Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato TRT - hipogonadismo/apneia


Posts Recomendados

Em 27/06/2024 em 08:49, lorenzo_EP disse:

História longa e cheia de furos. No fim tudo se resume a um loop relacionado a péssimos hábitos.

 

Essa "trt" não vai resolver teus problemas. Já tinham te falado isso nos outros tópicos:

 

 

 


Não espero que a TRT resolva meus problemas, só acho que não preciso ir pelo caminho mais difícil. 
Esses posts só mostram que pesquisei bastante antes de iniciar, tem quase 6 meses que venho estudando bastante sobre o tema. E acho que é unânime que somente os exames não diagnosticam o hipogonadismo, eu gabarito todos os sintomas possíveis. 
E sim, com toda certeza tive mal hábitos, fazer faculdade e estudar e manter bons hábitos não tinha essa maturidade. 

Considero que as causas da minha testo baixa são apneia obesidade e maus hábitos passados. Nesses últimos meses tentei ver se minha testo reagiria e não reagiu. Só tem uma forma de saber se irá da certo ou não. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 28/06/2024 em 00:09, Cesar_1994 disse:

Acho muito legal a ideia dos 3 Ester com meia vidas diferentes

Pra dose de TRT não costuma ser uma boa não 

Pq são flutuações maiores 

Pra 250mg/semana ou doses maiores fica tranquilo 

A maioria que experimenta acaba gostando de enantato mesmo.

 

Em 28/06/2024 em 00:09, Cesar_1994 disse:

está difícil manter uma variedade de frutas/verduras.

Congela frutas ou opta por algumas mais fáceis como banana, maçã, mamão, uva

 

Legumes pode fazer um panelão cozido, refogado ou assado e ir comendo na semana 

 

Em 28/06/2024 em 00:09, Cesar_1994 disse:

Colesterol vitD é vitB12

Vit D pode suplementar de olho fechado, a sua tava muito baixa e histórico de obesidade impacta no metabolismo de Vit D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2024 em 00:26, Cesar_1994 disse:


Não espero que a TRT resolva meus problemas, só acho que não preciso ir pelo caminho mais difícil. 
Esses posts só mostram que pesquisei bastante antes de iniciar, tem quase 6 meses que venho estudando bastante sobre o tema. E acho que é unânime que somente os exames não diagnosticam o hipogonadismo, eu gabarito todos os sintomas possíveis. 
E sim, com toda certeza tive mal hábitos, fazer faculdade e estudar e manter bons hábitos não tinha essa maturidade. 

Considero que as causas da minha testo baixa são apneia obesidade e maus hábitos passados. Nesses últimos meses tentei ver se minha testo reagiria e não reagiu. Só tem uma forma de saber se irá da certo ou não. 
 

 

Todo mundo quer o caminho mais fácil.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 00:06, Cesar_1994 disse:

Meus amigos, esse tópico não é sobre hipertrofia e sim sobre saude e qualidade de vida. Desde ja agradeço a todas informações postadas, esse site já é um programa de saúde publica kkkkk

 

Idade: 29 anos

Altura: 1,79m

Peso: 97Kg

BF: 24,3, 5 meses atrás 29%

Treino: AB2x + Muay Thai 2x na semana e Natação 2x na semana ambas após o treino, consigo ir na academia apenas uma vez por dia $.

 

Há longos anos gabarito todos os sintomas de Hipogonadismo, mas neste período também descobri que tenho apnéia grave (80 paradas por hora), faz 6 meses que faço tratamento com o CPAP. Melhorou consideravelmente meu dia a dia, antes dormia 9 horas por dia e acordava exausto, hoje minha média são 7 horas e acordo muito melhor. Mas creio que o estrago no meu eixo hormonal pode ter uma parte irreversível pois são 29 anos de sono ruim. 

 

Sintomas:

-Depressão, muita fadiga e falta de energia, falta de concentração, facilmente tenho chorado, libido ok quando provocado mas inexistente sem incentivo, baixa recuperação sexual, ausência total de ereções matinais, irritabilidade, facilidade enorme de ganhar peso, acumulo de gordura no quadril e coxas, entre outros. 

 

Sempre li bastante no fórum sobre a TRT, e sempre tive em mente que iria fazer quando tivesse uns 40 anos. Mas decidi por antecipar, meu rendimento no serviço tem sido bem ruim, com baixissima disposição, fui chamado a atenção por isso. Acho que foi o estopim para minha decisão. 

 

Ha 4 anos fui em um Psiquiatra, que não fez nenhum pedido de exame e me receitou Bupropiona na qual venho tomando desde então, hoje acredito que talvez tenha sido precipitado. Após ver muitas criticas sobre diagnósticos questionáveis, fui em uma endocrinologista, ja estava decidido a iniciar a TRT mas queria entender se havia algum motivo para que ela fosse baixa, se não havia alguma outra doença conforme entendimento da endócrino a causa era a apneia. 

 

Segue os resultados dos meus exames:

Primeiro Exame    24/04/2024        
    Hematocrito    43,2    %
    Hemoglobina glicada    5,5    %
    Triglicerideos    199    mg/dl
    Glicose    92    mg/dl
    Colesterol    Total    160    
    HDL    30    
    VLDL    32    
    LDL    98    
    Não HDL    130    
    Testosterona Total    274    ng/dl
    Creatinina    1,01    mg/dl
    25-Hidroxivitamina D    38,5    ng/ml
    Acido Urico    6,2    mg/dl
    Vitamina B12    201    pg/ml
    Estradiol, 17 Beta    31,8    
    Potassio    4,4    mEq/l
    Sodio    142    mEq/l
    Paratormonio PTH INTACTO(molecula inteira)    22,3    pg/mL
    Transaminase Oxalacetica    18    U/L
    Transaminase Piruvica    20    U/L
    TSH Ultra Sensivel    2,48    microUI/ml
    microalbuminuria    1,3    mcg/mg creatinina
    albumina    3    mg/L
    Creatinina    232    mg/dL


Segundo Exame dia 28/05/2024            
    Tireoperoxidase    31    UI/ml
    Glicose    90    mg/dl
    Albumina    4,9    g/dL
    FSH    2,44    mUI/ml
    GH    0,05    ng/mL
    Insulina Basal    10,4    microUI/mL
    LH    2,43    mUI/ml
    Prolactina    10,3    ng/mL
    Tireoglobulina    1,3    UI/ml
    SHBG    13    nmol/l
    Testosterona Total    262    ng/dl
    Testosterona Livre    7,78    ng/dL
    Gama GT    29    U/L
    ACTH    37    pg/ml
    IGF-1 Somatomedina C    171    ng/mL
    Cortisol Salivar (23:00h)    1,5    nmol/L

 

Testo em 2019: 315

 

Todos dentro das referencias do laboratório, mas após muita pesquisa percebi que não são nada bons. Ressalto que de um exame para o outro fiz um mês bem focado na dieta e no treino. Tomei vitaminas, comi muita verduras e frutas na tentativa de ver a resposta da minha testosterona, e o resultado: Ela diminuiu. Se algo chamar atenção nos exames e puderem dar opiniões.

Para o endocrino que fui, poderia melhorar a testo, segundo ela muitos profissionais indicariam, mas não era a linha dela (como para 95% dos médicos). Queria me receitar Ozempic, realmente preciso abaixar o BF e estou nesse processo. Mas entre usar a testosterona com décadas de estudo e um remédio da moda (Com patente de exclusividade ainda) com 3/4 anos de mercado opto pelo primeiro. 

Poderia ter ido em outro médico, mas acredito que iriam receitar Clomid, e outras coisas antes de passarem a testo. Não achei viável pagar 450 por consulta, mais os remédios, para um problema que não vejo outra alternativa. 

 

No dia 20/06/2024 fiz a minha primeira aplicação

 

Minha TRT: 0,5 ml de Durateston Landerlan por semana (125mg).

Após um mês irei realizar novos exames para ajustar a dosagem.  Dois dias depois tomei 0,25mg de Anastrozol, estava muito retido, provável que tome essa dosagem DSDN, mas até o próximo exame irei tomando a medida que ir vendo os sintomas. 

 

Sobre a Aplicação

-Utilizei seringa de Insulina e uma agulha 25x06, tamanhos maiores me assustaram kk. 

-Pretendia fazer aplicação subcutanea, acho que seria interessante pela maior estabilidade, mas desisti ao ver comentários sobre a Durateston ser mais dolorida.

-Primeira aplicação fiz no vasto lateral, aspirei e bem lentamente apliquei, processo totalmente indolor, foi muito tranquilo, muito mais do que imaginava. Somente o musculo ficou um pouco dolorido localmente por uns 3 dias, mas nada que prejudicasse. Ainda não tive nenhum colateral, e acredito que tenha um pouco de placebo pois estou me sentindo um pouco mais animado e focado. 

Irei manter aplicações no vasto e ainda penso em Ombro ou Ventro-gluteo (teria que aprender mais sobre essa ultima). 

-Deixei o restante em outra seringa, sei que não é o ideal, mas ainda estou vendo como faria essa armazenagem.

 

O que espero com essa TRT

1º- Retirar a bupropiona futuramente, com desmame.

2º- Melhorar minha qualidade de vida no trabalho, em casa.

3º-Melhorar treino e corpo

 

"Você esta gordo, não deve usar Testo"

Entendo perfeitamente que com meu BF não deveria aplicar, mas pessoal, sejam sinceros é muito difícil emagrecer com esta testo, tenho feito de tudo nesses últimos meses antes da aplicação para diminuir o BF, mas a fadiga é enorme, vou pra academia na disciplina. Gordo não pode tratar hipogonadismo então ? Estou de olho nos sintomas do estradiol alto e irei acompanhar com exames nos próximos 30, 60 e 90 dias após isso farei de 6 em 6 meses.

 

"Essa dose vai inibir o eixo atoa"

Meu normal é 280/290, Foco em abaixar o BF antes de aumentar a dosagem, quero manter a testo em 1000-1200, não vou me furar toda semana para ficar com 600 de testo. Acredito ter que ir aumentando a dose ao longo dos anos com a saturação dos receptores. 

 

Exames que farei para controle

Testo total

Testo Livre

Hemograma completo (olho no Hematocrito)

estradiol

prolactina

colesterol LDL HDL e total

DHT

 

Duvida quanto ao uso de HCG, patroa ainda quer ter filhos futuramente. Penso em tomar HCG semestralmente o que acham ? 

 

 

 

 

Você pode manter seu eixo estável não funcional durante vida toda se você usar 250UI de HCG duas vezes na semana mês sim mês não. É protocolo básico na Europa e USA assim você não tem atrofia testicular e se mantém mais saudável. Fontes, cópia e cola no Google sobre o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 00:06, Cesar_1994 disse:

Meus amigos, esse tópico não é sobre hipertrofia e sim sobre saude e qualidade de vida. Desde ja agradeço a todas informações postadas, esse site já é um programa de saúde publica kkkkk

 

Idade: 29 anos

Altura: 1,79m

Peso: 97Kg

BF: 24,3, 5 meses atrás 29%

Treino: AB2x + Muay Thai 2x na semana e Natação 2x na semana ambas após o treino, consigo ir na academia apenas uma vez por dia $.

 

Há longos anos gabarito todos os sintomas de Hipogonadismo, mas neste período também descobri que tenho apnéia grave (80 paradas por hora), faz 6 meses que faço tratamento com o CPAP. Melhorou consideravelmente meu dia a dia, antes dormia 9 horas por dia e acordava exausto, hoje minha média são 7 horas e acordo muito melhor. Mas creio que o estrago no meu eixo hormonal pode ter uma parte irreversível pois são 29 anos de sono ruim. 

 

Sintomas:

-Depressão, muita fadiga e falta de energia, falta de concentração, facilmente tenho chorado, libido ok quando provocado mas inexistente sem incentivo, baixa recuperação sexual, ausência total de ereções matinais, irritabilidade, facilidade enorme de ganhar peso, acumulo de gordura no quadril e coxas, entre outros. 

 

Sempre li bastante no fórum sobre a TRT, e sempre tive em mente que iria fazer quando tivesse uns 40 anos. Mas decidi por antecipar, meu rendimento no serviço tem sido bem ruim, com baixissima disposição, fui chamado a atenção por isso. Acho que foi o estopim para minha decisão. 

 

Ha 4 anos fui em um Psiquiatra, que não fez nenhum pedido de exame e me receitou Bupropiona na qual venho tomando desde então, hoje acredito que talvez tenha sido precipitado. Após ver muitas criticas sobre diagnósticos questionáveis, fui em uma endocrinologista, ja estava decidido a iniciar a TRT mas queria entender se havia algum motivo para que ela fosse baixa, se não havia alguma outra doença conforme entendimento da endócrino a causa era a apneia. 

 

Segue os resultados dos meus exames:

Primeiro Exame    24/04/2024        
    Hematocrito    43,2    %
    Hemoglobina glicada    5,5    %
    Triglicerideos    199    mg/dl
    Glicose    92    mg/dl
    Colesterol    Total    160    
    HDL    30    
    VLDL    32    
    LDL    98    
    Não HDL    130    
    Testosterona Total    274    ng/dl
    Creatinina    1,01    mg/dl
    25-Hidroxivitamina D    38,5    ng/ml
    Acido Urico    6,2    mg/dl
    Vitamina B12    201    pg/ml
    Estradiol, 17 Beta    31,8    
    Potassio    4,4    mEq/l
    Sodio    142    mEq/l
    Paratormonio PTH INTACTO(molecula inteira)    22,3    pg/mL
    Transaminase Oxalacetica    18    U/L
    Transaminase Piruvica    20    U/L
    TSH Ultra Sensivel    2,48    microUI/ml
    microalbuminuria    1,3    mcg/mg creatinina
    albumina    3    mg/L
    Creatinina    232    mg/dL


Segundo Exame dia 28/05/2024            
    Tireoperoxidase    31    UI/ml
    Glicose    90    mg/dl
    Albumina    4,9    g/dL
    FSH    2,44    mUI/ml
    GH    0,05    ng/mL
    Insulina Basal    10,4    microUI/mL
    LH    2,43    mUI/ml
    Prolactina    10,3    ng/mL
    Tireoglobulina    1,3    UI/ml
    SHBG    13    nmol/l
    Testosterona Total    262    ng/dl
    Testosterona Livre    7,78    ng/dL
    Gama GT    29    U/L
    ACTH    37    pg/ml
    IGF-1 Somatomedina C    171    ng/mL
    Cortisol Salivar (23:00h)    1,5    nmol/L

 

Testo em 2019: 315

 

Todos dentro das referencias do laboratório, mas após muita pesquisa percebi que não são nada bons. Ressalto que de um exame para o outro fiz um mês bem focado na dieta e no treino. Tomei vitaminas, comi muita verduras e frutas na tentativa de ver a resposta da minha testosterona, e o resultado: Ela diminuiu. Se algo chamar atenção nos exames e puderem dar opiniões.

Para o endocrino que fui, poderia melhorar a testo, segundo ela muitos profissionais indicariam, mas não era a linha dela (como para 95% dos médicos). Queria me receitar Ozempic, realmente preciso abaixar o BF e estou nesse processo. Mas entre usar a testosterona com décadas de estudo e um remédio da moda (Com patente de exclusividade ainda) com 3/4 anos de mercado opto pelo primeiro. 

Poderia ter ido em outro médico, mas acredito que iriam receitar Clomid, e outras coisas antes de passarem a testo. Não achei viável pagar 450 por consulta, mais os remédios, para um problema que não vejo outra alternativa. 

 

No dia 20/06/2024 fiz a minha primeira aplicação

 

Minha TRT: 0,5 ml de Durateston Landerlan por semana (125mg).

Após um mês irei realizar novos exames para ajustar a dosagem.  Dois dias depois tomei 0,25mg de Anastrozol, estava muito retido, provável que tome essa dosagem DSDN, mas até o próximo exame irei tomando a medida que ir vendo os sintomas. 

 

Sobre a Aplicação

-Utilizei seringa de Insulina e uma agulha 25x06, tamanhos maiores me assustaram kk. 

-Pretendia fazer aplicação subcutanea, acho que seria interessante pela maior estabilidade, mas desisti ao ver comentários sobre a Durateston ser mais dolorida.

-Primeira aplicação fiz no vasto lateral, aspirei e bem lentamente apliquei, processo totalmente indolor, foi muito tranquilo, muito mais do que imaginava. Somente o musculo ficou um pouco dolorido localmente por uns 3 dias, mas nada que prejudicasse. Ainda não tive nenhum colateral, e acredito que tenha um pouco de placebo pois estou me sentindo um pouco mais animado e focado. 

Irei manter aplicações no vasto e ainda penso em Ombro ou Ventro-gluteo (teria que aprender mais sobre essa ultima). 

-Deixei o restante em outra seringa, sei que não é o ideal, mas ainda estou vendo como faria essa armazenagem.

 

O que espero com essa TRT

1º- Retirar a bupropiona futuramente, com desmame.

2º- Melhorar minha qualidade de vida no trabalho, em casa.

3º-Melhorar treino e corpo

 

"Você esta gordo, não deve usar Testo"

Entendo perfeitamente que com meu BF não deveria aplicar, mas pessoal, sejam sinceros é muito difícil emagrecer com esta testo, tenho feito de tudo nesses últimos meses antes da aplicação para diminuir o BF, mas a fadiga é enorme, vou pra academia na disciplina. Gordo não pode tratar hipogonadismo então ? Estou de olho nos sintomas do estradiol alto e irei acompanhar com exames nos próximos 30, 60 e 90 dias após isso farei de 6 em 6 meses.

 

"Essa dose vai inibir o eixo atoa"

Meu normal é 280/290, Foco em abaixar o BF antes de aumentar a dosagem, quero manter a testo em 1000-1200, não vou me furar toda semana para ficar com 600 de testo. Acredito ter que ir aumentando a dose ao longo dos anos com a saturação dos receptores. 

 

Exames que farei para controle

Testo total

Testo Livre

Hemograma completo (olho no Hematocrito)

estradiol

prolactina

colesterol LDL HDL e total

DHT

 

Duvida quanto ao uso de HCG, patroa ainda quer ter filhos futuramente. Penso em tomar HCG semestralmente o que acham ? 

 

 

 

 

HCG é fundamental na reposição hormonal para manter o tamanho dos testículos, um bom médico sempre irá indicar junto da reposição. Eu uso a cada 3 meses por 30 dias. Sem minha sbolas já teriam sumido kkkk faço reposição ha 5 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na quinta dia 04/07 fiz outra aplicação no vasto lateral esquerdo (terceira aplicação). Totalmente indolor, no sábado achei minha perna um pouco inchada no quadríceps mas já normalizou.

pode ser psicológico mas já sinto meu desempenho melhor no trabalho e nos treinos. Disposição tá melhor. 
Zero colaterais até o momento, sem espinhas, sem sensibilidade no mamilo, sinto uma leve retenção, irei aguardar os exames para acompanhar o estradiol. Pretendo fazer na sexta da outra semana (na quinta faria a 5 aplicação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após essas 4 aplicações já posso sentir melhoras. No trabalho venho tendo mais foco, mais disposição, mais confiança. Essa semana fiquei sem o bup devido a receita e fiquei bem, na semana antes de iniciar a TRT também fiquei e fiquei na merda. Amanha retomo com o bup e reduzi a dosagem para 150mg, O efeito psicológico acho que foi o maior beneficio até então, a confiança e outra, placebo ? Talvez, mas deu resultado. Libido melhorou demais também. Tenho reparado a minha pele com uma cor mais viva também. 

Colateral até o momento somente as bolas que estão indo embora, mas até mais demorado do que pensava. Permaneço sem espinhas (anormais)  e sensibilidade no mamilo

Nessas próximas duas semanas irei fazer exames. 

Duvida quanto ao spot da próxima aplicação, já foram 4 nos vastos (2 de cada lado) estou entre glúteo e deltoide, o vasto é muito bom de auto aplicar, fácil de aspirar. Seria um problema aplicar somente nos vastos ? 0,5 ml acredito ser muito pouco para eles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu marido tem hipogonadismo.

 Ele sempre teve a voz suave, quase nada de pelos no corpo, peito mais liso que o meu, testículos pequenos. Sempre foi magro

 Viveu normal até os 35 que foi quando ele começou a emagrecer MUITO, e no meio do caminho até encontrar o problema teve uma perda de peso drástica, redução animal de massa magra, depressão, ficou impotente, não sei se tem a ver mas a coluna dele tbm foi pro brejo essa época. Sofreu feito um FDP 

 Não sei se tem alguma coisa a ver tbm mas na adolescência ele já tinha tido problema de absorção de cálcio, ficou 6 meses em casa sem nem andar de bicicleta pra evitar fratura, ossos porosos e ele diz que sentia muita dor.  Até hj os dentes dele são frágeis e quebram com facilidade 

 

 Ele toma nebido, tivemos 2 filhos depois que ele já tava fazendo reposição hormonal. Ele já tentou tomar outras, inclusive uma testosterona da Bayer que vende aqui e não deu certo pra ele não, a genérica da nebido tbm ele disse que não se sentiu igual. Gel e cápsulas ele odiou, tinha picos de raiva (reclamacao dele mesmo).

 Só toma Nebido e tá super  super bem. Exames de adolescente os dele

 Ele tá com 45anos agora

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seu relato, uma das minhas preocupações é com a infertilidade. Talvez seja a maior. 
E importante pra quem pensa em repor antes de qualquer coisa procurar a causa dela estar baixa.
Não posso afirmar 100%, mas no meu caso a apneia parece ter feito um estrago grande no meu eixo hormonal, que mesmo após 6 meses de uso do cpap não houve uma reação que eu esperava. 

O mais difícil pra isso talvez seja achar um médico bom. Decidi iniciar por conta devido a algumas frustrações 

 

O que escutei em Algumas consultas:

“você não tem hipogonadismo, você tem barba”

”você até tem indicação para fazer reposição mas não é a minha linha de trabalho”

 

Vejo que alguns bons profissionais recebem todos os dias pessoas querendo tomar testosterona sem realmente ter hipogonadismo, cria um bloqueio enorme neles. 
 

Ficamos em dois extremos profissionais que tem um preconceito enorme (90%) e outros que são amantes que já chegam te indicando ozempic e uma durateston por semana. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...