Guimers 8645 Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:21 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:21 Em 08/02/2024 em 20:10, Lucas, o Schrödinger disse: A pausa tende a dissipar a energia elástica. Mas pra dissipar totalmente tem que ser uma pausa longa (acho que pelo menos 3-5s). Descer muito devagar gasta energia que poderia ser usada na concêntrica. Mas descer muito rápido tem o potencial de fazer perder o controle do lift. Tem esse trade off. O que eu mais vejo é uma descida controlada quando a carga tá muito alta. Acho que o ideal é fazer a excêntrica o mais rápida possível sem perder o controle, tanto pro supino quanto pro agacho. O melhor exemplo que me vem a mente de uso da força elástica é o agachamento do Clarence: Tem o Mart Sein tb: Se eu faço isso perco totalmente o controle do agachamento. No supino não é diferente. Eu consigo descer bem rapido e controlado no agachamento, ja no supino não consigo. Mas sempre fiz mais agachamento do que supino, então seila. T. Wall reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas, o Schrödinger 11775 Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:31 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:31 Em 09/02/2024 em 09:21, Guimers disse: Eu consigo descer bem rapido e controlado no agachamento, ja no supino não consigo. Mas sempre fiz mais agachamento do que supino, então seila. Acabou de explicar aí o porquê. O agachamento vc tem mais domínio, consegue aliar velocidade e controle, no supino ainda nem tanto. T. Wall reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThorMitologicamenteAcurado 4789 Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:32 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 12:32 Em 08/02/2024 em 20:06, Dougwar disse: Fisicamente é o contrário, por isso exercícios com parada, até mesmo o supino se vc parar no peito e depois subir fica mais difícil, vc vc anulou essa força elástica. Força igual massa x aceleração, e a força elástica é a reação. Imagina uma cama elástica se vc pular de um lugar mais alto maior vai ser sua aceleração na descida e maio será a altura q a cama elástica vai te jogar pra cima. A massa sempre permanece a mesma Pensando nessa sua analogia da cama elástica realmente faz mais sentido. Achei que um alongamento lento dos tendões seria mais eficiente no armazenamento de energia. Mas provavelmente é isso aí que vc falou mano. Pergunta interessante Doug, sai aprendendo ainda, valeu! Em 08/02/2024 em 20:10, Lucas, o Schrödinger disse: Acho que o ideal é fazer a excêntrica o mais rápida possível sem perder o controle O Lucas também trouxe esse ponto muito importante. Como a velocidade de descida não é regulamentada, uma descida mais rápida economizaria energia. Em 09/02/2024 em 09:21, Guimers disse: Eu consigo descer bem rapido e controlado no agachamento, ja no supino não consigo. Mas sempre fiz mais agachamento do que supino, então seila. Aí eu sou contrário mano. Faço supino a bem mais tempo que o agacho e, como o próprio Doug disse, minha descida no supino é mais rápida. Agacho eu ainda sou meio cagão de descer rápido assim. T. Wall e Beerus reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:39 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:39 A pedido do @ThorMitologicamenteAcurado Vou colocar aqui: Pelas propriedades viscoelasticas do tendão, ele vai armazenar mais energia quanto mais força ele receber (força=massa*aceleracao, então em movimentos mais rápidos ele armazena mais). Isso indica que ele vai transferir menos força por unidade de tempo pro resto do tecido muscular (além de outros tecidos) quanto mais rápida for a excêntrica. A essência do treinamento pliométrico por exemplo, gira em torno disso, ciclo alongamento-encurtamento, máximo aproveitamento da energia potencial elástica dos tendões. Todavia, isso é uma adaptação que se trabalha e é dependente do quão forte já se é e que peso se manipula, pois uma deformação muito brusca dos tendões faz com que se tenha um feedback negativo do orgão tendionoso de golgi, que atua como um sistema de proteção para o tendão, e atenue a produção de força subsequente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThorMitologicamenteAcurado 4789 Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:54 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:54 Em 09/02/2024 em 11:39, Coach.Wagner disse: A pedido do @ThorMitologicamenteAcurado Vou colocar aqui: Pelas propriedades viscoelasticas do tendão, ele vai armazenar mais energia quanto mais força ele receber (força=massa*aceleracao, então em movimentos mais rápidos ele armazena mais). Isso indica que ele vai transferir menos força por unidade de tempo pro resto do tecido muscular (além de outros tecidos) quanto mais rápida for a excêntrica. A essência do treinamento pliométrico por exemplo, gira em torno disso, ciclo alongamento-encurtamento, máximo aproveitamento da energia potencial elástica dos tendões. Todavia, isso é uma adaptação que se trabalha e é dependente do quão forte já se é e que peso se manipula, pois uma deformação muito brusca dos tendões faz com que se tenha um feedback negativo do orgão tendionoso de golgi, que atua como um sistema de proteção para o tendão, e atenue a produção de força subsequente. Obrigado Wagner, sempre elevando a discussão. Ter uma autoridade no assunto é sempre uma bênção. Ai @Dougwar tu estava correto mano. Beerus reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beerus 3076 Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:59 Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 14:59 Em 09/02/2024 em 11:54, ThorMitologicamenteAcurado disse: Ai @Dougwar tu estava correto mano. não queria dar carterada hehe mas de fisica eu entendo um pouco, sou eng mecanico, mas essa parte biologica já é outra coisa é bem legal de aprender com vcs ThorMitologicamenteAcurado reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. ThorMitologicamenteAcurado 4789 Postado Fevereiro 9, 2024 às 15:12 Autor Este é um post popular. Compartilhar Postado Fevereiro 9, 2024 às 15:12 Falai meus manos Já secaram e levantaram só metade da carga? Hoje foi aquele treino de Agachamento e Pendlay Row Deloadados. Bora ver Ontem fui em um rodizio de pizza, acabei dormindo fora do meu horario. Hoje acordei todo coisado, pinto murcho, broxa, impotente, trovão fraco. Normalmente eu resolveria isso dobrando e cafeina e boa, mas essa semana estou fazendo deload até mesmo de cafeina. Falando em deload, essa semana parece que já se passaram dois meses, acaba nunca. Agachamento 200kg - 3 reps DELOAD Não gostei da amplitude, não gostei da performance. Triste. Se fosse para meter 220kg - 4 reps acho que não iria sair. Pendlay Row 130kg - 5 reps DELOAD Bem tranquilo. É isso por hoje meus manos. Apenas esse treino triste. Amanhã vou trazer a nova programação que estarei utilizando daqui pra frente. Essa programação nova eu boto fé, porque não foi eu quem fez. Valeu! mzampieri, ra.rhim, Guimers e 9 outros reagiu a isso 8 2 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. ThorMitologicamenteAcurado 4789 Postado Fevereiro 10, 2024 às 18:27 Autor Este é um post popular. Compartilhar Postado Fevereiro 10, 2024 às 18:27 Falai meus manos Já comemoraram o fim do deload? Hoje vou falar um pouco sobre como será a nova programação do treino Bora lá Primeiro de tudo, créditos ao @Lucas, o Schrödinger, a ideia da programação foi toda dele, e ao @Coach.Wagner que me deu avisos que valem ouro para mim e tambem me ajudou com ajustes. Voces moram no meu coração e preciso dar os créditos. Esse deload foi sofrido, mas os benefícios foram muitos: Obivamente, descansei, resetei a fadiga acumulada de MUITO tempo. Com o descanso, isso significa que agora posso testar essa programação nova sem a fadiga como variável. Aprendi a seguir um planejamento, não mais levantando o peso na pura "ogrisse" e sem rumo. PROGRAMAÇÃO ANTIGA Minha programação antiga era muito simples: Semana A: Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Domingo Supino Agachamento Rosca Parede Supino Agacho PAUS. Rosca Parede OFF OHP RDL Crucifixo Inv OHP Pendlay Row Crucifixo Inv OFF Paralelas Pendlay Row Panturrilhas Paralelas Barra Fixa Panturrilhas OFF Barra Fixa OFF Semana B: Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Domingo Supino Deadlift Rosca Parede Supino Agacho PAUS. Rosca Parede OFF OHP Pendlay Row Crucifixo Inv OHP Pendlay Row Crucifixo Inv OFF Paralelas Barra Fixa Panturrilhas Paralelas Barra Fixa Panturrilhas OFF Ou seja, um ABC 2x, sendo uma semana com Deadlift e outra sem. Todos os meus treinos eram Max Effort, indo muito proximo da falha. Apenas top set buscando PR. PROGRAMAÇÃO NOVA 1 A ideia que o Lucas passou é muito simples O primeiro ABC da semana (Seg, Ter, Qua) seria no molde tradicional, Esforço Maximo, procurando PR como de costume, apenas top set. Entretanto, no segundo ABC da semana (Qui, Sex, Sab) eu tranformarei as reps da top set do primeiro treino em séries de singles. Ou seja: Se eu fiz, no primeiro ABC da semana, 1 série de 3 reps com 180kg no supino; no segundo ABC eu irei fazendo 3 séries de 1 rep com 180kg. Nessas séries de singles, eu estarei fazendo análise da velocidade das reps, procurando bater sempre uma velocidade de execução maior. Vai dar pra entender melhor quando eu fizer. PROGRAMAÇÃO NOVA 2 Outra possibilidade seria manter o primeiro ABC da semana buscando PR e fazer o segundo ABC de forma mais fofinha, seria da seguinte maneira, pego o peso para 5 reps possiveis e faço apenas 2 reps. Exemplo: Primeiro treino de supino eu faço 180kg - 3 reps Eu meto esses números no symmetric strenght e pego a seguinte informação: Então eu pego esse 5RM e, ao invés de fazer 5 reps, faço apenas 2 reps. Logo, segundo treino da semana será feito com 168kg - 2 reps. Não sei ainda se vou manter apenas 1 série ou faço 2 séries. Veremos. Essa segunda programação seria interessante para evitar acumulo de fadiga. Minha intenção nessa proxima semana é fazer a programação 1 sem Deadlift. Ansioso para testar, ansioso para não fazer mais deload, ansioso para meter 180kg no supino, 220kg no agacho. Falei pra caralho, ninguem vai ler isso tudo. É isso por hoje meus manos Valeu! Guimers, Lucas, o Schrödinger, ra.rhim e 6 outros reagiu a isso 8 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guimers 8645 Postado Fevereiro 11, 2024 às 12:21 Compartilhar Postado Fevereiro 11, 2024 às 12:21 Se der certo vou copiar, valeu Kakakaka Torcendo pra dar certo mano, tambem tive varios insigths, como faço upper lower 2x ainda estou pensando. ThorMitologicamenteAcurado reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThorMitologicamenteAcurado 4789 Postado Fevereiro 11, 2024 às 13:02 Autor Compartilhar Postado Fevereiro 11, 2024 às 13:02 Em 11/02/2024 em 09:21, Guimers disse: Se der certo vou copiar, valeu Kakakaka Torcendo pra dar certo mano, tambem tive varios insigths, como faço upper lower 2x ainda estou pensando. Feito pelo Lucas, abençoado pelo Wagner. Se der errado é culpa minha Guimers e mzampieri reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora