Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino de Ego: o que é (na prática) e como evitar?

Sphynx
Ir para solução Solucionado por Guimers ,

Posts Recomendados

Olá, amigos. Espero que todos estejam bem.

Por contexto, um acontecimento ao fim do meu treino de hoje me deixou um tanto quanto pensativo. Tendo me mudado da cidade onde residia no ano passado, aos dezessete anos, frequento a academia de meu atual bairro há pouco mais do que um ano e meio, e felizmente não encontrei muitas dificuldades com relação à manutenção do progresso já conquistado no meio dessa transição toda. Isso implicou, naturalmente, na continuidade da progressão de carga nos exercícios de minha ficha, quando adequado, mas, hoje, ao aumentar a carga que utilizo na cadeira adutora ao fim do treino para 80kg, me foi chamada a atenção pelo instrutor do período para a necessidade de tomar cuidado com o ''treino de ego'' quando me foi dito algo no sentido de ''Eu, por exemplo, treino há cinco anos e pego um peso bem menor do que esse aí. Tome cuidado.''

Na ocasião, não me foi apontado nenhum erro de execução, de fato, naquele ou em qualquer exercício prévio, e exatamente por isso me senti motivado a tentar ter certeza, por meio deste post, de que o que venho fazendo é certo ou não, considerando o objetivo de ganho de massa muscular. Ainda assim, sendo ele o profissional da história, e, acima disso, alguém mais experiente que treina há mais tempo, preciso dar ouvidos e pensar no que me foi dito. Planejo requisitar um acompanhamento maior nos treinos que farei daqui em diante, é claro, mas aqui vai a dúvida: como identificar, na prática, se não estou cometendo o erro de treinar ego, apesar de pensar ou ter a sensação de que está tudo correto quando ''sinto'' os músculos corretos trabalharem em um exercício x?

Tudo isso pode ser um receio por parte dele em decorrência da discrepância entre esse peso em um exercício x e o meu aspecto atual? Não sei, é uma possibilidade, considerando que apenas com seis meses de treino eu pude, de fato, tratar a minha alimentação com a responsabilidade que deveria, e isso tem grande influência nos resultados ''ao fim do dia''. Mas à parte das especulações e o golpe que o meu ego sofreu hoje (haha), é melhor prevenir do que remediar, como dizem.

Como está óbvio, ainda me considero um iniciante, então posso ter concluído alguma coisa indevida dessa situação toda ou falado besteira, e peço paciência de antemão. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim, para o primeiro - postura era um grande empecilho para mim no início de tudo, mas pude melhorar nesse quesito ao longo do tempo. Quanto à amplitude, provavelmente por se tratar do último exercício, ela foi decaindo da metade da terceira, mais ou menos, até o fim da quarta série, com cada uma delas tendo vinte repetições de meta. 

Edit: typo

Editado por Guilherme_Queiroz
Link para o comentário

Em 12/04/2023 em 15:59, Guimers disse:

Primeiro de tudo, execução. Sua execução tem que ser boa mano, sem roubar, sem pegar impulso demasiado, e sua primeira rep deve ser similar as demais, caso voce esteja mudando a execução no meio do exercicio pode ser uma carga alta pra voce em que voce tem que roubar para fazer. Isso é treinar o ego por exemplo.
Quando sua execução está boa, voce consegue 'internalizar a carga' melhor na musculatura, isso é uma demanda imposta e vai te gerar uma adaptação, então irá ficar mais forte se tive ruma recuperação ok. Consequentemente voce irá progredir carga ao longo do tempo E irá ficar mais forte! 
Mas forte de verdade!
Quer exemplos?
Poe no instagram e veja a execuções e cargas dessas pessoas - Justin Shier, Nick Gloff, Nick Walker, James Hollingshead.

Isso é ser forte de verdade, uma execução perfeita com muita carga, SEM FAZER LOUCURA.

Então se voce NÃO esta roubando na sua execução e voce consegue realizar o movimento com 80kgs, manda o instrutor pra put4 pra pari0.
Não passa de um invejo e FRACO que nunca conseguiu nada na vida e não quer deixar voce conseguir.

Me senti mal, mas ri um pouco nessa última parte KKKKKK

Bem, comentei numa resposta anterior que a amplitude decaiu especificamente nas duas últimas séries do dia, mesmo. Talvez pela junção de último exercício + progressão + manutenção das repetições-meta, não sei. Considerando isso que você disse da constância do desempenho nas séries, entretanto, acho que é correto diminuir a carga nesse exercício ao treinar adutores novamente, não é?

Ele acredita que hipertrofia vem do dano e microlesoes? Se sim, ele é um invejoso ultrapassado.
Ele tem braço bom e perna ruim? Se sim, ele é um invejoso ultrapassado e não sabe treinar e nem evoluir.
Ele é forte? Se sim, talvez ele saiba algo.
Ele é shepado? Se sim, talvez ele saiba algo.
No insta dele ele segue Cariani e Muzy ou Vitor Bizzo e Rodricoach? Se segue cariani e muzy, pode mandar a merda KKKK.

Não tem Instagram para eu comprovar isso, haha. De uma forma ou de outra, o progresso visível dele ainda é maior do que o meu e de forma alguma posso considerá-lo alguém mal caráter, ao menos com base em interações passadas, então fiquei com o que disse na cabeça.

Mas isso me deixou curioso, qual é a pira com o Cariani e o Muzy? Deixei de acompanhá-los há algum bom tempo, então não sei se fala isso por alguma coisa recente, mas os caras têm shapes respeitáveis demais, pô!

Seria interessante tambem voce tentar filmar algumas series pra gente avaliar qual seu nivel de execução e consciencia corporal.

Nem sei como conseguiria fazer isso, em alguns casos, considerando a forma como a academia é organizada, mas é uma dica boa, sim. Vou manter isso em mente quando precisar fazer uma postagem nova.

Obrigado!

Editado por Guilherme_Queiroz
Link para o comentário

Em 12/04/2023 em 16:11, Guilherme_Queiroz disse:

Bem, comentei numa resposta anterior que a amplitude decaiu especificamente nas duas últimas séries do dia, mesmo. Talvez pela junção de último exercício + progressão + manutenção das repetições-meta, não sei. Considerando isso que você disse da constância do desempenho nas séries, entretanto, acho que é correto diminuir a carga nesse exercício ao treinar adutores novamente, não é?

Sim.
Ponha uma carga em que não haja redução da amplitude e progrida.
Eu mesmo ja olhei meu movimento e achei ruim, dei uns passos atras pra melhorar, e dai a partir desse novo ponto voltei a progredir.

Link para o comentário

Em 12/04/2023 em 16:03, Guimers disse:

Eu mesmo agachando semanas atras, uma professora que não agacha nem com 30% da minha carga veio comentar comigo se eu tinha treinador, onde montei o treino, qual linha de treino eu seguia e etc, em seguida comentou que talvez eu pudesse testar um ajuste no meu agachamento em relação a posição dos pés.
Ela foi super educada comigo, eu tambem recebi a informação com educação, na hora feriu meu ego por ela estar me corrijindo, mas depois pensei que na verdade É o trabalho dela e que não custava NADA eu tentar a sugestão.

É chato demais, mesmo, especialmente quando não se está mais, sei lá, no primeiro ou terceiro mês, mas, como você indicou, há os profissionais da história e, independentemente de carga e tudo isso, conselhos nesse sentido nunca são de mais. 

Em 12/04/2023 em 16:03, Guimers disse:

A partir do momento que alguem te passa uma informação de maneira rude ou quer comer seu toco (não sabe conversar e se posicionar) ai fião, pode dar no meio porque 'quem fala o que quer, ouve o que não quer'.
Se for sem educação, reage da mesma forma, talvez ele te respeite mais.

O post surgiu porque foi tudo bem do nada, mesmo. Como eu disse lá em cima, sem uma indicação clara do que eu estava fazendo de errado, então surge logo o pensamento: ''Há quanto tempo eu estou treinando ego sem perceber? Estou realmente com o progresso que deveria ter neste ponto?'', haha. Mas você está certo, sim.

Link para o comentário

Em 12/04/2023 em 15:29, Guilherme_Queiroz disse:

Olá, amigos. Espero que todos estejam bem.

Por contexto, um acontecimento ao fim do meu treino de hoje me deixou um tanto quanto pensativo. Tendo me mudado da cidade onde residia no ano passado, aos dezessete anos, frequento a academia de meu atual bairro há pouco mais do que um ano e meio, e felizmente não encontrei muitas dificuldades com relação à manutenção do progresso já conquistado no meio dessa transição toda. Isso implicou, naturalmente, na continuidade da progressão de carga nos exercícios de minha ficha, quando adequado, mas, hoje, ao aumentar a carga que utilizo na cadeira adutora ao fim do treino para 80kg, me foi chamada a atenção pelo instrutor do período para a necessidade de tomar cuidado com o ''treino de ego'' quando me foi dito algo no sentido de ''Eu, por exemplo, treino há cinco anos e pego um peso bem menor do que esse aí. Tome cuidado.''

Na ocasião, não me foi apontado nenhum erro de execução, de fato, naquele ou em qualquer exercício prévio, e exatamente por isso me senti motivado a tentar ter certeza, por meio deste post, de que o que venho fazendo é certo ou não, considerando o objetivo de ganho de massa muscular. Ainda assim, sendo ele o profissional da história, e, acima disso, alguém mais experiente que treina há mais tempo, preciso dar ouvidos e pensar no que me foi dito. Planejo requisitar um acompanhamento maior nos treinos que farei daqui em diante, é claro, mas aqui vai a dúvida: como identificar, na prática, se não estou cometendo o erro de treinar ego, apesar de pensar ou ter a sensação de que está tudo correto quando ''sinto'' os músculos corretos trabalharem em um exercício x?

Tudo isso pode ser um receio por parte dele em decorrência da discrepância entre esse peso em um exercício x e o meu aspecto atual? Não sei, é uma possibilidade, considerando que apenas com seis meses de treino eu pude, de fato, tratar a minha alimentação com a responsabilidade que deveria, e isso tem grande influência nos resultados ''ao fim do dia''. Mas à parte das especulações e o golpe que o meu ego sofreu hoje (haha), é melhor prevenir do que remediar, como dizem.

Como está óbvio, ainda me considero um iniciante, então posso ter concluído alguma coisa indevida dessa situação toda ou falado besteira, e peço paciência de antemão. Obrigado!

Não conheço teu aparelho, mas 80 quilos em adutora não é nada demais. Vc que devia questionar o cara que treina a 5 anos e não pega nada.

Entendo que na história de qualquer um que treina e é razoavelmente bem sucedido, chega uma hora que vc vai variar estímulo, seja por lesão, seja por platô, seja por saco cheio etc. Agora, sempre, não conheço excessão, ninguém fica grande sem ter uma fase aguda de progressão de carga. Ela que vai te dar o grosso dos ganhos. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...