Samdak Postado Janeiro 15, 2024 às 13:24 Postado Janeiro 15, 2024 às 13:24 Existe algum perigo a ser considerado ao consumir muito arroz? Meus pais estão incomodando com isso pois dizem que é perigoso causar diabetes. (Estou comendo 350g de arroz pesado cru e mais uns 300g pesado pronto) Pretendo aumentar ainda mais, estou usando praticamente só ele como fonte de carboidrato principal, por conta do preço (sei que devia comer outras coisas também)
MBD Postado Janeiro 15, 2024 às 13:30 Postado Janeiro 15, 2024 às 13:30 Não dá pra dizer, com base só nisso. Mas se a ingestão de carbo for restrita a isso, é pouco provável que gere problema. Porém, é necessário avaliar todo o resto: gasto energético, idade, demais itens da dieta, exames... Falar que comer muito arroz causa diabtetes é uma besteira sem tamanho. Ao mesmo tempo, afirmar categoricamente o contrário sem saber de TODO o contexto, também pode ser uma besteira. Samart e cadumonteiro reagiu a isso 2
Samart Postado Janeiro 15, 2024 às 13:33 Postado Janeiro 15, 2024 às 13:33 tem tipos de arroz com menor indice glicemico, se vc for comer só arroz já escolhe um desses se tiver preocupadão... teus pais falaram pq entendem algo da área e das tuas particularidades em relação a saúde? só com o que vc falou fica meio sem fundamento essa parada ai...
Supermoderador krebz Postado Janeiro 15, 2024 às 13:34 Supermoderador Postado Janeiro 15, 2024 às 13:34 Comer carboidrato, sendo bem generalista, em grande quantidade aumenta risco de diabetes, incluindo arroz. Agora como o MBD comentou, ai tem muita coisa pra ser considerada antes de ficar preocupado com isso.
Oliveiralan Postado Janeiro 15, 2024 às 13:44 Postado Janeiro 15, 2024 às 13:44 Não entendi, vc come arroz cru ? Mas como disseram, diabetes são N fatores, no meu bulk minha principal fonte de carbo é arroz, no ultimo era 400g pesado pronto no almoço, 250g a tarde de pre treino e 400g na janta(Mais de 1kg só de arroz), não tive quase alterações.
Samdak Postado Janeiro 15, 2024 às 13:57 Autor Postado Janeiro 15, 2024 às 13:57 Em 15/01/2024 em 09:33, Samart disse: tem tipos de arroz com menor indice glicemico, se vc for comer só arroz já escolhe um desses se tiver preocupadão... teus pais falaram pq entendem algo da área e das tuas particularidades em relação a saúde? só com o que vc falou fica meio sem fundamento essa parada ai... Apenas olharam em algum lugar que arroz se transforma em açúcar e falaram da quantidade que como. Falam que eu não faço exercício pra queimar esse açúcar (saí da academia e treino em casa por questões financeiras e locomoção), mesmo assim eu ainda faço "cardio" indo trabalhar pedalando 14km por dia (no total). Em 15/01/2024 em 09:44, Oliveiralan disse: Não entendi, vc come arroz cru ? Mas como disseram, diabetes são N fatores, no meu bulk minha principal fonte de carbo é arroz, no ultimo era 400g pesado pronto no almoço, 250g a tarde de pre treino e 400g na janta(Mais de 1kg só de arroz), não tive quase alterações. "Arroz pesado cru" é a quantidade de arroz que eu faço a mais pra completar a dieta, os 300g de arroz pesado pronto é mais o menos a quantidade que como no almoço e janta juntos
Oliveiralan Postado Janeiro 15, 2024 às 14:00 Postado Janeiro 15, 2024 às 14:00 Em 15/01/2024 em 10:57, Samdak disse: Falam que eu não faço exercício pra queimar esse açúcar (saí da academia e treino em casa por questões financeiras e locomoção), mesmo assim eu ainda faço "cardio" indo trabalhar pedalando 14km por dia (no total). De certa forma estão certos, o que pode fazer é colocar essa alta ingestão de açúcar 1 hora +/- antes do seu treino em casa, ou do pedal, mas o arroz em si é baixo índice glicêmico, ele por si só não vai dar pico de insulina.
Samdak Postado Janeiro 15, 2024 às 14:18 Autor Postado Janeiro 15, 2024 às 14:18 Em 15/01/2024 em 10:00, Oliveiralan disse: De certa forma estão certos, o que pode fazer é colocar essa alta ingestão de açúcar 1 hora +/- antes do seu treino em casa, ou do pedal, mas o arroz em si é baixo índice glicêmico, ele por si só não vai dar pico de insulina. Muito arroz pra dividir só entre esses horários de refeição, se eu aumentar ainda mais não vou conseguir comer tudo, só esses 350g só tá sendo suficiente pra manter o peso (71kg, tenho 1.84m)
Solução Este é um post popular. cadumonteiro Postado Janeiro 15, 2024 às 14:23 Solução Este é um post popular. Postado Janeiro 15, 2024 às 14:23 Em 15/01/2024 em 10:24, Samdak disse: Existe algum perigo a ser considerado ao consumir muito arroz? Meus pais estão incomodando com isso pois dizem que é perigoso causar diabetes. (Estou comendo 350g de arroz pesado cru e mais uns 300g pesado pronto) Pretendo aumentar ainda mais, estou usando praticamente só ele como fonte de carboidrato principal, por conta do preço (sei que devia comer outras coisas também) Pessoal já contribuiu muito bem, vou só fazer umas observações com uma visão mais técnica da coisa. Desenvolvimento de diabetes não é só pelo consumo excessivo de carboidratos, mas uma soma de fatores como: Predisposição genética Sedentarismo Composição corporal Histórico de peso e atividade física Isso bem resumido. Partindo do ponto que você é ativo fisicamente, não tem histórico de diabetes próximo (pais, avós, irmãos), nunca foi obeso ou sobrepeso) sedentário por anos, consome fibras (frutas, aveia ,legumes e verduras), baixo consumo de gordura saturada e principalmente: seu consumo calórico total está adequado ao seu gasto energético, você tem praticamente nenhum risco de desenvolver diabetes. Podemos a grosso modo falar que um grande causador de diabetes é o excesso calórico constante(comer mais que gasta), falta de atividade física, ganho e manutenção de peso alto por anos e um item quase sempre ignorado: consumo muito elevado de gordura saturada. Tudo isso contribuiu para uma redução da sensibilidade à insulina, fazendo o pâncreas produzir e secretar cada vez mais insulina até levar ao quadro de diabetes. Resumindo: Certifique-se que está consumindo as calorias necessárias de acordo com seu gasto, prefira carboidratos de arroz, macarrão, frutas, feijão Reduza gordura saturada: carne vermelha, manteiga, óleo de coco e palma. Prefira gordura saturada de queijo e ovo Aumente o consumo de fibras: frutas, aveia, legumes, pelo menos 300 a 500g por dia. E se exercite. lorenzo_EP, Mattheus P, Mauriciosnutri e 3 outros reagiu a isso 5 1
Lucas, o Schrödinger Postado Janeiro 15, 2024 às 18:29 Postado Janeiro 15, 2024 às 18:29 Em 15/01/2024 em 11:23, cadumonteiro disse: Prefira gordura saturada de queijo gordura saturada de queijo é ok?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora