Este é um post popular. T. Wall 3674 Postado Junho 17, 2024 às 13:34 Este é um post popular. Postado Junho 17, 2024 às 13:34 Nessas últimas semanas eu estava consumindo muito material de podcast da Alê Grimaldi. Assisti uma participação muito boa dela no podcast Médicos Marombas (recomendo, inclusive) onde ela praticamente fez o lançamento do e-book: Guia de Esteroides Anabólicos Androgênicos. Fiz a compra ontem e já dei uma primeira lida no material. Minha opinião O e-book visa um usuário iniciante ou com médio conhecimento. A parte de explicação do eixo HPT (HPO nas mulheres) é bem interessante e didática o que dá uma ideia da supressão do eixo e os efeitos crônico dos usos de esteroides anabolizantes. Eu faço um recorte crítico de quem é a Alê Grimaldi hoje e como ela se posiciona. Como ex-atleta e com a trajetória dela (que ela compartilha no podcast que citei acima) é fácil entender de onde ela vem e porque que ela defende os esteroides anabolizantes como "cereja do bolo". Afinal, ela é hoje uma pessoa de 52 anos, que começou a treinar com 13 anos e só foi usar hormônios quando decidiu competir profissionalmente após os 30, quase 40 anos. Além disso, é uma mulher. A grande verdade é que ela tem um ponto, quando fala a respeito de que os EAs, em teoria, deveriam ser usados para tirar pessoas de shapes BONS para shapes FODAS e, na prática, é usado como muleta para tirar pessoas de shapes medíocres para menos medíocres (ou """normais"""), vide fórum. A exposição que a Alê Grimaldi tem, hoje, exige que ela tenha um pouco mais de pudor, mesmo num conteúdo voltado para um nicho específico. E ela traz ótimas observações. Não é nem profundo demais e nem totalmente raso, muito embora tudo que ela traz no seu e-book é facilmente pesquisado na internet. Mas isto não é um demérito, pelo contrário, o grande mérito de todo conteúdo sintetizado é, justamente, a curadoria e a organização deste. São 66 páginas (duas são capaz) de conteúdo adequado, direto e útil. Dentre os capítulos destaco os seguintes: O que saber antes de planejar um ciclo, pág. 09. Blast and Cruise. Pág. 48. Esteroides anabolizantes androgênicos e o coração. Pág. 50. Tudo sobre terapia pós-ciclo (TPC). Pág. 51. No geral, percebe-se que há bastante empirismo de alguém que já viveu e lidou com o esporte por muitos anos. Eu respeito isso. Porém, a minha crítica maior são em dois pontos. 1. O primeiro deles: Nada impede uma pessoa de usar EAAs para melhorar sua qualidade de vida. Falo isso num lugar de fala de alguém que enfrentou o "vale das sombras" (recuperação do eixo) e teve depressão. Momentos onde eu não tinha ânimo de sair da cama para fazer nada. Veja, estou fazendo um recorte sobre a qualidade de vida. Estou falando de uma situação séria, quimicamente patológica e psicossocial e que, por consequência, não tem uma resolução simples. Citar Repito: os EAAs não devem ser muleta de ninguém, mas pode ser um aliado na construção de uma qualidade de vida que pode partir do físico. Com isso não quero quero fazer apologia ao uso indiscriminado, muito pelo contrário. E ratifico todos os cuidados a preocupações na relação RISCO vs RETORNO do uso de EAAs que, potencialmente, pode ser para a vida toda e pode trazer consequências irreversíveis. Porém, não acho que a visão de "cereja do bolo" seja aplicável para 90% das pessoas, porque a nossa sociedade, a minha geração, tem pressa. Nós somos inundados todos os dias nas redes sociais com físicos, corpos, mudanças artificialmente montados que se passam como naturais e achamos que aquilo é alcançável. Um pouco de estudo e empirismo deixa claro que é possível sim, mas exige esforço. Neste ponto, concordo 100% com a Alê Grimaldi, se a dieta e o treino não estiverem ajustados, não será o uso de esteroides anabolizantes que darão resultado. Temos centenas de casos na sessão de relatos dentro do fórum, o que nos leva a chegar na mesmíssima conclusão. 2. O segundo ponto de crítica: Um ponto não abordado é sobre o USO vs ABUSO. Eu vejo este ponto como consequência do primeiro. Ora, se um usuário não obtém retornos uma dose "X" (e no ebook ela trabalha com a doses, mas separados por hormônio, sem apresentar sinergias/protocolos) e os exames estão "ok", qual o pensamento imediato? Subir a dose. É neste ponto que vale o alerta de sempre e usando até as palavras da Alê Grimaldi/Jorlan: "UMA HORA VAI DAR MERDA ESSA PORRA, HEIN?!" O fato é que a tolerância à droga ou exames em dias (e isso não é realidade para uma boa parte) não quer dizer que uma hora vai dar ruim. E é ai onde muita gente se arrebenta. Quando mais estudo e aplico a filosofia de Blast and Cruise e percebo o quanto muita gente abusa de seus corpos de forma desnecessária e, sem ajustes nos dois outros pilares (dieta e treino), os resultados continuarão a serem pífios ou subótimos. Dito isto, considerei uma compra "OK", mas que não recomendo para usuários intermediários ou avançados ou, ainda, aquele iniciante que tem tempo e disposição de aprender. A informação está disponível gratuitamente na internet e, boa parte dela, no fórum. Boa sorte! 😉 Beerus, projetohuck2, Larry Fibrado Pro e 2 outros reagiu a isso 4 1
Beerus 3224 Postado Junho 17, 2024 às 13:47 Postado Junho 17, 2024 às 13:47 Em 17/06/2024 em 10:34, T. Wall disse: Estou falando de uma situação séria, quimicamente patológica e psicossocial e que, por consequência, não tem uma resolução simples. Nesse ponto é como vc disse uma situação patológica, qdo se fala de uso de anabolizantes se pressupõe o uso exclusivamente estético ou performance no treino. Se tem patologia se pesa na balança os pros e contras de usar e normalmente os pros ganham. Mas o outro ponto do abuso, é relacionado com quem usa e não esta na hora ainda, o cara tem um shape medíocre, usa dose consideráveis pra buscar um shape mediano, agora imagina oq esse cara tem q usar de produto pra ter um shape acima da media ou se for além ainda pra ter um shape competitivo em campeonato, ja ta em usando gramas nessa fase ai o cara vira profissional as dosagem vão parar no espaço, mas é como vc comentou tudo pq nao ta fazendo a base certa e acaba jogando o resultado todo nos hormônios, pois ele nunca conseguiu nada sem hormônio e acha q essa é a unica forma de ter um shape bom. T. Wall reagiu a isso 1
Vitor_Maromba 7987 Postado Junho 17, 2024 às 14:08 Postado Junho 17, 2024 às 14:08 Não queimar a largada. Usar de acordo com os receptores que possui. Polaco88, T. Wall e projetohuck2 reagiu a isso 1 2
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora