Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como dividir as séries


massonL9

Posts Recomendados

Olá, pessoal do fórum!

Treino há 6 meses e gostaria de pedir ajuda para quem tem mais experiência em musculação. Estou tentando entender a melhor forma de separar as séries, mas sempre que pesquiso, encontro informações diferentes. Isso está me deixando em dúvida sobre o que realmente funciona e como devo estruturar meu treino.

Atualmente, estou organizando minhas séries da seguinte forma:

 

Feeder: Geralmente faço de 10 a 15 repetições, sem chegar perto da falha, utilizando cerca de 40% da minha carga máxima.

 

Série de trabalho: Uso aproximadamente 80% da minha carga máxima, fazendo entre 8 a 12 repetições, guardando 1-3 repetições antes da falha.

 

Top set: Minha carga máxima, com a qual faço de 5 a 10 repetições até a falha, mantendo uma boa forma.

 

Normalmente, faço uma de cada para cada exercício, mas em alguns casos, faço duas séries de trabalho ou dois top sets.

Se alguém puder me orientar ou compartilhar como organiza as séries, eu agradeceria muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ao meu ver, você está complicando muito. Fazer o básico vai te dar resultados tanto quanto complicar o treino como você está fazendo, porém, com o básico, talvez você tenha um pouco mais.

 

Exemplo: em vez de se importar tanto com séries de trabalhos e top-set - não sei qual a carga que você usa nos básicos, mas top-set é excelente para dar volume quando você pega uma carga bem alta, pois consegue usar bem da intensidade para poucas repetições e adicionar volume no final com back-off -, importe-se mais em fazer o exercício com uma boa técnica, com progressão de cargas, etc. Ou seja, foque no importante. Com 6 meses de treino, acredito que você não consiga sequer agachar com 1x o seu peso - ainda mais com uma boa técnica. Sendo assim, foque no básico primeiro.

 

Faça uma progressão de cargas simples, por exemplo: se você faz 3 x 8 no supino, então progrida 2kg de carga toda vez que fizer 8 repetições em cada uma das 3 séries ou somar 24 repetições ao todo. Dá pra ir longe usando essa progressão, muito longe. É simples e eficaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2024 em 21:38, reach6040 disse:

Ao meu ver, você está complicando muito. Fazer o básico vai te dar resultados tanto quanto complicar o treino como você está fazendo, porém, com o básico, talvez você tenha um pouco mais.

 

Exemplo: em vez de se importar tanto com séries de trabalhos e top-set - não sei qual a carga que você usa nos básicos, mas top-set é excelente para dar volume quando você pega uma carga bem alta, pois consegue usar bem da intensidade para poucas repetições e adicionar volume no final com back-off -, importe-se mais em fazer o exercício com uma boa técnica, com progressão de cargas, etc. Ou seja, foque no importante. Com 6 meses de treino, acredito que você não consiga sequer agachar com 1x o seu peso - ainda mais com uma boa técnica. Sendo assim, foque no básico primeiro.

 

Faça uma progressão de cargas simples, por exemplo: se você faz 3 x 8 no supino, então progrida 2kg de carga toda vez que fizer 8 repetições em cada uma das 3 séries ou somar 24 repetições ao todo. Dá pra ir longe usando essa progressão, muito longe. É simples e eficaz.

No caso, eu deveria fazer isso em todos os exercícios? E essas séries devem ser feitas até a falha ou apenas próximo da falha? Além disso, as feeder sets/séries preparatórias (não séries de aquecimento) não são interessantes?

Editado por massonL9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2024 em 09:14, Murilo.Damião disse:

Cara com 6 meses de treino, tu está inventando demais, faça todas suas series até a falha. Progressão tu deve fazer como qualquer esporte.
Técnica está ok? Conseguiu fazer mais de 12 reps = Aumenta carga.
 

Opa irmão, tudo bem? então mantenho uma série preparatória nos exercícios que sentir necessidade mas em geral posso falhar em todas e não preciso ficar mudando peso/intensidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2024 em 22:23, massonL9 disse:

No caso, eu deveria fazer isso em todos os exercícios? E essas séries devem ser feitas até a falha ou apenas próximo da falha? Além disso, as feeder sets/séries preparatórias (não séries de aquecimento) não são interessantes?

Leia o diário do @Renan Henrique desde o começo. Lá, ele passou pelas mesmas dúvidas que você. Os membros do fórum ajudaram nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tu tá complicando demais pra quem tem só 6 meses de treino.

 

Segue isso aqui por um ano, pelo menos, que não tem erro:

 

 

Aquecimento (ou "feeder sets" conforme a moda) apenas nos dois primeiros exercícios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2024 em 11:20, reach6040 disse:

Leia o diário do @Renan Henrique desde o começo. Lá, ele passou pelas mesmas dúvidas que você. Os membros do fórum ajudaram nesse quesito.

tem MUITA dúvida lá pprtKKKKKK parabéns pros caras por terem TANTA paciência 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...