Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Glicogênio muscular


Fikz

Posts Recomendados

Publicidade

Em 20/04/2023 em 19:23, Fikz disse:

Boa noite, tive uma dúvida que mesmo eu pesquisando não consegui achar

Quantas horas demora para o corpo transformar o que nós comemos em glicogênio muscular em específico? Sei que cada carboidrato tem sua absorção, mas o processo em sí demora quanto tempo?

 

 

Não há como estabelecer um tempo exato pois vai depender de alguns fatores que podem variar de pessoa para pessoa como: O tipo e a quantidade do alimento ingerido, o nível de atividade física, o estado nutricional, os níveis hormonais e a genética por exemplo.

 

Até onde eu sei infelizmente a informação mais "precisa" que se tem é que se demora horas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 em 19:46, Razão disse:

 

Não há como estabelecer um tempo exato pois vai depender de alguns fatores que podem variar de pessoa para pessoa como: O tipo e a quantidade do alimento ingerido, o nível de atividade física, o estado nutricional, os níveis hormonais e a genética por exemplo.

 

Até onde eu sei infelizmente a informação mais "precisa" que se tem é que se demora horas. 

Então se eu fizer um mini refeição antes de dormir, é uma boa para treinar no dia seguinte de manhã né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 em 19:51, Fikz disse:

Então se eu fizer um mini refeição antes de dormir, é uma boa para treinar no dia seguinte de manhã né?

 

Difícil te responder isso porque fazer uma refeição antes de dormir pode tanto trazer benefícios quanto trazer malefícios para o seu treino do dia seguinte pela manhã.

 

Vai depender do tipo de alimento que você irá ingerir, a quantidade, do seu estado de saúde, do horário que irá fazer a refeição... são fatores que você deverá levar em consideração.

 

Eu não tenho o conhecimento para te falar o tipo de alimento, a quantidade e o horário certinhos para você obter os melhores resultados. Talvez alguém mais experiente aqui no fórum possa te ajudar ou qualquer coisa vai em um bom nutricionista. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 em 20:14, Razão disse:

 

Difícil te responder isso porque fazer uma refeição antes de dormir pode tanto trazer benefícios quanto trazer malefícios para o seu treino do dia seguinte pela manhã.

 

Vai depender do tipo de alimento que você irá ingerir, a quantidade, do seu estado de saúde, do horário que irá fazer a refeição... são fatores que você deverá levar em consideração.

 

Eu não tenho o conhecimento para te falar o tipo de alimento, a quantidade e o horário certinhos para você obter os melhores resultados. Talvez alguém mais experiente aqui no fórum possa te ajudar ou qualquer coisa vai em um bom nutricionista. 

Valeu mn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 em 19:23, Fikz disse:

Boa noite, tive uma dúvida que mesmo eu pesquisando não consegui achar

Quantas horas demora para o corpo transformar o que nós comemos em glicogênio muscular em específico? Sei que cada carboidrato tem sua absorção, mas o processo em sí demora quanto tempo?

 

Leva de 4 a 6 horas 

 

Mas como já falaram depende da quantidade, da digestão, do transporte

 

Uma pessoa normal tem cerca de 700g de glicogênio muscular.

Uma refeição média temos cerca de 60 a 100g de carboidratos

Parte vai para o sangue pois hemácias consomem exclusivamente glicose, sistema nervoso central também é quase exclusivamente glicose, órgãos, tecidos não músculo, uma parte acaba sendo captada pelos adipócitos, só uma parte vai chegar nos músculos.

 

Por isso o mais correto é tratar todas as refeições após o exercício como pré treino, pois o glicogênio que você vai usar no treino começa a ser produzido depois que você se alimenta após o treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2023 em 23:11, cadumonteiro disse:

Leva de 4 a 6 horas 

 

Poderia informar por gentileza a fonte dessa informação? Algum livro de fisiologia ou bioquímica, alguma revista científica... não encontrei em fontes que sejam confiáveis.

 

Lembrando que esse tempo de horas para conversão dos carboidratos em glicogênio é dado em condições normais, porque existe a possibilidade dessa conversão ocorrer em minutos durante a prática de um exercício de alta intensidade por exemplo.

 

Em 20/04/2023 em 23:11, cadumonteiro disse:

Uma pessoa normal tem cerca de 700g de glicogênio muscular.

Uma refeição média temos cerca de 60 a 100g de carboidratos

Parte vai para o sangue pois hemácias consomem exclusivamente glicose, sistema nervoso central também é quase exclusivamente glicose, órgãos, tecidos não músculo, uma parte acaba sendo captada pelos adipócitos, só uma parte vai chegar nos músculos.

 

Por isso o mais correto é tratar todas as refeições após o exercício como pré treino, pois o glicogênio que você vai usar no treino começa a ser produzido depois que você se alimenta após o treino.

 

A quantidade de glicogênio muscular depende de alguns fatores, mas até onde eu sei na média o valor é um pouco menor, variando entre 400-500g.

 

Não faz o menor sentido dizer: "o glicogênio que você vai usar no treino começa a ser produzido depois que você se alimenta após o treino."

 

O glicogênio que você utiliza durante o treino é produzido antes ou durante esse treino.

O glicogênio que você produz depois que se alimenta no pós treino será utilizada no próximo treino.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...