Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

Publicidade

Postado

pra começo de papo, hipertrofia não é matemática.

saber executar os exercícios é o básico, até pq se vc não fizer isso, você não estará fazendo o exercício, estará apenas erguendo peso.

esquece esse negócio de sobrecarga progressiva, foca em aprender treinar e as cargas vão subindo ao natural.

e o processo é lento.

Postado
Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400

Não é um jeito ruim, gera uma certa métrica, mas isso é contando que ambos estão descansando o mesmo tempo, fazendo a mesma quantidade de fase excêntrica e concêntrica.

Tá complicando demais, forma tem que ser prioridade sempre, só passar na frente de um CT de Crossfit pra ver o pessoal movendo cargas grandes e ninguém com shape porque o objetivo não é estimular hipertrofia, é fazer o exercício com o máximo de carga.

Sobrecarga deveria ser tentar progredir o peso com o tempo fazendo o exercício da forma correta, eu não gosto dessas métricas que colocam de aumentar X% do peso a cada semana (isso em fases de ganho pelo amor de Deus, não vai tentar subir peso nos exercícios num déficit agressivo).

Postado

Na realidade o que importa é tensão mecânica, sobrecarga progressiva é uma maneira de se obter hipertrofia assim como tu não precisa viver focado em apenas nisso até porque existem n estudos que mostram que o importante é chegar perto da falha independente da faixa de repetições a questão é que treinando com mais sobrecarga tu não precisa se "desgastar" demais com 20+reps por set garantindo assim uma melhor eficiência nos treinos.

Postado

Há uma confusão de conceitos aí.

Sobrecarga progressiva não está relacionada somente ao aumento da carga. Como bem disse, o que acontece se você focar única e exclusivamente no aumento da carga (peso)? Em algum momento sua técnica/amplitude ficará comprometida, sem falar que esse aumento não é linear.

Se fosse, 1kg por semana resultaria em 52kg a mais na barra de supino durante um ano. E isso é improvável.

O que precisamos entender aqui é que sobrecarga entende-se por todo e qualquer estresse imposto ao organismo. Realizar uma série a mais do que já vinha fazendo, é aumentar a sobrecarga, realizar repetições a mais com o mesmo peso é aumentar a sobrecarga, encurtar o descanso entre séries é aumentar sobrecarga, aumentar o peso na barra é aumentar a sobrecarga e por aí vai...

O que precisamos entender aqui é: SOBRECARGA refere-se a aumentar o estresse imposto enquanto CARGA refere-se ao peso. 

Postado
Em 01/03/2023 em 18:23, Ericles96 disse:

Bom, muito se fala que a sobrecarga progressiva é a chave para hipertrofia, porém o que venho aprendendo na prática e observando é que não adianta apenas colocar peso na barra, fazer meia boca ou não aguentar fazer o mínimo de séries ou volume total necessário para hipertrofia. No meu inicio foquei unicamente em aumentar o peso na barra mas não presei tanto pela execução ou não sabia mesmo, e ainda me achava fodão por fazer um agachamento mal executado com 100kg pra 3x6, e ainda achava que treinava mais pesado que o carinha que agacha com 60kg pra 4x10 e boa forma, pois de acordo com a tonelagem total do exercício, 3x6x100 = 1800  e 4x10x60 = 2400. E por isso julguei minha genética, mas a realidade é que o meu treino estava pífio. Mas e aí, é assim que se calcula a sobrecarrega progressiva? 

Se for colocar em %, na minha opinião 80% ou mais treino e dieta.

Podem bater o pé que for, quem ajusta treino e dieta progride, simples assim.

Se estava treinando com execução cagada já eh um forte indício de onde estava errando.

Ainda assim, mesmo fazendo execução cagada se a dieta estivesse ajustada, sendo iniciante, haveria sim uma boa progressão.

Tem gente que leva anos pra entender isso, outros a vida toda passa e não entendem, permanecem com um shape bosta.

Postado

Tem um estudo sobre "chegar até a falha" (se eu achar o link, edito aqui) que mostra que chegar até a falha em todas as séries não é tão benéfico como imaginam.

Resumidamente falando, o cara que executa a série com 2/3 repetições na reserva (ou chega até a falha somente na última série de cada exercício) tem o mesmo desenvolvimento que o indivíduo que falha em toda série e ainda tem uma maior recuperação entre as séries, fazendo com que ele consiga treinar melhor (recuperado e sem exaustão) durante o treino daquele dia.

Postado
Em 01/03/2023 em 19:46, umaprendiz disse:

Tem um estudo sobre "chegar até a falha" (se eu achar o link, edito aqui) que mostra que chegar até a falha em todas as séries não é tão benéfico como imaginam.

Resumidamente falando, o cara que executa a série com 2/3 repetições na reserva (ou chega até a falha somente na última série de cada exercício) tem o mesmo desenvolvimento que o indivíduo que falha em toda série e ainda tem uma maior recuperação entre as séries, fazendo com que ele consiga treinar melhor (recuperado e sem exaustão) durante o treino daquele dia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...