Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato TRT - hipogonadismo/apneia


Posts Recomendados

Meus amigos, esse tópico não é sobre hipertrofia e sim sobre saude e qualidade de vida. Desde ja agradeço a todas informações postadas, esse site já é um programa de saúde publica kkkkk

 

Idade: 29 anos

Altura: 1,79m

Peso: 97Kg

BF: 24,3, 5 meses atrás 29%

Treino: AB2x + Muay Thai 2x na semana e Natação 2x na semana ambas após o treino, consigo ir na academia apenas uma vez por dia $.

 

Há longos anos gabarito todos os sintomas de Hipogonadismo, mas neste período também descobri que tenho apnéia grave (80 paradas por hora), faz 6 meses que faço tratamento com o CPAP. Melhorou consideravelmente meu dia a dia, antes dormia 9 horas por dia e acordava exausto, hoje minha média são 7 horas e acordo muito melhor. Mas creio que o estrago no meu eixo hormonal pode ter uma parte irreversível pois são 29 anos de sono ruim. 

 

Sintomas:

-Depressão, muita fadiga e falta de energia, falta de concentração, facilmente tenho chorado, libido ok quando provocado mas inexistente sem incentivo, baixa recuperação sexual, ausência total de ereções matinais, irritabilidade, facilidade enorme de ganhar peso, acumulo de gordura no quadril e coxas, entre outros. 

 

Sempre li bastante no fórum sobre a TRT, e sempre tive em mente que iria fazer quando tivesse uns 40 anos. Mas decidi por antecipar, meu rendimento no serviço tem sido bem ruim, com baixissima disposição, fui chamado a atenção por isso. Acho que foi o estopim para minha decisão. 

 

Ha 4 anos fui em um Psiquiatra, que não fez nenhum pedido de exame e me receitou Bupropiona na qual venho tomando desde então, hoje acredito que talvez tenha sido precipitado. Após ver muitas criticas sobre diagnósticos questionáveis, fui em uma endocrinologista, ja estava decidido a iniciar a TRT mas queria entender se havia algum motivo para que ela fosse baixa, se não havia alguma outra doença conforme entendimento da endócrino a causa era a apneia. 

 

Segue os resultados dos meus exames:

Primeiro Exame    24/04/2024        
    Hematocrito    43,2    %
    Hemoglobina glicada    5,5    %
    Triglicerideos    199    mg/dl
    Glicose    92    mg/dl
    Colesterol    Total    160    
    HDL    30    
    VLDL    32    
    LDL    98    
    Não HDL    130    
    Testosterona Total    274    ng/dl
    Creatinina    1,01    mg/dl
    25-Hidroxivitamina D    38,5    ng/ml
    Acido Urico    6,2    mg/dl
    Vitamina B12    201    pg/ml
    Estradiol, 17 Beta    31,8    
    Potassio    4,4    mEq/l
    Sodio    142    mEq/l
    Paratormonio PTH INTACTO(molecula inteira)    22,3    pg/mL
    Transaminase Oxalacetica    18    U/L
    Transaminase Piruvica    20    U/L
    TSH Ultra Sensivel    2,48    microUI/ml
    microalbuminuria    1,3    mcg/mg creatinina
    albumina    3    mg/L
    Creatinina    232    mg/dL


Segundo Exame dia 28/05/2024            
    Tireoperoxidase    31    UI/ml
    Glicose    90    mg/dl
    Albumina    4,9    g/dL
    FSH    2,44    mUI/ml
    GH    0,05    ng/mL
    Insulina Basal    10,4    microUI/mL
    LH    2,43    mUI/ml
    Prolactina    10,3    ng/mL
    Tireoglobulina    1,3    UI/ml
    SHBG    13    nmol/l
    Testosterona Total    262    ng/dl
    Testosterona Livre    7,78    ng/dL
    Gama GT    29    U/L
    ACTH    37    pg/ml
    IGF-1 Somatomedina C    171    ng/mL
    Cortisol Salivar (23:00h)    1,5    nmol/L

 

Testo em 2019: 315

 

Todos dentro das referencias do laboratório, mas após muita pesquisa percebi que não são nada bons. Ressalto que de um exame para o outro fiz um mês bem focado na dieta e no treino. Tomei vitaminas, comi muita verduras e frutas na tentativa de ver a resposta da minha testosterona, e o resultado: Ela diminuiu. Se algo chamar atenção nos exames e puderem dar opiniões.

Para o endocrino que fui, poderia melhorar a testo, segundo ela muitos profissionais indicariam, mas não era a linha dela (como para 95% dos médicos). Queria me receitar Ozempic, realmente preciso abaixar o BF e estou nesse processo. Mas entre usar a testosterona com décadas de estudo e um remédio da moda (Com patente de exclusividade ainda) com 3/4 anos de mercado opto pelo primeiro. 

Poderia ter ido em outro médico, mas acredito que iriam receitar Clomid, e outras coisas antes de passarem a testo. Não achei viável pagar 450 por consulta, mais os remédios, para um problema que não vejo outra alternativa. 

 

No dia 20/06/2024 fiz a minha primeira aplicação

 

Minha TRT: 0,5 ml de Durateston Landerlan por semana (125mg).

Após um mês irei realizar novos exames para ajustar a dosagem.  Dois dias depois tomei 0,25mg de Anastrozol, estava muito retido, provável que tome essa dosagem DSDN, mas até o próximo exame irei tomando a medida que ir vendo os sintomas. 

 

Sobre a Aplicação

-Utilizei seringa de Insulina e uma agulha 25x06, tamanhos maiores me assustaram kk. 

-Pretendia fazer aplicação subcutanea, acho que seria interessante pela maior estabilidade, mas desisti ao ver comentários sobre a Durateston ser mais dolorida.

-Primeira aplicação fiz no vasto lateral, aspirei e bem lentamente apliquei, processo totalmente indolor, foi muito tranquilo, muito mais do que imaginava. Somente o musculo ficou um pouco dolorido localmente por uns 3 dias, mas nada que prejudicasse. Ainda não tive nenhum colateral, e acredito que tenha um pouco de placebo pois estou me sentindo um pouco mais animado e focado. 

Irei manter aplicações no vasto e ainda penso em Ombro ou Ventro-gluteo (teria que aprender mais sobre essa ultima). 

-Deixei o restante em outra seringa, sei que não é o ideal, mas ainda estou vendo como faria essa armazenagem.

 

O que espero com essa TRT

1º- Retirar a bupropiona futuramente, com desmame.

2º- Melhorar minha qualidade de vida no trabalho, em casa.

3º-Melhorar treino e corpo

 

"Você esta gordo, não deve usar Testo"

Entendo perfeitamente que com meu BF não deveria aplicar, mas pessoal, sejam sinceros é muito difícil emagrecer com esta testo, tenho feito de tudo nesses últimos meses antes da aplicação para diminuir o BF, mas a fadiga é enorme, vou pra academia na disciplina. Gordo não pode tratar hipogonadismo então ? Estou de olho nos sintomas do estradiol alto e irei acompanhar com exames nos próximos 30, 60 e 90 dias após isso farei de 6 em 6 meses.

 

"Essa dose vai inibir o eixo atoa"

Meu normal é 280/290, Foco em abaixar o BF antes de aumentar a dosagem, quero manter a testo em 1000-1200, não vou me furar toda semana para ficar com 600 de testo. Acredito ter que ir aumentando a dose ao longo dos anos com a saturação dos receptores. 

 

Exames que farei para controle

Testo total

Testo Livre

Hemograma completo (olho no Hematocrito)

estradiol

prolactina

colesterol LDL HDL e total

DHT

 

Duvida quanto ao uso de HCG, patroa ainda quer ter filhos futuramente. Penso em tomar HCG semestralmente o que acham ? 

 

 

 

 

Editado por Cesar_1994
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Irei começar a tomar um manipulado:

 

RECEITA NUTRICIONAL
Cápsula: - Posologia: tomar 1 x ao dia após almoço ou Jantar
Selênio Quelado - 100 mcg
Vit A- Acetato de Vitamina A - 90 mcg
Ácido Ascórbico - 250 mg
Metilcobalamina -B12- 1500 mcg
Cloridrato Tiamina - 20 mg
Piridoxina B6 - 40 mg
Ferro quelado - 30 mg
Metilfolato - 400 mcg
Biotina - 2 mg
Magnésio treonato - 300 mg
Zinco Quelado - 20 mg
Cobre Quelado - 300 mcg
Colecalciferol - 2000 UI
Total 60 doses
 

Acham que poderia mudar algo ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Cesar_1994 mudou o título para Relato TRT - hipogonadismo/apneia
Em 27/06/2024 em 00:08, Cesar_1994 disse:

Irei começar a tomar um manipulado:

 

RECEITA NUTRICIONAL
Cápsula: - Posologia: tomar 1 x ao dia após almoço ou Jantar
Selênio Quelado - 100 mcg
Vit A- Acetato de Vitamina A - 90 mcg
Ácido Ascórbico - 250 mg
Metilcobalamina -B12- 1500 mcg
Cloridrato Tiamina - 20 mg
Piridoxina B6 - 40 mg
Ferro quelado - 30 mg
Metilfolato - 400 mcg
Biotina - 2 mg
Magnésio treonato - 300 mg
Zinco Quelado - 20 mg
Cobre Quelado - 300 mcg
Colecalciferol - 2000 UI
Total 60 doses
 

Acham que poderia mudar algo ? 

 

Ele vai tomar isso tudo e o resultado vai ser uns 500 reais a menos por mês na conta,  com esse dinheiro de manipulado ele acrescenta na dieta e a testo dele aumenta, não sei se para níveis normais 380+, mas que aumenta aumenta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 01:27, cadumonteiro disse:

Nutricionista te passou isso?

É prescrição pronta no software kkk

Eu sei pq é meu trabalho.

 

Uma vez fui na nutricionista indicada pela minha mãe e era coisa desse nível aí, eu tenho TDAH e já esqueço de tomar creatina quanto mais 20 comprimidos, fiz um cotação rapidinha aqui e saiu 305 só se manipulado, com isso dava para comprar :

 

1 whey 95

1 creatina 70 

1 Multi vitamínico 46

1 pré treino 60 (Flames soldier) 

1 B12 30 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 00:06, Cesar_1994 disse:

Minha TRT: 0,5 ml de Durateston Landerlan por semana (125mg).

Após um mês irei realizar novos exames para ajustar a dosagem.  Dois dias depois tomei 0,25mg de Anastrozol, estava muito retido, provável que tome essa dosagem DSDN, mas até o próximo exame irei tomando a medida que ir vendo os sintomas. 

 

Se tudo der certo, troca pra enantato.

Fica mais fácil de controlar e oscila menos o nível de testo.

 

Anastrozol não é tic tac. 1mg nessa dosagem vai zerar teu estradiol e piorar todos os seus sintomas.

 

Bupropiona pode reduzir os níveis de testo...como todo antidepressivo. 

 

Em 27/06/2024 em 00:06, Cesar_1994 disse:

Duvida quanto ao uso de HCG, patroa ainda quer ter filhos futuramente. Penso em tomar HCG semestralmente o que acham ? 

 

 

Não precisa.

 

Quanto decidirem ter filhos, vc inicia tratamento pra recuperar a fertilidade HCG + Clomifeno.

Pode demorar semanas ou meses, mas normalmente recupera 100%.

 

Deveria ter feito um espermograma antes de iniciar com a testo, vc pode ser naturalmente infértil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2024 em 01:27, cadumonteiro disse:

 

Você seguiu o roteiro básico antes de começar, nem tem o que pontuar.

 

Eu tenho hipogonadismo, faço TRT há 3 anos, e posso dizer que é uma merda viver com testo baixa.

Tenho bastante post aqui sobre isso.

 

Você não dizas parece q tem histórico de obesidade e sedentarismo, hoje já é definido como uma das causas principais de hipogonadismo, e está aparecendo em homens cada vez mais jovens.

 

Você tem que continuar a baixar o BF, isso vai ajudar no contexto geral hormonal e principalmente de saúde. Isso não se discute 

E com a testo ajustada fica mais fácil, pq vc não precisa lutar contra um exército dentro do seu corpo todo dia pra fazer um exercício.

 

Sobe seus exames tem umas coisinhas pra pontuar:

 

Glicada tá abaixo da linha de pré diabetes que é 5,7%, mas tá perto, significa q a pouco tempo você tava num quadro de pré diabetes 

Isso tbm tem impacto na testo, além ser pré diabetes claro 

 

Colesterol não tá bom, não pelo valor em si,as a relação entre as frações,dá atenção pro cardio, pelo menos 20min por dia variando intensidade 

Reduz bastante a gordura saturada (carne vermelha, manteiga, queijo gordo, alimentos com óleo de coco e palma, banha de porco, carnes processadas e embutidas)

Aumenta o consumo de gorduras mono e poli insaturadas como azeite, amendoim, castanhas, abacate, linhaça 

 

Triglicerídeos te entrega que a dieta tá boa não, muito carboidrato refinado e gordura 

 

Vit D e B12 típicas de obeso, vou falar mais pra frente 

 

Sobre a TRT que você começou:

Durateston não é a melhor opção, vai ter mais variações sanguínea.

Enantato ou cipionato são bem mais estáveis 

125mg por semana você não vai ficar 600/700 como disse, esse valor é no dia da aplicação, na maior parte da semana está mais próximo de 900/1000

 

Sobre o anastrozol você fez besteira forte 

Não se usa inibidor de aromataze sem sintomas e exame

Teu estradiol era baixo antes de começar, ele vai sim subir se a testo subir é o natural, deixa o corpo se adaptar e se regular.

Você diz q se sentiu retido 

Bebeu pouca água?

Comeu mais açúcar, sal ou gordura?

Dormiu mal?

Muito estressado?

 

Olha quanta coisa causa retenção 

Não mexa com estradiol sem sintomas 

Você pode ter 5000 de testosterona, mas se tiver com estradiol zoado não tem libido, ereção, humor 

 

Durateston é um pouco mais dolorida sim, melhor lugar é o glúteo, agulha 30x7 não tem erro, mais profunda, mais conforto pós aplicação 

 

Aplicação subcutânea com BF alto a chance de aromatização é maior 

 

TRT não significa ficar estéril, mas não precisa ficar fazendo HCG a cada 6 meses, qnd for ter filhos faz um espermograma e verifica contagem e qualidade dos espermatozóides, aí se houver necessidade, um restart com HCG.

 

 

Nutricionista te passou isso?

É prescrição pronta no software kkk

Eu sei pq é meu trabalho.

 

Acredito q te passou um contato de uma "farmácia de confiança"

De confiança pq vai ganhar comissão na receita.

 

90% do que está aí vc obtém com dieta 

 

Eu te prescreveria

Um multi vitamínico tipo o da growth 

A Vit D 2000 ui diária é o mínimo pra vc

Uma B12, dessas q tem na farmácia 

 

Vai ter o mesmo efeito e vc vai economizar uma grana 


Sobre a durateston foi a que consegui mais fácil, procurei por cipionato antes mas não consegui encontrar. Ainda tenho 7 ampolas vou ver como vai ser o andamento com ela. Acho muito legal a ideia dos Ester com meia vidas diferentes, irei ver se consigo controlá-los. 
Hoje fiz a segunda aplicação, fiz no vasto lateral direito. Tem sido bem tranquilo, acho que essa agulha não chega a ser intramuscular profunda, acredito estar sendo rasa, vou ver com o passar do tempo se aumentaria a o comprimento, a espessura tem sido bem ok, tinha medo de ter trabalho para passar o óleo, acho que tem até ajudado a aplicar um pouco mais devagar. 
Cara até que enfim alguém que entende como é ter a testo baixa, não é eximindo da minha responsabilidade, mas o desânimo é muito forte, e estava me atrapalhando de todas as formas. 
Sobre o manipulado não ficou caro, 140 60 comprimidos aqui em BH. Acho que vou experimentar, por mais que seja uma receita padrão senti um pouco de confiança na nutri, não indicou farmácia, nos dias de semana fico sozinho em bh e está difícil manter uma variedade de frutas/verduras. 
Após as 0.25 mg de anastrozol desinchei bastante foi bem nítido, ansioso por esse próximo exame pra ver esse estradiol. 
Estou tomando mais de 4 litros de água por dia espalhados. 
Colesterol vitD é vitB12 preciso de outro exame, acredito que possa ter melhorado, intensifiquei bastante o treino e a dieta após o exame. 
Minha obesidade agravou mais durante a faculdade, entrei com 85 kg e sai com 97, estabilizou por um tempo em 92kg, mas comecei a ganhar mais peso recentemente.

Editado por Cesar_1994
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...