Este é um post popular. Vitor_Maromba 7682 Postado Agosto 16, 2023 às 01:50 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 01:50 Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: VOZES DA MINHA CABEÇA Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Quando alguém me pede alguma ajuda mais detalhada, costumo recomendar o @cadumonteiro que sabe muito (e pode complementar à vontade, ou me corrigir se eu escrever alguma merda). Então serão apenas recomendações gerais. Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal). Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente. Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética). "Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.." São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia. Importante: esqueçam a palavra "mini", mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam. Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição). Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados. Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo. Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso. Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não dêem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc. Fonte: meu conhecimento e experiência. Abraços! Perfeito o texto, concordo com tudo. Se me permite, vou por uns adendos. Esqueça o dia 1 de academia na sua conta do estar treinando direito. Os 6 primeiros meses são soh pra vc aprender a treinar certo (embora já hajam mudanças corporais), e isso se o cara fizer tudo ok e tiver boa instrução. Eu particularmente levei muiiito mais que isso pra ter uma "noção " de treinar decentemente. Pra mim o cara que não consegue por pelo menos 15kg de massa magra no shape natural não devia pensar em hormonios de jeito nenhum. Denovo, pra mim, o ponto de entrada eh aquele que o @lorenzo_EP cita como "aqui o bicho pega". Anotem ai e comparem com os diarios e relatos aqui do forum, cara que nao colocou shape natural, nao coloca com hormonios. Mesmo pq, de boa, se o cara consegue por 15kg de massa magra natural, a velocidade desse começo com hormonios eh praticamente a mesma. Precisa ter alguma massa relevante e um número relevante de receptores pra algo a mais fazer diferença. Pra ser bem chato, olha a quantidade de shapes ruins e iniciantes que não saem do lugar no fórum.... Sobre a ciranda dos mini cuttings, mini bulk, mini sei la oque, vale pros hormonizados tambem. A maioria que vive nessa merda de rotina tá com o mesmo shape a anos e não evoluem. Com excessao dos cuttings que podem existir em certo ponto e serem agressivos pra baixar bf, vida de hormonizado que quer crescer ainda eh bulk longo, manutenção, bulk... por aí vai. A parte do público alvo eh fenomenal. Tu abre o Instagram e tá lá um cara muito forte com anos de treino já e usando top set, back off, sei lá oque. Cara, se vc tem um shape de merda, faz um supino com peso de merda, vai fazer top set pra que caralho? Eh óbvio que não vai funcionar. Mesmo vale pra praticamente tudo q eh visto lá. Funciona pro cara pq ele tem anos de treino a sua frente, provavelmente usa uns 3-5g de hormônio e outras cousitas mas.... Por último, de boa, sei que há excessoes, mas parem de ouvir quem não tem shape nenhum dando conselhos de como construir shape. A prática aqui conta muito mais que a teoria, mesmo pq, tem teoria pra tudo hoje em dia, se ela não bateu com alguma prática, abandone. Mal invadir o espaço aí com textao. lorenzo_EP, Ericles96, MarombeiroNaturalCWB e 9 outros reagiu a isso 12 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. cadumonteiro 1899 Postado Agosto 16, 2023 às 03:50 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 03:50 Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: VOZES DA MINHA CABEÇA Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Quando alguém me pede alguma ajuda mais detalhada, costumo recomendar o @cadumonteiro que sabe muito (e pode complementar à vontade, ou me corrigir se eu escrever alguma merda). Então serão apenas recomendações gerais. Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal). Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente. Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética). "Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.." São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia. Importante: esqueçam a palavra "mini", mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam. Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição). Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados. Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo. Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso. Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não dêem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc. Fonte: meu conhecimento e experiência. Abraços! Quando você me marca já sem que vem pedreira kkkk Mas essa vez foi só pra aplaudir. Cara pode botar um título nesse texto: Manual de ajuste de expectativas. "Cuting", já sou particularmente contra qualquer um usar o termo. Teoricamente seria reduzir percentual de gordura com foco em preservação de massa muscular e manutenção de performance, de forma lenta e sustentada por uso de hormônios. Marombeiro natural não faz cuting. A massa muscular depende de 3 coisas para ser manter: Energia (principalmente carboidrato) Estímulo (treino) Hormônios (estímulo de síntese e anti catabolismo) Tirou um dos três vai perder, não tem almoço grátis. Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular Infelizmente isso ainda é pouco falado. Massa muscular é indicador de saúde. Mas significa que tem que ter 45 de braço, trapézio na orelha. Mas não parecer que vai desmontar ou que o vento vai levar. O tecido muscular é "caro" para ser mantido, ele não é essencial a vida numa situação de manutenção da vida. Qualquer desequilíbrio no corpo seja falta de nutrientes ou uma doença temos perda de massa. Até mesmo quando imobilizamos um membro por fratura temos redução de massa muscular, uma internação longa, um pós cirúrgico. Fugindo um pouco do universo de musculação, em paciente renal crônico (hemodiálise) um dos indicadores de saúde geral do paciente e de bom tratamento é o quanto ele consegue manter de massa muscular. E perder massa muscular é predição de piora no quadro de saúde. Idosos são a melhor população para relacionar saúde/bem estar com massa muscular, pois com a idade, alimentação pobre em nutrientes (idoso perde apetite) e menos mobilidade o idoso perde massa muscular e com isso perde mobilidade, estabilidade, equilíbrio, sarcopenia. Essa volta foi pra mostrar que a importância de músculo é muito mais que estética. Eu já falei aqui falso magro não existe, existe frango barrigudo. Obeso tem que ganhar músculo urgente, nada vai melhorar mais a sensibilidade a insulina e hormônios de saciedade e apetite do que o aumento de massa muscular. BF não é importante como acham, já falei várias vezes aqui, quer baixar o BF? Aumenta a massa magra. 10kg de gordura num corpo de 80kg não é a mesma coisa que 10kg num corpo de 90kg. Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso. Isso tinha que ser ensinado nas escolas. Cariani divulgando testo booster Ramon falando que o whey 3W de 300,00 é o segredo dele Graciane dizendo que não comer açúcar e fazer 500 abdominais e usar gel redutor é pra deixar a barriga definida Isso é criminoso, pessoal tá a milhão com fármaco e procedimento estético e ganhando muito pra divulgar produtos que não usam e não tem efeito prático nenhum. Mas quem estuda e tenta explicar pra alguém não é ouvido pq não tem milhares de seguidores ou o corpo igual. Experimenta questionar alguma merda que muzy fala, vão dizer que ele tá certo pq é grande, rico, médico, famoso HeiseN_, Cfit, JL e 16 outros reagiu a isso 19 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. umaprendiz 420 Postado Agosto 16, 2023 às 13:08 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 13:08 Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia" Esse "3-4" anos quebra a expectativa de todo mundo que vê o amiguinho "sheipado" na academia e acha que ele construiu aquilo da noite pro dia, seja com hormônios ou não. "Ah, mas vc tá tomando bomba né!?" Quem nunca ouviu isso. Garanto que até vc @lorenzo_EP mesmo sendo natural, já ouviu isso de alguém. Isso tá enraizado no ser humano: o imediatismo. Dentro do mundo da hipertrofia, não é diferente. Um físico legal não se constrói em 3 ou até 6 meses. Biologicamente, é IMPOSSÍVEL o corpo humano construir tanta massa muscular em um curto período de tempo. Ai o cara come um pouco mais durante algumas semanas, se frustra e acha que é impossível crescer natural e entra pra massa do "natural não cresce". Ai o verdadeiro problema começa aqui: "vi fulano no YouTube falando que com deca e dura vou crescer". E ai vcs já estão cansados de saber a sequência de cagadas que vem depois dessa fase. Aquele ditado: antes de turbinar o seu carro, você tem que aprender a dirigir. Muito bom o post, parabéns! MarombeiroNaturalCWB, AAndrade, cadumonteiro e 2 outros reagiu a isso 5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. HeiseN_ 3266 Postado Agosto 16, 2023 às 13:17 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 13:17 Em 16/08/2023 em 10:08, umaprendiz disse: "Ah, mas vc tá tomando bomba né!?" Quem nunca ouviu isso. Garanto que até vc @lorenzo_EP mesmo sendo natural, já ouviu isso de alguém. Na boa, isso é um puta elogio, quem é o natural que não fica todo feliz quando escuta isso rs. Meu ego vai lá pra cima. Agora ser chamado de natural usando tudo e mais um pouco, é no mínimo lamentável... Uma coisa que parei pra analisar recentemente foi que pelo menos na minha academia, mais da metade das pessoas que usam hormônios você não diz que usam, a maioria é gordinho apressado ou magrelo cheio de espinhas. Esses dias um maluco me parou no vestiário e começamos a falar sobre hormônios. Perguntou o que eu tomava, falei que nada, ele riu e tirou do bolso uma caixa de hemogenin da landerlan e 2 bujões de enantato de um laboratório fundo de quintal que nunca ouvi falar, nome "extreme", diz ele que é o primo dele que faz KKKK. Sem desmerecer o maluco, mas shape obeso, cheio de espinhas e inchado. Parei pra analisar o treino dele daí em diante, é um treino de iniciante, cargas de iniciante, execuções medíocres, mesmo estando a um bom tempo na academia. E infelizmente essa é a realidade de muitos. Todos querem acelerar o processo mas não fazem o básico. Ou até estão fazendo o básico porém não deram o tempo necessário para se desenvolver. É o que mais vemos aqui pelo fórum, principalmente agora que está chegando o verão. Parabéns pelo post @lorenzo_EP. Acho fundamental essas dicas pro pessoal que tá iniciando e até mesmo o pessoal que tá a tempos tentando mas não sai do lugar. Conteúdo vital pro tipo de pessoa que citei acima. umaprendiz, lorenzo_EP, AAndrade e 4 outros reagiu a isso 7 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lorenzo_EP 10903 Postado Agosto 16, 2023 às 13:19 Autor Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 13:19 Em 16/08/2023 em 10:17, HeiseN_ disse: Na boa, isso é um puta elogio, quem é o natural que não fica todo feliz quando escuta isso rs. Meu ego vai lá pra cima. Agora ser chamado de natural usando tudo e mais um pouco, é no mínimo lamentável... Exatamente. AAndrade e HeiseN_ reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. AAndrade 294 Postado Agosto 16, 2023 às 13:35 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 13:35 (editado) Continue com o "Vozes da minha cabeça"! O tanto que aprendo aqui é surreal! Acho que a pessoa que conseguir encaixar o estilo de vida na sua rotina, sem ficar bitolado nisso, só fazendo o que precisa ser feito, vai conseguir o Shape. 3 anos vão passar de qualquer jeito, a menos que você morra... Então não consigo entender pq ter pressa. Editado Agosto 16, 2023 às 13:35 por AAndrade tmz, lorenzo_EP, MarombeiroNaturalCWB e 4 outros reagiu a isso 7 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. Vitor_Maromba 7682 Postado Agosto 16, 2023 às 15:09 Este é um post popular. Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 15:09 Em 16/08/2023 em 10:17, HeiseN_ disse: Na boa, isso é um puta elogio, quem é o natural que não fica todo feliz quando escuta isso rs. Meu ego vai lá pra cima. Agora ser chamado de natural usando tudo e mais um pouco, é no mínimo lamentável... Uma coisa que parei pra analisar recentemente foi que pelo menos na minha academia, mais da metade das pessoas que usam hormônios você não diz que usam, a maioria é gordinho apressado ou magrelo cheio de espinhas. Esses dias um maluco me parou no vestiário e começamos a falar sobre hormônios. Perguntou o que eu tomava, falei que nada, ele riu e tirou do bolso uma caixa de hemogenin da landerlan e 2 bujões de enantato de um laboratório fundo de quintal que nunca ouvi falar, nome "extreme", diz ele que é o primo dele que faz KKKK. Sem desmerecer o maluco, mas shape obeso, cheio de espinhas e inchado. Parei pra analisar o treino dele daí em diante, é um treino de iniciante, cargas de iniciante, execuções medíocres, mesmo estando a um bom tempo na academia. E infelizmente essa é a realidade de muitos. Todos querem acelerar o processo mas não fazem o básico. Ou até estão fazendo o básico porém não deram o tempo necessário para se desenvolver. É o que mais vemos aqui pelo fórum, principalmente agora que está chegando o verão. Parabéns pelo post @lorenzo_EP. Acho fundamental essas dicas pro pessoal que tá iniciando e até mesmo o pessoal que tá a tempos tentando mas não sai do lugar. Conteúdo vital pro tipo de pessoa que citei acima. Não coloca shape natural, nao vai por com hormonios. MarombeiroNaturalCWB, projetohuck2, HeiseN_ e 2 outros reagiu a isso 5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tmz 8112 Postado Agosto 16, 2023 às 15:47 Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 15:47 Em 16/08/2023 em 12:09, Vitor_Maromba disse: Não coloca shape natural, nao vai por com hormonios. Exatamente, volto a dizer e muitos questionam. Esteroide é ou não é a cereja do bolo? Vitor_Maromba reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tmz 8112 Postado Agosto 16, 2023 às 15:48 Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 15:48 Em 15/08/2023 em 21:07, lorenzo_EP disse: VOZES DA MINHA CABEÇA Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Quando alguém me pede alguma ajuda mais detalhada, costumo recomendar o @cadumonteiro que sabe muito (e pode complementar à vontade, ou me corrigir se eu escrever alguma merda). Então serão apenas recomendações gerais. Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal). Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente. Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética). "Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.." São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia. Importante: esqueçam a palavra "mini", mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam. Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição). Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados. Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo. Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso. Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não dêem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc. Fonte: meu conhecimento e experiência. Abraços! Excelente texto, aguardando os próximos. lorenzo_EP e Cfit reagiu a isso 2 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PranTs 39 Postado Agosto 16, 2023 às 16:07 Compartilhar Postado Agosto 16, 2023 às 16:07 Em 16/08/2023 em 00:50, cadumonteiro disse: Eu já falei aqui falso magro não existe, existe frango barrigudo. Obeso tem que ganhar músculo urgente, nada vai melhorar mais a sensibilidade a insulina e hormônios de saciedade e apetite do que o aumento de massa muscular. BF não é importante como acham, já falei várias vezes aqui, quer baixar o BF? Aumenta a massa magra. 10kg de gordura num corpo de 80kg não é a mesma coisa que 10kg num corpo de 90kg. Isso tinha que ser ensinado nas escolas. Poderia explanar mais sobre isso? Pra um frango barrigudo natural, independente do BF, Qual seria a dieta ideal? Normocalórica ou Superavit leve? Em 16/08/2023 em 00:50, cadumonteiro disse: Experimenta questionar alguma merda que muzy fala, vão dizer que ele tá certo pq é grande, rico, médico, famoso Isso é uma merda. As pessoas dão mais importância pra QUEM está falando, quando na verdade o foco é no O QUE está se falando. cadumonteiro reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora