Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o caminho?


Posts Recomendados

Olá a todos!

 

Tenho 37 anos, treino há 4 anos consistentemente. Antes da pandemia era muito magro, pesava 57 kilos para 180cm de altura. Em 2020 comecei a engordar, devido ao estilo de vida mais parado e cheguei a pesar 75kg, mas estava "gordo". Comecei então a fazer ciclismo enquanto os ginásios estavam fechados, sendo que depois fiquei assíduo na musculação. Inicialmente obtive bastantes resultados, perdi gordura e ganhei musculo, mas agora acho que cheguei a um impasse. Já fiz um bulk até 78 kg, seguido de um cut até ao meu peso atual de 70kg, mas o problema é que o meu BF pouco baixou. Passei de 19% para 17% e agora estabilizou. Não quero perder mais peso, porque já me sinto "pequeno", mas gostava de poder fazer outro bulk e manter a definição que tenho atualmente. O que me recomendam?

 

Seguem os meus dados:

 

Idade: 37

Peso: 70kg

Altura: 180cm

BF: 17%

Treino: 5 vezes por semana de musculação com 20 min de cardio no final e 2 vezes ciclismo ( costumo fazer 40km em +/- 1h30 cada sessão).

 

Segue uma foto:

 

 

spacer.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 - Ser realista e medir expectativas, demora pra caralho, mesmo se injetando.

2 -Bulking lento. Essas fases de 4 meses de bulking é idiotice, cutting em 4 meses ainda faz sentido, mas pra voltar a bulkar o mais rápido possível.

3- Vai ficar feio antes de ficar bonito. Acumular um pouco de gordura é normal.

 

Dieta vai acabar sendo o principal, se tiver superávit e o treino melhorar não tem como não crescer. Fica fácil esquecer disso quando todo conteúdo que tu consome são caras que treinam a 10+ anos (e possivelmente nem são naturais) que até em off ficam postando foto com abdômen trincado e ombros estriados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

 

Vou então iniciar um bulk com um ligeiro superavit. 

 

Qual a meta realista de peso ganho por semana, de modo a ganhar o mínimo de gordura possível?

 

Devo continuar com o cardio?

 

Não referi anteriormente mas em termos de suplementação uso o seguinte:

 

-  Multivitaminico

- Creatina

- Omega 3

 

Não tomo Whey porque sou intolerante à lactose, e enjoo facilmente de batidos.

 

A minha dieta consiste em:

 

Pequeno almoço: 50g Nestum zero arroz + 200ml leite mimosa 25g proteina sem lactose

      1 Laranja/kiwi

      1 comprimido do multivitaminico

      4 capsulas de omega 3

 

Meio da manhã: 1 Pudim proteico milbona ( 20g de proteina)

                            1 Pêra / Maçã

                             20g caju

Almoço: 200g arroz + 150g carne/peixe (normalmente frango/vaca/salmão/robalo/dourada)

                   ( não faço sempre grelhados, por exemplo: frango estufado com ervilhas e cenouras)

 

Meio da tarde: Sandes (pão de forma) de atum ( em água 125g) com um pouco de maionese magra e rúcula

                         1 pera/maça/laranka/kiwi

Pré treino. 1 Banana + 5g creatina

 

Jantar: O mesmo que o almoço. Por vezes como apenas uma sopa de legumes com batata (400ml) e uma peça de proteina (normalmente frango 150-200g)

 

não costumo fazer refeição antes de dormir pois essa hora é próxima do meu jantar.

 

Bebo entre 2,5 a 3 litros de água por dia.

 

Durmo entre 7 a 8 horas. 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Qual a meta realista de peso ganho por semana, de modo a ganhar o mínimo de gordura possível?

 

 

1kg a 1,5kg por mês.

 

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Devo continuar com o cardio?

 

Sim, cardio é saúde.

 

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Não referi anteriormente mas em termos de suplementação uso o seguinte:

 

-  Multivitaminico

- Creatina

- Omega 3

 

Não tomo Whey porque sou intolerante à lactose, e enjoo facilmente de batidos.

 

A minha dieta consiste em:

 

Pequeno almoço: 50g Nestum zero arroz + 200ml leite mimosa 25g proteina sem lactose

      1 Laranja/kiwi

      1 comprimido do multivitaminico

      4 capsulas de omega 3

 

Meio da manhã: 1 Pudim proteico milbona ( 20g de proteina)

                            1 Pêra / Maçã

                             20g caju

Almoço: 200g arroz + 150g carne/peixe (normalmente frango/vaca/salmão/robalo/dourada)

                   ( não faço sempre grelhados, por exemplo: frango estufado com ervilhas e cenouras)

 

Meio da tarde: Sandes (pão de forma) de atum ( em água 125g) com um pouco de maionese magra e rúcula

                         1 pera/maça/laranka/kiwi

Pré treino. 1 Banana + 5g creatina

 

Jantar: O mesmo que o almoço. Por vezes como apenas uma sopa de legumes com batata (400ml) e uma peça de proteina (normalmente frango 150-200g)

 

não costumo fazer refeição antes de dormir pois essa hora é próxima do meu jantar

 

A dieta precisa estar pesada, registrada e com os macros detalhados. É a ÚNICA forma de ter controle sobre ganho/perda de peso. Cuidado com "1 banana, um pouco de mainese...", etc. Tudo deve ser pesado, uma banana pode pesar 60 ou 100g, por exemplo.

 

Dá uma lida:
 

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-natural-anti-cutting-em-manutenção/?do=findComment&comment=3320700

 

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-natural-anti-cutting-em-manutenção/?do=findComment&comment=3317748

 

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/260978-a-fichinha-básica-que-serve-pra-90-dos-iniciantes/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Qual a meta realista de peso ganho por semana, de modo a ganhar o mínimo de gordura possível?

 

Sou até mais conservador que o Lorenzo nessa questão, gosto de mirar de 800~1000g por mês. Tenha em mente que quanto mais lento, maior será a qualidade do ganho adquirido.

 

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Devo continuar com o cardio?

 

Sim, vai ser extremamente benéfico para melhorar a sua sensibilidade a insulina e auxiliar seu bulking a ser mais prolongado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 06:58, Basto1986 disse:

Obrigado pela resposta.

 

Vou então iniciar um bulk com um ligeiro superavit. 

 

Qual a meta realista de peso ganho por semana, de modo a ganhar o mínimo de gordura possível?

 

Devo continuar com o cardio?

 

Não referi anteriormente mas em termos de suplementação uso o seguinte:

 

-  Multivitaminico

- Creatina

- Omega 3

 

Não tomo Whey porque sou intolerante à lactose, e enjoo facilmente de batidos.

 

A minha dieta consiste em:

 

Pequeno almoço: 50g Nestum zero arroz + 200ml leite mimosa 25g proteina sem lactose

      1 Laranja/kiwi

      1 comprimido do multivitaminico

      4 capsulas de omega 3

 

Meio da manhã: 1 Pudim proteico milbona ( 20g de proteina)

                            1 Pêra / Maçã

                             20g caju

Almoço: 200g arroz + 150g carne/peixe (normalmente frango/vaca/salmão/robalo/dourada)

                   ( não faço sempre grelhados, por exemplo: frango estufado com ervilhas e cenouras)

 

Meio da tarde: Sandes (pão de forma) de atum ( em água 125g) com um pouco de maionese magra e rúcula

                         1 pera/maça/laranka/kiwi

Pré treino. 1 Banana + 5g creatina

 

Jantar: O mesmo que o almoço. Por vezes como apenas uma sopa de legumes com batata (400ml) e uma peça de proteina (normalmente frango 150-200g)

 

não costumo fazer refeição antes de dormir pois essa hora é próxima do meu jantar.

 

Bebo entre 2,5 a 3 litros de água por dia.

 

Durmo entre 7 a 8 horas. 

  

Sua dieta está bem limpa, oq é bom. 

Mas falta calorias ai... ta contando? pra sua altura vc tem q comer mais, ainda mais pelo gasto calorico q citou ( cardio 5x e bike ) fora o treino em si. Elabore melhor uma dieta de bulking, com mais carbos etc e faça refeições livres se vc curtir, senão, pode continuar limpo msm. Mas tem q meter mais comida mano.

E eu colocaria mais um descanso, meu desempenho treinando 5x seguidas não é o mesmo, no 3° dia meu rendimento já é menor pela intensidade dos treinos anteriores, então faço 3 descanso 1, faço mais 2 e descanso mais 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez pelas respostas.

 

Esta semana já não consigo pesar a comida. Eu trabalho fora e preparo as minhas marmitas no domingo para trazer para o meu local de trabalho.

 

Vou almejar um superavit de 200-300kcal diárias.

 

No domingo publico aqui as minhas marmitas com o peso e informações nutricionais.

 

Acham que devo incluir mais algum alimento ou suplemento na minha dieta?

 

Vou iniciar o diário com fotos e pretendo publicar pelo menos uma vez por semana. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 07:37, Basto1986 disse:

Acham que devo incluir mais algum alimento ou suplemento na minha dieta?

 

A resposta tem que vir de ti.

 

Está ganhando peso conforme planejou ingerindo todos os dias o que está no plano?

 

Caso sim, não tem pra que adicionar mais comida. Caso não, adicione aos poucos e monitore.

 

Precisa suplementar alguma coisa, ou utilizar de um suplemento para facilitar a rotina?

 

Caso sim, use, é pra isso que é feito. Caso não, pra quê?

 

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 11:26, Cavalo doido disse:

Sua dieta está bem limpa, oq é bom. 

Mas falta calorias ai... ta contando? pra sua altura vc tem q comer mais, ainda mais pelo gasto calorico q citou ( cardio 5x e bike ) fora o treino em si. Elabore melhor uma dieta de bulking, com mais carbos etc e faça refeições livres se vc curtir, senão, pode continuar limpo msm. Mas tem q meter mais comida mano.

E eu colocaria mais um descanso, meu desempenho treinando 5x seguidas não é o mesmo, no 3° dia meu rendimento já é menor pela intensidade dos treinos anteriores, então faço 3 descanso 1, faço mais 2 e descanso mais 1.

 

Eu descanso sexta feira. No Sábado faço ginásio e bicicleta e no domingo apenas bicicleta, mas nem sempre faço. Talvez seja melhor cortar mesmo no cardio de domingo. Mas não me sinto esgotado, tenho treinado assim durante estes dois últimos anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2024 em 07:37, Basto1986 disse:

Vou almejar um superavit de 200-300kcal diárias.

 

É o ideal.

 

Em 05/06/2024 em 07:37, Basto1986 disse:

Acham que devo incluir mais algum alimento ou suplemento na minha dieta?

 

Suplementos entram quando falta algo na dieta.

 

Pros micronutrientes me guio por exames, por exemplo, suplemento vit. D porque sempre dava insuficiente.

Já os macronutrientes vão depender da dieta, quando tu detalhar os macros vamos ter uma noção melhor se falta comida (carboidratos, proteínas, gordura). Se a comida der conta deles, não precisa suplementar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...