Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Necessidade de TRT?

Posts Recomendados

Em 26/06/2023 em 16:50, axegood disse:

@kkmultes Como se investiga esses problemas a nível de encéfalo (Hipófise/Hipótamolo)? Pq a minha tá baixa desde que tomei Roacutan, a muitos anos já. Fui em 3 médicos e nada. Desconfio que seja a nível central (Cérebro) e não testicular.

Provavelmente o médico não quis prescrever pra ele pelo mesmo motivo q não quiserem me prescrever, alegando que a Testo que é cálculada com o SHBG tá dentro dos níveis normais e isso que importa. No meu caso, testo estava em 305 e SHBG 14, ele calculou e falou que minha testo era excelente, o corpo aproveitava bem etc. 

Primeiro passo um simples exame de sangue de LH/FSH,(poderiam ser outros como TSH, ACTH ou prolactina, que não estão relacionados a testosterona em si) para avaliar se os hormônios estão sendo secretados pela hipófise, já que esses são  precursores da Testosterona, principalmente o LH, sendo que o FSH está mais relacionado com a produção de espermatozoides. Eles estando abaixo do normal são indicativos de que tem algum problema a nível de encéfalo, ou, de que o sujeito está usando testosterona, ou drogas derivadas que inibam a produção desses hormônios naturalmente. 

Próximo passo seria os exames de Imagem como a Ressonância magnética em busca de um tumor na hipófise, as vezes é algo que está lá, estático, não causando outros problemas além da inibição do eixo...

Sobre sua ida ao médico, caso você apresentasse problemas e sintomas relacionados com a baixa de testosterona, seria indicativo de pelo menos investigar mais mesmo, apesar do SHBG estar baixo...se a testo está "baixa" nesse nível de 305 sem sintomas, tudo bem, pode ser realmente que seu corpo aproveite bem, pode ser que foi apenas nessa dosagem do sangue que veio baixa, pois variações ocorrem ao longo dos dias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/06/2023 em 21:22, kkmultes disse:

Primeiro passo um simples exame de sangue de LH/FSH,(poderiam ser outros como TSH, ACTH ou prolactina, que não estão relacionados a testosterona em si) para avaliar se os hormônios estão sendo secretados pela hipófise, já que esses são  precursores da Testosterona, principalmente o LH, sendo que o FSH está mais relacionado com a produção de espermatozoides. Eles estando abaixo do normal são indicativos de que tem algum problema a nível de encéfalo, ou, de que o sujeito está usando testosterona, ou drogas derivadas que inibam a produção desses hormônios naturalmente. 

Próximo passo seria os exames de Imagem como a Ressonância magnética em busca de um tumor na hipófise, as vezes é algo que está lá, estático, não causando outros problemas além da inibição do eixo...

Sobre sua ida ao médico, caso você apresentasse problemas e sintomas relacionados com a baixa de testosterona, seria indicativo de pelo menos investigar mais mesmo, apesar do SHBG estar baixo...se a testo está "baixa" nesse nível de 305 sem sintomas, tudo bem, pode ser realmente que seu corpo aproveite bem, pode ser que foi apenas nessa dosagem do sangue que veio baixa, pois variações ocorrem ao longo dos dias...

Irmão, te citando aqui.. Fui ver os exames meus. Esse ano, o endocrino pediu só Testo e SHBG e fez aquele cálculo lá, falando que tava normal etc.

Em 2021, tinha feito, testo estava em 341.. Já relatei aqui no fórum que senti minha testo despencar depois do uso de Roacutan, há uns 7-8 anos atrás.

Fui ver os exames de 2021, e esse médico tinha pedido completo.

FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE

2,80

Valor de referência:

Homens......................:  1,50 a  12,40 mUI/mL

LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE

5,38

Valor de referência:

Homens......................:  1,70 a  8,60 mUI/mL

ANDROSTENEDIONA

0,88

Valor de referência:

Adultos...........: 0,50 a 3,50 ng/mL

17 ALFA HIDROXIPROGESTERONA

69

- Homens...................: 50 a 210 ng/dL

------

DHEA - DEHIDROEPIANDROSTERONA

2,50

Valor de referência:

Homens...: 0,83 a 18,09 ng/mL

ESSES EXAMES SÃO DE 2021!

Em 2023, Testo caiu pra 305. O médico não quis passar nada nem investigar. Comprei Dura por conta e comecei a aplicar 1ml por semana, por 4 semanas. Na quarta, conversei com o Dr Vitor Mattos pelo Instagram, ele falou que os médicos estavam errados, mas que eu tbm, pq tinha começado pelo final. Então interrompi. Isso já fazem 4 semanas tbm. Não tomei nada ainda, nem TPC. Tenho Unimed, mas tô juntando dinheiro pra ir em médico particular, por enquanto, tô de boa, voltou igual tava antes. Enquanto estava tomando, sentia a disposição a mil, libido a mil, ereção igual uma rocha. Agora voltou ao normal. Sigo indisposto, mas como tomo Ritalina pra TDAH, ela ajuda com isso e a Libido, a ereção tá ok, dá pra trabalhar, embora não seja a mesma coisa.

Alguém saberia dar uma direção olhando esses exames? Já queria ir com uma ideia prévia no médico. Pelo que vi ali, o maior problema tá no FSH...

Link para o comentário

Em 27/06/2023 em 10:46, axegood disse:

Irmão, te citando aqui.. Fui ver os exames meus. Esse ano, o endocrino pediu só Testo e SHBG e fez aquele cálculo lá, falando que tava normal etc.

Em 2021, tinha feito, testo estava em 341.. Já relatei aqui no fórum que senti minha testo despencar depois do uso de Roacutan, há uns 7-8 anos atrás.

Fui ver os exames de 2021, e esse médico tinha pedido completo.

FSH - HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE

2,80

Valor de referência:

Homens......................:  1,50 a  12,40 mUI/mL

LH - HORMÔNIO LUTEINIZANTE

5,38

Valor de referência:

Homens......................:  1,70 a  8,60 mUI/mL

ANDROSTENEDIONA

0,88

Valor de referência:

Adultos...........: 0,50 a 3,50 ng/mL

17 ALFA HIDROXIPROGESTERONA

69

- Homens...................: 50 a 210 ng/dL

------

DHEA -

2,50

Valor de referência:

Homens...: 0,83 a 18,09 ng/mL

ESSES EXAMES SÃO DE 2021!

Em 2023, Testo caiu pra 305. O médico não quis passar nada nem investigar. Comprei Dura por conta e comecei a aplicar 1ml por semana, por 4 semanas. Na quarta, conversei com o Dr Vitor Mattos pelo Instagram, ele falou que os médicos estavam errados, mas que eu tbm, pq tinha começado pelo final. Então interrompi. Isso já fazem 4 semanas tbm. Não tomei nada ainda, nem TPC. Tenho Unimed, mas tô juntando dinheiro pra ir em médico particular, por enquanto, tô de boa, voltou igual tava antes. Enquanto estava tomando, sentia a disposição a mil, libido a mil, ereção igual uma rocha. Agora voltou ao normal. Sigo indisposto, mas como tomo Ritalina pra TDAH, ela ajuda com isso e a Libido, a ereção tá ok, dá pra trabalhar, embora não seja a mesma coisa.

Alguém saberia dar uma direção olhando esses exames? Já queria ir com uma ideia prévia no médico. Pelo que vi ali, o maior problema tá no FSH...

Baseado apenas nesses números estaria dentro do conformes, o FSH meio baixo, mas ainda dentro da referência não seria um problema para ter impactos a nível de produção de testosterona, sendo que seu papel é mais relacionado com a espermatogênese, essa variação de testo de 341 para 305 não é expressiva a nível de efeitos que possam ser percebidos, em disposição, libido, força e etc... pode ser apenas uma variação normal do dia a dia, as vezes quando a gente dorme mal, ou passa por algum estresse maior, alimentação da uma falhada, tudo pode influenciar... e o valor de testosterona dosado no sangue é apenas uma imagem daquele exato momento.

DHEA  em Homens meio que não tem sentido no meu ponto de vista, pois mesmo com valores estando baixos, valeria mais a pena olhar a testosterona, estradiol, DHT....sendo que DHEA é um precursor de testosterona, mas ele por si só, não tem papel  no organismo(pelo que se sabe).

Dosar 17OHP eu só vi ser solicitado em crianças, talvez era uma suspeita do médico, a ideia era achar a fonte do problema nas glândulas adrenais. 

Negócio é achar um bom médico, que te ajude a fazer uma TRT mesmo. as vezes nem precisa estar realmente problemático, mas tem que ser um que lide com reposição hormonal mesmo... esse que você mencionou parece ser a favor de um uso seguro de hormônios, mó maromba! 

Link para o comentário

Atualização: Fui em outro endocrinologista ontem(dessa vez pelo particular), e esse sim pareceu querer resolver meu problema.

Mostrei todos os exames, dieta, rotina, e ele recomendou que eu parasse com a dieta atual e com o manipulado(o pré-treino). Me passou uma outra dieta mais simples(que está por volta de 1600 kcal total), e disse para segui-la por 3 meses para que possamos refazer os exames.

Ele suspeitou do uso de anabolizantes(por conta da inibição do eixo hormonal e perfil lipídico ruim), mas insisti que não usei nada, e ele me recomendou comer carne vermelha apenas 3 dias na semana(o restante será trocado por peixe) para a melhora do perfil lipídico.

Estou disposto a seguir esse plano, e pensei em usar algum fitoterápico como "ashwagandha" e "tribulus" para tentar sanar os sintomas durante os 3 meses(pelo que pesquisei, eles não atrapalhariam em nada).

Vocês acham que é um bom plano, ou teria algo mais correto a se fazer? E os fitoterápicos realmente fariam alguma diferença nos sintomas? Atrapalhariam a detectar o problema daqui 3 meses?

E obrigado a todos que estão me ajudando, estou aprendendo bastante.

Link para o comentário

Em 28/06/2023 em 13:44, daiki disse:

Atualização: Fui em outro endocrinologista ontem(dessa vez pelo particular), e esse sim pareceu querer resolver meu problema.

Mostrei todos os exames, dieta, rotina, e ele recomendou que eu parasse com a dieta atual e com o manipulado(o pré-treino). Me passou uma outra dieta mais simples(que está por volta de 1600 kcal total), e disse para segui-la por 3 meses para que possamos refazer os exames.

Ele suspeitou do uso de anabolizantes(por conta da inibição do eixo hormonal e perfil lipídico ruim), mas insisti que não usei nada, e ele me recomendou comer carne vermelha apenas 3 dias na semana(o restante será trocado por peixe) para a melhora do perfil lipídico.

Estou disposto a seguir esse plano, e pensei em usar algum fitoterápico como "ashwagandha" e "tribulus" para tentar sanar os sintomas durante os 3 meses(pelo que pesquisei, eles não atrapalhariam em nada).

Vocês acham que é um bom plano, ou teria algo mais correto a se fazer? E os fitoterápicos realmente fariam alguma diferença nos sintomas? Atrapalhariam a detectar o problema daqui 3 meses?

E obrigado a todos que estão me ajudando, estou aprendendo bastante.

1600kcal

Hahahahahahahahahahaha

Tem uma mulher de 1,55, 57kg 33 anos que acompanha comigo e a dieta dela é de 1600kcal e ela está perdendo peso, só pra você comparar.

Sério eu queria entender qual a mística desse número para os endocrinologistas.

Chega a ser engraçado a quantidade de vezes que eu vejo dieta de endócrino assim, não importa se obeso, homem, mulher é sempre 1600kcal

Eu sinceramente não me importo se tem médico, treinador, enfermeiro quem quer que seja passando dieta, desde que seja bem feito. Na verdade tá cheio de Nutricionista ruim mesmo por aí.

Cara só sua TMB é 1700kcal

Com as atividades do dia e exercício que você relata seu gasto total é 2300kcal.

Não tem problema fazer dieta próxima ou até abaixo da TMB, desde que você seja obeso grau 3 ou mórbido.

Vc é magro, tem pouca massa muscular e tá com a testo zoada, dieta extremamente hipocalórica só vai te prejudicar.

Você fala que ele recomendou carne vermelha 3x na semana, ok para melhorar perfil lipídico

Mas fala em usar só peixe, eu te pergunto: é viável pra você financeiramente e logisticamente? E o paladar?

Aposto que essa dieta exclui ou restringe muito pão e arroz branco, frutas

Já te dei praticamente uma consulta de graça, mas te recomendaria de olho fechado uma dieta se 2000/2300kcal focando em melhorar composição corporal, performance, reduzir o desgaste e estresse por uma dieta muito hipocalórica.

Editado por cadumonteiro
Adição de informações
Link para o comentário

Em 28/06/2023 em 14:10, cadumonteiro disse:

Já te dei praticamente uma consulta de graça, mas te recomendaria de olho fechado uma dieta se 2000/2300kcal focando em melhorar composição corporal, performance, reduzir o desgaste e estresse por uma dieta muito hipocalórica.

Hauhauhau top demais...  Só precisa comer direito e treinar.. treinar bem.. treinar forte... Dormir e relaxar.. a coisa vem naturalmente.. 

Eu já fui em vários nutris na minha vida... Foi bem difícil encontrar um que me norteasse bem, sou vegetariano restrito há 20 anos.. de origem animal, a única coisa as vezes no dia livre, uma pizza de mussarela e olhe lá.. jamais criticaria dieta de carnívoros ou qualquer outro . Respeito todos..e digo.. um bom nutricionista vale mais que 1000 endocrinologistas que não manjam nada. 

@daiki..confia no que o @cadumonteiro tá dizendo mano..eh sucesso...vai na fé..

Editado por DramaTrance
:)
Link para o comentário

Em 28/06/2023 em 00:10, kkmultes disse:

Baseado apenas nesses números estaria dentro do conformes, o FSH meio baixo, mas ainda dentro da referência não seria um problema para ter impactos a nível de produção de testosterona, sendo que seu papel é mais relacionado com a espermatogênese, essa variação de testo de 341 para 305 não é expressiva a nível de efeitos que possam ser percebidos, em disposição, libido, força e etc... pode ser apenas uma variação normal do dia a dia, as vezes quando a gente dorme mal, ou passa por algum estresse maior, alimentação da uma falhada, tudo pode influenciar... e o valor de testosterona dosado no sangue é apenas uma imagem daquele exato momento.

DHEA  em Homens meio que não tem sentido no meu ponto de vista, pois mesmo com valores estando baixos, valeria mais a pena olhar a testosterona, estradiol, DHT....sendo que DHEA é um precursor de testosterona, mas ele por si só, não tem papel  no organismo(pelo que se sabe).

Dosar 17OHP eu só vi ser solicitado em crianças, talvez era uma suspeita do médico, a ideia era achar a fonte do problema nas glândulas adrenais. 

Negócio é achar um bom médico, que te ajude a fazer uma TRT mesmo. as vezes nem precisa estar realmente problemático, mas tem que ser um que lide com reposição hormonal mesmo... esse que você mencionou parece ser a favor de um uso seguro de hormônios, mó maromba! 

Obrigado pela resposta . Eu fiquei encanado, pq os exames estavam grudados perto da linha de referência negativa.

Já ouviu falar da Síndrome Pós Finasterida? Eu senti isso, mas pós Roacutan. Dizem que no caso da Finasterida, ela desregula a GABA. No meu caso, não sei se minha testo era alta antes, mas imagino que sim. Vivia ON FIRE na cabeça o dia todo etc. 

Comecei a TRT e interrompi mais por medo, pq estava me sentido bem pakas, mas se for fazer, queria fazer com acompanhamento médico. Tô me organizando pra isso.

Conversei com um Psiquiatra no Insta, ele falou que tá tratando a galera com Síndrome Pós Finasterida com Buspirona, 30mg. Durante um ano.  Até tentei tomar, mas achei meio forte esse trem, mas tô pensando em prosseguir, pode ser uma alternativa pra regular as coisas.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...