Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bulking/Cutting Frustrado


MLev

Posts Recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

 

É a primeira vez que faço bulking/cutting. Estudei bastante, não fiz nada agressivo, acompanhei as calorias pelo Cronometer e pelo smartwatch. Minhas refeições foram sempre medidas e limpas (sem dia do lixo, sequer). Ainda assim, estou deveras frustrada com os resultados.

 

Sempre fui bem magra (meço 164cm e pesava em torno de 48Kg quando comecei todo o processo). Apesar disso, meu percentual de gordura era relativamente alto (22,2%), devido à falta de massa magra. Eis porque parti para a hipertrofia. Iniciei apenas com as calorias de mantenimento (1.600Kcal) e fui subindo bem devagar (aumentos de 100Kcal), à medida em que o peso estagnava. Cheguei até 2.300 Kcal e estagnei. Tentei subir para 2.500kcal, mas percebi que estava apenas ganhando gordura (e meu percentual já estava em 26,3%). Então, entendi que era o momento de encerrar o bulking. Ao todo, foi 1 ano e ganhei 5Kg. Sei que não é muito, mas, pra mim foi bastante e deu uma boa modificada no meu corpo.

 

Ainda fiquei mais umas três semanas nas 2.300Kcal  e, então, comecei a baixar 100kcal por semana. Até as 1.900Kcal, as medidas se mantiveram, sem grandes alterações. Contudo, na semana em que baixei de 1.900Kcal para 1.800Kcal, eu murchei que nem um balão. E, principalmente meu abdomen ficou flácido. Apesar de meu peso ter caído 500g e meu percentual de gordura ter descido quase 1%, visualmente eu parecia bem mais gorda:

 

spacer.png

 

Ainda continuei baixando as calorias de 100 em 100, por 2 meses, até chegar ao meu valor de mantenimento (1.600Kcal), mas, parece que quanto mais o faço, mesmo baixando peso e percentual

de gordura, pior fica. Apesar de ter perdido apenas 1Kg até agora, meu shape ficou completamente desconfigurado. Em termos de dieta e exercícios, não alterei nada.

 

Isso não é normal, né? Alguém saberia me dizer o que fiz de errado (sendo que, tecnicamente, ainda nem comecei o cutting, pois ainda não entrei em déficit calórico)? E para onde se vai daqui? Fico nas calorias de mantenimento? Faço cutting pra tentar perder toda essa flacidez, especialmente abdominal? Ou subo um pouco pra ficar num leve superávit calórico e tentar ganhar mais massa muscular e melhorar o shape?

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

acompanhei as calorias pelo Cronometer e pelo smartwatch.

 

Relógios que medem calorias tem uma grande margem de erro, não se baseie nelas

 

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

isso não é normal, né? Alguém saberia me dizer o que fiz de errado (sendo que, tecnicamente, ainda nem comecei o cutting, pois ainda não entrei em déficit calórico)? E para onde se vai daqui? Fico nas calorias de mantenimento? Faço cutting pra tentar perder toda essa flacidez, especialmente abdominal? Ou subo um pouco pra ficar num leve superávit calórico e tentar ganhar mais massa muscular e melhorar o shape?

Flacidez é falta de músculo, e outra, vc n tem que comer sua tmb se quer manutenção, e vice-versa. Você tem que comer sua tmb+fator de atividade, se vc começar um cutting achando que tem que tirar da sua ''manutenção de 1600'' só de fazer um ''superávit leve'' vc vai tá na casa dos 1400, morrendo de fome e perdendo mm sem necessidade, só piorando o shape pq vai aumentar a flacidez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

meu percentual de gordura era relativamente alto (22,2%), devido à falta de massa magra

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

meu percentual já estava em 26,3%). Então, entendi que era o momento de encerrar o bulking. Ao todo, foi 1 ano e ganhei 5Kg

Se esses dados estão corretos, teu bulking foi muito ruim. Passou de 10,7 kg de gordura com 48 kg pra 14 kg de gordura com 53, quase 70% do teu ganho foi gordura. Tava treinando também ou só dieta?
 

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

ontudo, na semana em que baixei de 1.900Kcal para 1.800Kcal, eu murchei que nem um balão. E, principalmente meu abdomen ficou flácido. Apesar de meu peso ter caído 500g e meu percentual de gordura ter descido quase 1%

Não se perde 1% de bf em 1 semana. Você perdeu glicogênio muscular, apenas isso. Daí a aparente flacidez também.
 

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

tecnicamente, ainda nem comecei o cutting, pois ainda não entrei em déficit calórico

Se tá perdendo peso, tá em cutting. Se tá ganhando, tá em bulking. E se tá mantendo, tá em manutenção. Teu peso na balança é o que importa, não estimativas de relógio e calculadoras.
 

Em 20/07/2024 em 12:30, MLev disse:

Ou subo um pouco pra ficar num leve superávit calórico e tentar ganhar mais massa muscular e melhorar o shape?

E o treino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 17:40, Cauzera disse:

Relógios que medem calorias tem uma grande margem de erro, não se baseie nelas

Sim, sim. Não me baseei nele, não. Apenas fiz um dupla checagem.

Em 20/07/2024 em 17:40, Cauzera disse:

 

Flacidez é falta de músculo, e outra, vc n tem que comer sua tmb se quer manutenção, e vice-versa. Você tem que comer sua tmb+fator de atividade, se vc começar um cutting achando que tem que tirar da sua ''manutenção de 1600'' só de fazer um ''superávit leve'' vc vai tá na casa dos 1400, morrendo de fome e perdendo mm sem necessidade, só piorando o shape pq vai aumentar a flacidez

Acho que não me expressei corretamente: quando disse que minhas calorias de mantenimento é 1.600Kcal, já estava considerando tmb (1.181Kcal) + fator de atividade (443 Kcal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 13:00, MLev disse:

Sim, sim. Não me baseei nele, não. Apenas fiz um dupla checagem.

Acho que não me expressei corretamente: quando disse que minhas calorias de mantenimento é 1.600Kcal, já estava considerando tmb (1.181Kcal) + fator de atividade (443 Kcal).

.

Editado por Cauzera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim moça, primeira coisa é entender que pra mulher e natural as cosias são lentas e requerem paciência e planejamento
 

Outra coisa que essas estimativas e calculadoras de calorias e gasto calórico são estimativas baseadas em médias populacionais, tu tem que conhecer na prática qual teu gasto calórico e aí sim tu basear teu planejamento em cima dele

 

ainda acrescento que as vezes “excesso de conhecimento”, métricas de tipo baixei meu bf em 1% essa semana ou coisas assim mais te atrapalham do que ajudam.

 

Agora bom, o que fazer, aprender com o erro e ir em rumo ao que tu quer. Em relação a isso haverá divergências provavelmente dentro desse tópico(e não tem apenas um jeito ou jeito correto de alcançar o objetivo).

 

O que EU gosto e prego(e acho mais rápido e mais fácil de metrificar) é primeiramente secar toda gordura que te incomoda, chegando nesse corpo mais seco, ir reintroduzindo calorias(e aumentando intensidade do treino para direcionar essas calorias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 17:44, Super Ogro disse:

Se esses dados estão corretos, teu bulking foi muito ruim. Passou de 10,7 kg de gordura com 48 kg pra 14 kg de gordura com 53, quase 70% do teu ganho foi gordura. Tava treinando também ou só dieta?

A correção dos dados têm sido um problema. Eu sei que o percentual de gordura da balança Renpho não é acurado. O que eu acabei fazendo foi utilizá-la para o peso. E, para o

percentual de gordura, utilizei o app de scanner (utilizado na foto que postei). Fiz uma checagem das medidas com fita métrica e estavam bem próximas. No final do dia, acho que meu bulking foi de 5Kg, sendo 3Kg de massa muscular e 2 de gordura. Ainda assim,

não foi sensacional, mesmo…

Em 20/07/2024 em 17:44, Super Ogro disse:

Não se perde 1% de bf em 1 semana. Você perdeu glicogênio muscular, apenas isso. Daí a aparente flacidez também.

Isso eu não sabia. Obrigada!

 

Em 20/07/2024 em 17:44, Super Ogro disse:

Se tá perdendo peso, tá em cutting. Se tá ganhando, tá em bulking. E se tá mantendo, tá em manutenção. Teu peso na balança é o que importa, não estimativas de relógio e calculadoras.

Achei que seria considerado déficit calórico apenas se eu estivesse

comendo menos calorias do que tmb + atividades.

 

Em 20/07/2024 em 17:44, Super Ogro disse:

E o treino?

O treino continua o mesmo: hipertrofia, 4 x por semana (ABCD), entre 45min e 1h por treino. Obrigada!

Editado por MLev
-
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 13:10, MLev disse:

comendo menos calorias do que tmb + atividades.

Mas é, tmb+fator de atividade - 200 à 500 = déficit calórico

tmb+fator de atividade + 200 à 500 = superávit

 

No entanto, se estiver contando o que tá comendo e sua manutenção n for a mesma, só tira 200 a 500 do que tá comendo, n precisa ser feito o calculo

Editado por Cauzera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2024 em 18:05, Cauzera disse:

como vc fez esse cálculo? foi algum nutricionista? eu tenho quase certeza que sua tmb não é de 1100

Fiz pelo método Mifflin-St Jeor, que

é também o utilizado pelo cronometer. E, depois, confrontei com o smartwatch. E fui pesando toda semana para acompanhar. Você sugeriria algum método mais acurado para calcular essa tmb? Estou mesmo buscando melhores práticas e compreender onde posso ter falhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...