Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Até quando um treino assim é sustentável?

pm_go

Posts Recomendados

Não sou um fissurado por academia, nem muito entendido da área (percebe-se hihihi), mas estou na luta para emagrecer e conseguir aumentar a minha massa muscular. Eis que, assistindo a vídeos de alguns profissionais da área (que são referência pra galera, diga-se), vi muitos falarem que o que importa não é a quantidade de exercícios, e sim a quantidade de séries por grupo muscular. Dessa forma, não haveria problema, por exemplo, reduzir o treino de peito a peck deck e supino reto (desde que totalizem 12 séries, no caso de quem treina cada grupo muscular 2x na semana).

Pois bem…

semana passada comecei a fazer isso, mas com o treino de pernas. Fiz 6 séries de Leg Press e 6 séries de cadeira extensora. Resultado: consegui aumentar a carga em ambos os exercícios, me senti muito mais cansado, minhas pernas hj estão moídas (o que eu não sentia há tempos), mas tenho uma sensação interna muito mais satisfatória, além de meu treino ter ficado mais compacto (pra mim essa foi a melhor das consequências)… despendi metade do tempo que eu costumava levar nos treinos de perna antigamente… muito tempo gasto inclusive com a troca de pesos e aparelhos… enfim, a questão é: 

é “errado” seguir um treino assim por longo tempo? 
me aconselhariam alguma forma de aperfeiçoar esse treino? 
acham que seria válido intercalar, por exemplo, cadeira extensora e Leg press na terça e outros dois exercícios diferentes na sexta? 
podem descer a lenha 👍🏾

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 20/12/2023 em 09:12, pm_go disse:

Dessa forma, não haveria problema, por exemplo, reduzir o treino de peito a peck deck e supino reto (desde que totalizem 12 séries, no caso de quem treina cada grupo muscular 2x na semana

Se você quiser que seu peitoral pareça uma tetola de lado, sem problemas.

Os exercícios são selecionados justamente pra tentar atingir todas as partes do agrupamento muscular. Por isso é interessante manter supino inclinado e declinado ou dip.

Fiz 6 séries de Leg Press e 6 séries de cadeira extensora.

Como eu disse, fazendo isso você vai deixar a desejar na forma final do físico. No caso de pernas o Leg Press nem seria o problema mas a extensora ao invés de um exercício composto.

acham que seria válido intercalar, por exemplo, cadeira extensora e Leg press na terça e outros dois exercícios diferentes na sexta? 

Procura os treinos prontos do blog, todo ABC2x ou Upper/Lower 2x ou até Fullbody 3x mudam os exercícios justamente pra isso. Você fazer só essa variação vai te atrapalhar a longo prazo.

Link para o comentário

Em 20/12/2023 em 09:25, Sr. Calminho disse:

Ex: os dois exercícios de pernas que você citou treinam quadríceps e os posteriores? Simplesmente não vai treinar?

Caralho, eu li flexora...É mano tem que rever algumas coisas.

Link para o comentário

Está tentando reinventar a roda e pra piorar está usando o tutorial errado.

Mas sim, é possível fazer esse tipo de treino e ele pode ser muito bom se bem executado. Obviamente não é só pegar os 2 exercícios mais fáceis/cômodos igual você está fazendo, então se quiser realmente treinar assim eu recomendo que pague alguém experiente para lhe guiar.

Se eu te colocar pra fazer 6 séries de agachamento, no talo, eu tenho certeza que você vai querer passar longe desse modelo de treino.

Link para o comentário

Uma maior variedade ''lapida'' melhor todos os angulos dos musculos, que é melhor pra bodybuilders/competição.
Logo, nós, meros mortais, conseguimos evoluir muito bem com uma menor variedade de exercicios.

No caso seria:

Supino inclinado e algum fly(peck deck etc.)
Agachamento(qualquer tipo) e coxa posterior
Panturrilha
Costas 1 exe puxada e outro remada

Desenvolvimento ombro
1 exe pra biceps e 1 exe pra triceps

Vai ser perfeito ? Não.
Mas da pro gasto, já que vc disse que não é fissurado.

Link para o comentário

mas estou na luta para emagrecer e conseguir aumentar a minha massa muscular

Parabens pela iniciativa meu mano, se vc levar a sério te garanto que melhorará demais sua qualidade de vida.

Sobre sua pergunta, o pessoal ja disse, ta querendo reinventar a roda, e pior ainda, um iniciante querendo reinventar a roda.

Te aconselho a ler os diarios do pessoal do forum e estudar aqueles que tenham objetivos iguais ao seu.

Te recomendo ler esse post aqui sobre os "exercicios basicos" e a eficácia deles, pode ver que nem o Leg Press nem a Flexora estão na lista:

Link para o comentário

Em 20/12/2023 em 13:12, pm_go disse:

é “errado” seguir um treino assim por longo tempo? 
me aconselhariam alguma forma de aperfeiçoar esse treino? 

• Não, mas não é desse jeito que vc tá querendo fazer.
  • que treino? só vi um exemplo de quadríceps...
  • Variar os exercícios é interessante sim.

Vou dar um exemplo de como fazer isso que vc quer ser interessante:

Treino de Peito:

Supino Inclinado -

2 séries de aquecimento 4 a 5 reps sem cansar

2 working sets até a falha - usando qualquer janela entre 6 a 15 repetições 

2 séries de exaustão - descanso curto ou repetições altas, estresse metabólico alto.

Voador - 

3 séries de trabalho com pico de contração

3 séries de trabalho com alongamento intra-séries

Percebeu que não é fácil fazer isso bem feito?

Por isso eu ficaria com um basico:

Supino Inclinado

Voador

Crossover ou Paralelas 

2 a 3 séries de cada até a falha

Link para o comentário

Em 20/12/2023 em 10:30, Jlanski disse:

O que seria uma tetola de lado KKKKK 🤔

spacer.png

BF do cara tá mais estourado que o meu mas é basicamente isso, o peitoral desce "reto", não tem quase nada 2-3 dedos da clavícula. Na academia é fácil encontrar gente que até tem um peitoral ok mas vira de lado e o negócio só parece uma teta de gordo.

Editado por GordãoLanches
Link para o comentário

@GordãoLanches Na real que num ângulo ruim o bastante, até um peitoral bem desenvolvido e com bf baixo fica estranho
image.png

Eu sou da opinião que 'trabalhar todas as porções' não é muito relevante pra quem é iniciante, quiçá até intermediários. Um supino e um voador bem feitos, 2 vezes por semana e progredindo carga, já vai dar um resultado excelente sim.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...