Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É cárdio, não é cárdio, todo exercício é cardio?

Joseph1

Posts Recomendados

Fala, galera! Tudo bem?

Espero que esta discussão não seja inútil por ser algo bastante leigo.

Recentemente, presenciei um debate sobre o que seria uma atividade cardio. Nesse debate, foi mencionado que jiu-jitsu não seria propriamente uma atividade cardio devido ao nível de força exercida. Como não entendo muito do assunto, não posso opinar com precisão, mas gostaria de compartilhar meu ponto de vista e pedir a ajuda de vocês para esclarecer essa dúvida.

Entendo que cardio seja uma atividade que exija um grande esforço do sistema cardiovascular e respiratório, promovendo o desenvolvimento desses sistemas. Por muito tempo, fiquei preso aos equipamentos tradicionais de academia, como esteira e bicicleta. Isso mudou quando conversei com um atleta que mencionou usar a natação como cardio. Isso me fez repensar o que pode ser considerado cardio, já que costumo mergulhar/nadar na praia cerca de 3 horas por semana. Isso conta como atividade cardio? E como adaptar isso à dieta, já que a dieta de um nadador costuma ser muito calórica? Nos dias em que pratico natação, devo aumentar a ingestão de calorias?

Se tiverem sugestões de atividades que considerem cardio, deixem nos comentários e expliquem o motivo.

Valeu, galera! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 04/08/2024 em 17:55, Joseph1 disse:

Fala, galera! Tudo bem?

Recentemente, presenciei um debate sobre o que seria uma atividade cardio. Nesse debate, foi mencionado que jiu-jitsu não seria propriamente uma atividade cardio devido ao nível de força exercida. Como não entendo muito do assunto, não posso opinar com precisão, mas gostaria de compartilhar meu ponto de vista e pedir a ajuda de vocês para esclarecer essa dúvida.

Entendo que cardio seja uma atividade que exija um grande esforço do sistema cardiovascular e respiratório, promovendo o desenvolvimento desses sistemas. Por muito tempo, fiquei preso aos equipamentos tradicionais de academia, como esteira e bicicleta. Isso mudou quando conversei com um atleta que mencionou usar a natação como cardio. Isso me fez repensar o que pode ser considerado cardio, já que costumo mergulhar/nadar na praia cerca de 3 horas por semana. Isso conta como atividade cardio? E como adaptar isso à dieta, já que a dieta de um nadador costuma ser muito calórica? Nos dias em que pratico natação, devo aumentar a ingestão de calorias?

Se tiverem sugestões de atividades que considerem cardio, deixem nos comentários e expliquem o motivo.

Valeu, galera! Abraços!

Uma boa aula de jj é cardio. Quem duvida, faça uma e tire suas dúvidas.

Nadar eh cardio.

Carregar um caminhão de areia com pás,  carrinho e enxada é cardio. 

Sobre a dieta, depende do seu objetivo.

Link para o comentário

Fala, galera! Tudo bem?

Tem uma frase sensacional sobre isso: erros terminologicos levam a erros metodologicos.

Classificar uma atividade como "cardio" por si já está errado pois adaptações cardiovasculares inúmeras atividades causam, a própria musculação, treinamento de força convencional promove adaptação cardiovascular e ninguém chama musculação de cardio.

De fato, o jiu per se pode estimular mais ou menos adaptações cardiorespiratorias a depender da intensidade do "rola". Para atletas de BJJ por exemplo, a tarefa feita para o desenvolvimento da resistência é o próprio BJJ e isso é para qualquer esporte que precisa de endurance. Agora por exemplo, se pegares um atleta peso pesado e colocar ele para fazer um rola com um atleta de peso leve e colocar como objetivo da tarefa que somente o atleta leve ataque, para o atleta peso pesado, vai ser um desafio praticamente só de endurance pois o atleta mais leve tende a não ter força suficiente para impor algo rigoroso e isso pode ser definido na hora. Já o inverso, seria uma tarefa de força para o atleta leve, muito mais do que de endurance. Pensando em utilizar os estímulos intensos mais vezes, sem perder tanto a mão do endurance, pode ser esse formato do atleta leve defendendo, como um HIIT, usando X segundos defendendo para Y segundos de descanso.

Então vê que, a promoção de estímulos cardiovasculares nesse caso foi muito além da atividade per se?

Entendo que cardio seja uma atividade que exija um grande esforço do sistema cardiovascular e respiratório, promovendo o desenvolvimento desses sistemas. Por muito tempo, fiquei preso aos equipamentos tradicionais de academia, como esteira e bicicleta. Isso mudou quando conversei com um atleta que mencionou usar a natação como cardio. Isso me fez repensar o que pode ser considerado cardio, já que costumo mergulhar/nadar na praia cerca de 3 horas por semana. Isso conta como atividade cardio?(com certeza) E como adaptar isso à dieta, já que a dieta de um nadador costuma ser muito calórica? Nos dias em que pratico natação, devo aumentar a ingestão de calorias? (isso vai depender do teu objetivo)

Atividades ciclicas como natação, ciclismo, corrida, feitos em baixa/moderada intensidade são naturalmente atividades de endurance com maior contribuição de estímulos para adaptações cardiovasculares, natação e ciclismo muito mais do que a corrida até pela ausência de impacto.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...