Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de treino x recuperação muscular/ ABC2x x UL2x


M.Santos13

Posts Recomendados

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

 Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

O melhor é o que você prática. Seja um seja outro, tenha uma rotina, siga ela e ambos darão bom resultado.

Eu faço ABC, hoje faço 5x na semana, mas no início fazia 6. Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

 Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

 

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

 

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

 

A título de curiosidade comprei esse galaxy watch ultra que saiu. A inteligência artificial voltada a sua "energia" do dia foi um dos fatores que me levaram a obter um.

 

Eu prático fullbody, com volume de treino ajustado que não me toma nunca mais de 1 hr de treino.

 

Eh impressionante como no dia após o treino o relógio joga a sua "energia" para o dia lá pra baixo, e recomenda descanso, inclusive sem cardio também.

 

Esse marcador de energia vai de 0 a 100, sendo acima de 85 excelente. Como durmo muito pouco não teve 1 maldito dia até agora que fiquei nessa pontuação ótima, sempre entre as faixas de 70-82 quando estou "bem" e descansado. Nós dias pós treino a pontuação cai pra menos se 50.

 

São trocentas variáveis que ele avalia, e até então tenho achado esses dados batendo muito com oque eu conheci de mim mesmo nesses anos todos,  talvez até melhores. 

 

Ou seja, descanso eh primordial, e a nova tecnologia com ia está aí pra comprovar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2024 em 18:55, Ruy Barbosa disse:

Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

 Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Resultado tá vindo, é que eu quero fazer o melhor que posso pra agilizar o quanto for possível 

 

Em 01/09/2024 em 22:53, Vitor_Maromba disse:

 

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

 

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

Concordo, por isso optei pelo upper lower, pra priorizar a recuperação...

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo, no upper lower eu posso arregaçar nos treinos, a questão é será que isso compensa? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

 

Mas vc está fazendo upper e lower dividindo peito e costas cada um em um dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência.

 

Pra mim o ponto negativo do ABC2x nem é ter menos dias de descanso, é que se tu falta UM dia, "estragou" a semana, não tem como remanejar. Nesse ponto, o AB2x é ótimo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:
Em 01/09/2024 em 23:09, M.Santos13 disse:

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

A minha dúvida era essa 👆 por exemplo, se eu treino peito no a (segunda), no c (costas) meu peito ainda tá dolorido (ombro e bíceps tb),então não seria melhor o upper lower, porque aí eu não treino dolorido? Sei que o volume tá legal no dois (ABC2x e UL2x), o que eu queria saber e se como no UL eu treino bem recuperado (sem estar dolorido como no abc), isso não compensa os 2 dias a mais de treino por semana que eu teria no abc2x

 

Em 02/09/2024 em 17:20, lorenzo_EP disse:

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência

Aqui você já respondeu, obrigado 👍👍

Editado por M.Santos13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...