Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Descanso entre séries e estratégia do professor


gabi92

Posts Recomendados

Meu professor na academia me passou uma série mais ou menos assim

 

Série A (entre as séries ABC)

Puxada 8 reps > 10 > 12 > 15 (x4)

Puxada triangulo 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Remada aberta 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Remada unilateral 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Pullover em pé no cross 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Biceps no banco scott 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Bíceps alternado 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Bíceps concentrado 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

 

O descanso entre os exercícios seria de 40 segundos e não poderia passar disso

O descanso entre a série e outra, por exemplo, da puxada para o triangulo seria de 3 minutos

Todos indo até a falha

O professor me disse que no primeiro exercício da série eu faria com mais força enquanto que nos outros não faria por causa do tempo de descanso. Recrutando o máximo de fibras possíveis

Porém o que me assustou é que no final do treino eu não consegui fazer o bíceps concentrado com 6kg em 15 reps, sendo que eu fazia com 22kg em condições normais. E agora estou morrendo de cansaço e com espasmos. Isso é normal?

O treino está bom? A estratégia dele é boa? Está muito pesado?

Editado por gabi92
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 06/05/2024 em 21:37, gabi92 disse:

O professor me disse que no primeiro exercício da série eu faria com mais força enquanto que nos outros não faria por causa do tempo de descanso. Recrutando o máximo de fibras possíveis

Porém o que me assustou é que no final do treino eu não consegui fazer o bíceps concentrado com 6kg em 15 reps, sendo que eu fazia com 22kg em condições normais. E agora estou morrendo de cansaço e com espasmos. Isso é normal?

O treino está bom? A estratégia dele é boa? Está muito pesado?

 

  • Depende
  • Não é todo músculo que vai responder bem a estresse metabólico.
  • Pode ser uma estratégia válida pra bíceps, mas pra costas já não acho interessante.
  • Falha em todas as séries? É uma estratégia que funciona melhor com volume de treino baixo, e pode gerar acumulo de fadiga sobre fadiga a cada treino.

Parece ser só uma estratégia comercial pra fazer o cliente ter um nível de esforço alto, achar que está treinando pesado e ainda fazer um treino rápido pra liberar espaço dentro da academia.

 

Obs: Rosca Concentrada com 22kg? Se a execução estiver 100% controlada e robotizada, vc é bem forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2024 em 21:37, gabi92 disse:

Meu professor na academia me passou uma série mais ou menos assim

 

Série A (entre as séries ABC)

Puxada 8 reps > 10 > 12 > 15 (x4)

Puxada triangulo 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Remada aberta 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Remada unilateral 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Pullover em pé no cross 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Biceps no banco scott 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Bíceps alternado 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

Bíceps concentrado 8 > 10 > 12 > 15 (x4)

 

O descanso entre os exercícios seria de 40 segundos e não poderia passar disso

O descanso entre a série e outra, por exemplo, da puxada para o triangulo seria de 3 minutos

Todos indo até a falha

O professor me disse que no primeiro exercício da série eu faria com mais força enquanto que nos outros não faria por causa do tempo de descanso. Recrutando o máximo de fibras possíveis

Porém o que me assustou é que no final do treino eu não consegui fazer o bíceps concentrado com 6kg em 15 reps, sendo que eu fazia com 22kg em condições normais. E agora estou morrendo de cansaço e com espasmos. Isso é normal?

O treino está bom? A estratégia dele é boa? Está muito pesado?

Descanso curto e falhar em todas as séries gera um estresse grande estresse metabólico e você provavelmente vai perder performance no resto do seu treino.
agora se você é iniciante e está apenas em um treino adaptativo para aprendizado neuro motor, não tem problema descansar 80 a 120 segundos, mas com o passar do tempo esse descanso maior ira te promover um ganho de força maior devido a progressão de carga, por consequência terá mais hipertrofia.
Agora falhar em todas as séries não é muito benéfico mesmo para iniciantes, já foi comprovado pela ciência que falhar e chegar próxima da falha teve os mesmo resultados na hipertrofia e chegar próximo pode até ser mais benéfica para render em todos os exercícios, maior progressão de carga e melhor preservação da articulações.
Se for falhar, falhe pontualmente em máquinas ou exercícios mais simples que não exijam uma complexidade (isolados)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou cancelar essa série. Eu pedi ao professor que ganhasse mais condição física, e avisei se era até a falha e ele concordou. Vou parar agora pq tenho medo de mais complicações piores do que o overtraining pq eu desgastei demais o bíceps e o antebraço. Eu tive espasmos no antebraço, coisa que nunca tive. Péssimo professor, nunca mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2024 em 01:21, gabi92 disse:

Eu vou cancelar essa série. Eu pedi ao professor que ganhasse mais condição física, e avisei se era até a falha e ele concordou. Vou parar agora pq tenho medo de mais complicações piores do que o overtraining pq eu desgastei demais o bíceps e o antebraço. Eu tive espasmos no antebraço, coisa que nunca tive. Péssimo professor, nunca mais.

Esses espasmos são fadiga mesmo, excesso de estímulo, normal.

 

Sobre overtraining não é tão fácil assim chegar.

 

Mas o desgaste do sistema nervoso central é bem fácil de atingir.

 

Pega uma ficha básica aqui do fórum mesmo, um ABC ou ABC2x

 

Vai ser bem melhor.

 

Professor de academia (principalmente de rede) é orientado a te passar treinos rápidos pra vc não demorar na academia, esses treinos cheio de firula, descanso curto pra vc ficar desgastado e não ir todo dia, isso foi dito pra mim por mim professor da smartfit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2024 em 01:31, cadumonteiro disse:

Sobre overtraining não é tão fácil assim chegar.

Não, não é tão fácil mas imagine que ele mantendenha esse ritmo e vá jogar uma pelada na sexta a noite e fazer uma corrida no sábado... A chance rabdomiólise aumenta e muito dependendo do nível de estresse gerado pelo treino. 

 

Conheço gente que treinava musculação até arder (treino fofo), foi para uma competição de Crosfit no sábado e pedal no domingo e quase morre foi direto para UTI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2024 em 21:37, gabi92 disse:

O treino está bom? A estratégia dele é boa? Está muito pesado?

Não, está fofo visto que você é iniciante e não tem uma boa consciência corporal. 

 

A estratégia dele não é direcionada a você. 

 

Pesado no sentido bom ou ruim ?! O treino está exaustivo e acredito que você não vá ter uma boa progressão de cargas dessa maneira. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2024 em 04:47, Joseph1 disse:

Não, não é tão fácil mas imagine que ele mantendenha esse ritmo e vá jogar uma pelada na sexta a noite e fazer uma corrida no sábado... A chance rabdomiólise aumenta e muito dependendo do nível de estresse gerado pelo treino. 

 

Conheço gente que treinava musculação até arder (treino fofo), foi para uma competição de Crosfit no sábado e pedal no domingo e quase morre foi direto para UTI. 

Eu to com medo disso, nem consegui dormir e estou com bíceps ainda doendo. Devo ir no médico hj mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um treino normal de academia, qualquer professor de sala vai te passar isso.
Sinceramente acho que ta gerando preocupação demais em cima do treino. 
Eu ja fiz treino muito pior do que esse e não morri, nao me lesionei e nem fiquei invalido. 
Não tem um treino perfeito pra voce, se voce quer melhorar vai ter que pagar um coach/personal experiente ou estudar por conta propria, e mesmo assim sempre haverão discordancias entre as pessoas sobre o que é melhor pra voce ou não.
Resumindo, só faz.
Não é porque o descanso é 40s que não vai ter resultado, treinei com 1 min de descanso e cheguei até os 40 de braço (pra epoca era bastante).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...