Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A "fichinha básica" que serve pra 90% dos iniciantes.

Ir para solução Solucionado por Vitor_TW ,

Posts Recomendados

Postado

Voltando aqui para o relato de praticamente 4 semanas com o treino.

Ainda estou me adaptando. Algumas coisas boas, outras nem tanto. Preciso ver se no longo prazo a divisão fecha na minha rotina em, ou ainda se não vou precisar mexer em alguns exercicios, mas vou confiar no processo e dar no mínimo 8 semanas antes de pensar em qualquer alteração. 

• 2 semanas depois...
Postado

Estou fazendo esse treino quase 2 meses e tive alguns ganhos de força, acredito que por conta do baixo volume eu consigo focar mais nos exercícios.

Está me incomodando um pouco a cadeira extensora sendo repetida 2x na semana, aí pensei em trocar uma delas por Búlgaro para dar uma estimulada diferente, faz sentido ou vai prejudicar o treino?

Postado
Em 08/04/2025 em 12:47, fishboard disse:

Estou fazendo esse treino quase 2 meses e tive alguns ganhos de força, acredito que por conta do baixo volume eu consigo focar mais nos exercícios.

Está me incomodando um pouco a cadeira extensora sendo repetida 2x na semana, aí pensei em trocar uma delas por Búlgaro para dar uma estimulada diferente, faz sentido ou vai prejudicar o treino?

Pode trocar, coloca no B2 que não tem agachamento.

Postado

Voltando aqui de novo depois de mais um tempo com a ficha, agora com algumas dúvidas para o @lorenzo_EP, se puder responder, claro.

Às vezes, dou uma trocada nos exercícios seguindo a mesma lógica, especialmente de acordo com a lotação da academia, mas procuro não trocar. Porém, em costas tenho uma dúvida: entendi que uma remada é a fechada, com o cotovelo passando rente ao corpo e a outra é aberta, puxando para o peito com os braços abertos.

Porém, se fizer a remada curvada com a pegada pronada, mesmo que ela tenha os cotovelos mais perto, sinto mais "parecida com a aberta", mas não é né? Atualmente começo meu treino A2 com a remada baixa no triângulo, mas acho que poderia ser um exercício mais "forte" digamos assim.

Ainda dentro dessa, aquela máquina articulada que tem a pegada fechada e aberta (a fechada sendo tipo um serrote) poderia servir para as duas remadas? ou melhor variar? Normalmente meu treino de costas era uma puxada aberta, outra fechada, uma remada fechada e outra aberta, mas a remada baixa na polia era no meio do treino. Hoje, começar com ela me parece que poderia ser outro exercício. O que você recomenda?

Valeu!

Postado
Em 13/04/2025 em 20:39, symptom disse:

Porém, em costas tenho uma dúvida: entendi que uma remada é a fechada, com o cotovelo passando rente ao corpo e a outra é aberta, puxando para o peito com os braços abertos.

Isso aí.

Porém, se fizer a remada curvada com a pegada pronada, mesmo que ela tenha os cotovelos mais perto, sinto mais "parecida com a aberta", mas não é né? Atualmente começo meu treino A2 com a remada baixa no triângulo, mas acho que poderia ser um exercício mais "forte" digamos assim.

Não é, a curvada é uma remada baixa.

Ainda dentro dessa, aquela máquina articulada que tem a pegada fechada e aberta (a fechada sendo tipo um serrote) poderia servir para as duas remadas?

Sim, na articulada com duas pegadas, dá pra fazer as duas.

O que você recomenda?

Como falei lá na postagem inicial, recomendo escolher a opção de preferência de cada um, dentro de cada padrão de movimento. 

Pode ser a remada curvada com barra livre, com barra guiada, pode ser remada baixa na polia, pode ser na máquina articulada, pode ser, inclusive, um serrote com halteres (essa é a remada baixa que tô usando no meu treino).

Postado
Em 14/04/2025 em 09:54, lorenzo_EP disse:

pode ser remada baixa na polia

Tô pensando em trocar a remada curvada por essa; Nesse caso, seria com a barra triângulo, barra reta ou tanto faz?

Postado
Em 14/04/2025 em 11:39, decavyvanse disse:

Tô pensando em trocar a remada curvada por essa; Nesse caso, seria com a barra triângulo, barra reta ou tanto faz?

Tanto faz, como tu preferir.

Postado

Valeu @lorenzo_EP

A remada serrote eu gosto, mas ali na moinhos (como vi que vc também é de poa, vai entender) os halteres vão até 30 quilos, daí nem vale a pena fazer a evolução. Mesmo motivo que eu não faço supino inclinado com halteres.

O único ruim de fazer as duas na mesma máquina é que elas não são seguidas no treino, daí não otimiza tanto o tempo.

Postado
Em 11/03/2024 em 16:59, lorenzo_EP disse:

Pessoal, antes de mais nada deixo claro que treinamento deve ser sempre individualizado - simplesmente não existe uma fórmula que sirva pra todo mundo.

Mas... o que me levou a postar esse tópico foi que diariamente vemos iniciantes entrando no fórum e mostrando planos de treinamento mirabolantes, elaborados por eles mesmos, ou pedindo, na cara de pau, pra alguém criar uma "ficha de treino" pra eles.

O fórum já tem um menu "treinos para hipertrofia" com opções pra todos os gostos. Porém, na minha opinião, nenhuma ficha sugerida lá é ideal pra grande maioria dos iniciantes em musculação. A que mais se aproxima disso é a AB2x, que mesmo assim tá desequilibrada. Então vou deixar uma sugestão de treino AB2x, que pode servir de base pra quase qualquer iniciante na academia, desde que ele não tenha limitações pra determinados movimentos.

Vamos lá, o treinamento seria dividido em 4 sessões semanais, 2 para inferiores e 2 para superiores:

A1

Supino reto 3 x 8 a 10

Puxada alta frontal 3 x 8 a 10

Desenvolvimento 3 x 8 a 10

Elevação lateral 3 x 10 a 12

Tríceps testa 4 x 10 a 12

Bíceps martelo 4 x 10 a 12

B1

Agachamento 3 x 8 a 10

RDL 3 x 8 a 10

Extensora 3 x 10 a 12

Flexora 3 x 10 a 12

Panturrilhas em pé 5 x 12 a 15

A2

Remada curvada 3 x 8 a 10

Supino inclinado 3 x 8 a 10

Remada aberta 3 x 8 a 10

Posterior de ombros 3 x 10 a 12

Rosca direta 4 x 10 a 12

Tríceps francês 4 x 10 a 12

B2

Stiff 3 x 8 a 10

Legpress 3 x 8 a 10

Flexora 3 x 10 a 12

Extensora 3 x 10 a 12

Panturrilhas sóleo 5 x 12 a 15

Não quis especificar uma variação pra cada exercício, deixo pra cada um escolher as suas.

Exemplos: o supino reto pode ser com barra, com halteres, ou numa boa máquina articulada, ou substituído por flexões... a puxada alta pode ser substituída por barra fixa, pra quem consegue fazer, ou graviton... a remada curvada pode ser substituída por qualquer remada baixa, em uma máquina articulada ou em polia... o tríceps testa pode ser com a barra W, ou unilateral com halteres... o agachamento pode ser livre, ou na barra guiada, ou no hack... e assim por diante.

O volume tá baixo? Sim.. é bem melhor começar dessa forma e ir subindo aos poucos, mantendo progressão, do que começar com volume no talo e não sair do lugar.

Enfim, fica essa sugestão (não é uma prescrição), que acredito que atende à imensa maioria dos iniciantes pros primeiros 6-12 meses de treinamento.

Por fim, deixo bem claro que a melhor opção sempre vai ser procurar orientação profissional, que vai ser capaz de fazer uma avaliação prévia pra prescrever o treinamento ideal, e acompanhar o passo a passo do indivíduo no processo.

EDIT: criei esse tópico pensando em iniciantes homens, mulheres normalmente dão prioridade pra membros inferiores e suportam um volume de treinamento um pouco maior.

Irmão, tranquilo? Então, vi que você deixou "escolher" alguns exercícios. Como na minha academia, no horário que eu vou é bastante cheio, tive que ajustar algumas coisas (tipo alguns exercicios na polia, etc). Minha única dúvida é: consigo trocar o tríceps testa por outro exercício, tipo "tríceps pulley corda" ou até mesmo naquela máquina de tríceps ("maquina press" se nao me engano)? E no A2, posso trocar a rosca direta pela rosca scott na máquina (que já era um exercício que eu vinha fazendo)?
Fora essas duas dúvidas, tô me sentindo muito bem com esse treino — tirou onda!

Postado
Em 14/04/2025 em 22:34, iniciante_99 disse:

Irmão, tranquilo? Então, vi que você deixou "escolher" alguns exercícios. Como na minha academia, no horário que eu vou é bastante cheio, tive que ajustar algumas coisas (tipo alguns exercicios na polia, etc). Minha única dúvida é: consigo trocar o tríceps testa por outro exercício, tipo "tríceps pulley corda" ou até mesmo naquela máquina de tríceps ("maquina press" se nao me engano)? E no A2, posso trocar a rosca direta pela rosca scott na máquina (que já era um exercício que eu vinha fazendo)?
Fora essas duas dúvidas, tô me sentindo muito bem com esse treino — tirou onda!

Pode trocar os dois, sem problemas. 

(eu só botei isoladores de braços nessa ficha pra agradar a galera, iniciantes nem precisariam fazer)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...