Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É normal ganhar o dobro de gordura num bulking?

Posts Recomendados

Em 15/01/2024 em 19:08, Lucas, o Schrödinger disse:

Esse peso ganho dá um superávit calórico médio de ~300kcal por dia

Ele pode até ter aumentado o consumo de calorias em 700kcal, mas o ganho de peso indica que o superávit ficou na casa das 300kcal, provavelmente por um aumento no gasto calórico via TEF e NEAT.

300kcal de superávit tá ok, não era pra resultar em uma proporção tão ruim. Muito provavelmente é erro de medição do BF, até pelo relato do espelho.

Fora que um aumento de 700kcal no consumo deve provocar um ganho de conteúdo intestinal considerável, mais alguma coisa de acúmulo de líquido. Então o ganho real e peso (massa + gordura) não deve chegar nesses 1,8kg, o que pode indicar que o superávit real é ainda menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É normal ganhar o dobro de gordura num bulking?

não, sua dieta esta errada 
não é quanto peso se ganha, mais sim quanta massa muscular se ganha 
não deixo meus alunos acumularem gordura assim em bulk 

abraço

Link para o comentário

Em 15/01/2024 em 17:41, zRhayan disse:

Primeiramente, a avaliação física:

Avaliação Física:

https://imgur.com/a/vFFp2uJ

Cara, tô louco ou os números aqui são diferentes dos que tu mencionou (pela avaliação tu ganhou 1,3kg de gordura e 0,9kg de mm)? Queria conferir as DC.

Link para o comentário

Em 15/01/2024 em 21:41, zRhayan disse:

Avaliação Física:

https://imgur.com/a/vFFp2uJ

+1300g de Gordura

+900g de MLG

E 5mm a mais na dobra subescapular?

Sendo que praticamente manteve todas as outras medidas/dobras.

Quase certo que foi apenas erro de medição.

Precisaria do comparativo de fotos pra averiguar.

2kg em 45 dias não é ruim, nem nada absurdo, no seu caso pode ser melhor ajustar a dieta pro ganho de peso ficar próximo de 1kg por mês

Link para o comentário

Em 16/01/2024 em 10:01, lorenzo_EP disse:

Cara, tô louco ou os números aqui são diferentes dos que tu mencionou (pela avaliação tu ganhou 1,3kg de gordura e 0,9kg de mm)? Queria conferir as DC.

Rapaz... até eu estou estranhando.

No consultório ela me disse ganho de 0.6 massa magra, ganho de 1,2 gordura...

vou confirmar com ela agora.

@lorenzo_EP Realmente, me confundi. Ganhei 0.9 mm e 1.3 gordura...

Então é o esperado num bulking desse?

Editado por zRhayan
Link para o comentário

Em 16/01/2024 em 09:50, Lucas, o Schrödinger disse:

Muito provavelmente é erro de medição do BF

Segue o que tá fazendo. Pode reduzir umas 100kcal pra ser mais conservador e de repente otimizar o particionamento. 

A nutri errou em aumentar 700-800kcal de cara, mas por sorte vc compensou com NEAT, aumentando seu gasto diário e reduzindo o superávit pra ~300kcal. 

Pra quem estiver se perguntando que porra é NEAT, resuminho abaixo sobre os componentes do gasto calórico, inclusive NEAT:

Em 07/02/2023 em 12:35, Lucas, o Schrödinger disse:

Um pouco mais sobre o tema...

O gasto calórico diário (GCD, tem gente que chama de VET) é TDEE em inglês (Total Daily Energy Expenditure) e tem os seguintes componentes:

TDEE = BMR + NEAT + TEF + EAT, onde:

BMR = basal metabolic rate;

NEAT = non-exercise activity thermogenesis;

TEF = thermic effect of food;

EAT = exercise activity thermogenesis

BMR é TMB, taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas em total repouso, sem comer nada. É diferente do GCD, que é o gasto calórico diário total.

EAT é o gasto com exercícios, aeróbicos e com pesos. 

TEF é thermic effect of food, que é a quantidade de calorias gastas pra digerir os alimentos. Costuma ser 7-10% das calorias ingeridas (veja que aqui não tem nada a ver com atividade, é a quantidade e o tipo de comida que a gente bota pra dentro).

• Proteínas demandam 20-30%
  • Carboidratos 5-10%
  • Gorduras 2-3%
  • Álcool 20-25%

Significa que se forem ingeridas 100kcal de proteínas, 20-30kcal serão gastas apenas para digerir essa proteína. O mesmo raciocínio vale pros outros macros.

NEAT significa non exercise activity thermogenesisSão todas as calorias gastas com atividades que não são treino, como andar, bater as pernas, ficar em pé, escovar os dentes, lavar a louça. Isso aqui é o que mais varia. Tem gente que gasta uma quantidade enorme de calorias com inquietação (ficar mexendo os pés, mãos, movimentos pequenos de gente ansiosa). Mas o mais comum é ser algo naquela faixa de 10-20% da TMB, mas pode ser mais ou menos.

A TMB não reduz muito com dietas. Raramente passa de uma redução de 5-10% e a recuperação costuma ser rápida (1-4 semanas). Aqui eu to falando de metabolismo mesmo. Tem uma parte da redução que é por conta da redução de peso (o peso cai e a TMB cai como consequência, não é um adaptação metabólica).

Já o NEAT tende a cair com dietas restritivas e a subir com dietas hipercalóricas. Mas em certas pessoas chega a acontecer exatamente o contrário! Tem um estudo que eu sempre cito, feito em câmara metabólica, se não me engano, onde deram 1000kcal acima do GCD pra um grupo de pessoas. Quase todos aumentaram o NEAT e um dos caras chegou a aumentar o NEAT em 700kcal (na base da inquietação, andando pra um lado e pro outro, etc.), ficando com um superávit de apenas 300kcal. E teve um indivíduo que reduziu o NEAT (ou seja, o coitado ficou com um superávit ainda maior que 1000kcal).

Então NEAT tem um componente mensurável que são os passos. É bom medir isso, pois a gente varia bem esses passos no dia a dia, mesmo que não façamos caminhadas como atividade mesmo, apenas nas andanças pela casa, etc. E tem outro componente que não dá pra medir, então tem que ir ajustando de tempos em tempos de acordo com as variações de peso.

Link para o comentário

Em 16/01/2024 em 10:19, zRhayan disse:

@lorenzo_EP Realmente, me confundi. Ganhei 0.9 mm e 1.3 gordura...

Então é o esperado num bulking desse?

Sim, esperado porque aumentou muito as calorias. Mas 0,9/1,3 não é o fim do mundo, diminui um pouco as calorias e segue o baile.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...