Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

EDIT: OLIMPÍADAS: Boxeadora vs mulher XY


jovemsonhador

Posts Recomendados

Em 01/08/2024 em 18:40, T. Wall disse:

Ué, ta num fórum de discussões e não pode opinar?

 

ps: estou na cama agora kkk

ps2: Se alguém além do @o_wilson que, assim como eu, pratica boxe sabe que força não é tudo no esporte. Ainda mais em alto nível. Técnica e velocidade são tão ou mais importantes do que só força bruta, ainda mais no boxe olímpico cujo o objetivo é pontuar (tocar sem ser tocado).

 

Então, sim, eu me sinto confortável para opinar como alguém que pratica, estuda e entende sobre a luta. E, além disso, buscou entender sobre o fato ao invés de ficar replicando fake news e fica igual papagaio de pirata.

 

Te citei, T Wal?

 

Ninguém espalhou fake news. Eu vi a notícia de todas as midias de noticia e postei aqui. Tanto é que depois que corrigiram, eu também corrigi o post.

 

Você leu ou nem isso teve o trabalho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 01/08/2024 em 18:40, T. Wall disse:

Ela nasceu assim e escolheu o esporte como meio de vida.

 

A sua analogia é a mesma de uma pessoa que nasce com um QI elevado e ser proibida de fazer um esporte como xadrez.

 


Ué, ta num fórum de discussões e não pode opinar?

 

ps: estou na cama agora kkk

ps2: Se alguém além do @o_wilson que, assim como eu, pratica boxe sabe que força não é tudo no esporte. Ainda mais em alto nível. Técnica e velocidade são tão ou mais importantes do que só força bruta, ainda mais no boxe olímpico cujo o objetivo é pontuar (tocar sem ser tocado).

 

Então, sim, eu me sinto confortável para opinar como alguém que pratica, estuda e entende sobre a luta. E, além disso, buscou entender sobre o fato ao invés de ficar replicando fake news e fica igual papagaio de pirata.

 

Vou responder novamente pra não parecer intriguinha:

Levantaram um movimento ai falando que essas polêmicas envolvendo a boxeadora é pura "homofobia" (mas se ela não é trans, como vai haver homofobia?)

 

Segundo: a própria adversária italiana deu uma entrevista pós luta falando sobre isso e ela deixou claro que não era boicote nem nada, mas a diferença de força é gritante, é só ver a luta.

 

A comparação de uma mulher nascer com a força de um homem não se enquadra na pessoa que nasce com um QI elevado.

 

e "papagaio de pirata" é minha p#ka

Editado por jovemsonhador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que avaliar caso a caso, não acredito que apenas ter cariótipo do sexo oposto seja suficiente pra bater o martelo. Questões como níveis naturais (ou artificiais, no caso de trans) de testo, desenvolvimento durante a puberdade, especificidades de cada esporte tem que ser consideradas.

Pra galera que ficou bugada das ideias da existência de uma mulher XY, novidade pra vocês: existe uma enorme diversidade sexual na espécie humana. Isso considerando gônadas + genitais + cariótipo + características sexuais secundárias. Hoje nós sabemos que pelo menos 1 a cada 100 pessoas nasce em um sexo que foge ao binarismo clássico. Nesse artigo de 2015 da Nature eles dividem em 9 classificações (vejam o pdf que tem tabelado), mas ainda tem muito mais possibilidades:https://www.nature.com/articles/518288a

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Não há nenhuma evidência que Imane Khelif seja uma mulher transgênero. O que acontece é que a atleta foi reprovada ano passado em um teste da Associação Internacional de Boxe (IBA) que mede o nível de testosterona, em decorrência do desenvolvimento sexual (DSD) que faz com que parte das mulheres tenham cromossomos XY e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2024 em 19:06, jovemsonhador disse:

"Não há nenhuma evidência que Imane Khelif seja uma mulher transgênero. O que acontece é que a atleta foi reprovada ano passado em um teste da Associação Internacional de Boxe (IBA) que mede o nível de testosterona, em decorrência do desenvolvimento sexual (DSD) que faz com que parte das mulheres tenham cromossomos XY e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

 

Ela nasceu assim. Também tem mulheres XX com altíssimos níveis de testo e condições fisiológicas que podem aumentar muito, tipo ovário policístico. O oposto também, tem homens com baixíssima testo natural. Como em qualquer esporte, genética é um fator fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2024 em 18:42, jovemsonhador disse:

 

Te citei, T Wal?

 

Ninguém espalhou fake news. Eu vi a notícia de todas as midias de noticia e postei aqui. Tanto é que depois que corrigiram, eu também corrigi o post.

 

Você leu ou nem isso teve o trabalho?

Eu citei seu argumento.

 

Mas foi sim fake news e continua sendo. Ela não é trans, nunca foi, tem uma condição genética rara. Pode ter dopping, mas quase todo atleta olímpico está suscetível.

 

Em 01/08/2024 em 18:48, jovemsonhador disse:

 

Vou responder novamente pra não parecer intriguinha:

Levantaram um movimento ai falando que essas polêmicas envolvendo a boxeadora é pura "homofobia" (mas se ela não é trans, como vai haver homofobia?)

 

Segundo: a própria adversária italiana deu uma entrevista pós luta falando sobre isso e ela deixou claro que não era boicote nem nada, mas a diferença de força é gritante, é só ver a luta.

 

A comparação de uma mulher nascer com a força de um homem não se enquadra na pessoa que nasce com um QI elevado.

 

e "papagaio de pirata" é minha p#ka

 

Bom, eu não falei nada relacionado a esse movimento, então a caparuça não serviu. Melhore seus argumentos, meu velho.

 

E a própria italiana deu entrevistas que não desistiu por conta disso. Mas, enfim, o argumento ta formado. É preciso entender que a Europa está num contexto político complexo e que as pautas identitárias sofre grande força da extrema direita (movimento global), mas… não vou me aprofundar no debate porque não vale à pena.

 

Em 01/08/2024 em 18:57, Super Ogro disse:

Tem que avaliar caso a caso, não acredito que apenas ter cariótipo do sexo oposto seja suficiente pra bater o martelo. Questões como níveis naturais (ou artificiais, no caso de trans) de testo, desenvolvimento durante a puberdade, especificidades de cada esporte tem que ser consideradas.

Pra galera que ficou bugada das ideias da existência de uma mulher XY, novidade pra vocês: existe uma enorme diversidade sexual na espécie humana. Isso considerando gônadas + genitais + cariótipo + características sexuais secundárias. Hoje nós sabemos que pelo menos 1 a cada 100 pessoas nasce em um sexo que foge ao binarismo clássico. Nesse artigo de 2015 da Nature eles dividem em 9 classificações (vejam o pdf que tem tabelado), mas ainda tem muito mais possibilidades:https://www.nature.com/articles/518288a

 

Pois é, só que essas mesmas pessoas ficam presas numa ideia que aprenderam no ensino médio de cromossomo XX ou XY e ainda acham que quando questionamos isto é “balela” ou “mimimi”.

 

Em 01/08/2024 em 19:06, jovemsonhador disse:

"Não há nenhuma evidência que Imane Khelif seja uma mulher transgênero. O que acontece é que a atleta foi reprovada ano passado em um teste da Associação Internacional de Boxe (IBA) que mede o nível de testosterona, em decorrência do desenvolvimento sexual (DSD) que faz com que parte das mulheres tenham cromossomos XY e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

e níveis de testosterona semelhantes aos dos homens."

 


Se conhecesse o contexto, saberia que cada organização de boxe também tem viés. E essas matérias que falam isso, não trazem mais detalhes da testagem ou do caso.

 

Se o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou tanto ela quanto a atleta de Taipei a lutarem, ta dentro da regra. Simples assim. Minhas opiniões pessoais (que nem dei), pouco importam.

 

Esporte é lutar dentro das regras permitidas e convencionais. Não quer? Não luta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2024 em 19:10, T. Wall disse:

Pois é, só que essas mesmas pessoas ficam presas numa ideia que aprenderam no ensino médio de cromossomo XX ou XY e ainda acham que quando questionamos isto é “balela” ou “mimimi”.

Aí já é questão de ignorância (a pessoa nunca foi apresentada à ideia), burrice extrema (já foi apresentada e preferiu ignorar) ou puro preconceito mesmo, tem muito doente transfóbico por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2024 em 19:10, T. Wall disse:

E a própria italiana deu entrevistas que não desistiu por conta disso

 

E ela tá sofrendo ataques falando que fez isso para boicotar, mesmo falando que não. No final, ela ainda tá saindo como errada. É justo?

 

Minha modéstia opinião é: se tivesse um nível acima de X de testosterona, não poderia competir, simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...