Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Methformina é isso tudo mesmo ?


Posts Recomendados

E ae galera, então ultimamente, tenho visto muitos vídeos relacionados a methformina, porem todos com muita falta de informação. Sei que não é algo novo, mas gostaria de saber com quem ja usou ou tem conhecimento do assunto, de como usou, quais os resultados obtidos, rebote.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 21/06/2024 em 00:47, cadumonteiro disse:

Metformina é uma medicação para diabéticos tipo 2 (geralmente obesos)

 

Onde há uma grande resistência a ação da insulina.

 

Ela age reduzindo a liberação de glicose pelo fígado (quebra do glicogênio hepático e liberação de glicose no sangue)

E tbm atua ativando receptores de glicose nas membranas das células, principalmente musculares.

Trabalho esse que numa pessoa saudável seria realizado pela insulina.

O cenário ideal seria a metformina controlar a glicemia, controlando a diabetes tipo 2, reduzida sobrecarga do pâncreas e associada à uma dieta e atividade física permitir reverter esse quadro ou tornar controlado 

 

Maaaaaaaaasss na prática é diferente, pessoal toma metformina e continua a mesma vida que levou a diabetes.

 

Recentemente muitos médicos começaram a prescrever metformina para emagrecimento ou para quem está em bulking com a ideia de manter ou melhorar a sensibilidade à insulina.

 

Mas a metformina têm colaterais e um deles é exatamente inibir a via mTor, principal via de sinalização de hipertrofia muscular.

 

E no emagrecimento pode até fazer sentido caso a pessoa esteja pré diabética, com hemoglobina glicada acima de 5,7%, glicemia em jejum acima de 99, valor de insulina alto, indicando sobrecarga do pâncreas.

Nesse início é praticamente obrigatório uso da metformina.

 

Mas nem todo mundo precisa e nem por muito tempo, o próprio déficit calórico, restrição de gordura saturada, menor consumo de açúcar, maior consumo de fibras, vegetais e atividade física já promovem melhora na sensibilidade à insulina e controle da glicemia.

 

E o uso contínuo de metformina causa redução de absorção de Vit B12, desconforto gastro intestinais, tem bastante relação com piora de função renal ou até desenvolvimento de alguma patologia renal.

 

Por isso não faz sentido metformina se não for para diabetes ou pré diabetes 

Man, é quem é diabético por exemplo, e precisa tomar em Bulk, vai ter dificuldades de ganho de massa? Já que ela inibe a sinalização como tu disse? Já teve algum paciente com esse histórico?

Editado por Polaco88
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2024 em 07:03, Polaco88 disse:

Man, é quem é diabético por exemplo, e precisa tomar em Bulk, vai ter dificuldades de ganho de massa? Já que ela inibe a sinalização como tu disse? Já teve algum paciente com esse histórico?

Se for diabético tipo 1 (falta de produção de insulina) nunca vai usar metformina.

 

Vai precisar fazer ajustes nas doses e tipos de insulina (basal, rápida, ultra rápida) e ter um baita controle na contagem de carboidratos 

 

A perda de sensibilidade à insulina tbm ocorre num diabético tipo 1, mas se ele é bem controlado em relação à diabetes na sua rotina ele já vai ajustar isso no cardio, fibras, alimentação.

 

Recomendo dar uma olhada nesse perfil, nutricionista e diabético tipo 1

Olha a alimentação dele, e teve uma boa evolução de físico 

 

https://www.instagram.com/nutrimarceloceriatti?igsh=Z3loaHU2eXgybHB6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2024 em 00:13, MatheuSaizen disse:

quais os resultados obtidos

 

Metformina melhora a resposta a insulina, só isso.

Não engorda, n emagrece, n faz nada além disso.

 

Normalmente ainda dá uma constipação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo objetivo à pergunta: na minha opinião, não é tudo isso que falam e ela ainda pode fazer bullying com teu corpo pra cumprir a função dela.

 

Exemplo: até onde eu sei (e eu posso estar errado), você tem os benefícios da metformina ao custo de potencialmente prejudicar a mTOR, o que pode prejudicar síntese proteica, etc....

 

Se isso é negado pela dose correta, treino ou uso de hormonios, eu honestamente n sei, mas é algo que já me faz ficar longe dela. Isso sem comentar os vários outros efeitos colaterais que podem ocorrer.

 

Meu ponto é que você poderia dizer que a creatina, sim, é tudo isso que falam, pq ela te traz basicamente benefícios, é "natural", etc, etc.... Metformina tá longe disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...