Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Irmão, é o seguinte, eu sou do time da mobilidade. Há vários benefícios no alongamento, como melhora na recuperação e, claro, sempre aumenta a sua amplitude te dando mais segurança. Mal não vai fazer. E atletas do mundo todo (especialmente para weightlifting onde se agacha mais profundamente) usam.

Mas parece não ir muito contra a opinião de todos, gostaria de destacar que provavelmente no seu caso não é tão necessário e talvez não tenha sido o problema do seu agachamento.

Acho que você simplesmente perdeu o equilíbrio e colocou o peso do corpo mais na ponta do pé e desequilibrou um pouco tendo que se reestabilizar rapidamente com a força da panturrilha.

Voltando a treinar recentemente, encarei esse problema mesmo tendo mobilidade boa, eu perdia um pouco do equilíbrio e quase ficava na ponta dos pés.

Como solucionar isso na prática? A coisa que percebi de início é que eu ativava muito mais as costas do que os quadríceps, tente contraí-los mais e tentar manter uma postura mais elevada. Reanalisei o seu agachamento, a postura está boa, mas talvez seja preciso fazer esse movimento mais ativamente. E analisando bem, senti que na última rep você foi um pouco mais para frente, perdendo levemente a forma, pode ser uma impressão, mas me pareceu isso.

Outra coisa que pode ser é um pouco de fraqueza nos glúteos, principalmente no glúteo médio que ajuda muito a estabilizar a perna. Talvez uma abdutora, alguns exercícios de estabilidade como fire hydrant e hip airplane (estes dois longe do treino, talvez). Mas assim, uma coisa que venho descobrindo recentemente é que máquinas realmente não combinam com o agachamento livre. Eu tentei fazer essa experiência, dei uma chance para leg press, mas percebi que os estabilizadores me fizeram falta.

Spoiler

Postado
Em 24/01/2025 em 19:48, Atleta_híbrido disse:

senti que na última rep você foi um pouco mais para frente, perdendo levemente a forma, pode ser uma impressão, mas me pareceu isso.

Sim e tbm desestabilizei a perna esquerda, até 'balanceio' ela durante a subida.

Desde o ocorrido estou analisando as falhas que cometi, que posso falar é que não tem relação com mobilidade, sempre faço.

Estou analisando alguns pontos e só vou ter certeza quando voltar a executar com essa carga em 2 semanas.

Os pontos são: fechar os joelhos proposital durante a subida e a abertura da base.

Sobre o quadríceps contraídos eu acho que naturalmente eles fazem isso durante o movimento, não? E a postura mais elevada é uma melhoria na execução que quero fazer, acho que melhora a amplitude.

No mais estou bem no momento, a dor foi apenas durante a sessão de treino e só incomodou no término da execução do último set do agachamento e no primeiro e único set de panturrilhas.

Hoje treinei, fiz front squat, não senti nada desconfortável, apenas um leve sinal que a dor está lá, acredito que com mais dias de descanso ela desaparece 100%.

Só volto a treinar segunda e próx semana é deload.

Postado
Em 24/01/2025 em 21:53, jonathan viana disse:

Treino de hoje
levantamento terra – 1×4-123 - ganhei mais uma rep aqui essa semana.
remada curvada livre – 6/7-79 - tentando manter o tronco mais paralelo ao piso, é difícil.
supino reto livre – 4*5-63 - meti mais um set e fiz com pausa, a ideia é melhorar o supino da segunda feira, a cachorra do @ThorMitologicamenteAcuradota me ameaçando.
puxada alta neutra – 2×6-65 - sussa.
agachamento frontal – 3*7-73 - queria sofrer e sofri, como relatado uma pequeníssima dor no mesmo local que senti do agacho de quarta, mas fiz todas as séries, progredi reps com relação a semana passada, sofri na execução e depois sem nenhum desconforto no tornozelo. Domingo vou a missa.
crucifixo invertido máquina – 2×10-40 - agora pesou.
bíceps martelo halteres – 10/09-18 - boa.
cárdio 15min - feito

Obs: hoje não teve vídeo, já usei todas as minhas roupas de treinos nos meus vídeos, tenho 3 shorts e 3 camisas, então vou deixar a galera esquecer um pouco e depois aparecer com outro vídeo e ninguém vai lembrar que uso essas roupas a quase 3 anos, pensei em outra solução, mas acho melhor não....

Vou deixar essa foto de hj das costas 🤏🏾

Mostrar conteúdo oculto

20250124-131828.jpg

Próx semana é deload.

Isso é tudo pessoal.

Eu tô com a imagem dela na minha mente ontem eu fui fazer supino lembrei de vocês e comecei a rir sozinha 

Postado
Em 24/01/2025 em 21:36, jonathan viana disse:

Sim e tbm desestabilizei a perna esquerda, até 'balanceio' ela durante a subida.

Desde o ocorrido estou analisando as falhas que cometi, que posso falar é que não tem relação com mobilidade, sempre faço.

Esqueci de falar o mais importante, tentar fazer força para fora, isso aumenta a estabilidade.

Sobre contrair os quadríceps, parece bobagem, mas é importante tentar fazer de forma consciente, pois em algum momento você pode tentar levantar mais com a lombar do que com eles. Talvez mais importante do que sentir ou contrair um músculo em específico, tentar se imaginar agachando com o tronco mais elevado.

Postado
Em 24/01/2025 em 19:48, Atleta_híbrido disse:

A coisa que percebi de início é que eu ativava muito mais as costas

No agachamento? Carai mermão.

Em 24/01/2025 em 21:53, jonathan viana disse:

Próx semana é deload.

Ah pronto, agora só falta jogar Beach Tennis e comprar um Renegade.

Postado

Treino de hoje:

DELOAD
supino reto livre – 1*5-53/1*6-49
desenvolvimento barra livre – 2*8-33kg
agachamento Hack com pausa – 3*8-64
barra fixa – 3*8-graviton(nunca me ligo em contabilizar aquilo a carga e acho que nem sei como se conta)
mesa flexora – 3*8-30kg
elevação lateral com halteres – 2*12-10kg(sem roubo).
tríceps pulley – 2*12-50kg
cárdio – 15min

Obs: não teve beach tênis

Dieta: finalizei a semana com média de 75kg, subi de peso mais do que o normal...observar...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...