Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual seria a melhor progressão na Calistenia?

Ir para solução Solucionado por Mitra7 ,

Posts Recomendados

Postado

Após um período muito conturbado da minha vida, evoluí e adotei a calistenia em minha vida nesse ano. Já vai se fazer uns 5 meses que faço apenas exercícios básicos; flexões, abdominais e agachamentos (uns 3 meses eu estava aprendendo e errei bastante na escolha dos treinos, no 4 mês comecei a progredir e no 5 mês entendi que deveria entender o básico para depois avançar). Consigo fazer 4 series de 25 cada, dependendo do dia, descanso 10 segundos entre 10...10...5 repetições em cada série, porém na maioria das vezes consigo fazer 20 repetições tranquilamente e 5 dando um pouco de esforço. Semana passada, comecei a fazer flexão diamante, abdominal rema-rema (deve ter outro nome, porém conheço assim), agachamento búlgaro e barras (no muro da minha casa). O treino está assim:

Domingo(descanso)

• caminhada

Segunda:

• 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) + 2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

Terça

• 2x10 flexões diamante + 2x15 flexões normais (10 flexões diamantes + 15 flexões normais em uma série)
  • 2x10 abdominais rema-rema + 2x15 abdominais normais (10 abdominais rema-rema + 15 abdominais normais em uma série)
  • 2x3 barras 

Quarta

• 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) + 2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

Quinta

• 2x3 barras 

Sexta

• 2x3 barras 
  • 2x10 agachamentos búlgaros (de cada lado) +2x15 agachamentos normais (10 agachamentos búlgaros (cada lado) + 15 agachamentos normais em uma série)

Sábado(descanso)

• caminhada

Bem repetitivo, porém está extraindo bastante de mim mesmo. Preocupo bastante com as barras, para ser sincero a primeira vez que fiz não esperava que fosse tão difícil, mas a vida me deu um tapa na cara bem no meio da minha fuça mostrando o quão pouco estou fazendo. Mas já evoluí, saí de 1 repetição para 6.

Lendo os artigos entendi bastante sobre como funciona a hipertrofia, a força e afins, porém o conteúdo é mais focado para nossos amigos marombeiros levantadores de ferros. Sim vi que há artigos bastante completos para o público como eu, abrindo bastante minha mente. Mas acabou levantando uma dúvida; na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?

Um adendo, comecei essa semana a tornar minha dieta mais produtiva também, focando em alimentos mais naturais e aumentando a quantidade desses também (sou ectomorfo daqueles que cresce com muito esforço e dedicação) e também comecei a tomar creatina + albumina + maca peruana. Pretendo me tornar um calistênico freestyle e participar de competições daqui uns 4/5 anos (claro, com muito treino e dedicação nesse tempo, muito mesmo).

Após esse breve resumo da vinha vida calistênica, estas são as perguntas:

• Essa rotina de treino está boa? Se não, o que recomendariam mudar.
  • Na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?
  • E também qualquer outro adendo que os nobres gostaria de comentar será de grande ajuda.

Publicidade

Postado
Em 14/10/2023 em 17:45, trenbolono disse:

calistenia é coisa de frango amigaozao vai pra musculacao ok

Pretendo no futuro aliar musculação com a calistenia, infelizmente por enquanto, provavelmente até essa ano e/ou o próximo não tenho condições de ir a uma academia 

Postado
Em 14/10/2023 em 17:02, Ariel Calebe disse:

Mas acabou levantando uma dúvida; na minha condição atual, devo já começar a treinar skills da calistenia, como l-sit, handstand, pistol squats, etc? Ou ainda continuo a aperfeiçoar o básico (por exemplo, após conseguir fazer 100 repetições de flexão diamante passar a fazer flexões arqueiro até chegar a mesma marca e então passar para a flexão de um braço apenas, e só após  pensar em fazer um handstand; como um "sistema de levels")?

1. Abra o Youtube
  2. Pesquise "calistenia para iniciantes" ou "calysthenics for beginners"
  3. Com certeza tem um passo a passo de como vc pode evoluir rapido, programas de treino e dicas.
  • Solução
Postado (editado)

seu treino está errado, voce precisa dividir o treino nao pode trabalhar os mesmos musculos em dias seguidos. divida o treino em 3 empurrar perna puxar.

(Segunda) empurrar: voce vai fazer flexao e derivados

(terça)perna: vai treinar agachamento etc

(Quarta) puxar: voce vai treinar barra, pull up, chin up e a barra australiana que é a mais importante se voce faz poucas reps da barra normal. 

continue.

e eu no seu lugar começaria a incluir as progressoes dos movimentos V-sit, handstand, front lever são basicos e vão te ajudar a ganhar força

Editado por Mitra7
Postado
Em 14/10/2023 em 19:09, Mitra7 disse:

seu treino está errado, voce precisa dividir o treino nao pode trabalhar os mesmos musculos em dias seguidos. divida o treino em 3 empurrar perna puxar.

(Segunda) empurrar: voce vai fazer flexao e derivados

(terça)perna: vai treinar agachamento etc

(Quarta) puxar: voce vai treinar barra, pull up, chin up e a barra australiana que é a mais importante se voce faz poucas reps da barra normal. 

continue.

e eu no seu lugar começaria a incluir as progressoes dos movimentos V-sit, handstand, front lever são basicos e vão te ajudar a ganhar força

Muito obrigado mesmo. Para as skills, você recomendaria incluir nos dias entre os treinos de puxar, empurrrar, etc? (Tipo, segunda-empurrar, terça-skills, quarta-perna, quinta-skills, quinta-puxar, sexta-skills)

Postado
Em 14/10/2023 em 18:51, carlosfelipe.bas disse:

1. Abra o Youtube
  2. Pesquise "calistenia para iniciantes" ou "calysthenics for beginners"
  3. Com certeza tem um passo a passo de como vc pode evoluir rapido, programas de treino e dicas.

Obrigado chefe, gostei bastante do seu canal, principalmente o vídeo "BAS #07 - Bulking para ectomorfos", se é que me entende ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...