Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteínas g/kg corporal ou g/kg massa magra?


Cdot
Ir para solução Solucionado por Lucas, o Schrödinger ,

Posts Recomendados

Já ando lendo por muitos fóruns e blogs que a ingestão de proteínas devem estar relacionadas pela média de 1,6~2g/kg corporal.

Mas minha leiga dúvida é a seguinte: por qual motivo devemos consumir proteínas onde o peso deve estar relacionado ao peso total corporal ao invés de focar no peso total magro?

Abstenha a relação de atletas para a minha dúvida principal, foque apenas pessoas normais com vidas normais. 

 

 

Motivo principal de minha dúvida pertinente: 

Não vejo necessidade de um obeso de 140kg consumir proteínas entre 1,6g~2g/peso corporal, pois seria inviável economicamente e nutricionalmente, pois a quantidade de carne e alimentos proteicos seriam enormes para conseguir bater essa meta. Por este motivo me indago dessa decisão universal. 

 

 

Obs.: Sou um entusiasta em nutrição, ou seja dependo de vídeos, blogs e outros materiais de fóruns para formular conceitos de nutrição e musculação para aplicar no  meu cotidiano, se alguém conseguir me fornecer um livro guia de estudos para compreender melhor e mais a fundo sobre o funcionamento da nutrição e musculação eu ficaria grato!

 

 

Editado por Cdot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 21/04/2024 em 12:59, Cdot disse:

Já ando lendo por muitos fóruns e blogs que a ingestão de proteínas devem estar relacionadas pela média de 1,6~2g/kg corporal.

Mas minha leiga dúvida é a seguinte: por qual motivo devemos consumir proteínas onde o peso deve estar relacionado ao peso total corporal ao invés de focar no peso total magro?

Abstenha a relação de atletas para a minha dúvida principal, foque apenas pessoas normais com vidas normais. 

 

 

Motivo principal de minha dúvida pertinente: 

Não vejo necessidade de um obeso de 140kg consumir proteínas entre 1,6g~2g/peso corporal, pois seria inviável economicamente e nutricionalmente, pois a quantidade de carne e alimentos proteicos seriam enormes para conseguir bater essa meta. Por este motivo me indago dessa decisão universal. 

 

 

Obs.: Sou um entusiasta em nutrição, ou seja dependo de vídeos, blogs e outros materiais de fóruns para formular conceitos de nutrição e musculação para aplicar no  meu cotidiano, se alguém conseguir me fornecer um livro guia de estudos para compreender melhor e mais a fundo sobre o funcionamento da nutrição e musculação eu ficaria grato!

 

 

Claramente não leu muito só bateu o olho, essa recomendaçao é para um indivíduo saudável, obesidade é doença, assim como sarcopenia TB é doença, diabetes etc...

Para cada doença tem sua recomendação tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2024 em 13:03, Dougwar disse:

Claramente não leu muito só bateu o olho, essa recomendaçao é para um indivíduo saudável, obesidade é doença, assim como sarcopenia TB é doença, diabetes etc...

Para cada doença tem sua recomendação tb

Então a relação entre o tecido adiposo é irrelevante para indivíduos saudáveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmao, tu pode usar as duas métricas…

 

São feitos estudos que testaram diferentes valores de proteína e fizeram relações onde se encontraria um local ótimo entre a quantidade de proteína consumida e o quanto tu conseguiria de hipertrofia

 

existem métricas que levam em conta o peso total e outras que levam o peso magro para fazer o cálculo dos macros, as duas dão certo desde que tu use os valores corretor

 

obs: falar em 1,6-2,2g/kg de peso total são valores absolutamente genéricos que em geral dão resultado para maioria das pessoas(tu pode usar valores menor que esse e ter resultado e pode usar tranquilamente 3-4g/kg de proteína e ter mais resultado do que com 2g/kg)

 

obs 2: nutrição não é só contar macro e caloria, tem que levar em conta saciedade, microbiota, preferências pessoais e etc, então apesar de teoricamente algum obeso não precise de tanta proteína, tu pode trabalhar sim sem problemas nenhum…

 

obs 3: da mesma forma que tu pode fazer déficit ou superávit muito maiores do que 500kcal visando emagrecimento ou ganho de massa muscular 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2024 em 12:59, Cdot disse:

Já ando lendo por muitos fóruns e blogs que a ingestão de proteínas devem estar relacionadas pela média de 1,6~2g/kg corporal.

Mas minha leiga dúvida é a seguinte: por qual motivo devemos consumir proteínas onde o peso deve estar relacionado ao peso total corporal ao invés de focar no peso total magro?

Abstenha a relação de atletas para a minha dúvida principal, foque apenas pessoas normais com vidas normais. 

 

 

Motivo principal de minha dúvida pertinente: 

Não vejo necessidade de um obeso de 140kg consumir proteínas entre 1,6g~2g/peso corporal, pois seria inviável economicamente e nutricionalmente, pois a quantidade de carne e alimentos proteicos seriam enormes para conseguir bater essa meta. Por este motivo me indago dessa decisão universal. 

 

Já tem tudo isso convencionado. 

 

É o motivo que pra obesos costuma-se usar menos de 1g/kg de proteína. 

 

O que eu prefiro adotar é dividir os macronutrientes em % das calorias totais, fica bem mais simples de gerenciar.

 

Divisões de %Carbo/%Prot/%Gord como:

 

50/30/20

40/40/20

60/30/10

etc...

 

cada tipo de cenário vai responder melhor a um tipo de distribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2024 em 13:04, Cdot disse:

Então a relação entre o tecido adiposo é irrelevante para indivíduos saudáveis?

Na dúvida é melhor ver,

Um indivíduo saudável em torno de 100kg 15% de gordura

Vai consumir +-200g, se for de massa magra +- 170g essa diferença é insignificante. 

Lembrando TB q massa magra não é só musculo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2024 em 12:59, Cdot disse:

seria inviável economicamente

 

se for inviável economicamente falando n tem necessidade de colocar tanta proteina

 

mas eu gosto de proteina alta por causa da saciedade

 

uma refeição com 300g frango e 100g arroz sacia MUITO mais que 300g arroz e 100g de frango e ambas teriam 400g de comida

 

óbvio que precisa ver os macros certinho, mas foi só um exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Motivo principal de minha dúvida pertinente: Não vejo necessidade de um obeso de 140kg..."

 

E em seguida você fala: ...para aplicar no  meu cotidiano...

 

Tá, mas o que isso vai adicionar no teu cotidiano? Você tem 140kg por acaso? Questão de proteínas por peso x massa muscular, só seria válida no caso de obesidade mesmo.

 

Do contrário, bola pra frente porque isso é detalhismo.

Editado por Sr. Calminho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...