Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cardio definição e discussão.

Ir para solução Solucionado por Bruuninho ,

Posts Recomendados

Postado

Pessoal eu gostaria de começar com uma definição de cardio:

" Cardio é a abreviação de exercício cardiovascular, e essencialmente, é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso. Natação como lazer, tampouco. Não via, quando nadava, as pessoas treinando tempo, mas aprendendo a nadar. 

É nesse sentido que, pra mim, e coloco isso em discussão, cardio é nadar com tiros ou médias a longas jornadas, corrida, subir ladeiras correndo ou com pesos, ciclismo em velocidade acima do passeio ou em ladeiras. 

O que não é cardio: tiro desportivo, velejar, andar de moto, caminhar, a dar de skate, levantar peso... 

O meu ponto é que é fácil demais cair na mentira - e mentimos muito, inclusive pra nós mesmos - que a caminhada de 40 minutos, ida e volta, até a academia é um bom cardio. Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

Publicidade

Postado
Em 30/03/2024 em 12:11, Ruy Barbosa disse:

é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? Uma caminhada com inclinação a 6km/h pode deixar até uns 130bpm, pela sua própria lógica, muita coisa poderia ser considerada cárdio, cárdio ão é só Tiro onde vc coloca o coração no limite.

Postado (editado)

E respondendo sobre cardio melhor, cardio melhor é aquele que vc gosta de fazer, ou odeia menos. Não adianta ir pra escada na academia e deixar metade do peso do corpo apoiado, assim como não adianta fazer uma bike mexendo no celular leve, ou uma caminhada a 2km/h.

Cardio bem feito, com batimentos médios acima de 60% da capacidade do coração (o que também não é exato)

Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75;
Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75.

Editado por Oliveiralan
Postado
Em 30/03/2024 em 12:17, Oliveiralan disse:

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? 

É acima do normal mas não é cardio.

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

Postado
Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Postado
Em 30/03/2024 em 13:43, Ruy Barbosa disse:

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Caminhada pode ser cardio de qualidade.

Você era atleta do quê? nunca vi um atleta focar em tempo. E esse lance de mínimo e máximo é bullshit.

Teu maior problema é não ter um objetivo.

Postado

Em 30/03/2024 em 12:11, Ruy Barbosa disse:

Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

Isso depende de vários fatores subjetivos.

Desde a própria anatomia(altura, peso, comprimento dos membros, condições de saúde ou limitações) até disponibilidade de horários.

A forma que eu julgo mais simples é lidar a atividade aeróbica é igual se lida com os treinos, com progressão de volume e/ou intensidade, numa faixa que seu corpo seja desafiado a sofrer uma adaptação.

Postado
Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

O foco foi mostrar que a frase dele não faz sentido, se considerar cardio somente por estar acima do normal.

Como falei, maioria considera cardio acima de 60% da frequencia cardiaca máxima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...