Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Antes de mais nada agradeço demais Lucas por seus posts que são de um valor inestimável.
Estou maratonando todos.

Sendo o que importa mesmo são as repetições próximas da falha, e claro, isso se aplica também aos grupos musculares antebraço, abdômen, panturrilhas.

Vi que no teu exemplo em Lower2 tem panturrilha com reps entre 6-8.

Sempre ouvi dizerem que fazer abdômen, antebraço e panturrilhas com reps entre 5-6 é arriscado demais a ter lesão.

Pelo que estou notando é por isso que as pessoas tem tanta dificuldade em ganhar panturrilha e antebraço.

O tempo sobre tensão não é mais importante do que a carga para hipertrofia pelo que entendi, então no deadlift, agachamento e até no supino é melhor dar uma parada lá em cima certo? Essa paradinha ajuda demais a conseguir maiores cargas.

E é melhor fazer um concêntrico com o máximo de velocidade usando mais carga certo?

O excêntrico sempre ouvi muito que é melhor ser lento ao menos nas últimas repetições, e por instinto me parece fazer sentido visto que parece fatigar muito mais as fibras musculares.
E pensando aqui, talvez até o concêntrico faça sentido ser lento só nas últimas repetições, já que são elas que contam.

Postado
Em 19/03/2025 em 22:17, Kizen disse:

Antes de mais nada agradeço demais Lucas por seus posts que são de um valor inestimável.

Valeu!

Sempre ouvi dizerem que fazer abdômen, antebraço e panturrilhas com reps entre 5-6 é arriscado demais a ter lesão.

Com boa execução pode fazer qualquer exercício em qualquer faixa de reps. Depende do objetivo. Eu gosto da faixa de 5-12 reps pq é mais fácil de chegar perto da falha e dá pra não falhar e ter um set bem efetivo. Nos tópicos sobre volume 4.0 e 5.0 tem algumas coisas sobre isso.

O tempo sobre tensão não é mais importante do que a carga para hipertrofia

Tempo sob tensão é irrelevante. O que importa é tensão mecânica, que é obtida com sets próximos à falha e/ou com intensidades (carga) altas.

é melhor fazer um concêntrico com o máximo de velocidade usando mais carga certo?

Concêntrica sempre com a maior intenção possível.

O excêntrico sempre ouvi muito que é melhor ser lento ao menos nas últimas repetições, e por instinto me parece fazer sentido visto que parece fatigar muito mais as fibras musculares.

A excêntrica deve ser controlada, não lenta (a não ser em trabalhos específicos). A excêntrica lenta não aumenta a hipertrofia. Deve ser controlada só por uma questão de execução e pra evitar lesões, não tem tanta relação com hipertrofia. Concêntrica rápida, excêntrica controlada é a regra geral.

E pensando aqui, talvez até o concêntrico faça sentido ser lento só nas últimas repetições, já que são elas que contam.

A perda de velocidade deve ser não intencional. A concêntrica deve ser feita sempre com a intenção de maior velocidade possível. Jamais deve-se fazer intencionalmente uma concêntrica lenta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...