Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Superávit calórico x macronutrientes


jovemsonhador
Ir para solução Solucionado por Super Ogro ,

Posts Recomendados

Para não prejudicar o dono do tópico que começou a discussão, trouxe pra cá porque realmente é uma dúvida minha depois do que disseram.

 

Já adianto que a minha ideia não é "discutir", provar que eu tô certo e o restante tá errado, então não vou nem perder tempo fazendo comentários dessa forma.

 

Exemplo de cenário de um superávit

1 - 500kcal de um alimento onde: maior parte gordura e baixa quantidade de proteínas/carboidratos.

2- 500kcal de um alimento onde: equilibrio entre proteínas/carboidratos/gorduras.

 

O ganho de massa muscular nos 2 cenários é exatamente o mesmo? Tirando todo o lado de ser saudável ou não, a qualidade (leia-se divisão de macros) não importa?

 

Por ser superávit calórico, é óbvio que o ganho de peso vai ocorrer (+ calorias do que o GET). Mas a questão é: o que vai ditar a qualidade desse peso (+ massa magra e - gordura)?

 

Então, seguindo essa linha de raciocínio: se eu fizer um superávit de 500kcal de uma barra de chocolate, no final, o ganho de massa muscular ocorre da mesma forma e na mesma quantidade? Tirando toda a parte de ser saudável ou não.

Se possível, gostaria de uma resposta do @cadumonteiro

 

Novamente: eu não quero provar que eu to certo ou que fulano tá errado, e muito menos causar discórdia com ninguém, Meu objetivo não é esse 🙏🏻

Editado por jovemsonhador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Solução
Em 19/06/2024 em 14:07, jovemsonhador disse:

O ganho de massa muscular nos 2 cenários é exatamente o mesmo?

Não. Ingerir mais proteína (até um limite em torno de uns 3 g/kg) otimiza o ganho de massa muscular. Algo em torno de 2 g/kg já proporciona bons ganhos e em muitos casos mais que isso pode não fazer sentido na dieta. Em outros, pode fazer.

 

Em 19/06/2024 em 14:07, jovemsonhador disse:

Tirando todo o lado de ser saudável ou não, a qualidade (leia-se divisão de macros) não importa?

Qualidade não é só divisão de macros. Dá pra comer só ovo, frango e arroz numa proporção que a divisão de macros fique ótima. É uma alimentação com qualidade? Óbvio que não. Qualidade envolve fibras, micronutrientes, fitonutrientes. Em termos estéticos, tanto uma dieta com quanto sem qualidade podem trazer ganhos parecidos. Só que sem qualidade vai ferrar com a tua saúde aos poucos e fica insustentável a longo prazo.
 

Em 19/06/2024 em 14:07, jovemsonhador disse:

Por ser superávit calórico, é óbvio que o ganho de peso vai ocorrer (+ calorias do que o GET). Mas a questão é: o que vai ditar a qualidade desse peso (+ massa magra e - gordura)?

Considerando que a dieta seja suficiente em proteína e não alta em gordura, o principal acaba sendo o tamanho do superávit. Quanto menor, menor a tendência de acumular gordura, e quanto maior o oposto.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 em 14:22, Super Ogro disse:

Não. Ingerir mais proteína (até um limite em torno de uns 3 g/kg) otimiza o ganho de massa muscular. Algo em torno de 2 g/kg já proporciona bons ganhos e em muitos casos mais que isso pode não fazer sentido na dieta. Em outros, pode fazer.

 

Foi exatamente isso que eu disse no outro tópico. Me disseram que o que importa é o superávit, mesmo que seja de um alimento com alta ou baixa quantidade de proteínas, por exemplo. Por isso inclusive abri esse tópico pra não prolongar lá.
 


@lorenzo_EP minha pergunta tá respondida aqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 em 14:38, jovemsonhador disse:

 

Foi exatamente isso que eu disse no outro tópico. Me disseram que o que importa é o superávit, mesmo que seja de um alimento com alta ou baixa quantidade de proteínas, por exemplo. Por isso inclusive abri esse tópico pra não prolongar lá.
 


@lorenzo_EP minha pergunta tá respondida aqui. Obrigado.

Cara, você mesmo está se confundindo quando fala "um superávit calórico com um alimento baixo em proteína" quando um alimento ou uma refeição isolada não vai ditar a qualidade da dieta muito menos os macros totais. Partindo desse exemplo, vamos supor que eu calcule 4 refeições na minha dieta e em uma delas seja apenas um açaí com frutas e leite condensado (baixíssimo em proteína), meu corpo não vai levar apenas isso como sendo o superávit calórico, isso vai ser parte do superávit, agora se todas as refeições forem nesses moldes faria sentido o que você tentou dizer, talvez tivesse que trocar a palavra "alimento" por "dieta", que é muito mais abrangente e faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 em 15:19, ghzinn disse:

Cara, você mesmo está se confundindo quando fala "um superávit calórico com um alimento baixo em proteína" quando um alimento ou uma refeição isolada não vai ditar a qualidade da dieta muito menos os macros totais. Partindo desse exemplo, vamos supor que eu calcule 4 refeições na minha dieta e em uma delas seja apenas um açaí com frutas e leite condensado (baixíssimo em proteína), meu corpo não vai levar apenas isso como sendo o superávit calórico, isso vai ser parte do superávit, agora se todas as refeições forem nesses moldes faria sentido o que você tentou dizer, talvez tivesse que trocar a palavra "alimento" por "dieta", que é muito mais abrangente e faz sentido.

 

Em 19/06/2024 em 15:16, cadumonteiro disse:

 

Vou colocar a mesma resposta que coloquei no Tópico original aqui também

 

Assunto bom mas chato


Pq vai ter o pessoal que vai falar: Coleman comia steak, sorvete, pizza
Jay Cutler fazia bulk imundo
Fulano, beltrano e etc e todos grandes.

Atleta precisa ter genética pra massa, desenvolvimento, estética e principalmente para uso de drogas.

O cara comer as piores coisas que tem, socado de GH e insulina, fora coisas que a gente nem sabe, batendo 9000/12000/15000 kcal não é igual os Zé daqui comendo quando muito 6000kcal
Não se bate tanta calorias com frutas, frango, arroz, macarrão

Mas algo que não observam é que mesmo com o uso das drogas eles não faziam isso o ano todo, a grande parte do tempo era tentar comer o mais limpo possível, porque já estavam porrando a saúde com as drogas e ainda mais comendo sujo.

 

Bulking é superávit calórico e ponto final.

Então basta comer qq coisa e pronto? vou crescer?
Vai, até quando e como? Essa é a pergunta certa

Uma outra pergunta talvez mais importante não vi ninguém fazer:
 

Qual o objetivo do Bulking?

As pessoas fazem um bulking para ganhar massa muscular e depois fazer um cuting para mostrar o que ganhou.
Aqui que entra a primeira diferença/consequência de um bulking limpo para um sujo.

Quanto pior for o bulking em qualidade de ganhos e alimentos mais difícil vai ser o cuting, seja pela piora metabólica, quanto pelo ganho excessivo de gordura.

Estar em superávit calórico por si só gera mudanças negativas no metabolismo, como ganho de gordura, redução da sensibilidade à insulina, aumento do LDL, redução do HDL, menor sensibilidade à leptina (controle de saciedade), aumento de pressão arterial, maior stress oxidativo, piora do intestino.

Tudo isso VAI acontecer em bulking, a diferença é que quanto mais controlado e limpo for esse bulking essas mudanças vão levar mais tempo para acontecer e serão menores.

Lembra que quando falamos em bulking bem feito estamos falando de pelo menos 6 meses, maioria das vezes pra mais.

Aí que entra esse papo de MACRO é MACRO. Sim macro é macro.

Mas nosso corpo não processa macros, processa alimentos, nutrientes, vitaminas minerais, fitoquímicos, fibras.

Açúcar não é igual arroz: digestão e absorção diferentes, velocidade de liberação no sangue diferentes, liberação de insulina diferentes, estímulo de captação no tecido muscular e adiposo diferentes

Azeite não é igual gordura da picanha: perfil de ácidos graxos diferentes (saturado e insaturado), ação no intestino MUITO diferentes, estímulo de insulina diferentes, forma de captação e transporte no sangue diferentes (LDL/HDL), metabolização no fígado diferentes, captação no tecido adiposo diferentes, estímulos de inflamação diferentes.

E com a ingestão de alimentos “mais sujos” a gente tem uma menor oferta de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos que possuem funções importantes no metabolismo, e atuariam ajudando a conter e retardar os danos causados pelo superávit calórico.

Duas pessoas fazendo tudo igual, mesmo peso/idade/altura, fazendo exatamente o mesmo treino e gasto calórico e o mesmo superávit calórico

Ambos vão ter resultados estéticos praticamente idênticos na maior parte do tempo, na maior parte do tempo.

 

“Então você está dizendo que o mesmo déficit calórico tem efeitos diferentes por conta da escolha dos alimentos?”
Sim, exatamente isso. Mas isso vai ocorrer depois de um tempo, com a piora metabólica causada pela baixa qualidade dos alimentos ocorre sim um ganho de gordura mais fácil por essa piora .

Quem faz mais limpo vai ter mais facilidade em controlar o ganho de gordura, as adaptações metabólicas vão ocorrer mais lentamente, vai conseguir manter o bulking por mais tempo e talvez o principal que não vi ninguém comentar: vai ser mais tranquilo depois fazer o cuting.
Pois a sensibilidade à insulina vai estar menos prejudicada, o intestino menos agredido, o ganho de gordura foi mais controlado, as adaptações hormonais e metabólicas foram menos agressivas.

 

Valeu cadu.

 

É isso. Só pra esclarecer, em nenhum momento sugeri que uma dieta totalmente porca seria igual a uma dieta totalmente limpa, pensando em shape. Falei que pra fazer 200-300kcal de superávit, não tem problema nenhum usar um alimento "sujo", porque ele vai simplesmente se somar ao total de macros.

 

"Sim! Se você gasta 2400 e consome 2600, são essas 200kcal "sobrando" que vão ser responsáveis para construção de massa muscular, levando em conta que os seus macros também estejam ajustados (não adianta essas 200kcal vir de alimentos de baixa qualidade porque o máximo que você vai ganhar vai ser gordura)."

 

A confusão toda foi aqui. Dá a entender que o corpo é capaz de diferenciar, tipo "opa, opa... essas 200kcal vieram do pastel que ele comeu". E não é isso, o pastel vai simplesmente estar diluído no total.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 em 16:04, lorenzo_EP disse:

 

 

Valeu cadu.

 

É isso. Só pra esclarecer, em nenhum momento sugeri que uma dieta totalmente porca seria igual a uma dieta totalmente limpa, pensando em shape. Falei que pra fazer 200-300kcal de superávit, não tem problema nenhum usar um alimento "sujo", porque ele vai simplesmente se somar ao total de macros.

 

"Sim! Se você gasta 2400 e consome 2600, são essas 200kcal "sobrando" que vão ser responsáveis para construção de massa muscular, levando em conta que os seus macros também estejam ajustados (não adianta essas 200kcal vir de alimentos de baixa qualidade porque o máximo que você vai ganhar vai ser gordura)."

 

A confusão toda foi aqui. Dá a entender que o corpo é capaz de diferenciar, tipo "opa, opa... essas 200kcal vieram do pastel que ele comeu". E não é isso, o pastel vai simplesmente estar diluído no total.

 

Po, pastel eh moh bom, tem que contar sim kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentar exemplificar essa questão

Superávit de 500kcal, imagina q nosso corpo não é tipo um tanque de gasolina que depois que vc enchei ai sim vai começar a contar o superávit.

Imagina que no dia inteiro estamos em deficit , superavit, manutenção o tempo todo e isso oscila o dia inteiro, mas no final a media dessas oscilações é oq conta se for mais ou menos que o corpo precisa.

Segundo pensamento pra ficar mais fácil o pensamento um cara que precisa de 3000kcal e vai fazer um superávit com chocolate como vc disse, imagina esse caso essa pessoa faz 10 refeições no dia, 300kcal de comida limpa e 50 kcal de chocolate (14%) de calorias "sujas", tendo em vista que essa pessoa tem baixo percentual e o resto esta tudo ok , essa pessoa esta comendo a qtd certa de proteína e gordura vindo de fontes boas,  vc acredita que isso traria uma diferença grande se fosse tudo de fontes limpas?

 

É claro que para quem quer ir no limite e passar, ser sua melhor versao qqer 1% de melhora ja é motivo para fazer mas a grande maioria das pessoas não busca isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2024 em 14:38, jovemsonhador disse:

 

Foi exatamente isso que eu disse no outro tópico. Me disseram que o que importa é o superávit, mesmo que seja de um alimento com alta ou baixa quantidade de proteínas, por exemplo. Por isso inclusive abri esse tópico pra não prolongar lá.
 


@lorenzo_EP minha pergunta tá respondida aqui. Obrigado.

Cara, tu editou um post e ficou parecendo que tá cada um falando de uma coisa diferente.

O que tu come vira praticamente tudo carbo, proteína, gordura e fibra. Tanto faz se esses nutrientes vem em grande parte de hamburger e pizza ou exclusivamente de peito de frango cozido, arroz sem sal e 1 kg de salada. Esteticamente falando, o resultado vai ser o mesmo. Agora, o lance é encaixar numa distribuição legal de carbo/proteína/gordura uma quantidade grande de lixo, o que é basicamente impossível.

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...