Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal, o que importa para hipertrofia?

Ericles96

Posts Recomendados

Em 02/03/2023 em 09:56, Guimers disse:

Acredito que na questão de treinamento " o tempo sob tensão" seja o principal fator - Não é, é tensão mecanica, com 6 a 12 reps bem feitas voce já gera TUT suficiente. Se pegar pouco peso e fazer 5 mins de exercicio serve pra nada.

Vc pode observar atletas como Kay Greene que não se excedem nas cargas e tem um shape de monstro - Se excedia sim amigo, é só procurar videos dele treinando, INCLUSIVE do Phill Heath fazendo Press com com peso BAGARAI.

Se vc sobe demais as cargas sem conseguir controlar a execução cedo ou tarde vc vai se lesionar. O treino com cargas muito elevadas e poucas repetições não significa máxima hipertrofia, se fosse assim os atletas de powerlifting seriam os maiores - Eles não são maiores que BB, mas são maiores que 90% de uma academia comum onde 70% usa anabol .

Pra ficar mais claro pra quem acredita que Kai e Phil treinavam leve:

Agr vamos ao shape de PL:
Powerlifter John Haack Deadlifts a Colossal 405 Kilograms In Training |  BarBendhttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCDJHcPu5U4bGTlyoqnDIB945xaevp3_L1f3jcSKUfFxYS1ooTiHKdPLfkAG3bh8xHGis&usqp=CAU
Danny Grigsby Sets Heaviest Raw Deadlift Of All Time With 1,025lbs - SET  FOR SET
Jamal Browner Smokes Enormous 1003lb Deadlift Like It's Nothing! – Fitness  Volt
This is what elite level powerlifter Dan Green looked like a few years back  when he cut down to compete in 220 Lb. weight class : r/bodybuilding
http://catalysttrainingsystems.ca/wp-content/uploads/2014/09/dan-green-deadlift.jpgm/ JUJIMUFU - Dan "The Boss" Green - (Powerlifter) \m/ - YouTubeNicolaas du Preez Squats A Massive 420-kg (926-lb) Ahead Of A Powerlifting  Meet – Fitness VoltLoveHUGEMuscles on Twitter: "Nicolaas du Preez https://t.co/IDltddqAFQ" /  Twitter

Agora alguem me diz, tem um cara na sua academia que bate o shape desses caras e treina com Super Slow e e carga leve?

Po amigos, 20 anos de curso e voces continuam sem saber que basta treinar pesado e progredir COMO EM QUALQUER COISA NA VIDA?

BOAAAAAAAAAAAAAAA que tapa na cara dos super slow ess foi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 02/03/2023 em 11:57, AlemãoVazquez disse:

Mas ai você está falando 1 fisiculturista e os outros todos?

Então estamos vendo propagandas diferentes, sinceramente. Me mostra um comercial de alguma marca que o cara tá fazendo hack squat com 400kg, ou supinando com 100 de cada lado. 

O máximo que víamos (hoje nem se vê mais) eram os caras fazendo paralela com uma caralhada de corrente no pescoço e mesmo assim era só pra foto, nem vídeo tínhamos. 

Sobre essa questão da propaganda, deixe isso pra lá... esta fugindo ao tema do post que é hipertrofia.

Opiniões divergentes sempre engradecem, até porque ninguém é dono da verdade, e o fórum é pra isso mesmo, ver vários pontos de vista e aprennder mais sobre o esporte.

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hoje, defendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Link para o comentário

O que as pessoas precisam entender é que, hoje, muita coisa não é mais questão de opinião ou ponto de vista. Além do empirismo, já existe bastante ciência comprovando o que funciona mais ou menos.

Mas, como disse o @Guimers, cada um que acredite no que quiser.

Link para o comentário

Ninguém tá dizendo que tem que usar 1RM, percentuais altíssimos ou algo assim.

O cara pode ir ficando mais forte pra 6-10 reps ou até mais reps.

O que é fato é que o cara tem que aumentar carga pra crescer.

Os esteroides fazem com que o cara consiga crescer mais tempo sem aumentar carga e isso muda um pouco a percepção do que tem que ocorrer pra haver hipertrofia. Mas não muda o fato de que tem que haver progressão de carga.

Link para o comentário

Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

volume e descanso.. 2 palavras simples porem com um processo bem complexo

Link para o comentário

Em 02/03/2023 em 12:48, FZ... disse:

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hojedefendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Ok, vc citou algo e veio essa dúvida.

O argumento "treinar com muito peso aumenta a chance de lesão" é comum de ouvir, principalmente daqueles que criticam treinos assim (não me refiro a vc).

Mas a pergunta que veio é: ok, aumenta a chance de lesão, mas aumenta em quanto?

Uma coisa é aumentar em 0.05%, outra em 5% e outra em 50%. Existe algum dado, alguma informação que demonstre em quanto a chance de lesão aumenta? Ou que a partir de determinado momento a chance de lesão torna-se significativa?

E caso exista essa associação entre muito peso e chance de lesão, é uma associação causal? Por exemplo, só o fato de colocar mais peso já aumentaria a probabilidade de lesão?

E quanto de peso estamos falando para que a associação com lesão seja significativa? 100% 1RM, 80%, 50%? etc

Quais outras variáveis afetariam a chance de lesão? Volume de treino talvez? E caso há essa interferência do volume de treino sobre chance de lesão, quais das duas variáveis afetam mais a chance de lesão: a quantidade de peso ou a quantidade de volume de treino?

O argumento "treinar com muito peso e aumentar o risco de lesão" muitas vezes parece uma crença que as pessoas criam com base na observação do que aconteceu com outras pessoas que elas observaram. E normalmente vem de fisiculturistas que sofreram lesão e a lesão foi associada ao uso de altas cargas, mas como saber realmente se foram as altas cargas ou outras variáveis do treino que tiveram maior peso no risco da lesão?

Link para o comentário

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós).

Não tem sentido e te explico o motivo:

Quando se fala de trabalhar com cargas altas, você acredita que o Cbum, por exemplo, ao agachar no Hack com 400kg (o que é uma alta carga) não está acostumado com ela? 

O ponto é, uma coisa é você sair de 200kg no hack direto pra 400, ai sim o risco de lesão é altíssimo, outra coisa é você subir de 200 pra 220 e assim gradativamente até atingir uma carga considerada alta na visão de outros (leve o tempo que for).

Realmente não tem sentido dizer que trabalhar com altas cargas é mais lesivo, o que é mais lesivo é o aumento abrupto e súbito de carga de uma única vez.

Link para o comentário

Sobre o tema das cargas, reitero que a chance de lesão com cargas altas aumenta muito, ainda mais para atletas amadores (a maioria de nós). Por isso, hoje, defendo esse ponto de vista de carga moderada e mais reps e boa execução (para a fase de hipertrofia). Até porque como ja foi comentado acima, os atletas de powerlifiting gastam bastante tempo com aquecimento e treino de mobilidade antes de irem pras cargas altas e na academia a galera mal aquece e já sai empurrando ferro rsrsrs mas esse é o meu ponto vista, respeito os demais!

Tenho um tópico sobre treino de pernas que explica o que é dominar carga.

Coisa que quem não faz, provavelmente vai se lesionar em algum momento.

Em resumo, não é a carga isolada que representa risco de lesão.

Negligencia com descanso, sinais do corpo, aumento abrupto de carga, má técnica, perda de foco/concentração...

Quando meus cotovelos começam a doer, eu paro de usar a janela de 6 a 9 repetições e começo a usar a de 10 a 12 ou 12 a 15...tão simples, e tão neglicenciado.

Em 02/03/2023 em 16:52, AlemãoVazquez disse:

Realmente não tem sentido dizer que trabalhar com altas cargas é mais lesivo, o que é mais lesivo é o aumento abrupto e súbito de carga de uma única vez.

Concordo

Demorei 2 anos pra sair de 100kg no supino e chegar em 140kg, tenho certeza de que se tivesse tentado fazer isso em 1 ano tinha me lesionado.

Link para o comentário

Em 02/03/2023 em 14:51, NedFlanders disse:

Quais outras variáveis afetariam a chance de lesão? Volume de treino talvez? E caso há essa interferência do volume de treino sobre chance de lesão, quais das duas variáveis afetam mais a chance de lesão: a quantidade de peso ou a quantidade de volume de treino?

O argumento "treinar com muito peso e aumentar o risco de lesão" muitas vezes parece uma crença que as pessoas criam com base na observação do que aconteceu com outras pessoas que elas observaram. E normalmente vem de fisiculturistas que sofreram lesão e a lesão foi associada ao uso de altas cargas, mas como saber realmente se foram as altas cargas ou outras variáveis do treino que tiveram maior peso no risco da lesão?

O percentual de risco é algo muito difícil de ser calculado até porque irá depender de vários fatores que são individuais, como a prediposição genética, por exemplo. Uma lesão muito comum é a condromalácia patelar, a maioria de nós vai ter algum grau dela na velhice, alguns possuem uma predisposição maior ou menor para isso. Mas atletas de alto rendimento, em geral, possuem graus mais elevados e precocemente, para esses caras se somar ao fator genético ele poderá ter a sua situação ainda mais agravada. 

Mas a questão é que tudo que aumenta a intensidade do seu treino vai gerar algum "risco". Sendo que de todos os fatores eu acredito que a carga seja o que aumente mais esse risco. Tendo em consideração que estamos falando de pessoas experientes, que fazem boas execuções.

Até mesmo a frequência de treinamento aumenta a chance de lesão, eu mesmo estou em uma fase que estou treinando 2 dias ON 2 dias OFF, por conta de lesões de cotovelo. E está sendo muito benéfico, estou quase 100%. A redução das cargas e aumento das reps também me ajudaram na recuperação.

O treino de bíceps acredito que seja um dos mais vulneráveis ao treino com altas cargas, pelas articulações envolvidas e alguns ligamentos frageis que temos nessa estrutura. É muito comum ver atletas com epcondilite, rompimento de tendão e lesão de punho, reiteradas vezes causadas no treino de bíceps. Não estou dizendo que as cargas são o único fator de risco, mas o preponderante.

Além disso, todos nós somos sucetíveis de errar, só que é completamente diferente cometer um erro de postura em um agachamento com 140kg no lombo, do que com 200kg. Nessa segunda situação o risco de lesão será muito maior, e poderá inclusive levar a sequelas permanentes. Não to falando aqui pra ninguém ficar frangolinando com pesinho de criança, concordo com quem falou sobre a necessidade de progressão de cargas. Mas, hoje dou prefêrencia a repetições mais elevadas e cargas moderadas (durante a fase de hipertrofia) e tenho observado que a longo prazo isso é mais benéfico para saúde dos ligamentos e articulações.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...