Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Intolerância a exercício / Desânimo intenso após musculação.


z0rb

Posts Recomendados

Alguém aqui sabe se musculação e outros exercícios intensos pode causar problemas com desânimo intenso ate pra sair da cama? Não estou me referindo a mera preguiça nem apenas depressão, é algo muito mais forte.

 

Comigo aconteceu após alguns meses (quase dois anos se contar a pausa por lesão) malhando pesado todos os dias e fazendo HIIT, aumentando a intensidade e a duração dos exercícios com frequência. Nessa época eu estava cuidando da saúde como nunca, porém de um dia por outro fiquei totalmente apático e letárgico. Até insisti por algumas semanas mas como não estava dando resultado acabei desanimando e parando de malhar, já que meu objetivo era muito mais saúde que estética.

 

Recentemente comecei a ler sobre alguns problemas de saúde que tenho e descobri uma coisa pouco discutida chamado "intolerância a exercício", que pode ser sintoma de outras doença como as doenças autoimunes. As doenças autoimunes nem sempre se manifestam, algumas pessoas tem isso a vida inteira e só descobrem após décadas. A intolerância a exercício na doença autoimune pode aparecer logo após os exercícios, ou após vários meses como no meu caso.

Além disso eu também tinha rosáceas (que não é considerado doença autoimune mas pode estar relacionado), e lembro de ter desenvolvido algo que na época eu pensei que fosse uma alergia devido ao consumo de levedura de cerveja, com vermelhidão intensa e coceira no corpo todo. Mas isso não se repetiu quando voltei a consumir a mesma após algumas semanas.

 

Eu já fui num clínico geral que fez exame de sangue sem detectar nada, e numa dermatologista que me receitou antibiótico pra rosáceas sem exame algum. Não sou anticiência mas é nítido que a maioria dos médicos não estão preparados pra detectar esse tipo de doença mais raro. Enfim, alguém sabe algo sobre isso? Por exemplo, alguém com doença autoimune que teve essas complicações após malhar?

 

ps: Eu já tive depressão grave, e mesmo deprimido e sedentário eu ainda tinha mais energia do que com esse episódio.

Editado por z0rb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bem mais provável que seja viés de confirmação do que intolerância a exercício.

 

Da até preguiça, mas se vc descrevesse detalhadamente teus hábitos (estilo de vida), como é a dieta e a qualidade do sono, só aqui já vai dar pra achar inúmeros erros que tem mais chances de estar causando isso do que intolerância a exercício/problema autoimune.

 

Exemplo: se eu te perguntar sobre dieta e tua resposta é algo parecido com "minha dieta é balanceada" ou "tenho dieta saudável", eu já sei que nem faz dieta e pode ter uns 1000 erros aqui já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consigo imaginar mil outras coisas que poderiam dar indisposição, antes de 'intolerância a exercício por doença autoimune'. Como é teu trabalho, te sente satisfeito e realizado nele? Tem esposa, namorada, namorado? Como é a relação com a família? Tem coisas que tem motivam a sair da cama e tocar teu dia? Planos, projetos? Sinceramente, acho que isso é muito mais papo pra psiquiatra/psicólogo, ainda mais tu tendo dito que já saiu de depressão grave, do que fórum de musculação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2024 em 18:40, z0rb disse:

Alguém aqui sabe se musculação e outros exercícios intensos pode causar problemas com desânimo intenso ate pra sair da cama? Não estou me referindo a mera preguiça nem apenas depressão, é algo muito mais forte.

 

Comigo aconteceu após alguns meses (quase dois anos se contar a pausa por lesão) malhando pesado todos os dias e fazendo HIIT, aumentando a intensidade e a duração dos exercícios com frequência. Nessa época eu estava cuidando da saúde como nunca, porém de um dia por outro fiquei totalmente apático e letárgico. Até insisti por algumas semanas mas como não estava dando resultado acabei desanimando e parando de malhar, já que meu objetivo era muito mais saúde que estética.

 

Recentemente comecei a ler sobre alguns problemas de saúde que tenho e descobri uma coisa pouco discutida chamado "intolerância a exercício", que pode ser sintoma de outras doença como as doenças autoimunes. As doenças autoimunes nem sempre se manifestam, algumas pessoas tem isso a vida inteira e só descobrem após décadas. A intolerância a exercício na doença autoimune pode aparecer logo após os exercícios, ou após vários meses como no meu caso.

Além disso eu também tinha rosáceas (que não é considerado doença autoimune mas pode estar relacionado), e lembro de ter desenvolvido algo que na época eu pensei que fosse uma alergia devido ao consumo de levedura de cerveja, com vermelhidão intensa e coceira no corpo todo. Mas isso não se repetiu quando voltei a consumir a mesma após algumas semanas.

 

Eu já fui num clínico geral que fez exame de sangue sem detectar nada, e numa dermatologista que me receitou antibiótico pra rosáceas sem exame algum. Não sou anticiência mas é nítido que a maioria dos médicos não estão preparados pra detectar esse tipo de doença mais raro. Enfim, alguém sabe algo sobre isso? Por exemplo, alguém com doença autoimune que teve essas complicações após malhar?

 

ps: Eu já tive depressão grave, e mesmo deprimido e sedentário eu ainda tinha mais energia do que com esse episódio.

 

Pare de fazer exercícios e veja se resolve. Acredito que não.

 

Volte a fazer exercícios e procure a causa real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2024 em 18:40, z0rb disse:

Não estou me referindo a mera preguiça nem apenas depressão, é algo muito mais forte.

 

SNC frito.

 

É a única justificativa plausível do que achar que vc é especial a ponto de ter uma condição extremamente rara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...