Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado
Em 23/01/2025 em 16:28, GabrielGBR disse:

Esse treino de pegada que vc faz é segurando na frente ou atrás? Qual vc acha mais eficiente?

Opa meu mano.

Cara, nesse bloco eu posso ser menos específico com o treino, então estou fazendo o treino de pegada segurando atrás (lá ele kk):

Entretanto, tô pensando em começar o próximo bloco (mais focado em força) fazendo essa outra variação:

Aí eu estou pegando na frente com pegada alternada. Esse treino é mais específico para o Deadlift.

Sobre eficiência, tem que pensar na finalidade que você quer.

Quer ficar com um grip mais forte no geral?

Eu te recomendaria essa pegada atrás, você vai pegar muito menos carga nela, essa variação é muito mais difícil porque a barra está livre para rolar dos seus dedos, bem mais difícil. Acredito que seja melhor pra treinar a isometria no geral.

Utilizando pegada alternada você impede o rolamento da barra, fica muito mais fácil.

Se você quiser treinar pra algo específico aí o melhor caso é simular exatamente o cenário, como estou fazendo no segundo vídeo ali simulando a pegada no Deadlift.

Aqui acho que vale a pena lembrar algumas coisas:

1. Seu grip aguenta muito volume, recupera muito bem e não adiciona grande fadiga central. Dá pra fazer várias séries até a falha diversas vezes na semana sem muito problema.
  2. Esse treino é de isometria, o que significa que você vai ficar forte em SEGURAR coisas (sem amplitude de movimento), mas não necessariamente vai te dar força de APERTO na mão (com amplitude), isso seria melhor treinado com especificidade.
  3. Melhores ganhos de hipertrofia ocorrem com amplitude de movimento. Pensando em ganho muscular, isometria não é a melhor escolha.

Postado (editado)

...Por sinal, uma curiosidade:

Aperto de mão prevê a longevidade | 50 + vida e trabalho | Época NEGÓCIOS

https://epocanegocios.globo.com/colunas/50-vida-e-trabalho/coluna/2022/12/aperto-de-mao-preve-a-longevidade.ghtml

Como Thor daqui ganhou até do (Haf)Thor gringo e é natty, vai viver até os cem.

Mas nunca fui ver o estudo. Acho que deve ser mera consequência de ter treinos de força constantes e ser saudável. Se não for, vou comprar um desses rs

1.jpg

Editado por vitoriacampeao2
Postado (editado)
Em 23/01/2025 em 15:01, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Então manos, falei pra vocês esses dias que eu estava lendo o "Scientific Principles of Strength Training" do Mike Israetel com cabelo e os brothers dele lá.

Li os capítulos sobre Specificity, Overload e Fatigue Management e puta que pariu, é muito bom.

Nesse capítulo sobre manejo de fadiga ele fala sobre todas as estrutura afetadas pela fadiga, uma delas é justamente o sistema endócrino e o balanço entre testosterona e cortisol.

A história é que os países Escandinávos estavam moendo uns atletas no treino e perceberam que a testosterona do pessoal começava a cair junto com a performance (e o cortisol, subir) caso continuassem moendo os caras sem descanso ou sessões mais light.

Foi aí que começou, em parte, o uso de esteróides no esporte.

Isso me deixou pensativo sobre aquele meu exame de testo baixa que fiz logo após largar aquele treino idiota com volume socado no talo que fiz por 6-7 semanas.

Infelizmente, logo após parar com aquele treino idiota, iniciei um outro treino tão idiota quanto.

Devo dizer que hoje em dia, com o treino mais bem pensado, eu estou me sentindo consideravelmente melhor do que naquela época.

Tarde Thor!

Será possível quantificar o quanto de volume e ou intensidade começa a causar esse prejuíso no sistema endócrino?

Talvez o @Lucas, o Schrödinger tenha uma luz em mais essa caso!

Então a agressão causada pelo treinamento dos atletas citados causa a queda da testosterona pela quantidade absurda de volume e intensidade, certo?

E você é outro caso a parte, por conta dos lifts extremamente pesados.

Mas e para o resto de nós? Entusiastas do treinamento que já usam um volume controlado (6 a 10 sets por grupo por semana e mais um pouquinho de aeróbico por exemplo) dentro desse baixo volume, será possível causar uma redução significativa na testosterona levando todos, ou quase todos os sets a um RIR 1 ou 0?

Editado por Henrique...
Postado
Em 24/01/2025 em 14:22, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Acabei procurando bastante no Aliexpress e no Mercado Livre mas não achei uma cunha realmente muito top igual a que eu queria.

Para o que você pretende, talvez algo assim atenda:

https://www.equipamentoslinefitness.com.br/p-rampa-para-agachmaento-20

Tem mais de uma opção de altura.

Mesmo que o negócio pareça ser de ferro, não tenho como saber se realmente aguenta seu peso com mais duzentos e tantos quilos nas costas, então cuidado!

Postado
Em 24/01/2025 em 14:31, Henrique... disse:

Será possível quantificar o quanto de volume e ou intensidade começa a causar esse prejuíso no sistema endócrino?

Cara, acho que seria muito difícil dar uma "recomendação" geral da quantidade de trabalho necessário para impactar no sistema endócrino, isso vai envolver muita coisa.

1. Experiência do atleta
  2. Força absoluta
  3. Quantidade de massa muscular
  4. Exercício utilizados
  5. Técnica utilizada
  6. Tamanho dos membros
  7. Quantidade de tipo de fibra muscular 

Um Powerlifter alto (membros compridos) muito experiente no esporte (sabe se levar ao limite), com grande peso corporal e muito músculo, com grande força absoluta, fazendo predominantemente exercícios compostos vai possuir uma capacidade de se "destruir" muito maior quando comparado com um cara com as características opostas fazendo o mesmo volume.

Então a agressão causada pelo treinamento dos atletas citados causa a queda da testosterona pela quantidade absurda de volume e intensidade, certo?

Acho que o mais correto seria: "uma sobrecarga exagerada somada a uma falta de manejo de fadiga pode causar impactos no sistema endócrino (testosterona e cortisol) e autócrino (mTOR e AMPk) no médio prazo"

E não só esses reguladores também né man, você também pode lesionar seus músculos, tendões, ligamentos e até ossos sem um bom manejo de fadiga.

Eu tô lendo esse livro e acho incrível como que eu não me lesionei na época que estava fazendo aqueles treinos idiota, se liga nisso:

Semana 1 - Bloco Volume

Terça
Agacho 8x5x74% 200kg

Semana 2 - Bloco Volume

Terça
Agacho 7x4x78% 212kg

Semana 3 - Bloco Volume

Terça
Agacho 7x3x81% 220kg

Semana 4 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x4x86% 230kg
5x3x76% 212kg

Semana 5 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x3x89% 240kg
4x3x81% 220kg

Semana 6 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x2x92% 250kg
3x2x74% 226kg

Só os treinos de terça aí.

Cara, não é nenhuma novidade que logo após a Semana 3 eu tive febre e fiquei fudido por 1 semana. Geral aqui em casa achou estranho, não sou de ficar doente.

Nesse treino aí não havia NENHUM manejo de fadiga, só porradaria sem sentido.

Mas e para o resto de nós?

Acredito que seja menos comum no BB do que no PL. Powerlifting normalmente atrai gente idiota que gosta de se levar ao extremo.

Mas irmão, é muito simples, se você estiver se sentindo um lixo, reveja seu treino, provavelmente você está trabalhando acima do seu máximo volume recuperável.

Pra impactar no sistema endócrino você tem que se fuder MESMO por bastante tempo, como falei ali, eu tive até febre por 1 semana inteira, negócio foi feio.

Postado
Em 23/01/2025 em 18:48, vitoriacampeao2 disse:

Mas nunca fui ver o estudo. Acho que deve ser mera consequência de ter treinos de força constantes e ser saudável. Se não for, vou comprar um desses rs

Já comprei um desses kkk não recomendo:

0bc78674-34fd-49cd-bdba-48c7e96cd05a.jpg

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/257752-thors-dagbok-deus-da-power-belly-em-busca-do-supino-de-210kg/page/44/#findComment-3339323

Thor > Hafthor.

Postado
Em 23/01/2025 em 17:38, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Quer ficar com um grip mais forte no geral?

Exato, pra dar uma reforçada na pegada para os exercícios como stiff, meio terra…

Postado
Em 24/01/2025 em 15:15, ThorMitologicamenteAcurado disse:
  1. Experiência do atleta
  2. Força absoluta
  3. Quantidade de massa muscular
  4. Exercício utilizados
  5. Técnica utilizada
  6. Tamanho dos membros
  7. Quantidade de tipo de fibra muscular 

Um Powerlifter alto (membros compridos) muito experiente no esporte (sabe se levar ao limite), com grande peso corporal e muito músculo, com grande força absoluta, fazendo predominantemente exercícios compostos vai possuir uma capacidade de se "destruir" muito maior quando comparado com um cara com as características opostas fazendo o mesmo volume.

Muita coisa que eu não havia levado em consideração ao pensar numa relação simples de "Quantidade de trabalho realizado x efeito no corpo"

"uma sobrecarga exagerada somada a uma falta de manejo de fadiga

Mas estes não seriam os princípios que vc segue em seu treino? kkk

Brinks

Semana 1 - Bloco Volume

Terça
Agacho 8x5x74% 200kg

Semana 2 - Bloco Volume

Terça
Agacho 7x4x78% 212kg

Semana 3 - Bloco Volume

Terça
Agacho 7x3x81% 220kg

Semana 4 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x4x86% 230kg
5x3x76% 212kg

Semana 5 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x3x89% 240kg
4x3x81% 220kg

Semana 6 - Bloco Força

Terça
Agacho
1x2x92% 250kg
3x2x74% 226kg

Só os treinos de terça aí.

Cara, não é nenhuma novidade que logo após a Semana 3 eu tive febre e fiquei fudido por 1 semana. Geral aqui em casa achou estranho, não sou de ficar doente.

Nesse treino aí não havia NENHUM manejo de fadiga, só porradaria sem sentido.

Isso realmente parece muita coisa, mesmo para alguém que não entende muito sobre treinamento como eu.

Faz sentido o que vc disse, sobre as variáveis que vão determinar o impacto da quantidade de treino. Minha estrutura, força bruta, massa muscular são bem menores do que as suas, então certamente mesmo que eu repetisse o seu treino (obviamente copiando as porcentagens, repetições e séries e não a carga) acho que nem de longe acumularia a mesma fadiga.

Engraçado que parece que o corpo progride muito em força, mas não progride na mesma proporção na recuperação para lidar com a quantidade de trabalho que esse novo nível de força proporciona.

Acredito que seja menos comum no BB do que no PL. Powerlifting normalmente atrai gente idiota que gosta de se levar ao extremo.

Mas irmão, é muito simples, se você estiver se sentindo um lixo, reveja seu treino, provavelmente você está trabalhando acima do seu máximo volume recuperável.

Pra impactar no sistema endócrino você tem que se fuder MESMO por bastante tempo, como falei ali, eu tive até febre por 1 semana inteira, negócio foi feio.

KKKK

Realmente o powerlifting chama quem se desafia

Vou fazer tal como disse, e aprender a sentir quando estiver me sentindo muito derrubado para fazer um deload ou simplesmente ajustar o treino.

Muito obrigado pelas respostas sempre completas!

Abs e bons treinos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...