Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teto de séries totais na semana, vale a pena se apegar a isso?


Luizito123

Posts Recomendados

Um assunto que to vendo com muita frequência entre a galera do fisiculturismo natural é esse papo de impor um limite de 100 séries semanais no seu treino, com exceção de fases de choque da periodização. O argumento geralmente é que dificilmente uma pessoa natural que treine bem (digo, que consiga extrair o "melhor" durante cada série, ou seja, intermediários pra avançados), consegue manter um volume qualitativo sem sobrecarga central ultrapassando muito esse valor. Me assustou porque na minha base percebi que estava fazendo 120, mesmo achando que tava com um volume razoável, com 16 séries semanais pra peito, costas e quadríceps, e 12 séries semanais pro resto. Enfim, não sinto perda de rendimento ou recuperação prejudicada pelo menos no momento. Ainda estava pensando em começar a treinar antebraço, o que ia aumentar ainda mais.

 

Também acho estranho contar uma série de agachamento livre/terra do mesmo modo que se conta uma série de rosca punho nesse bolo.

 

O que vocês pensam sobre? Acham válido estabelecer esse tipo de medida pra controlar fadiga central? Ou pensar nas séries por grupamento muscular já basta e foda-se?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 06/08/2023 em 11:00, Luizito123 disse:

O que vocês pensam sobre? Acham válido estabelecer esse tipo de medida pra controlar fadiga central? Ou pensar nas séries por grupamento muscular já basta e foda-se?

 

Pense separadamente.

 

As costas são muito maiores que o peitoral, pq deveriam ter o mesmo volume de treino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2023 em 11:00, Luizito123 disse:

Enfim, não sinto perda de rendimento ou recuperação prejudicada pelo menos no momento

 

Isso é o mais importante. A questão individual é indispensável quando se fala sobre volume de treino.

 

Eu por exemplo dificilmente consigo manter uma boa intensidade do início ao fim fazendo 9+ séries de peito em um dia, mas conheço caras que fazem 16 séries por dia de peitoral e são grandes (4 exerc. 4 séries), treinando cada grupo muscular 1x/sem.

 

Meu relato: estava fazendo A B C A B e sentia que o segundo treino A da semana (quinta-feira) não rendia, me sentia cansado e a saída pra mim foi diminuir o volume diário e manter a mesma frequência semanal (2x/sem).

 

Existe o básico e a base que serve para todos, mas conforme se aprofunda, existem pontos extremamente individuais que somente você vai saber resolver e encaixar, por se tratar do próprio organismo.

 

A única forma é testando, na prática mesmo. Experimente ir mexendo nas variáveis e com certeza vai achar o ideal pra você.

Editado por umaprendiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os estudos de volume de treino pelo menos os que são recomendados estão bem defasados / usaram metodologia errada. Sempre vi o Jordan Peters falando sobre isso, que alem de gigante ele tem varias graduações no assunto.

To fazendo fullbody faço 4 series de trabalho por grupo muscular na semana e to crescendo, sempre quis testar e to gostando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...