Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Absorção proteica


Felipe T.

Posts Recomendados

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

 

Em 20/06/2024 em 11:30, Felipe T. disse:

 a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

 

Sim, só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 11:33, lorenzo_EP disse:

Minha nossa cara, por que vocês gostam de complicar tanto o que é simples?

 

 

Sim, só isso.

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 11:38, Felipe T. disse:

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo, logo é um fator que TEM peso... (Se assim n fosse n seria mais caro, não seria considerada uma proteína "superior") Logo não estou falando o desnecessário. Há algo que deve ser considerado e tenho dúvida sobre..
Eu não viria em um forum atoa.. pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

 

 

Típico perfil de quem pensa muito, mas faz pouco.

 

Boa sorte nos cálculos. Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 11:30, Felipe T. disse:

Estou em dúvida quanto ao cálculo proteico p/ uma dieta Vegana.
sabemos que o nível de absorção das proteínas oriundas da soja é de aprox. 60% e que a perca de nutrientes em refeições Líquidas (Shakes) é de aprox. 10% à 30% (irei arredondar/utilizar 20% ok..)
Estou inseguro se realizei o calculo correto pois se não, então estaria consumindo mais que 2g/Kg de proteína.
O cálculo exemplo foi:

Individuo de 74Kg, visando hipertrofia; Havendo 4 refeições sólidas e 1 Líquida / Dia.
Suponhamos que todas as refeições (inclusive a líquida) deverão fornecer a mesma quantia de proteína/Refeição logo cada deveria fornece 29,6g
(74Kg x 2g Proteína =148g ........    148g / 6Refeições= 29,6g)

Eis a dúvida/Insegurança
Se... absorve-se apenas 60% do total de proteínas vegetais, logo o total das 4 refeições sólidas (equivalente a 118,4g) no final das contas seria apenas 71,04g 
e como se não basta-se as proteínas do Shake sofreriam 2 reduções: a 1º -40% (pois absorve-se apenas 60%): ficando 17,76g  e uma segunda de aprox. 20% (pois absorve-se aprox. apenas 80% dos nutrientes "do meio aquoso", resultando finalmente em: 14,20g
Logo neste dia a quantidade REAL do total de proteínas ingerido seria de 85,24g (71,04 + 14,20) Oque para um individuo de 74Kg equivaleria à 1,15g/Kg de proteína (e não os 2g/Kg inicialmente buscado)

A dúvida é:
Pensei/calculei certo? (e logo se sim... devemos subir as quantias alimentares respeitando esse calculo ate que valores de 2g/Kg sejam atingidos)
OU....
Pensei errado, onde a conta clássica (mais simples) de 2g/Kg já estaria levando em consideração todos esses fatores (claro que dentro de uma média)

Help...

 

Mano, entenda uma coisa: todo calculo dentro da musculação são coisas aproximadas, é só uma base

 

Faz 2g/kg e seja feliz, vai ajustando conforme achar necessário mas não fica pensando nessas balelas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 11:38, Felipe T. disse:

A Whey Protein é mais cara que a albumina exatamente pq sua biodisponibilidade é superior a clara do ovo

Nada a ver, cara. É mais caro porque a combinação do preço da matéria prima + processo produtivo é superior. A proteína da carne é 'pior' que a do ovo e do whey (mais ou menos igual à soja, inclusive...), e é bem mais cara.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 11:38, Felipe T. disse:

pq até o zelador do meu prédio poderia calcular meus macros se resume-se apenas em 2x74.. n é?

 

 

Sim, qualquer pessoa que consiga fazer seu peso x2 poderia calcular, porque é isso mesmo, extremamente simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Referências 

Como podemos ver não  deve se resumir simplesmente fazer 2x peso ou sair comendo na base do 2xKg... O individuo pote até crescer fazendo isso (e vai pois já ta fugindo da "inercia") mas possivelmente não terá o maior potencial que poderia extrair (pois no final das contas estará ingerindo valores inferiores a 2g/Kg por conta dessas percas.. mesmo que todos os calculos sejam feitos sem levar em consideração tais coisas que disse).
Se pensar bem, o cara que da valor no dinheiro mesmo ele nem bebe a Whey/Soy dele.... ele COME.. pq uns 30% da grana dele tara sendo perdida ("E ai troxa.. paga 1Kg de Whey e leve 700g....")

Apenas estou inseguro quanto a linha de raciocínio/cálculo (eu era prof. De Fisiologia Humana, estava esperando uma contribuição mais "científica").

Mas já compreendi o nível de cada.

Agradeco a todos.

 

 

 

 

 

Editado por Felipe T.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...