Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinar dia sim/dia não (dsdn) - Como organizar o volume de treino?


gbf0x

Posts Recomendados

Publicidade

Volume de treinamento vai depender da intensidade e tempo de recuperação, o que é bem relativo.

 

Para hipertrofia qualquer carga que lhe deixa na faixa de  6-12 repetições é o suficiente, dito isto é usar uma carga pra ficar dentro dessa faixa.

 

Agora o volume é algo mais complexo, por que vai depender muito do teu feeling e sobre como o corpo ta se recuperando dos treinos.

 

Eu até hoje tenho dificuldade pra acertar o volume. Fiz umas duas semanas de choque com 32 séries pra grupo grande e na terceira semana o corpo já deu sinal de que tava dando merda. Reduzi para 24 séries e aparentemente ta recuperando melhor. 

 

Inclusive, se alguém puder contribuir com conhecimento sobre o ajuste de volume, é bem vindo kkk

 

Faço PP-descanso -LPP-Descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 15:28, Eduardo Matta disse:

Inclusive, se alguém puder contribuir com conhecimento sobre o ajuste de volume, é bem vindo kkk

Pra mim o volume depende muito da pessoa e do dia, eu costumo ir aumentando 1 serie por execicio conforme me sinto, se estou me sentindo descansado, se o musculo nao esta dolorido etc... , no proximo treino eu faço essa nova autoanalise se fiquei muito cansado eu reduzo se to normal mantenho e por ai vai, ate o limite do mvr do mesociclo, e no proximo recomeço com volume baixo e vou ajustando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 15:33, Dougwar disse:

Pra mim o volume depende muito da pessoa e do dia, eu costumo ir aumentando 1 serie por execicio conforme me sinto, se estou me sentindo descansado, se o musculo nao esta dolorido etc... , no proximo treino eu faço essa nova autoanalise se fiquei muito cansado eu reduzo se to normal mantenho e por ai vai, ate o limite do mvr do mesociclo, e no proximo recomeço com volume baixo e vou ajustando.

Cara, talvez meu erro esteja ai. Eu não periodizo, vou martelando e ai quando vejo que o corpo ta pedindo eu paro 1 semana ou reduzo carga e volume até me sentir melhor. 

 

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga? Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 15:37, Eduardo Matta disse:

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga? Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

Sei que ninguém pediu a opinião do iniciante aqui mas vou dá mesmo assim, eu coloco metas de evolução de cargas bimestrais tenho uma planilha que anoto a carga que fiz o exercício e minha tenho minha meta a ser batida em 2 meses. 

 

Como funciona minha progressão, de início uma carga que consigo fazer 6 REP só aumento de carga quando eu começo a fazer 12 com 2 REP reservas. 

 

Antigamente eu fazia triângulo em todas as séries até que o careca que usa máscara aqui do fórum (esqueci o nome dele) falou que não era uma boa e sim fazer da maneira e realmente meus treinos evoluíram assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 15:37, Eduardo Matta disse:

O parâmetro que você usa para comparação de evolução é carga?

o parâmetro que eu estou usando hj é o feeling do corpo, tipo os músculos q vou trabalhar hj ainda estão doloridos?, qual a intensidade dessa dor? como foi a ultimo treino desse grupo muscular? foi tranquilo, foi médio ou foi pauleira, é mais se perguntando isso e conhecendo cada vez melhor o seu corpo, a progressão de carga, (peso e reps) vem como consequência disso. 

Certamente o pessoal mais experiente na area deve ter uma metodologia diferente, mas eu traço o plano seu o volume minimo e o maximo que é bom pra mim e com isso vou alterando conforme estou naquele dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2024 em 15:37, Eduardo Matta disse:

Se sim, devemos esperar progressão ou em repetições com aquela carga ou com peso propriamente dita a cada quantas semanas?

 

Cara, isso é extremamente individual. O ideal é você se manter em constante progressão.

 

Ex: você faz supino reto com 50kg cada lado. Seu último treino foram 3 séries, sendo 11/10/9 repetições. Se você progredir uma repetição dentro dessas 3 (ex: 11/10/10) já é progressão.

 

Outra coisa: progredir carga não é só 5 ou 10kg viu, colocar que seja 2kg a mais já é progredir.

 

Não se encane com "em quanto tempo tenho que aumentar carga" e sim em "hoje eu vou treinar melhor do que o treino passado, com pelo menos uma repetição a mais, sem sacrificar a execução".

 

Como o @Dougwar disse: "extrair o máximo daquela carga"

Editado por jovemsonhador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2024 em 22:23, jovemsonhador disse:

 

Cara, isso é extremamente individual. O ideal é você se manter em constante progressão.

 

Ex: você faz supino reto com 50kg cada lado. Seu último treino foram 3 séries, sendo 11/10/9 repetições. Se você progredir uma repetição dentro dessas 3 (ex: 11/10/10) já é progressão.

 

Outra coisa: progredir carga não é só 5 ou 10kg viu, colocar que seja 2kg a mais já é progredir.

 

Não se encane com "em quanto tempo tenho que aumentar carga" e sim em "hoje eu vou treinar melhor do que o treino passado, com pelo menos uma repetição a mais, sem sacrificar a execução".

 

Como o @Dougwar disse: "extrair o máximo daquela carga"

Progressão é essencial, mas pra isso não pode esquecer do resto, digo por experiência e por ver muitos, acabamos buscando essa progressão a qqer custo por isso disse q tem q ser pensada, primeiro vem a técnica, amplitude e a cadência, por termos uma meta de peso acabamos sacrificando essas bases que deveriam ser inegociáveis. Hj sempre paro pra analisar minha técnica e o resto.

Um cara q é exemplo disso é o Nick Walker, vc vê o cara treinando, a última repetição é igual a primeira, o cara parece um robô, técnica pura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...