Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Progressão de carga / Repetições x Carga (Natural)


JoãoVN

Posts Recomendados

Tô a uns 4 meses na academia e comecei a progressão de carga a umas 3 semanas seria uma boa ideia fazer da maneira que vou citar abaixo ?

 

Trabalho com faixas de 6 a 8 repetições quando eu chegar a 8 em todas as séries seria hora de aumentar a carga, certo ? Mas seria interessante eu aumentar apenas as faixas de repetições com o mesmo peso ? Por exemplo, começar a fazer 10 a 12 com o mesmo peso, que fazia 6 a 8, e então quando eu conseguir fazer com 12 em todas as séries, aí sim eu aumento a carga 

Daria pra progredir e hipertrofiar da mesma forma se eu tivesse aumentado a carga logo de cara, quando cheguei no limite das faixas indo de 6 a 8 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 08/06/2024 em 15:08, JoãoVN disse:

Tô a uns 4 meses na academia e comecei a progressão de carga a umas 3 semanas seria uma boa ideia fazer da maneira que vou citar abaixo ?

 

Trabalho com faixas de 6 a 8 repetições quando eu chegar a 8 em todas as séries seria hora de aumentar a carga, certo ? Mas seria interessante eu aumentar apenas as faixas de repetições com o mesmo peso ? Por exemplo, começar a fazer 10 a 12 com o mesmo peso, que fazia 6 a 8, e então quando eu conseguir fazer com 12 em todas as séries, aí sim eu aumento a carga 

Daria pra progredir e hipertrofiar da mesma forma se eu tivesse aumentado a carga logo de cara, quando cheguei no limite das faixas indo de 6 a 8 ?

 

Qualquer coisa entre 6 a 12 está ótimo.

 

Faixa de 6 a 8 vai funcionar, faixa de 8 a 12 vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou me falar o que foi me passado na consultoria que eu fiz. 

 

Vamos pensar num progressão de cargas no treino estilo pirâmide invertida. 

 

Um exemplo: 

 

Supino 4 séries

 

1S: 10kg cada lado, 12 REP

2S: 15kg 12 REP

3S: 20 kg 10 REP 

4S: 25kg 8 REP

 

Se na última série eu fizer mais de 8 REP coloco mais peso faço mais uma série e se fizer de 6 a 8 REP eu aumento o mesmo peso que aumentei na última série nas outras, por exemplo se eu aumentei 5kg meu próximo treino é

 

1S: 15kg cada lado, 12 REP

2S: 20kg 12 REP

3S: 25 kg 10 REP 

4S: 30kg 8 REP

 

Se eu estiver fazendo errado podem me corrigir. 

Editado por Joseph1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2024 em 15:19, Joseph1 disse:

Vou me falar o que foi me passado na consultoria que eu fiz. 

 

Vamos pensar num progressão de cargas no treino estilo pirâmide invertida. 

 

Supino 4 séries 

 

Para iniciantes. 

 

1S: 10kg cada lado, 12 REP

2S: 15kg 12 REP

3S: 20 kg 10 REP 

4S: 25kg 8 REP

 

Se na última série eu fizer mais de 8 REP coloco mais peso faço mais uma série e se fizer de 6 a 8 REP eu aumento o mesmo peso que aumentei na última série nas outras, por exemplo se eu aumentei 5kg meu próximo treino é

 

1S: 15kg cada lado, 12 REP

2S: 20kg 12 REP

3S: 25 kg 10 REP 

4S: 30kg 8 REP

 

Se eu estiver fazendo errado podem me corrigir. 

 

Não tem porque complicar.

Do jeito que ele está fazendo, é muito mais simples e efetivo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2024 em 15:20, lorenzo_EP disse:

 

Não tem porque complicar.

Do jeito que ele está fazendo, é muito mais simples e efetivo.

 

Entendi agora o que ele tá fazendo. São objetivos diferentes no meu caso eu só tô preocupado em progredir carga máxima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2024 em 15:08, JoãoVN disse:

Trabalho com faixas de 6 a 8 repetições quando eu chegar a 8 em todas as séries seria hora de aumentar a carga, certo ?

Sim.
 

Em 08/06/2024 em 15:08, JoãoVN disse:

Mas seria interessante eu aumentar apenas as faixas de repetições com o mesmo peso ? Por exemplo, começar a fazer 10 a 12 com o mesmo peso, que fazia 6 a 8, e então quando eu conseguir fazer com 12 em todas as séries, aí sim eu aumento a carga 

Sim, é interessante. Séries de menos repetições (com mais carga) vão gerar algumas adaptações diferentes das de mais repetições (com menos carga).

 

Em 08/06/2024 em 15:08, JoãoVN disse:

Por exemplo, começar a fazer 10 a 12 com o mesmo peso, que fazia 6 a 8, e então quando eu conseguir fazer com 12 em todas as séries, aí sim eu aumento a carga 

Ficou confuso teu exemplo. Recomendo o seguinte, um range de repetições mais baixo nos exercícios livres e compostos (agachamento, supino, terra, desenvolvimento...), tipo 5 a 10 reps, e um pouco mais alto nos isoladores, cadeiras extensora e flexora, bíceps, tríceps, ombros, etc., tipo 8 a 15 reps. Escolhe uma carga que consiga fazer as 5 reps com 2 ou 3 de folga na primeira série e evolui a partir daí até 10 em todas as séries, aí aumenta a carga (e faz essa progressão de 8 a 15 nos isoladores). Fica bem simples de planejar e seguir e isso é o que funcionou bem pra mim.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com quatro meses de academia seu foco deve ser aprender a treinar, não to te desmerecendo, mas como tu aprende vai ditar muito seus resultados lá na frente, aprender o que é percepção de esforço, coordenação motora dos exercícios e outras variáveis voltadas ao feeling que só treinando tu vai aprimorando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal aproveitando o tópico é interessante chegar na falha em todas as séries ou não? Ou quem sabe somente na última? 
 

digamos que em 3 series de 10 a 12 repetições…

 

Consiga fazer a primeira serie 12 repetições muito facilmente 

 

A segunda serie com 12 repetições com algum esforço 

 

E a 3 séries chegue praticamente na falha 12 com apenas uma repetição em reserva.

 

é tranquilo pra hipertrofia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2024 em 15:41, Super Ogro disse:

Ficou confuso teu exemplo

Eu acho que entendi o que ele falou depois de reler bastante. 

 

Acho que é o seguinte 

 

Kg      REP  série 

2.        12.    1

4.        10    2

6.         8.    3

 

Digamos que se passar 1 meses e ele estiver fazendo 

 

Kg      REP  série 

2.        12.    1

4.        12     2

6.        12    3

 

Ele vai aumentar o peso da para que fique. 

 

Kg      REP  série 

6.        12.    1

8.        10     2

10.       8     3

 

 

Pelo menos foi assim que eu entendi. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...