Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

Publicidade

Postado
Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

O melhor é o que você prática. Seja um seja outro, tenha uma rotina, siga ela e ambos darão bom resultado.

Eu faço ABC, hoje faço 5x na semana, mas no início fazia 6. Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Postado
Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

A título de curiosidade comprei esse galaxy watch ultra que saiu. A inteligência artificial voltada a sua "energia" do dia foi um dos fatores que me levaram a obter um.

Eu prático fullbody, com volume de treino ajustado que não me toma nunca mais de 1 hr de treino.

Eh impressionante como no dia após o treino o relógio joga a sua "energia" para o dia lá pra baixo, e recomenda descanso, inclusive sem cardio também.

Esse marcador de energia vai de 0 a 100, sendo acima de 85 excelente. Como durmo muito pouco não teve 1 maldito dia até agora que fiquei nessa pontuação ótima, sempre entre as faixas de 70-82 quando estou "bem" e descansado. Nós dias pós treino a pontuação cai pra menos se 50.

São trocentas variáveis que ele avalia, e até então tenho achado esses dados batendo muito com oque eu conheci de mim mesmo nesses anos todos,  talvez até melhores. 

Ou seja, descanso eh primordial, e a nova tecnologia com ia está aí pra comprovar.

Postado
Em 01/09/2024 em 18:55, Ruy Barbosa disse:

Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Resultado tá vindo, é que eu quero fazer o melhor que posso pra agilizar o quanto for possível 

Em 01/09/2024 em 22:53, Vitor_Maromba disse:

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

Concordo, por isso optei pelo upper lower, pra priorizar a recuperação...

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo, no upper lower eu posso arregaçar nos treinos, a questão é será que isso compensa? 🤔

Postado
Em 01/09/2024 em 23:09, M.Santos13 disse:

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

Postado
Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

Mas vc está fazendo upper e lower dividindo peito e costas cada um em um dia?

Postado

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência.

Pra mim o ponto negativo do ABC2x nem é ter menos dias de descanso, é que se tu falta UM dia, "estragou" a semana, não tem como remanejar. Nesse ponto, o AB2x é ótimo.

Postado (editado)
Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:
Em 01/09/2024 em 23:09, M.Santos13 disse:

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo

A minha dúvida era essa 👆 por exemplo, se eu treino peito no a (segunda), no c (costas) meu peito ainda tá dolorido (ombro e bíceps tb),então não seria melhor o upper lower, porque aí eu não treino dolorido? Sei que o volume tá legal no dois (ABC2x e UL2x), o que eu queria saber e se como no UL eu treino bem recuperado (sem estar dolorido como no abc), isso não compensa os 2 dias a mais de treino por semana que eu teria no abc2x

Em 02/09/2024 em 17:20, lorenzo_EP disse:

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência

Aqui você já respondeu, obrigado 👍👍

Editado por M.Santos13

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...