Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

Publicidade

Postado

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

Em 20/06/2024 em 11:30, Felipe T. disse:

a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Sim, só isso.

Postado
Em 20/06/2024 em 11:33, lorenzo_EP disse:

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

Sim, só isso.

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Postado
Em 20/06/2024 em 11:38, Felipe T. disse:

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Típico perfil de quem pensa muito, mas faz pouco.

Boa sorte nos cálculos. Abraço!

Postado
Em 20/06/2024 em 11:30, Felipe T. disse:

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

Mano, entenda uma coisa: todo calculo dentro da musculação são coisas aproximadas, é só uma base

Faz 2g/kg e seja feliz, vai ajustando conforme achar necessário mas não fica pensando nessas balelas

Postado (editado)

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo

Nada a ver, cara. É mais caro porque a combinação do preço da matéria prima + processo produtivo é superior. A proteína da carne é 'pior' que a do ovo e do whey (mais ou menos igual à soja, inclusive...), e é bem mais cara.

Editado por Super Ogro
Postado

pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

Sim, qualquer pessoa que consiga fazer seu peso x2 poderia calcular, porque é isso mesmo, extremamente simples.

Postado (editado)

Referências 

Como podemos ver não  deve se resumir simplesmente fazer 2x peso ou sair comendo na base do 2xKg... O individuo pote até crescer fazendo isso (e vai pois já ta fugindo da "inercia") mas possivelmente não terá o maior potencial que poderia extrair (pois no final das contas estará ingerindo valores inferiores a 2g/Kg por conta dessas percas.. mesmo que todos os calculos sejam feitos sem levar em consideração tais coisas que disse).
Se pensar bem, o cara que da valor no dinheiro mesmo ele nem bebe a Whey/Soy dele.... ele COME.. pq uns 30% da grana dele tara sendo perdida ("E ai troxa.. paga 1Kg de Whey e leve 700g....")

Apenas estou inseguro quanto a linha de raciocínio/cálculo (eu era prof. De Fisiologia Humana, estava esperando uma contribuição mais "científica").

Mas já compreendi o nível de cada.

Agradeco a todos.

Editado por Felipe T.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...