Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Necessidade de TRT?

Posts Recomendados

Bom dia/tarde/noite, faz alguns meses que comecei a treinar mais seriamente(por volta de 8 meses) e a fazer dieta(por volta de 4 meses) acompanhado por nutricionista. Porém, mesmo fazendo tudo certo(ou tentando), não estava tendo os resultados esperados(não ganhei quase nada de massa magra, mas consegui perder gordura), e ao associar a falta de resultados com alguns outros sintomas, comecei a desconfiar de uma baixa de testosterona. Hoje fiz os exames, e o resultado revelou uma testosterona total de 213,00 ng/dL, tenho 22 anos, nunca usei nenhum esteróide ou droga do tipo. Realmente existe a necessidade da TRT? Ela é praticada nessa idade? Pesquisei mas não consegui achar sobre a TRT nessa idade. Peço a ajuda de vocês para esse esclarecimento e agradeço desde já.
===============================================================================================

Atualização(26/06/2023): Voltei no mesmo médico que pediu os exames inicialmente. Ele disse que "está tudo excelente", e quando perguntei quanto aos sintomas que estava sentindo, recebi uma receita: https://imgur.com/tvq1wQg

Novamente ele não fez questão me escutar, insistiu que eu estava suplementando B12(mostrei a dieta e os manipulados), e me fez essa receita, que até onde eu pesquisei, inibiria ainda mais o meu eixo hormonal. Estou buscando outro médico, agora por recomendação, e assim que obtiver algum sucesso retorno a atualizar o post.

===============================================================================================
Atualização(28/06/2023): Fui em outro endocrinologista ontem(dessa vez pelo particular), e esse sim pareceu querer resolver meu problema.

Mostrei todos os exames, dieta, rotina, e ele recomendou que eu parasse com a dieta atual e com o manipulado(o pré-treino). Me passou uma outra dieta mais simples(que está por volta de 1600 kcal total), e disse para segui-la por 3 meses para que possamos refazer os exames.

Ele suspeitou do uso de anabolizantes(por conta da inibição do eixo hormonal e perfil lipídico ruim), mas insisti que não usei nada, e ele me recomendou comer carne vermelha apenas 3 dias na semana(o restante será trocado por peixe) para a melhora do perfil lipídico.

Estou disposto a seguir esse plano, e pensei em usar algum fitoterápico como "ashwagandha" e "tribulus" para tentar sanar os sintomas durante os 3 meses(pelo que pesquisei, eles não atrapalhariam em nada).

Vocês acham que é um bom plano, ou teria algo mais correto a se fazer? E os fitoterápicos realmente fariam alguma diferença nos sintomas? Atrapalhariam a detectar o problema daqui 3 meses?

E obrigado a todos que estão me ajudando, estou aprendendo bastante.

Editado por daiki
Atualização das informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se tem clínica (sintomas) associada a dosagem baixa nos exames laboratoriais, poderia ser caso de reposição mesmo nessa idade.

Porém, é importante descobrir a causa dessa baixa testosterona, avaliando possíveis problemas a nível de encéfalo (hipófise/hipotálamo), ou a nível testicular, ou também possíveis carências nutricionais, e problemas no estilo de vida que possam estar causando tais sintomas, como sono e estresse...

também é padrão ser requisitado mais umas duas dosagens de níveis hormonais em dias distintos, antes de definir como hipogonadismo.

Qual valor de LH/FSH dos seus exames?

Link para o comentário

Em 25/06/2023 em 00:34, kkmultes disse:

Se tem clínica (sintomas) associada a dosagem baixa nos exames laboratoriais, poderia ser caso de reposição mesmo nessa idade.

Porém, é importante descobrir a causa dessa baixa testosterona, avaliando possíveis problemas a nível de encéfalo (hipófise/hipotálamo), ou a nível testicular, ou também possíveis carências nutricionais, e problemas no estilo de vida que possam estar causando tais sintomas, como sono e estresse...

também é padrão ser requisitado mais umas duas dosagens de níveis hormonais em dias distintos, antes de definir como hipogonadismo.

Qual valor de LH/FSH dos seus exames?

Opa, primeiramente, obrigado pela réplica. Acredito que LH e FSH não foram inclusos nos exames, vou postar os que fiz aqui.
Não estou conseguindo fazer upload por aqui, vou colocar o link do imgur, espero não estar violando nenhuma regra:
https://imgur.com/a/ECvFEbW
PS: Ainda falta o resultado de 2 exames:
- 125VITD - 1,25-DIHIDROXI VITAMINA D
- DHT - DIHIDROTESTOSTERONA (DHT)
Fiz um levantamento sobre minha rotina e dieta atuais e vou levantar isso quando voltar no médico, assim que tiver uma resposta eu atualizo o post.

Link para o comentário

Em 24/06/2023 em 23:33, daiki disse:

Bom dia/tarde/noite, faz alguns meses que comecei a treinar mais seriamente(por volta de 8 meses) e a fazer dieta(por volta de 4 meses) acompanhado por nutricionista. Porém, mesmo fazendo tudo certo(ou tentando), não estava tendo os resultados esperados(não ganhei quase nada de massa magra, mas consegui perder gordura), e ao associar a falta de resultados com alguns outros sintomas, comecei a desconfiar de uma baixa de testosterona. Hoje fiz os exames, e o resultado revelou uma testosterona total de 213,00 ng/dL, tenho 22 anos, nunca usei nenhum esteróide ou droga do tipo. Realmente existe a necessidade da TRT? Ela é praticada nessa idade? Pesquisei mas não consegui achar sobre a TRT nessa idade. Peço a ajuda de vocês para esse esclarecimento e agradeço desde já.
PS: Segunda-feira eu tenho um retorno no endocrinologista, mas a ansiedade e preocupação estão falando mais alto. E se quiserem, posso postar os exames completos, tiveram outros mas comparei com os parâmetros do laboratório, e o único destoante foi a testosterona total.

Em 25/06/2023 em 12:58, daiki disse:

Opa, primeiramente, obrigado pela réplica. Acredito que LH e FSH não foram inclusos nos exames, vou postar os que fiz aqui.
Não estou conseguindo fazer upload por aqui, vou colocar o link do imgur, espero não estar violando nenhuma regra:
Fiz um levantamento sobre minha rotina e dieta atuais e vou levantar isso quando voltar no médico, assim que tiver uma resposta eu atualizo o post.

Sinais de fígado gordo(Esteatose hepática) e alimentação ruim.

Com certeza tem muita coisa pra investigar e melhorar.

Link para o comentário

Em 24/06/2023 em 23:33, daiki disse:

PS: Segunda-feira eu tenho um retorno no endocrinologista, mas a ansiedade e preocupação estão falando mais alto. E se quiserem, posso postar os exames completos, tiveram outros mas comparei com os parâmetros do laboratório, e o único destoante foi a testosterona total.

Dificilmente alguém da sua idade tem necessidade real de TRT, mas não é impossível.

Existem casos de nódulos na hipófise, varicocele, lesão testicular ou até uma deficiência congênita.

Os exames estão incompletos

Perfil hormonal sexual tem que ser

Testo livre/total

E2

DHT

SHBG

LH e FSH (produção da hipófise que estimula o testículo)

Às vezes DHEA e Androstenediona (investigar as etapas da produção de testosterona)

Não entendo pq médico pede glicemia mas não pede valor de insulina

Não quer dizer nada uma insulina "normal" se teu pâncreas estiver a milhão secretando 25 de insulina ( normal até 10/12)

Perfil hepático ok

Lipídico não tá bom mas não tá muito mal

Esse HDL baixo e LDL alto indica falta de cardio e um consumo alto de gordura saturada e/ou álcool.

Tireóide perfeita

Agora você fala em dieta e meses de treino, mas não fala sei peso, idade, altura, dieta atual (pelo menos kcal e macros), seu nível de atividade física, seu sono, nível de stress (stress não é só ficar irritado, é cansaço do dia a dia mesmo, ônibus, trânsito, problemas).

Você não faz ideia de como uma dieta agressiva e pouca caloria arrebenta com Testo.

Sobre valores de testosterona total, é muito relativo, tem gente com 800 de testosterona e um monte de sintomas e outros com 200/300 e são completamente saudáveis. Depende de sensibilidade, testo livre, receptores.

Normalmente se repete o exame após alguns dias de repouso e/ou horários diferentes, pois a secreção de testosterona é pulsátil, são liberadas pequenas quantidades ao longo do dia.

Em 25/06/2023 em 13:33, carlosfelipe.bas disse:

Sinais de fígado gordo(Esteatose hepática) e alimentação ruim.

Não tem não, TGL está ok e enzimas hepáticas tbm mas falta bilirrubinas, hemoglobina glicada está no limite e pode indicar uma queda por isso deveria ter a insulina junto pra analisar a sensibilidade a insulina, colesterol não está ruim, mas concordo que indica excesso de saturada e talvez álcool, ou pode estar em queda pois ele vem de dieta e treino.

Link para o comentário

Realmente esqueci de algumas informações: 
- 22 anos, 1.78m de altura, 72kg, 17% BF;
- Estresse bem alto(faculdade + trabalho + dar aula);
- Atividade física diária se limita a 20 minutos de cardio + 1 hora de treino, trabalho como programador, então não me movimento nada no restante do dia;
- O sono é prejudicado em semanas de prova, mas fazem umas 2 semanas que durmo sem esses problemas;
- Não bebo;

Não sei os macros da dieta, mas posso novamente anexar o cardápio que o nutricionista disponibilizou. Quanto à "alimentação ruim", tenho seguido a dieta do nutricionista com pouquíssimas falhas, e sempre comi "limpo"(mesmo antes da dieta), então não acho que esse seja o problema.

Não entendo muito da área médica, então não questionei os exames pedidos, mas posso procurar outro médico contanto que ele também atenda pelo plano(realmente não gostei do atendimento desse, não passou muita confiança).

Dieta: https://imgur.com/a/szrJwjU

Link para o comentário

glicada tá no limite da "normalidade". Tá gerando uma glicemia média de 114 e isso não é bom pra alguém da sua idade. Não deveria estar nessa leitura.

HDL no fundo do poço e LDL alto. Você segue a quanto tempo essa dieta que postou aqui?

Se fosse obeso e se alimentasse mal, ainda daria pra dizer somente que a testo está baixa por conta da má alimentação e da obesidade, que abaixa a testo. Porém não é o caso com seu peso, sua altura e sua idade. Mas, como LDL alto, HDL baixo costumam trazer junto triglicérides alto - e o seu tá normal - a coisa parece estar esquisita.

Dê uma passadinha em um BOM endocrinologista e peça pra bater dois exames: curva glicẽmica clássica e curva insulinêmica clássica. Sugiro refazer esses e mais os que o cadu. Os números estão esquisitos. No final das contas será ele quem poderá explicar o suposto hipogonadismo.

Essa questão de estudo + trabalho + etc... mano, esqueça. 22 anos é pau pra toda obra. É tempo ruim o tempo todo.

Link para o comentário

Estou seguindo a dieta tem 3 meses(quase 4), e apesar de "não ter refeição livre", faço uma a cada 10 dias pra tentar manter a sanidade(normalmente strogonoff ou macarrão). Já listei mais alguns endócrinos e anotei sua recomendação também, vou pedir para que sejam feitos esses exames(se o médico não pedir, faço no particular mesmo) e vou atualizando vocês. Obrigado mais uma vez pelas respostas, e desculpa pela falta de clareza nas informações, sou bastante leigo nessa área.

Editado por daiki
faltou uma informação
Link para o comentário

Em 25/06/2023 em 12:58, daiki disse:

Estranho não serem solicitados, pois ajudaria muito na hora de definir a origem da baixa testo...com o resultado de DHT poderá pra ter ideia também caso você seja uma pessoa que sofra muita ação da 5 alfa redutase, tais suplementando B12?

Alguns exames que podem ser solicitados ainda para buscar a causa do problema são o Ultrassom dos testículos e Ressonância Magnética da Sela Túrcica.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...