Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como seria os princípios do Heavy Duty na Calistenia?


Ariel pique Aquaman

Posts Recomendados

Heavy Duty popularizado por Mike Mentzer é uma das formas de musculação pouco ortodoxa que já vi. Uma séria no máximo com 10 repetições com o maior peso possível que você possa fazer nessa faixa, até atingir a falha e só voltar daqui uma semana. Achei interessante alguns dos princípios que anotei, e vou listá-los aqui:

 

  1. Deve treinar os músculos maiores para os menores (ORDEM: coxa -> panturrilha -> costas -> peitoral -> ombro -> tríceps -> bíceps -> abdômen);
  2. Na região do corpo que irá treinar, primeiro irá treinar isoladamente (uma espécie de aquecimento) aumentando a carga progressivamente até chegar no SUPERSET, um composto que irá dar tudo de si até atingir a falha;
  3. Sempre fazer os movimentos perfeitos e com amplitude completa;
  4. Quando o músculo estiver contraído fazer uma pausa de 2 segundos;
  5. 4-2-4 é a cadência ideal.

 

Raciocinando essa maneira de treinar, pensei em como adapta-lo para a calistenia, que é mais difícil. Ficou mais ou menos assim:

 

  1. Treinos isolados são difíceis de praticar na calistenia, a maioria são compostos, então fazer algum exercício "mais fácil" com 2 séries aumentando sua dificuldade ou peso junto ao corpo. Até chegar no SUPERSET, no qual você faz o que for mais difícil para aquele grupo muscular (Ex: flexão - flexão - flexão diamante até a falha);
  2. Manter a cadência 4-2-4;
  3. Movimentos perfeitos e amplitude completa é um principio básico;
  4. 3-4 dias de descanso (segunda - A, terça - B, quarta - C, quinta - descanso, sexta - A ... / segunda - A, terça - B, quarta - C, quinta - descanso , sexta - descanso, sábado - A ...).

 

Mas gostaria de ouvir a opinião dos meus nobres, sei que não são lá praticantes de calistenia, mas suas opiniões podem ajudar bastante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho meio perigoso unir os 2.
Na academia vc poe o peso nas maquinas ou na barra e neles tem certos acessórios para segurança do usuário.
Logo, ao meu ver, o peso nos exercicios pra calistenia irão estar ligados diretos no seu corpo, o que pode ocasionar em um acidente caso vc erre na medida da carga e algum musculo falhe de maneira/hora indesejada.
O único exercicio que é de calistenia que vi o Mike usando é barra paralela, que da pra usar peso de maneira relativamente segura. Outro seria barra fixa com carga tbm.
De resto, creio que a segurança vai ser complicado pois, do que vi na calistenia, se utiliza vários angulos desfavoraveis pro corpo nas execuções.

Minha opinião seria de adicionar peso na calistenia, devagar e de modo seguro, porém não aplicar o método heavy duty. Mas posso estar errado, pois não tenho experiência em calistenia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...