Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta para ganho de massa

leo curcio

Posts Recomendados

já agora , não sei se o pessoal daqui segue o Dudu haluch, mas acredito que alguns sim , o homem tem vindo a defender uma dieta mais baixa em proteína e mais alta em carbo e gordura , tem apresentado alguns estudos feitos e tem constatado melhorias na saúde. 

entre 0,8g-1,4gr de proteína por kg , ele próprio tem testado e pelo feedback dele não tem notado uma perda de massa muscular , pelo contrário tem visto uma redução de massa gorda , mantendo o mesmo número de calorias quando estava com proteína alta . 

com isto não estou dizendo que a proteína não deve ser assim tão baixa ou tão alta . 
Ou mesmo que o Dudu está correto 

mas mesmo como o @cadumonteiro falou a constância será a chave do sucesso . 
Agora prender se em pormenores muito específicos quando nem o básico se faz com alguma regularidade , e ainda por cima 99% das pessoas faz isto pelo gosto , não vai ser isso que vai fazer a diferença .

alem de que a proteína é bem mais cara que o carbo , e o carbo deixa o homem bem mais feliz ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 11/07/2024 em 03:39, Nunomoreira disse:

já agora , não sei se o pessoal daqui segue o Dudu haluch, mas acredito que alguns sim , o homem tem vindo a defender uma dieta mais baixa em proteína e mais alta em carbo e gordura , tem apresentado alguns estudos feitos e tem constatado melhorias na saúde. 

entre 0,8g-1,4gr de proteína por kg , ele próprio tem testado e pelo feedback dele não tem notado uma perda de massa muscular , pelo contrário tem visto uma redução de massa gorda , mantendo o mesmo número de calorias quando estava com proteína alta . 

com isto não estou dizendo que a proteína não deve ser assim tão baixa ou tão alta . 
Ou mesmo que o Dudu está correto 

mas mesmo como o @cadumonteiro falou a constância será a chave do sucesso . 
Agora prender se em pormenores muito específicos quando nem o básico se faz com alguma regularidade , e ainda por cima 99% das pessoas faz isto pelo gosto , não vai ser isso que vai fazer a diferença .

alem de que a proteína é bem mais cara que o carbo , e o carbo deixa o homem bem mais feliz ! 

Cara, aí você tocou num assunto delicado pra mim kkk

Eu sempre tive o Haluch como a maior referência na nutrição, na forma de falar, ensinar, como questionar e argumentar e estudar.

Tenho todos os materiais dele, foz cursos presenciais e online de nutrição e hormônios, fiz a pós graduação dele de metabolismo, fazia parte do grupo de estudos dele.

Eu tinha um contato legal com ele pessoalmente e na internet.

Mas essa dele de querer vender uma fórmula da longevidade simplesmente associando com menor consumo de ptn pegou muita gente de surpresa.

Pq foi uma mudança drástica e muito rápida, simplesmente numa semana começou.

Até aí nenhum problema ele como profissional querer abordar outros nichos, até pq ele vende curso, livros, pós graduação. É marketing.

Beleza.

O problema começa na forma como isso foi colocado e ele lida com questionamentos.

Lógico que foi um monte de gente falando de shape, " prefiro morrer cedo mas grande" e um monte desse tipo.

E ele prontamente bastante agressivo e arrogante nas respostas.

Eu fui estudar todos os estudos que ele usa como referência e são todos estudos em ratos sempre feitos pela mesma equipe há quase 20 anos, são bons estudos com boa metodologia e condução, sem conflitos de interesses e publicados em boas revistas.

Mas os próprios pesquisadores são enfático em dizer q não dá pra afirmar q seja traduzido para humanos, resumindo muito.

E longevidade é uma questão quase que impossível de responder, pq depende da genética, da resposta aos estímulos de alimentação, estresse, atividade física, poluição durante toda a vida.

Eu comentei numa postagem dele esses pontos, falei q ele estava sendo mecanicista e reducionista ao analisar uma possibilidade em modelo animal e deixando de lado diversos outros fatores, que não dava simplesmente pra fazer o que ele está falando de redução de ptn para viver mais e não analisar mais nenhuma outra variável, disse que não tem ninguém no Brasil nem no mundo falando isso sobre proteína e longevidade dessa forma, que ele tava aproveitando o nome que construiu pra vender uma coisa sem comprovação.

Ele simplesmente apagou meu comentário enquanto várias pessoas estavam concordando e questionando de forma educada e embasada.

Tentei conversar via direct, coisa que já fazia com ele e simplesmente a mensagem foi lida na hora e ignorada.

Então me dá o direito de eu pensar o que quiser.

Link para o comentário

Em 10/07/2024 em 20:46, Gil23 disse:

vamos fazer o seguinte, vamos criar um tópico pro pessoal avaliar o nosso shape, você posta uma foto do seu shape atual e eu do meu e deixamos o pessoal avaliar, beleza? Ai se a maioria falar que você tá melhor do que eu vou pro banheiro chorar 😭 kkkk pq sou frango e peso 66kg kkkk.

Meu filho eu tô pouco me fudendo se você acha que sou frango, raquítico, seja lá o que for, estou muito bem fisicamente, elogios é o que não falta, veja se vou me importar com sua opinião, faz me rir kkkk

Mas recebe foguinho no insta dos gays?

Link para o comentário

Em 10/07/2024 em 18:45, cadumonteiro disse:

Cara, dá até preguiça 

Eu sei, senti essa preguiça e passei a bola pra ti. Hahahaha!

Em 10/07/2024 em 18:45, cadumonteiro disse:

"Dieta carnívora isso ou aquilo"

"Dieta cetogênica blá blá blá"

"Vários médicos falaram isso ou aquilo "

Chega uma hora que vira crença.

E com crença não existe argumentos.

O problema dos crentes é procurar por artigos ou profissionais de qualidade duvidosa, que confirmem suas crenças. Vira um processo de retroalimentação.

Repito:

Dieta carnívora é piada de mau gosto.

E dieta cetogênica não serve pra quem treina.

Em 10/07/2024 em 18:19, cadumonteiro disse:

Não é "recomendação tradicional"

É fisiologia e bioquímica. Não é percepção individual.

Eu adoro esse argumento de quem fica sem argumentos. A "individualidade".

Canso de responder o mesmo nos tópicos sobre treinamento: é fisiologia. Não é individualidade, é assim que o corpo funciona!

Em 10/07/2024 em 18:25, cadumonteiro disse:

A verdade é a q maioria nunca vai "merecer" comer mais de 5g/kg de carbo 

Simplesmente não treinam o suficiente, não possuem gasto energético pra tal.

Já prescrevi dieta de 8 e até 10g/kg

E e o cara pulava uma refeição o peso baixava 

E nunca vi reclamando de retenção kkkk

Um era corredor de 10/21km e fazia musculação acessória 

E outro era só musculação e tinha um nível de atividade alto e treino de verdade, carga, volume, descanso altos 

A maioria das dietas de déficit eu costumo ficar em 3 a 4g/kg de carbo e pessoal falando em ganhar massa com 2g

Cada um acredita no que quiser 

Pois é, e eu tenho que ler que 200g carbo por dia ou menos, são suficientes. Pra quem? Só se o cara treina 3x por semana, mas passa o resto do tempo com a bunda no sofá.

"Ah, mas dá pra compensar essas calorias com gordura.." Não, não dá, o resultado vai ser outro.

Em 10/07/2024 em 18:31, cadumonteiro disse:

1000kcal possuem efeitos e desfechos bem diferentes quando vindas de carbo, ptn ou gordura 

Exato. E voltamos lá no começo: É FISIOLOGIA, PORRA!

É RIDÍCULO recomendar bater apenas as calorias.

Em 10/07/2024 em 19:14, cadumonteiro disse:

NÃO EXISTE ALIMENTO INFLAMATÓRIO.

existe estilo de vida inflamatório, existe estado de inflamação sistêmica crônica.

Inflamação é um processo natural e extremamente importante do corpo.

Precisa existir.

Dieta e estilo de vida podem contribuir para promover um cenário onde a inflamação sistêmica crônica se instala e gera diversos problemas metabólicos: se chama OBESIDADE 

Obrigado (tô sem reacts).

Em 11/07/2024 em 00:23, cadumonteiro disse:

Ninguém deu suporte embasamento?

Eu fiz o que nesse tópico?

Olha todas as respostas que eu escrevi aqui, os fatos, as comparações, dados 

Não desdenhei, zombie, não fiz piada.

Cada item que você apresentou eu apresentei fatos e conteúdo.

Tem uma galera chata, hoje em dia, que não se contenta apenas em escutar o que dizem as pessoas mais experientes e com mais conhecimento acumulado. Eles querem que citem a porra do artiguinho. Se não tiver REFERÊNCIA, não vale. São esses tipos que, ultimamente, mando procurar artigos que comprovem que a Terra é redonda.

Em 11/07/2024 em 00:36, Gil23 disse:

meu velho eu não vou perder meu tempo caçando artigos, argumentando linhas e mais linhas em um fórum de internet, realmente não tenho essa paciência não.

Você venceu, Passar bem!

Olha aí, foi exatamente disso que falei.

Deixa o Gilzão acreditar em dieta carnívora, dieta "paleo", dieta da sopa, ou no que bem entender. Vai ter sempre um artigo ou vídeo no Youtube pra concordar com ele.

Em 11/07/2024 em 01:37, cadumonteiro disse:

Excelente.

Cada vez mais a gente vê coisas novas e detalhes cada vez mais precisos como ter dimensão de quanto se depleta de glicogênio num treino, poder medir a hipertrofia de acordo com a ingestão de proteína, analisar as respostas de síntese proteína, de glicogênio e de gordura em cada refeição, até os horários mais apropriados para consumir cara refeiçao, e muitos outros detalhes.

Mas todo conhecimento sem aplicabilidade é inútil.

A gente vê principalmente os mais iniciantes e inexperientes se atendo demais nos detalhes mais preciosos de treino e dieta, cada execução biomecânicamente perfeita, cada g de macronutriente, cada horário de refeição, os minutos exatos de cardio.

Mas e o principal? 

A constância, tem feito?

Esses detalhes do conhecimento de treino e nutrição não fazem a menor diferença pra a maioria esmagadora das pessoas, vai ser importantes sim em atletas de alta performance onde 1g pode representar uma desclassificação, 1ms pode ser a diferença entre o 1⁰ e o 2⁰ lugar 

Um treino perfeito pode significar o top1 do Olympia.

Mas as pessoas querem pilotar um Fórmula 1 sem nem saber andar de bicicleta.

Mais uma vez, obrigado!

Pela paciência e pelos esclarecimentos.

Link para o comentário

Última contribuição pro tópico, algumas vantagens do carboidrato como fonte energética:

- mantém o foco, a atenção e a concentração, porque é o combustível primordial pro SNC

- fornecimento de energia mais rápido em variadas intensidades, porque pode ser metabolizado em vias anaeróbias ou aeróbias, conforme necessidade (gordura não faz isso, viu galera?)

- quando disponível (reserva de glicogênio), prolonga a performance em exercícios intermitentes de alta intensidade

- tem papel na adaptação muscular ao treinamento: a quantidade e o local da reserva de glicogênio no músculo determinam o ambiente físico, metabólico e hormonal das respostas ao esforço; em sentido contrário, melhora a adaptação em baixa disponibilidade de carboidrato durante o esforço.

Isso é fisiologia, ok? Não me peçam referência.

Link para o comentário

Em 11/07/2024 em 07:36, lorenzo_EP disse:

Última contribuição pro tópico, algumas vantagens do carboidrato como fonte energética:

- mantém o foco, a atenção e a concentração, porque é o combustível primordial pro SNC

- fornecimento de energia mais rápido em variadas intensidades, porque pode ser metabolizado em vias anaeróbias ou aeróbias, conforme necessidade (gordura não faz isso, viu galera?)

- quando disponível (reserva de glicogênio), prolonga a performance em exercícios intermitentes de alta intensidade

- tem papel na adaptação muscular ao treinamento: a quantidade e o local da reserva de glicogênio no músculo determinam o ambiente físico, metabólico e hormonal das respostas ao esforço; em sentido contrário, melhora a adaptação em baixa disponibilidade de carboidrato durante o esforço.

Sem citar artigo não vale kkkk brinks 

Link para o comentário

Em 11/07/2024 em 01:23, Vitor_Maromba disse:

No fim eu te agradeço,  eu mesmo com alguns anos de estrada sempre aprendo bastante em discussões como essa, ainda mais com os textos do @cadumonteiro. Não eh a toa que invocam ele quando há alguma dúvida relativa à nutrição.

Inclusive elas servem sempre pra eu refletir se oque eu estou defendendo realmente é o melhor caminho, ou se há algo que eu possa avaliar pra melhorar.

Ninguém aqui eh fisiculturista profissional, somos todos pessoas comuns, com dias comuns, tentando ter um corpo e saúde melhores, nada mais do que isso.

Quanto mais discussões como essa leio, quanto mais aprendo, mais convicto fico que o simples pra maioria de nós é o mais funcional. E olha que já testei muita coisa.

Vejo diariamente aqui. Quanto mais complicado fica o treino e a dieta, mais distante fica seu objetivo de shape, seja ele qual for.

Treino simples, dieta simples. Cada vez mais enraizado isso em mim.

Não tem que agradecer nada irmão, mas bacana seria colocar outro Nutricionista que defende o meu ponto pra debater com ele aqui né? Aí sim teríamos um debate de alto nível com embasamento científico pra tudo que é lado, afinal como você mesmo disse, temos PHD que defende que a Terra é plana, artigos científicos e meta análises pra defender os dois lados não iria faltar.

Passar bem!

Editado por Gil23
Link para o comentário

Em 11/07/2024 em 04:54, cadumonteiro disse:

Mas essa dele de querer vender uma fórmula da longevidade simplesmente associando com menor consumo de ptn pegou muita gente de surpresa.

Mesmo sentimento.

Também cheguei a responder, questionei sobre os estudos em ratos… e senti uma ponta de agressividade e deixei pra lá. Me pareceu uma virada meio guru e até já parei de seguir ele.

Até perguntei ao Alan Aragon, só por desencargo de consciência, que me respondeu super educadamente. No final é aquilo que eu já imaginava mesmo: uma baixa ingestão de proteínas pode comprometer a preservação de massa muscular, oq leva a decréscimo em capacidade metabólica, função neurológica, e, por fim, contribui pra fragilidade, sarcopenia, dinapenia e uma morte precoce.

RIP Dudu Haluch

Link para o comentário

Em 11/07/2024 em 07:36, lorenzo_EP disse:

Se quiser se aprofundar um pouco mais e entender sobre as reservas de glicogênio (não são infinitas) dá uma lida aqui:

Link para o comentário

preciso começar a agradecer aos céticos do básico, vez ou outra fazem render um tópico assim q tá recheado de informações úteis! muito obrigado a todos os profissas daqui!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...