Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[ESTUDO] Baixa intensidade = mesmos resultados de alta intensidade?


jovemsonhador

Posts Recomendados

@GuiGualano vou te marcar aqui para não poluir o diário do @Oliveiralan

 

O usuário Gui Gualano enviou um link de uma matéria de um estudo recente que diz o seguinte: 

"[...] Para ganhar força, por exemplo, treinar com cargas altas é importante. Ironicamente, no caso da hipertrofia muscular (a eterna obsessão dos que mais menosprezam o treino fofo), as evidências mais atuais mostram que não é preciso treinar pesado para ter hipertrofia. Enquanto a crença popular diz que é preciso treinar na faixa de oito a 12 repetições para que os músculos cresçam (o que corresponde a levantar de 70 a 80% do máximo que a pessoa aguenta), estudos mostram que qualquer peso acima de 30% do máximo suportado resulta nos mesmos ganhos de hipertrofia, desde que o volume de treino seja o mesmo."

Postado no Estadão por Guilherme Artioli, Bacharel, mestre e doutor USP

Minha opinião: hipertrofia ocorre através da tensão mecânica, essa que se alcança em repetições na falha ou próximas da falha, independente da carga utilizada.

 

Treinar com 80% de 1RM por exemplo faz com que você falhe na faixa de 8~12 repetições, em média.

 

Outra questão: nessa matéria, utilizaram o extremo, de que ou você treina com carga leve OU você sai "morrendo da academia, fadigado, exausto e com dores". Intensidade não tem nada a ver com dor. Dor não é sinônimo de hipertrofia.

 

Até onde eu sei, o termo "treinar fofo" não tem nada a ver com ficar gemendo na academia, sentir dor, chorar, ficar sem andar ou qualquer outra coisa. Treinar fofo = treino sem intensidade = ficar longe da falha ou pelo menos próximo dela.

 

Ponto chave: "desde que o volume de treino seja o mesmo". Esse volume citado foi referente às repetições? Para eu chegar à falha ou próximo dela com uma carga de 30% de 1RM, eu vou precisar fazer muito mais repetições. Se for isso, pode fazer sentido.

 

Enfim, abri esse tópico porque realmente quem bater o olho na matéria, vai achar que fazer 12 repetições de forma leve, longe da falha, vai ser a mesma coisa.

@GuiGualano assim que possível mande o estudo completo aqui pra nós.

EDIT: link da matéria: https://www.estadao.com.br/saude/guilherme-artioli/treino-fofo-nao-funciona-esqueca-a-ideia-de-que-exercicio-bom-faz-sofrer/

Editado por jovemsonhador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 25/06/2024 em 18:24, jovemsonhador disse:

@GuiGualano vou te marcar aqui para não poluir o diário do @Oliveiralan

 

O usuário Gui Gualano enviou um link de uma matéria de um estudo recente que diz o seguinte: 

"[...] Para ganhar força, por exemplo, treinar com cargas altas é importante. Ironicamente, no caso da hipertrofia muscular (a eterna obsessão dos que mais menosprezam o treino fofo), as evidências mais atuais mostram que não é preciso treinar pesado para ter hipertrofia. Enquanto a crença popular diz que é preciso treinar na faixa de oito a 12 repetições para que os músculos cresçam (o que corresponde a levantar de 70 a 80% do máximo que a pessoa aguenta), estudos mostram que qualquer peso acima de 30% do máximo suportado resulta nos mesmos ganhos de hipertrofia, desde que o volume de treino seja o mesmo."

Postado no Estadão por Guilherme Artioli, Bacharel, mestre e doutor USP

Minha opinião: hipertrofia ocorre através da tensão mecânica, essa que se alcança em repetições na falha ou próximas da falha, independente da carga utilizada.

 

Treinar com 80% de 1RM por exemplo faz com que você falhe na faixa de 8~12 repetições, em média.

 

Outra questão: nessa matéria, utilizaram o extremo, de que ou você treina com carga leve OU você sai "morrendo da academia, fadigado, exausto e com dores". Intensidade não tem nada a ver com dor. Dor não é sinônimo de hipertrofia.

 

Até onde eu sei, o termo "treinar fofo" não tem nada a ver com ficar gemendo na academia, sentir dor, chorar, ficar sem andar ou qualquer outra coisa. Treinar fofo = treino sem intensidade = ficar longe da falha ou pelo menos próximo dela.

 

Ponto chave: "desde que o volume de treino seja o mesmo". Esse volume citado foi referente às repetições? Para eu chegar à falha ou próximo dela com uma carga de 30% de 1RM, eu vou precisar fazer muito mais repetições. Se for isso, pode fazer sentido.

 

Enfim, abri esse tópico porque realmente quem bater o olho na matéria, vai achar que fazer 12 repetições de forma leve, longe da falha, vai ser a mesma coisa.

@GuiGualano assim que possível mande o estudo completo aqui pra nós.

Boa! Pode deixar assim que sair completo, mando sim

 

https://www.instagram.com/p/C8mg67kuyMs/?igsh=d3dnaWxwZ3JieHY3

 

 

O resumo do estudo feito é esse, quem quiser se aventurar em assinar o estadão, eu tô fora! Mas em breve quando ele postar tudo volto com o estudo completo pra debater sobre o assuntos 

 

"Esse volume citado foi referente às repetições?" Tenho essa dúvida também, perguntei pra ele já! Mas acredito que seja o volume de treino semanal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2024 em 18:26, GuiGualano disse:

Mas acredito que seja o volume de treino semanal 

 

Não faz sentido:

Cenário 1: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 30% de 1RM
Cenário 2: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 80% de 1RM

Como que em ambos os cenários podem ter o mesmo resultado em termos de hipertrofia? 

 

Esse "volume" tem que ser sobre as repetições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2024 em 18:55, jovemsonhador disse:

 

Não faz sentido:

Cenário 1: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 30% de 1RM
Cenário 2: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 80% de 1RM

Como que em ambos os cenários podem ter o mesmo resultado em termos de hipertrofia? 

 

Esse "volume" tem que ser sobre as repetições.

Achei o estudo! Porém tenho essa mesma dúvida que você. Porém acho que é volume de treino semanal por causa dessa parte do estudo

 

"Concluímos que a hipertrofia muscular é resultado de alterações intermitentes acumuladas na MyoPS pós-ER no TR, o que coincide com a atenuação progressiva do dano muscular."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2024 em 18:55, jovemsonhador disse:

 

Não faz sentido:

Cenário 1: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 30% de 1RM
Cenário 2: 10 séries semanais com 8~12 repetições com 80% de 1RM

Como que em ambos os cenários podem ter o mesmo resultado em termos de hipertrofia? 

 

Esse "volume" tem que ser sobre as repetições.

"Dano resistido em 3 semanas" t3 no gráfico... é algo acumulativo...deve ser volume semanal mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2024 em 19:07, carlosfelipe.bas disse:

 

Esse é o artigo que defende o treino fofo?

 

Acho que  o Lucas já responde sua pergunta né?

Precisa que eu imprima o estudo ou ficou mais alguma dúvida doutor Carlos Felipe? Hauahauaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/06/2024 em 19:08, Lucas, o Schrödinger disse:

volume nesse caso aí é numero de sets, é como a maioria dos estudos atuais tem tratado volume, quando é diferente eles usam o termo volume de carga (volume load)

 

os estudos mostram isso mesmo, a partir de 30-40%, desde que até a falha, considerando o mesmo volume (mesmo número de sets), a intensidade é irrelevante pra hipertrofia (tem-se a mesma hipertrofia com qualquer intensidade)

 

e, na verdade, treinar até a falha com intensidades menores é BEM mais difícil que com intensidades maiores... quem tiver dúvidas tenta fazer uma série de leg press até a falha na faixa de 20-30 reps

 

treino fofo costuma ser treinar muito distante da falha e com intensidade baixa

Confesso que sempre treinei assim

1x na semana e no próximo treino priorizava cargas e menores repetições...

 

De grande valia, vou adotar essa conduta nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...