exemplo o mais recente foi de uma brasileira que está internada nos E.U.A pois contraiu botulismo de uma refeição pronta provavelmente enlatada que comprou no mercado , segue a matéria : https://www.metropoles.com/saude/brasileira-contrai-botulismo-nos-eua  

 

também teve contaminação por lata de atum na Espanha https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2019/08/30/depois-da-listeriose-surto-de-botulismo-devido-a-atum-contaminado-em-espanha/162938/ 

 

 

Botulismo no Brasil molho pesto em conserva  , mulher ficou um ano na uti: https://www.metropoles.com/saude/botulismo-mulher-fica-um-ano-na-uti-apos-comer-molho-pesto-estragado

 

Sim, quanto a tempo sobrando o meu está mesmo ,pois quero me dedicar ao máximo a tirar minhas dúvidas para adaptar tanto minha dieta quanto treinos as minhas necessidades, acredito ser um investimento pesquisar e tirar dúvidas, não perda de tempo .  E não estou viajando não botulismo é um risco real, após pesquisar mais aqui achei inúmeros outros casos, Eu não vou arriscar não, decidi que alimentos enlatados ou conservas de qualquer tipo não vou usar na dieta . Muito Obrigado por responder o tópico . Abraços

 

 

E desculpe parecer grosseiro não é minha intenção estou apenas contra argumentado, ótimo Feriado amigo

Editado por Iniciante na Musculação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2024 em 12:03, shrubbles disse:

Ainda tem o fato de que esses casos de botulismo registrados sempre são de uma conserva safada que o cara fez artesanal e deixou 25 anos na geladeira.

 

O mais incrível, é que ainda assim, é super baixa a chance.

Oi obrigado por responder o tópico, sim verdade o risco dessas conservas caseiras, tipo vendidas em feirinhas é bem maior que os enlatados, no entanto os produtos industrializados tem risco também, eu estava pesquisando com mais calma, após criar o tópico e tem vários casos pelo mundo de enlatados estarem contaminados pela bactéria Botox, que causa o botulismo. Alguns casos que citei como na Espanha foi de atum em lata industrializado, o da brasileira nos eua  também e tudo produto industrializado. Mas realmente o risco é aumentado nas conservas caseiras. Por via das dúvidas eu vou evitar. Não vou consumir nenhuma carne enlatada, nem conservas tipo picles . E também vou evitar aquelas comidas de microondas já prontas .

Editado por Iniciante na Musculação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom andar com um chapéu de alumínio também pra evitar de lerem sua mente fora de casa.

 

Em 07/09/2024 em 12:08, Iniciante na Musculação disse:

Oi obrigado por responder o tópico, sim verdade o risco dessas conservas caseiras, tipo vendidas em feirinhas é bem maior que os enlatados, no entanto os produtos industrializados tem risco também, eu estava pesquisando com mais calma, após criar o tópico e tem vários casos pelo mundo de enlatados estarem contaminados pela bactéria Botox, que causa o botulismo. Alguns casos que citei como na Espanha foi de atum em lata industrializado, o da brasileira nos eua  também e tudo produto industrializado. Mas realmente o risco é aumentado nas conservas caseiras. Por via das dúvidas eu vou evitar. Não vou consumir nenhuma carne enlatada, nem conservas tipo picles . E também vou evitar aquelas comidas de microondas já prontas .

 

Editado por shrubbles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...