Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Aumento natural de eritropoietina (EPO)

 

A EPO é um hormônio natural produzido nos rins que estimula a medula óssea a liberar mais glóbulos vermelhos na circulação sanguínea. Como os glóbulos vermelhos carregam oxigênio dos pulmões para os músculos, ter uma concentração mais elevada na circulação pode melhorar significativamente a capacidade aeróbica de um atleta.

A EPO produzida em laboratório (às vezes usada em doping) é quase idêntica ao hormônio produzido naturalmente pelo corpo.

 

 

 

Aumento de EPO em 24%

 

Os resultados mostraram que a concentração de EPO aumentou em 24%, atingindo o pico três horas após a última respiração profunda e retornando ao nível inicial duas horas depois.

Exercício: "Três séries de cinco respirações profundas máximas, com cada série separada por dez minutos de descanso."

 

Referência: de Bruijn R, Richardson M, Schagatay E. “Increased erythropoietin concentration after repeated apneas in humans.” Eur J Appl Physiol 2008; 102:609–13. Epub 2007 Dec 19.

 

 

 

Aumento de EPO em 24 a 36% diminuindo a saturação de oxigênio no sangue para menos de 91% por 24 segundos e 26 segundos, respectivamente

 

Pesquisadores do Laboratório de Desempenho Humano da Universidade de Calgary, no Canadá, conduziram um estudo para investigar a relação entre a diminuição da concentração de oxigênio durante o exercício e a produção de eritropoietina (EPO). Cinco atletas pedalaram por três minutos com uma intensidade maior que o máximo (supramáxima) em duas elevações diferentes: 1.000m e 2.100m.

A saturação de oxigênio da hemoglobina foi inferior a 91% por cerca de 24 segundos durante o exercício a 1.000 metros e por 136 segundos durante o exercício a 2.100 metros, com níveis de EPO aumentando em 24% e 36%, respectivamente, após o exercício.

 

Referência: Roberts D, Smith DJ, Donnelly S, Simard S. Plasma-volume contraction and exercise-induced hypoxaemia modulate erythropoietin production in healthy humans. Clinical Science.2000 ;(Jan;98(1):39-45

 

 

Aumento de 10,79% no VO2 máx, aumento de 5,35% na hemoglobina.

 

Foi realizada uma pesquisa para estabelecer os efeitos de um programa de treinamento hipóxico-hipercápnico de 8 semanas em nadadores homens de elite, com duração de 30 a 45 minutos, três vezes por semana. Cada sujeito do teste reteve a respiração individualmente, com base em uma sensação subjetiva, pelo tempo máximo possível. A condição era que cada retenção de respiração deveria estar acima dos valores mínimos que descrevem a hipercapnia, ou seja, os valores de dióxido de carbono no ar expirado deveriam estar acima de 45 mmHg, o que foi controlado por um capnômetro.

 

Além das sessões de treinamento na água, o grupo de controle foi submetido a sessões adicionais de treinamento aeróbico em uma esteira. O programa foi realizado três vezes por semana durante oito semanas.

 

Experimento Controle

 

Pré: Hb (g/L)

144,63

147,75

Pós: Hb (g/L)

152,38

145,38

O acima mostra um aumento de 5,35% na hemoglobina no grupo que praticou retenção de respiração após a expiração.

Além disso, houve um aumento de 10,79% no VO2 máx, como mostrado abaixo:

 

Experimento Controle

 

VO2 Máx Pré:

63.8059.46

 

VO2 Máx Pós:

70.3860.81

 

Veja: "THE EFFECTS OF HYPERCAPNIC-HYPOXIC TRAINING PROGRAM ON HEMOGLOBIN CONCENTRATION AND MAXIMUM OXYGEN UPTAKE OF ELITE SWIMMERS"

 

Dajana Zoretic, Nada Grcic-Zubcevic e Katarina Zubcic Faculdade de Cinesiologia, Universidade de Zagreb, Croácia

 

 

 

Fonte: https://breathingmasters.teachable.com/p/epo

Editado por Samart

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...