Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Em 12/09/2023 em 10:20, Dougwar disse:

não achei esse estudo, so achei o estudo dele sobre alta e baixa intensidade de treino nesse ano de 2017

O Chris Beardsley fez um infográfico com um resumo:

 

https://www.patreon.com/posts/effects-of-to-on-80656045

 

O estudo é esse aqui:

 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27433992/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 11/09/2023 em 19:52, Lucas, o Schrödinger disse:

Se você é jovem, dorme bem, não tem estresse e ainda treina com high reps e alguma distância da falha, pode socar volume! Por outro lado, se você é um velho ranzinza e raivoso, estressado e treina com cargas altas, pode maneirar no volume

 

Nossa, pura verdade! 10 anos atrás eu suportava treinar com bastante volume, hoje faço 9 séries sofrendo kkkkk

 

Ótimo tópico, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2023 em 10:23, Lucas, o Schrödinger disse:

O Chris Beardsley fez um infográfico com um resumo:

 

https://www.patreon.com/posts/effects-of-to-on-80656045

 

O estudo é esse aqui:

 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27433992/

Esse estudo pra hormonizados também se encaixaria ? Sempre treinei natural seguindo seus artigos, agr comecei a hormonizar e estou em dúvida se deveria mandar um abcd ou seja 1x musculo por semana ou um upper, lower ou abc2x 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2023 em 17:45, Darkzin05 disse:

Esse estudo pra hormonizados também se encaixaria ? Sempre treinei natural seguindo seus artigos, agr comecei a hormonizar e estou em dúvida se deveria mandar um abcd ou seja 1x musculo por semana ou um upper, lower ou abc2x 

 

A lógica de volume pra quem usa hormônio é basicamente que quem usa tem uma maior recuperação, então pode usar mais volume, tanto por sessão, quanto por semana. Esse volume ótimo ainda vai estar atrelado à capacidade de recuperação.

 

Quando se sugere frequência de 2x, volume ótimo, etc., é pra otimizar. Não quer dizer que se fizer diferente não vai ter bons resultados. E o tamanho da diferença muitas vezes não é tão grande assim. O que esse estudo mostrou foi que 6x mais volume (18 versus 3 sets) produziram "apenas" 2x mais hipertrofia, mesmo com essa diferença brutal. Se comparar com 12 sets a diferença fica ainda menor (10-20%). Então uma abordagem subótima feita com consistência geralmente ganha da abordagem perfeita inconsistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ponto interessante que noto para extrair desses estudos seria esses mínimos sets onde os resultados começam a chegar 

 

Se pensarmos a longo prazo pq não procurar algo que de para ter bons ganhos e mantermos as articulação em dia, talvez até um tempo menor nos treinos.

 

Nisso vejo uma grande vantagem de saber qual um volume menor e uma intensidade boa para o mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2023 em 19:15, RnKS disse:

Um ponto interessante que noto para extrair desses estudos seria esses mínimos sets onde os resultados começam a chegar 

 

Se pensarmos a longo prazo pq não procurar algo que de para ter bons ganhos e mantermos as articulação em dia, talvez até um tempo menor nos treinos.

 

Nisso vejo uma grande vantagem de saber qual um volume menor e uma intensidade boa para o mesmo.

Não é fácil cravar um número, até pela variabilidade de pessoa pra pessoa, por conta das variáveis que abordei no tópico.

 

Mas pra quem treina com RPE 7-9 e intensidade >70-75% a maior parte do tempo, acho que dá pra sugerir 10-12 sets como um volume "ótimo mínimo" (metade disso pra isoladores).

 

Dobrar esse volume acrescentaria 10-20% de hipertrofia, possivelmente a um custo alto (dependendo do indivíduo talvez nem seja possível recuperar desse volume adequadamente).

 

Quem treina com RPE 10-falha pode reduzir aí uns 10-20% desses volumes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • krebz fixou este tópico

Boa noite Lucas, esse volume e frequência está direcionado à naturais? 
E oque vc acha da divisão de treino AB 3x, pull body e push body três vezes na semana, um exercício para cada músculo por sessão com 4 séries cada, completando 12 séries semanais. 
Seria uma boa divisão para um natural intermediário?

 

Gostaria também, se puder, que me recomendasse livros e artigos sobre treino e dieta pra naturais 😁

 

Não me renderei ao suco kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2023 em 00:02, João Lucas musk disse:

Boa noite Lucas, esse volume e frequência está direcionado à naturais? 
E oque vc acha da divisão de treino AB 3x, pull body e push body três vezes na semana, um exercício para cada músculo por sessão com 4 séries cada, completando 12 séries semanais. 
Seria uma boa divisão para um natural intermediário?

 

Gostaria também, se puder, que me recomendasse livros e artigos sobre treino e dieta pra naturais 😁

 

Não me renderei ao suco kk

Dá uma lida nas respostas anteriores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido, mas fiquei em dúvida se este volume de 10-12 sets por semana está bom para um natural.

Desenvolvi grande interesse em saber mais sobre treinamento direcionado a naturais porque eu estou a um bom tempo seguindo a forma de treino para hormonizados e nunca me questionei se havia diferenças no treino. Este ano estagnei e procurei saber mais, mas é difícil achar um bom conteúdo e estudos direcionado a naturais, mesmo pesquisando em inglês. 
Gostaria de ler mais sobre a musculação direcionada a naturais, e como estou estagnado queria mudar minha forma de treino.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2023 em 08:00, João Lucas musk disse:

Já tinha lido, mas fiquei em dúvida se este volume de 10-12 sets por semana está bom para um natural.

Desenvolvi grande interesse em saber mais sobre treinamento direcionado a naturais porque eu estou a um bom tempo seguindo a forma de treino para hormonizados e nunca me questionei se havia diferenças no treino. Este ano estagnei e procurei saber mais, mas é difícil achar um bom conteúdo e estudos direcionado a naturais, mesmo pesquisando em inglês. 
Gostaria de ler mais sobre a musculação direcionada a naturais, e como estou estagnado queria mudar minha forma de treino.
 

10-12 sets com RPE 7-9 é um volume ok, como escrevi no outro post.

 

Volume pra hormonizados tem a possibilidade de ser maior pq a recuperação e a capacidade de hipertrofia são maiores, conforme resposta anterior do tópico. Fora isso, não muda nada.

 

Veja se te ajuda: Tópicos que eu criei 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...