Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cardio definição e discussão.


Ruy Barbosa
Ir para solução Solucionado por Bruuninho ,

Posts Recomendados

 Pessoal eu gostaria de começar com uma definição de cardio:

" Cardio é a abreviação de exercício cardiovascular, e essencialmente, é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso. Natação como lazer, tampouco. Não via, quando nadava, as pessoas treinando tempo, mas aprendendo a nadar. 

 É nesse sentido que, pra mim, e coloco isso em discussão, cardio é nadar com tiros ou médias a longas jornadas, corrida, subir ladeiras correndo ou com pesos, ciclismo em velocidade acima do passeio ou em ladeiras. 

O que não é cardio: tiro desportivo, velejar, andar de moto, caminhar, a dar de skate, levantar peso... 

 O meu ponto é que é fácil demais cair na mentira - e mentimos muito, inclusive pra nós mesmos - que a caminhada de 40 minutos, ida e volta, até a academia é um bom cardio. Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

 Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

 É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 30/03/2024 em 12:11, Ruy Barbosa disse:

é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? Uma caminhada com inclinação a 6km/h pode deixar até uns 130bpm, pela sua própria lógica, muita coisa poderia ser considerada cárdio, cárdio ão é só Tiro onde vc coloca o coração no limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E respondendo sobre cardio melhor, cardio melhor é aquele que vc gosta de fazer, ou odeia menos. Não adianta ir pra escada na academia e deixar metade do peso do corpo apoiado, assim como não adianta fazer uma bike mexendo no celular leve, ou uma caminhada a 2km/h.

 

Cardio bem feito, com batimentos médios acima de 60% da capacidade do coração (o que também não é exato)

 

Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75;
Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75.

Editado por Oliveiralan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2024 em 12:17, Oliveiralan disse:

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? 

É acima do normal mas não é cardio.

 

 

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

É acima do normal mas não é cardio.

 

 

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2024 em 13:43, Ruy Barbosa disse:

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Caminhada pode ser cardio de qualidade.

Você era atleta do quê? nunca vi um atleta focar em tempo. E esse lance de mínimo e máximo é bullshit.

 

Teu maior problema é não ter um objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 30/03/2024 em 12:11, Ruy Barbosa disse:

Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

 Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

 É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

 

Isso depende de vários fatores subjetivos.

 

Desde a própria anatomia(altura, peso, comprimento dos membros, condições de saúde ou limitações) até disponibilidade de horários.

 

A forma que eu julgo mais simples é lidar a atividade aeróbica é igual se lida com os treinos, com progressão de volume e/ou intensidade, numa faixa que seu corpo seja desafiado a sofrer uma adaptação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

É acima do normal mas não é cardio.

O foco foi mostrar que a frase dele não faz sentido, se considerar cardio somente por estar acima do normal.

Como falei, maioria considera cardio acima de 60% da frequencia cardiaca máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...