Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino há uma década mas nunca botei o shape


Quintus

Posts Recomendados

Em 22/07/2024 em 20:45, Super Ogro disse:

Cara, eu acabei nunca fazendo dieta (no sentido de planejar e pesar tudo bonitinho) e deu pra ir de 66 kg 20-22% bf pra 78 kg 16% bf em 2,5 anos, então mantive quase a mesma quantidade absoluta de banha mas com 12 kg a mais de massa livre de gordura na carcaça. Isso é o resultado final, claro que teve momentos que emagreci e engordei ao longo desse tempo. Certamente daria pra ter avançado muito mais com dieta, mas a moral é que com uma alimentação minimamente decente (o que sim, é raro hoje) e só no treino, já dá pra mudar um absurdo. O que eu faço é procurar ingerir bastante proteína (troquei nescau por whey, passei a comer alguns ovos todos os dias, mais carne), pouca gordura, pouco lixo e ajustar o tanto que como dependendo da variação na balança e objetivo, mas tudo de forma intuitiva e sem controle.

Percebo e eu já tive uma fase assim, mas facilmente me descontrolada e comia besteira e muito açucar que me faziam aumentar descontroladamente de peso.  Nessa fase que vc referiu como era o seu treino? Ia até a falha ou mantinha ela longe? Via progressão nas cargas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@Quintus tu leu o texto que mandei?
 

Não interessa a estratégia, o importante é mudar a chave e adquirir constância, disciplina. 

 

Uma vez por ano tu abre um tópico dizendo que não tem resultados, tá preso num loop de falta de constância.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 16:57, Quintus disse:

Percebo e eu já tive uma fase assim, mas facilmente me descontrolada e comia besteira e muito açucar que me faziam aumentar descontroladamente de peso.  Nessa fase que vc referiu como era o seu treino? Ia até a falha ou mantinha ela longe? Via progressão nas cargas?

Provavelmente é isso aí que tá te ferrando, o corpo, pra conseguir lidar com um quantidade calórica muito excessiva num curto período, passa a sintetizar gordura e estocar adoidado. Pra ti pode ser que fazer dieta certinho seja o que tá faltando. Mas discordo do @Gil23, pra mim tu tá com bf praticamente de final de bulking. Daria uma secada devagar primeiro, 4, 5 meses, aí 1-2 meses de manutenção, pra depois sim pensar em bulking. Mas se o teu peso no perfil tá correto, essas marcas tão muito baixas, tem que buscar progredir mesmo em cutting. Eu já tive um pouco de compulsão noturna e criei uma artimanha psicológica com ovo kkkkkk. Deixo sempre uns cozidos prontos e sempre que ia assaltar a geladeira pensava: "tô com fome mesmo? Comeria um ovo no lugar?", se sim, como o ovo, se não deixo quieto. Funciona 90% do tempo 😅

No meu treino, foco ao máximo na progressão dos exercícios multiarticulares e deixo os isoladores pra reba, não me preocupo muito com progressão neles (ela acontece, mas mais lentamente). Treino com 2-3 reps de reserva a maior parte do tempo, diminuindo pra 1 ou falha na última série, dependendo do exercício. Volume baixo, em torno de 10 séries/semana por grupo muscular. Já treinei com mais volume, mas pra mim é muito mais esforço pra um tiquinho mais de resultado.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 13:36, Quintus disse:

Fala galera,

 

Treino faz quase uma década e admito que nunca botei o shape. É vergonhoso mas eu já aceitei e estou decidido a mudar.

 

Ao longo destes 10 anos tentei imensos métodos, desde bulk a cut, treinos com maior e menor volume, cargas, dietas, sono, calistenia, 5x5, 531, high reps, low reps e nada funcionou. 

O mais difícil até agora foi receber comentários sobre mim como "então deixou de treinar?" enquanto estava "na dieta". Tinha gente inclusive que dizia que eu nem parecia musculado. Pessoas da minha família, muito próximas...! Isso para mim afetou a minha auto-estima como é óbvio.

 

Fui então tentando perceber qual seria o problema. Estudei, testei outros métodos e mesmo assim não saí do mesmo sítio.

 

Percebi que houve sempre um fator que nunca mudou nestes quase 10 anos: progressão. Eu SEMPRE estagnei numa determinada carga em todos os movimentos. 

Exemplo: agachamento: 100kg estagnei. Terra: 120 kg estagnei. Flexoes: 35 reps estagnei (vergonha kkkk) Barra fixa: 10 reps estagnei

Aí eu pensei: cara, tu tá fraco pra k7! Pedreiro é mais forte que tu!

 

Tentei deload weeks, aumentei as kcal e quando batia aquele peso, ESTAGNADO. 

Aqui pode ter muito efeito cagaço. Tu não tem como superar um determinado peso se o teu peso sobre o exercício for maior que tu vontade para faze-lo.

Apesar do momento filosófico, a liberação de output do teu sistema nervoso funciona assim. No momento que teu cérebro detecta o medo excessivo, o desespero excessivo, sendo maior que tua vontade de chegar ao final do movimento, ele simplesmente limita tua liberação de força e tu falha, independente de estar realmente próximo da falha ou não.

Começa a filmar os exercícios e analisar o que o vídeo mostra, comparando com tua percepção de esforço. Se tu sentiu que o movimento foi insuportável de difícil mas o vídeo mostra que foi relativamente fácil, é tu que tem baixa tolerância ao esforço e precisa trabalhar isso, vídeo não mente.

Em 22/07/2024 em 13:36, Quintus disse:

Agora preciso da vossa ajuda para identificar as razões para isto ter acontecido: treino demasiado leve? Não treinar até a falha? Treino mal montado? Dieta?

Infelizmente se tu não tem um databook anotando as coisas que faz fica literalmente impossível monitorar e tentar encontrar o problema. Um deles é possivelmente o que citei logo acima.

Outra coisa, 120kg de terra? Com certeza tu não estagnou, pode estar com medo talvez, seja la o pq for, mas dificilmente tu estaria estagnado nesse peso, é muito baixo.

Todavia, o teu peso corporal também influencia nisso. Uma coisa sou eu estagnar em 100kg no supino, que peso 112kg, outra é um individuo de 60~70kg, a massa relativa ta influenciando aqui, precisaria investir mais na alimentação também.

Tu não vai progredir pra sempre, principalmente em um ambiente nutricional que não te da suporte pra isso.

 

E nessa equação ainda entra mais coisa como qualidade do sono, estresse externo com trabalho+casa+etc

Em 22/07/2024 em 13:36, Quintus disse:

O problema é que eu sinto que tentei de tudo. Mas se tivesse tentado, não estaria fazendo este post. 

Na verdade, sinto que o treino está leve. Antes treinava até a falha e não aguentava mais de 2 semanas a treinar até o meu SNC acusar fadiga extrema ao ponto de eu ter de descansar mais 1 a 2 semanas. Só treinava meio mês, ridículo.

 

Agora estou tentando treinar com 1 a 3 reps antes da falha. Reps controladas e sinto alguma progressão, mas mínima e logo quando chega aquele ponto estagna e não sobe mais.

Aqui pode estar um dos motivos na estagnação quanto a progressão. Quanto mais tu quiser controlar o quanto de força produz para mover o peso, menor a quantidade de força que tu libera, e isso perto de pesos máximos, faz com que tu não consiga completar mesmo tendo força para.

Obviamente não faço de reps a moda louca, um controle de fase excêntrica e fase concêntrica na máxima velocidade possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 17:40, lorenzo_EP disse:

Muito bom contributo. É isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 21:01, lorenzo_EP disse:

@Quintus tu leu o texto que mandei?
 

Não interessa a estratégia, o importante é mudar a chave e adquirir constância, disciplina. 

 

Uma vez por ano tu abre um tópico dizendo que não tem resultados, tá preso num loop de falta de constância.

 

Calma homem, li agora rsrrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 21:06, Super Ogro disse:

Provavelmente é isso aí que tá te ferrando, o corpo, pra conseguir lidar com um quantidade calórica muito excessiva num curto período, passa a sintetizar gordura e estocar adoidado. Pra ti pode ser que fazer dieta certinho seja o que tá faltando. Mas discordo do @Gil23, pra mim tu tá com bf praticamente de final de bulking. Daria uma secada devagar primeiro, 4, 5 meses, aí 1-2 meses de manutenção, pra depois sim pensar em bulking. Mas se o teu peso no perfil tá correto, essas marcas tão muito baixas, tem que buscar progredir mesmo em cutting. Eu já tive um pouco de compulsão noturna e criei uma artimanha psicológica com ovo kkkkkk. Deixo sempre uns cozidos prontos e sempre que ia assaltar a geladeira pensava: "tô com fome mesmo? Comeria um ovo no lugar?", se sim, como o ovo, se não deixo quieto. Funciona 90% do tempo 😅

No meu treino, foco ao máximo na progressão dos exercícios multiarticulares e deixo os isoladores pra reba, não me preocupo muito com progressão neles (ela acontece, mas mais lentamente). Treino com 2-3 reps de reserva a maior parte do tempo, diminuindo pra 1 ou falha na última série, dependendo do exercício. Volume baixo, em torno de 10 séries/semana por grupo muscular. Já treinei com mais volume, mas pra mim é muito mais esforço pra um tiquinho mais de resultado.

Excelente, obrigado pela informação! O meu peso no perfil está errado. Tenho 29 anos, 83kg e 185cm. Fiz um cut leve para chegar a essa foto de 3 meses em que baixei poucos KGS e de forma muito difícil, mesmo regrado e pesando comida, evitando restaurantes e outras comidas processadas... No final, passei uma semana de férias em que comi muita comida e aumentei o peso do final do cut para o ínicio dele, foi bizarro kkkk mas o shape até ficou ligeiramente melhor... Até então tenho feito manutenção para entrar em cut em setembro até atingir 75kg ou 14% bf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 17:39, Quintus disse:

Excelente, obrigado pela informação! O meu peso no perfil está errado. Tenho 29 anos, 83kg e 185cm. Fiz um cut leve para chegar a essa foto de 3 meses em que baixei poucos KGS e de forma muito difícil, mesmo regrado e pesando comida, evitando restaurantes e outras comidas processadas... No final, passei uma semana de férias em que comi muita comida e aumentei o peso do final do cut para o ínicio dele, foi bizarro kkkk mas o shape até ficou ligeiramente melhor... Até então tenho feito manutenção para entrar em cut em setembro até atingir 75kg ou 14% bf


já chegou a fazer uma avaliação antropométrica pra ver como tá o Bf atualmente? Pela foto não parece ser alto, talvez uns 15%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2024 em 17:01, lorenzo_EP disse:

@Quintus tu leu o texto que mandei?
 

Não interessa a estratégia, o importante é mudar a chave e adquirir constância, disciplina. 

 

Uma vez por ano tu abre um tópico dizendo que não tem resultados, tá preso num loop de falta de constância.

 

 

Se fosse pra resumir nas melhor resposta, seria essa 

 

É melhor fazer um treino ruim, colocando 100% de esforço semana após semana do que toda semana ficar ajustando coisas no treino.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...